quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Gênesis Estudo 015 — Gênesis 2


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Este estudo é parte de uma Análise do Livro do Gênesis. Nosso interesse é ajudar todos os leitores a apreciarem a rica herança que temos nas páginas da História Primeva da Humanidade. No final de cada estudo o leitor encontrará direções para outras partes desse estudo 

O Livro do Gênesis
O Princípio de Todas as Coisas

בְּרֵאשִׁית בָּרָא אֱלֹהִים אֵת הַשָּׁמַיִם וְאֵת הָאָרֶץ 
            Eretz   ha  ve-et  Hashamaim  et      Elohim        Bará     Bereshit
            Terra   a      e        céus       os        Deus         criou   princípio No
Gênesis 1:1
VI. Gênesis 2.

O Capítulo 2 do livro do Gênesis — na verdade os versículos 4—25 — apresenta um retrato da criação que complementa aquele que vimos no capítulo 1. Naquele capítulo nós encontramos uma descrição bastante geral da criação dos céus e da terra e de tudo o que há no universo. No capítulo 2 nós vamos encontrar certos aspectos da criação desenvolvidos com mais vagar. Nele encontramos uma descrição da localização geográfica do Jardim do Éden onde dois rios, que existem até os dias de hoje, são mencionados — os rios Eufrates e Tigre — ver Gênesis 2:14.

Mesopotâmia

O segundo capítulo do livro do Gênesis começa — verso 4 — com a expressão hebraica תוֹלְדוֹת toledot — gênese dos céus e da terra. Esta expressão hebraica descreve realmente o início do curso da história dos céus e da terra. Em outras passagens esta expressão descreve a história de uma pessoa — ver Gênesis 5:1 e 6:9 como exemplos.


Macho e Fêmea

A criação do homem — macho e fêmea — é o clímax do capítulo 1, mas neste capítulo esta mesma criação ocupa o centro das atenções. O amor e cuidado de Deus para com suas criaturas especiais é manifesto na forma como Deus plantou o Jardim do Éden. Deus preparou todo o resto da criação para ser o habitat natural do homem. Foi o próprio fôlego de Deus que trouxe vida ao homem que havia sido moldado do pó da terra אדָמָה adamah — ver Gênesis 2:7. A expressão hebraica אָדָם adam — significa literalmente “vermelho” e, como pode ser facilmente constatado, a mesma é derivada da palavra terra. No sentido mais amplo a palavra אָדָם adam significa homem como criado por Deus — macho e fêmea. O relacionamento entre Deus e o primeiro homem — macho e fêmea — era de grande intimidade. Nossos primeiros pais estavam completamente cercados pelo amor de Deus. Nada havia, como já vimos que pudesse desviar suas mentes para o que não fosse puro, santo e elevado.

Ainda assim, até nessa ocasião a ordem divina é clara: “não comerás — verso 17”. Aqui podemos notar a sutil possibilidade de desobediência e quebra de relacionamento.

Em resumo, os dois primeiros capítulos do livro do Gênesis apresentam os personagens principais do drama da redenção que encontramos na Bíblia: Deus e o homem ou a humanidade representada no primeiro homem criado como macho e fêmea. Gênesis 1 e 2 servem, então, como uma verdadeira introdução ao relacionamento entre Deus e a humanidade. Eles também nos revelam muito do caráter de Deus e da natureza do universo. Os primeiros capítulos de Gênesis partem da premissa esposada pelo monoteísmo — vamos falar um pouco mais acerca disto em seguida — e da natureza soberana e onipotente de Deus. Outro fato que precisamos destacar aqui é que toda a criação feita por Deus recebeu Seu selo de aprovação e foi estampada como algo sendo טוֹב tob — bom. De fato a última avaliação de Deus acerca de tudo o que foi criado foi de que era tudo טוֹב מְאֹד tob meod — muito bom! — ver Gênesis 1:31. Estes dois primeiros capítulos da Bíblia acabam também por nos preparar para o que vai acontecer em seguida. O primeiro homem — Adão e Eva — não tinha pecado e seu caráter bem assim o seu corpo, não estava contaminado pelas manchas da doença e da morte. Ele estava completamente livre de toda e qualquer dor e sofrimento. Gozava também de livre e ilimitado acesso à maravilhosa presença de Deus. Mas tudo isto iria mudar em breve.

A. O Monoteísmo.

Quando a literatura cuneiforme, originária da mesopotâmia e a literatura hieroglífica, originária do Egito começaram a ser traduzidas as mesmas revelaram a existência de um enorme número de deuses e deusas, demônios e outros tipos de seres espirituais que pareciam estar em uma guerra permanente uns com os outros, e eram extremamente poderosos, destrutivos e malvados. Mas à medida que tabletes e mais tabletes, cada vez mais antigos foram sendo escavados, este quadro mudou completamente. O quadro que havia surgido no início e que indicava um politeísmo grosso e canhestro começou a ser substituído por outro que indicava uma corte celestial organizada em uma rígida hierarquia com um ser supremo reinando sobre tudo e todos! Um dos primeiros estudiosos dos escritos cuneiformes a reconhecer este fato foi o Professor Stephen Langdon[1] da Universidade de Oxford, na Inglaterra. Quando o Dr. Langdon expôs suas idéias, em 1931, ele o fez com a profunda convicção de que muito poucos iriam acreditar nele. Ele diz:


É possível que eu falhe na convicção da minha conclusão de que tanto as religiões dos Sumérios quanto as dos semitas tiveram fases politeístas precedidas por fases monoteístas. A evidência e as razões para esta minha conclusão, tão contrárias à crença generalizada destes dias, foi cuidadosamente elaborada e apresentada exatamente em função do grande criticismo a mim dirigido. Mesmo assim, é minha esperança que minhas conclusões sejam fruto de verdadeiro conhecimento e não de algum tipo de percepção audaciosa.[2]

Como o professor Langdon assumia de que a Civilização Suméria representava a mais antiga civilização da história, ele escreve:

É minha opinião que a história da civilização mais antiga da humanidade, os Sumérios, sofreu um rápido declínio, saindo dum monoteísmo para um politeísmo extremado e uma crença em uma multiplicidade de espíritos malignos que se disseminou grandemente[3]”.

Cinco anos mais tarde, em 1936, em artigo publicado no jornal “The Scotsman”, o Dr. Langdon escreveu:

A história da religião dos Sumérios, que teve a mais poderosa influência entre todos os povos da antiguidade, pode ser reconstruída, através de inscrições pictográficas, praticamente aos primórdios dos conceitos religiosos desenvolvidos pelos seres humanos. A evidência aponta, de maneira inescapável, para um monoteísmo original. Da mesma maneira, todas as inscrições bem como toda a literatura antiga existente dos povos semíticos mais antigos, também apontam para um monoteísmo primitivo. Todas as interpretações de que a religião monoteísta dos semitas hebreus teria surgido de derivações politeístas encontra-se, atualmente, completamente desacreditada[4].” Isto em 1936.

Hoje, em pleno século 21, temos mais informações acerca destes fatos do que aquelas que estavam disponíveis ao professor Langdon. Sabemos, por exemplo, que nos tempos mais remotos, nos escritos mais antigos dos Sumérios, c. 3500 a.C, existia a crença em apenas duas divindades: o deus céu chamado de An e a deusa mãe chamada de Innina. Quinhentos anos mais tarde, c. 3000 a.C, já existia a crença em 3 divindades: o deus céu chamado de Enlil, a deusa terra chamada de Enki e o deus sol chamado de Babbar. Mil anos depois, c. 2500 a.C. as divindades já haviam evoluído para cerca de 750! Pouco antes dos Sumérios serem engolfados pelos Babilônios, c. 1850 a.C. as divindades adoradas já alcançavam o estonteante número de 5.000 — haja divindades! Desta maneira podemos notar que a premissa básica do Dr. Langdon, apesar de não estar 100% correta apontava, de maneira apropriada, na direção certa. Baseados nos registros disponíveis hoje começamos com duas divindades, c. 3500 a.C. e atingimos 5.000 divindades em c. 1850 a.C. Prova mais contundente da decadência humana não pode existir.

CONTINUA...

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044 — Estudo de Gênesis — A Aliança de Deus com Noé — PARTE 007 — OS FILHOS DE NOÉ — PARTE 003 — A CONTRIBUIÇÃO DOS FILHOS DE NOÉ PARA A HUMANIDADE

045 — Estudo de Gênesis — A TÁBUA DAS NAÇÕES — PARTE 001 — OS DESCENDENTES DE JAFÉ
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/02/genesis-estudo-045-tabua-das-nacoes.html

Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

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Desde já agradecemos a todos.  



[1] Não nos passou despercebido o fato do autor do romance “O Código DaVinci”, Dan Brown, chamar seu personagem principal de Robert Langdon, professor na universidade de Harvard. Isto certamente foi proposital e deve ter visado criar uma zombaria em cima do verdadeiro Langdon, o inglês, que foi ferrenho defensor da idéia de que o ser humano migrou de um monoteísmo original para um politeísmo tardio em completa oposição ao Langdon de Dan Brown, que propugna a adoração da “mãe natureza”, o que não passa de uma forma de panteísmo — doutrina segundo a qual só o mundo é real, sendo Deus a soma de tudo quanto existe.  
[2] Langdon, Stephen H. Semitic Mythology, Mythology of All Races, Volume V. Archeological Institute, Oxford, 1931.
[3] Idem.
[4] Langdon, Stephen H. The Scotsman. Edinburgh, November 18, 1936.

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