Rua Conde de Sarzedas, no centro de São Paulo, se especializou em atender público cristão
A BBC Brasil produziu essa interessante matéria que agora compartilhamos com nossos leitores para o benefício de todos. O material foi escrito pela articulista Paula Adamo Idoeta, e pode ser acessado, em seu original através desse link aqui:
Conheça alguns dos principais negócios
ligados ao mercado evangélico
Paula Adamo Idoeta
Da BBC Brasil em São Paulo
Mercado bilionário
crescente, mas ainda pouco estudado, o segmento de produtos cristãos movimenta
estimados R$ 12 bilhões por ano no Brasil, segundo cálculos de Mário René,
professor de Ciências do Consumo Aplicadas na ESPM e doutor em teologia
prática.
Grande parte desses
negócios é destinada principalmente aos evangélicos, que crescem em número e em
importância econômica no país.
Em paralelo, algumas
igrejas evangélicas adquirem espaços milionários na grade de TV aberta
brasileira e tomam parte em empreitadas que vão desde a construção de grandes
templos até participação em empresas de engenharia e de telecomunicações.
Conheça abaixo alguns
dos elementos que compõem esse mercado:
Templo de Salomão
Um terreno de 28 mil
metros quadrados – área superior à do Parque Buenos Aires, em São Paulo – vai
abrigar o Templo de Salomão, a maior construção da Igreja Universal do Reino de
Deus.
Trata-se de uma
reprodução de um histórico templo israelense, que está em fase inicial de
construção na avenida Celso Garcia, no Brás (Zona Leste de São Paulo). Terá,
segundo material de divulgação da própria Iurd, altura equivalente a um prédio
de 18 andares, poderá abrigar até 10 mil pessoas sentadas e custará entre R$
300 milhões e R$ 350 milhões.
O recurso virá de fiéis
e "admiradores" do projeto, também de acordo com a Igreja Universal.
Telecomunicações e mídia
Imagem digital de como
será o Templo de Salomão, o maior da Igreja Universal
Igrejas e pastores
evangélicos detêm dezenas de concessões de emissoras e rádios de TV, além de
participação na mídia impressa – um exemplo é a Folha Universal,
jornal semanal da Iurd com tiragem declarada de 2,3 milhões de exemplares.
Mas o mais proeminente
negócio midiático relacionado aos evangélicos é a Rede Record,
controlada desde 1989 por Edir Macedo, fundador da Universal.
Embora tanto a igreja
como o grupo midiático sejam do mesmo dono, a Record diz que
não sofre interferências da igreja, que é considerada apenas "um
cliente" pela emissora.
As evangélicas também
adquirem cerca de 130 horas semanais nas grades de algumas das principais
emissoras de TV abertas do país – RedeTV!, Record, Band e Gazeta.
Relatos na imprensa dão
conta de que o SBT negocia a venda de seu horário da madrugada para a Igreja
Mundial; a assessoria da emissora diz que não há nada confirmado.
Produtos de consumo
A Assembleia de Deus
oferece dois tipos de cartão de crédito, o Missionário e o Gold, este último
dono de um perfil próprio no Twitter. A Igreja Internacional da Graça de Deus
lançou o seu cartão de crédito Igreja da Graça. São exemplos de produtos
destinados especialmente para o público evangélico.
A empresa Z3, do
interior de São Paulo, se especializou em atender esse público, com livros e
jogos infantis com histórias religiosas. "Nossa rede tem crescido, então
acredito na expansão desse mercado", diz Kátia Vieira, funcionária da Z3.
"Todos os dias recebemos clientes novos, quase exclusivamente do público
evangélico. Estão sempre à procura de coisas novas."
Loja Z3, na rua Conde
de Sarzedas, tem visto seu movimento crescer
Rua especializada
Uma pequena ladeira no
Centro de São Paulo se tornou um ponto de encontro de consumidores e
fornecedores de produtos cristãos. A rua Conde de Sarzedas tem dezenas de lojas
especializadas, que oferecem de bíblias e CDs a jogos infantis, óleos de unção,
produtos com frases que remetem a Deus e pacotes de viagem.
É ali que a cantora
Mara Maravilha mantém uma loja, que vende seus CDs e DVDs de música gospel. No
andar de cima da mesma galeria, funciona a Terra Santa Viagens, que fecha cerca
de uma caravana por mês (com cerca de 50 pessoas) para turismo em cidades como
Jerusalém, em Israel, e Belém, na Cisjordânia.
"A procura tem
sido constante", diz Fernanda, uma das funcionárias. O principal público,
ela acrescenta, é o evangélico.
Feiras setoriais
O empresário Eduardo
Berzin Filho trabalha há 15 anos para o público evangélico, com a produção de
revistas, sites e programas de TV. Há dez anos, lançou a ExpoCristã, que levou,
segundo ele, 160 mil visitantes em 2010 ao centro de eventos do Anhembi, em São
Paulo.
O evento reuniu
atrações da música gospel, exposição de arte cristã e a venda de livros,
produtos especializados e mobiliário para templos. A edição de 2011 da
ExpoCristã está marcada para setembro.
ExpoCristo é realizada
há sete anos em Curitiba (Foto: Divulgação)
Evento semelhante é
realizado há sete anos em Curitiba por Jôfran Alves, que com sua esposa criou a
ExpoCristo. A edição mais recente ocorreu em julho, também com atrações
musicais, editoras, gravadoras, e até empresas que prestam serviço de segurança
para templos. A ideia é atender bem a um "público que consome de
tudo", como o cristão, segundo Alves.
Mercados fonográfico e
editorial
Há poucos dados
disponíveis sobre os segmentos de livros evangélicos e de música gospel, mas há
indícios de crescimento e alta no consumo.
A Câmara Brasileira do
Livro (CBL) diz que a produção de livros religiosos cresceu 39,2% em 2010 em
comparação com número anterior, dado que inclui livros católicos – o
crescimento, inclusive, foi puxado por um livro do padre Marcelo Rossi.
A CBL não tem dados
específicos sobre o mercado editorial evangélico, mas percebe crescimento.
"Nossa percepção é
de que o público evangélico tem grande participação, e é crescente", diz à
BBC Karine Pansa, presidente da Câmara. "Isso se dá pela cultura de ter
uma bíblia para cada pessoa, de ter bíblias específicas, e pela vontade que
esse público tem de aprender."
Sobre o mercado
fonográfico gospel, a Associação Brasileira de Produtores de Discos diz não ter
dados específicos, mas alguns dados confirmam a força do segmento.
Mercado editorial
segmentado também tem crescido
Aline Barros, uma das
mais conhecidas cantoras gospel, contabiliza 3,6 milhões de acessos em seu
canal no YouTube. Damares, outro nome famoso desse mercado, vendeu 170 mil
cópias de seu último CD e recebeu discos de ouro e platina. André Valadão tem
nove CDs e cinco DVDs gravados em sete anos de carreira solo.
Serviços de apoio
Para amparar a
construção de templos e sua gestão, foram criadas empresas e entidades que
prestam serviços especializados.
Algumas têm elos com as
próprias igrejas – caso do Engiurd, o Departamento de Engenharia da Igreja
Universal do Reino de Deus, criado para "otimizar recursos em nossos
processos de construção, reforma e manutenção de templos", segundo o site
da empresa.
Outras entidades
prestam serviços para diferentes congregações. É o caso da Sepal (Servindo aos
Pastores e Líderes), que ensina técnicas de liderança e gestão de negócios para
pastores e líderes religiosos e comunitários, além de realizar pesquisas para
identificar regiões "com necessidades missionárias e sociais" que
podem ser atendidas por congregações.
Que Deus abençoe a todos.
Alexandros Meimaridis
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