Concepção Artística dum Anjo das Nações
Atenção
esse artigo é parte de uma série onde pretendemos tratar dos alegados encontros
de poder e de curas maravilhosas que nos são apresentadas todos os dias pelos
pastores midiáticos. No final de cada estudo você encontrará links para outros
estudos.
II. OS PODERES — PARTE 12 — OS
ANJOS DAS NAÇÕES — PARTE 2
CONTINUAÇÃO...
Quando consideramos a
importância, tão proeminente, dos “Anjos das Nações” no judaísmo e também sua
popularidade entre os teólogos cristãos primitivos, muito nos surpreende que
encontramos tão pouca evidência acerca dos mesmos nos ensinamentos do Novo
Testamento.
A maior das
controvérsias, acerca desse assunto, que encontramos nos Novo Testamento, tem a
ver com a afirmação que encontramos em:
Romanos
13:1
Todo
homem esteja sujeito às autoridades superiores; porque não há autoridade que
não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por ele instituídas.
Seriam essas ἐξουσίαις ὑπερεχούσαις —
exousías
uperchoúsais — autoridades superiores, os tais
anjos das nações ou Paulo estaria apenas se referindo a governantes humanos? O
teólogo suíço-alemão Karl Barth tem uma teoria muito interessante acerca desse
versículo quando atrela a leitura do mesmo ao último verso de Romanos 12. Desse
modo a leitura ficaria assim:
Romanos
12:21—13:1
21
Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.
1
Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores; porque não há autoridade
que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por ele
instituídas.
Para Karl Barth, as
autoridades superiores aqui mencionada estão diretamente ligadas com a
expressão κακοῦ —
kakoû
— mal de romanos 12:21[1].
Essa opinião, bastante abalizada, diga-se de passagem dá muito “pano para manga”,
especialmente nas discussões sobre obedecermos as autoridades constituídas,
desde que as mesmas não sejam do PT, para a maioria dos evangélico, é claro.
Tábua das Nações
Por outro lado, Lucas
parece ter certa familiaridade com o conceito de setenta nações gentílicas —
ver a Tábua das Nações em Gênesis 10 — quando descreve o envio dos 70
discípulos, algo que não podemos ignorar que representa, de forma simbólica, a
missão posterior que seria ampliada para alcançar todas as nações gentílicas.
Mas Lucas, devemos deixar bem claro, não faz nenhuma menção a anjos, nesse
contexto. Note com atenção as referências abaixo:
Isaías
49:6
Sim,
diz ele: Pouco é o seres meu servo, para restaurares as tribos de Jacó e
tornares a trazer os remanescentes de Israel; também te dei como luz para os
gentios, para seres a minha salvação até à extremidade da terra.
Lucas 10:1
Depois
disto, o Senhor designou outros setenta; e os enviou de dois em dois, para que
o precedessem em cada cidade e lugar aonde ele estava para ir.
Mateus
28:18—20
18
Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no
céu e na terra.
19
Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do
Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
20
ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou
convosco todos os dias até à consumação do século.
Em outra passagem de
Lucas, nós vemos o diabo oferecer todos os reinos da terra para o Senhor Jesus,
mas o evangelista, novamente, não faz nenhuma menção de anjos:
Lucas
4:6
Disse-lhe
o diabo: Dar-te-ei toda esta autoridade e a glória destes reinos, porque ela me
foi entregue, e a dou a quem eu quiser.
Alguns teólogo alegam
que o diabo estava mentindo nesse momento e que ele não tinha tal autoridade,
mas cremos que essas pessoas estão equivocadas por razões que devem parecer
óbvias a todos. O mais provável é que, pelo fato das nações terem voltado suas
costas para Deus e estarem mais interessadas em seus esdrúxulos projetos, o
próprio Deus as tenha entregue, junto com seus anjos, ao domínio do próprio
diabo para lhe satisfazerem os desejos.
Batalha Espiritual
Batalha Espiritual
O falecido teólogo alemão Martin Dibelius enxerga uma referência aos anjos das nações em
1
Coríntios 4:9
Porque
a mim me parece que Deus nos pôs a nós, os apóstolos, em último lugar, como se
fôssemos condenados à morte; porque nos tornamos espetáculo ao mundo, tanto a
anjos, como a homens.
Nessa passagem acima
Paulo afirma que ele e os outros apóstolos tornaram-se num verdadeiro θέατρον —
théatron
— espetáculo, inclusive para os anjos e não apenas para o mundo e os seres
humanos. A opinião de Dibelius está baseada no seguinte: uma vez que a imagem
do teatro romano invoca imagens de multidões zombeteiras e hostis que ignoram
por completo o sofrimento das vítimas, elas só podem estar sendo representadas
por esses anjos que são aqui mencionados, como os protetores das nações pagãs. Esses
anjos, na opinião de Dibelius, observam todo esse cenário com uma satisfação
mordaz o notar como os apóstlos são tratados pelos povos que se encontram sob a
influência dessas criaturas não humanas.
1
Timóteo 3:16
Evidentemente,
grande é o mistério da piedade: Aquele que foi manifestado na carne foi
justificado em espírito, contemplado por anjos, pregado entre os gentios, crido
no mundo, recebido na glória.
Essa é outra
passagens onde alguns enxergam a presença dos anjos da nações. Isso se deve
pela parte da frase que diz: “contemplado
por anjos, pregado entre os gentios”.
Não deve nos surpreender que os anjos, de um modo geral, são completamente ignorantes quanto aos planos de Deus, no que diz respeito à salvação dos seres humanos caídos por meio da obra redentora de Jesus Cristo, e que os mesmos precisam de revelação divina para entender o que Deus está fazendo. Nesse sentido o conhecimento que passaram a ter acerca de Jesus está ligado com a pregação do evangelho entre as nações. A história registra que alguns padres da Companhia de Jesus — jesuítas — costumavam orar para os anjos que imaginavam dominar determinada região antes de entrar na mesma.
Orígenes de
Alexandria entendia o pedido de Atos 16:9 como sendo as palavras de uma anjo
das nações apelando para Paulo ir pregar o evangelho na Europa, começando pela
cidade de Filipos.
Atos
16:9
À
noite, sobreveio a Paulo uma visão na qual um varão macedônio estava em pé e
lhe rogava, dizendo: Passa à Macedônia e ajuda-nos.
Em outra passagem
ainda, Martin Dibelius acredita que os anjos das mações são os objetos do julgamento
que encontramos em.
1
Coríntios 6:3
Não
sabeis que havemos de julgar os próprios anjos? Quanto mais as coisas desta
vida!
A ideia de que os
santos seriam agentes de julgamento era um entendimento comum nos dias da
igreja primitiva. Ver, por exemplo:
Mateus
19:28
Jesus
lhes respondeu: Em verdade vos digo que vós, os que me seguistes, quando, na
regeneração, o Filho do Homem se assentar no trono da sua glória, também vos
assentareis em doze tronos para julgar as doze tribos de Israel.
O julgamento de anhos
era parte de todo o processo de julgamento nos quais os santos estariam
envolvidos. A leitura do verso acima deixa claro que os leitores de Paulo
estavam plenamente conscientes dessa missão, caso contrário sua pergunta não
faria o menor sentido.
Concepção artística de Satanás
Todavia, o julgamento
de anjos implica, necessariamente, que os mesmos tenha pecado. Isso nos faz
pensar, imediatamente em Satanás e seus anjos. Muito da tradição antiga,
costumava identificar Satanás como o anjo protetor de Roma, adaptando com isso,
a ideia dos anjos das nações com a hegemonia mundial detida por Roma. Uma vez
que Roma conquistou toda a bacia do Mediterrâneo e muitas outras nações
distantes, seu anjo protetor, Satanás, tornou-se senhor sobre todos os outros
anjos que controlavam as nações dominadas e aquelas que desapareceram. Tal identificação
já era comum na comunidade em Qumran, onde Roma e o Romanos — ver a expressão kittim no chamado “Rolo
da Guerra” —
são mencionados, de forma específica, como aliados e agentes de Satanás e suas
hostes.[2]
De modo semelhante,
no Novo Testamento, Satanás é chamado de ὁ ἄρχων τοῦ
κόσμου
— o
árchon toû kósmou — príncipe desse mundo:
João
12:30
Chegou
o momento de ser julgado este mundo, e agora o seu príncipe será expulso.
João
14:30
Já
não falarei muito convosco, porque aí vem o príncipe do mundo; e ele nada tem
em mim.
João
16:11
Do
juízo, porque o príncipe deste mundo já está julgado.
Já em outra passagem
o diabo é chamado de ὁ θεὸς τοῦ αἰῶνος τούτου — o
Theòs toû aiônos toùtou — literalmente: o Deus deste
tempo.
2
Coríntios 4:4
Nos
quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes
não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de
Deus.
Diante desses versos,
e das situações daquele tempo é, praticamente, impossível não associar Satanás
como patrono especial de Roma.
Cremos que tal
associação terminaria por tornar-se explícita no final do primeiro século d.C.,
quando João escreveu o Apocalipse. Mas falaremos mais acerca disso no próximo
estudo.
CONTINUA...
LISTAS DOS ESTUDOS DE ENCONTROS DE PODER
001 — Introdução =
002 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = Expressões Diversas
003 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἀρχῆ — arché e ἄρχων — árchon.
004 – A linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἐξουσίαις – exousías – potestades, autoridades.
005 – A linguagem de “Poder” no Novo Testamento = δυνάμεις — dunámeis — poderes.
006 – A linguagem de “Poder” no Novo Testamento = Θρόνοι— thrónoi — tronos.
007 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = κυριοτῆς — kuriotês — domínio.
008 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ὀνόματι — onómati — nome.
009 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἄγγελοs — ággelos — anjo.
010 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = δαιμονίον — daimoníon — demônio, πνεῦμα τὸ πονηρὸν — pneûma tò poniròn — espírito maligno, ἀγγέλους τε τοὺς μὴ τηρήσαντας τὴν ἑαυτῶν ἀρχὴν— angélous te toùs me terèsantas tèn eautôn archèn — anjos, os que não guardaram o seu estado original ou anjos caídos.
011 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἀγγέλους τῶν ἐθνῶν — angélous tôn ethnôn — anjos das nações.
012 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἀγγέλους τῶν ἐθνῶν — angélous tôn ethnôn — anjos das nações — Parte 2.
013 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἀγγέλους τῶν ἐθνῶν — angélous tôn ethnôn — anjos das nações — Parte 3 — Final.
014 — A Evidência do Novo Testamento – Parte 1 — Introdução
015 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 2 — As Passagens Disputadas — 1 Coríntios 2:6—8 — Parte 1
016 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 3 — As Passagens Disputadas — 1 Coríntios 2:6—8 — Parte 2
017 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 3 — As Passagens Disputadas — Romanos 13:1—3
018 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 4 — As Passagens Disputadas — Romanos 8:31—39
019 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 5 — As Passagens Disputadas — 1 Coríntios 15:24—27a — PARTE 1
020 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 6 — As Passagens Disputadas — 1 Coríntios 15:24—27a — PARTE 2
021 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 7 — As Passagens Disputadas — Colossenses 3:13—15 — PARTE 1
022 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 8 — As Passagens Disputadas — Colossenses 3:13—15 — PARTE 2
023 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 9 — As Passagens Disputadas — Efésios 1:20—23 — AS REGIÕES CELESTIAIS — PARTE 1
024 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 10 — As Passagens Disputadas — Efésios 1:20—23 — AS REGIÕES CELESTIAIS — PARTE 2
025 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 11 — As Passagens Disputadas — EFÉSIOS 1:20—23 — PARTE 3
026 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 12 — As Passagens Disputadas — EFÉSIOS 1:20—23 — PARTE 4
027 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 13 — As Passagens Disputadas — EFÉSIOS 1:20—23 — PARTE 5
028 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 14 — As Passagens Disputadas — EFÉSIOS 1:20—23 — PARTE 6
029 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 15 — As Passagens Disputadas — EFÉSIOS 1:20—23 — PARTE 7 — A DESTRUIÇÃO DA MORTE E DE SEUS ALIADOS
030 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 16 — As Passagens Disputadas — COLOSSENSES 1:16 — A CRIAÇÃO DE TODAS AS COISAS POR MEIO DE E PARA O PRÓPRIO CRISTO
031 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 16 — As Passagens Disputadas — COLOSSENSES 1:16 — TENTANDO DEFINIR OS PODERES
032 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 16 — As Passagens Disputadas — COLOSSENSES 1:16 — TENTANDO DEFINIR OS PODERES —PARTE 002
033 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 17 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 001
034 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 18 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 002
035 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 19 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 003
036 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 20 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 004
037 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 21 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 005
038 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 22 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 006
039 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 23 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 007
040 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 24 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 008
041 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 25 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 009
042 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 26 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 010
043 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 27 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 011 — O PRÍNCIPE DA POTESTADE DO AR
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Que Deus
abençoe a todos.
PS. Pedimos a
todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook
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Desde já
agradecemos a todos.
CHEGOU O MOMENTO DE SR JULGADO ESSE MUNDO.
ResponderExcluirCaro Celso,
ExcluirMuito bem, de fato:
João 12:31 Chegou o momento de ser julgado este mundo, e agora o seu príncipe será expulso.
Abraço,
Irmão Alex