Atenção esse artigo é parte de uma série onde pretendemos tratar dos alegados encontros de poder e de curas maravilhosas que nos são apresentadas todos os dias pelos pastores midiáticos. No final de cada estudo você encontrará links para outros estudos.
O ÚLTIMO INIMIGO A SER VENCIDO É A MORTE
Introdução
Texto
Base: 1 CORÍNTIOS 15:24—27a
24
E, então, virá o fim, quando ele entregar o reino ao Deus e Pai, quando houver
destruído todo principado, bem como toda potestade e poder.
25
Porque convém que ele reine até que haja posto todos os inimigos debaixo dos
pés.
26
O último inimigo a ser destruído é a morte.
27
Porque todas as coisas sujeitou debaixo dos pés.
O uso central das
expressões “todo” e “toda” servem para chamar nossa atenção para o fato de que
nós precisamos, a todo custo, aprender a identificar os poderes aqui
mencionados, sem exceção: toda estrutura de autoridade, cada papel, cada ofício,
cada responsável, cada instituição, cada sistema, cada nação, cada regra, cada anjo, no céu e na
terra e debaixo da terra — pois todas essas coisas serão colocadas sob os pés
de Cristo. E, como deve ser óbvio, apenas aqueles que se encontram revoltados
com Jesus é que estão sujeitos a serem submetidos a tal sujeição forçada. Eles
são inimigos — conforme verso 25 — portanto, tais poderes precisam ser poderes
rebeldes.
Esse é o motivo
porque Paulo lança mão de expressão καταργήσῃ — katargése
— traduzida por destruído, nos versos 24 e 26. Essa expressão grega ocorre 23
vezes nos escritos de Paulo com significado bastante amplo que inclui: 1) tornar
indolente, desempregado, inativo, inoperante; 2) fazer cessar, pôr um fim em,
pôr de lado, anular, abolir. Parece que nesse caso a melhor tradução seria
“abolir”, depois de neutralizar, todo governo, toda autoridade e todo poder,
independentemente do que seja. Já que se forem destruídos, o que restará para
ser colocado sob os pés de Jesus? Deve ser evidente que Paulo está tratando
aqui do Senhorio de Cristo, e tem em mente versos, tais como:
Salmos
110:1
Disse
o SENHOR ao meu senhor: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus
inimigos debaixo dos teus pés
Salmos
8:6
Deste-lhe
domínio sobre as obras da tua mão e sob seus pés tudo lhe puseste.
Assim Paulo está
tratando da sujeição de tais poderes a Jesus e não da aniquilação dos mesmos.
H. Berkhof em seu
livro intitulado Christ and the Powers[1]
defende as seguintes ideias:
1. No reino vindouro,
a vida continuará dependendo de Poderes específicos e ordens para manter a
harmonia esperada.
2. Se os poderes
foram criados originalmente como bons, e não são, intrinsecamente maus, a
derrota ou aniquilação dos mesmos nos tempos do fim marcará não a vitória de
Deus, mas uma derrota.
3. Colossenses 1:19—20
19
Porque aprouve a Deus que, nele, residisse toda a plenitude
20
e que, havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele,
reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus
nos fala de uma
reconciliação cósmica desses poderes, quando então retornarão às suas funções
originais como instrumentos da comunhão de Deus com a criação —
Efésios
1:10
De
fazer convergir nele, na dispensação da plenitude dos tempos, todas as coisas,
tanto as do céu, como as da terra.
Os poderes que hoje
buscam uma liderança para si mesmos, serão submetidos ao verdadeiro “cabeça”,
que é Jesus Cristo.
4. Efésios 1:21—22
21
Acima de todo principado, e potestade, e poder, e domínio, e de todo nome que
se possa referir, não só no presente século, mas também no vindouro.
22
E pôs todas as coisas debaixo dos pés, e para ser o cabeça sobre todas as
coisas, o deu à igreja,
nos ensina que Cristo
tem seu nome exaltado acima de todos os outros nomes, mesmo na era vindoura.
Isso implica a continuidade dos Poderes no reino vindouro.
Todavia, num primeiro
instante, parece que 1 Coríntios 15:26 requer algo que seja final, terminal ou
definitivo. Algo que se pareça com um “abolição” ou “destruição”, pois é
exatamente esse o fim da morte! Outras passagens, certamente parecem exigir
essa tradução, como por exemplo:
2
Tessalonicenses 2:8
Então,
será, de fato, revelado o iníquo, a quem o Senhor Jesus matará com o sopro de
sua boca e o destruirá pela manifestação de sua
vinda.
1
Coríntios 6:13
Os
alimentos são para o estômago, e o estômago, para os alimentos; mas Deus destruirá tanto estes como aquele. Porém o corpo não é
para a impureza, mas, para o Senhor, e o Senhor, para o corpo.
Em outras passagens,
entretanto, outros estudiosos sugerem as seguintes traduções alternativas:
1. “Roubado de Seus
Poderes”.
Romanos
6:6
Sabendo
isto: que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do
pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado
como escravos.
2
Timóteo 1:10
E manifestada, agora, pelo aparecimento de nosso Salvador Cristo Jesus, o qual
não só destruiu a morte, como trouxe à luz a
vida e a imortalidade, mediante o evangelho.
2. “Condenado à
inatividade ou tornado inefetivo”.
Hebreus
2:14
Visto,
pois, que os filhos têm participação comum de carne e sangue, destes também
ele, igualmente, participou, para que, por sua morte, destruísse
aquele que tem o poder da morte, a saber, o diabo.
3. “Fazer
desaparecer, colocar fora de ação, privar de poder”.
2
Coríntios 3:11
Porque,
se o que se desvanecia teve sua glória, muito
mais glória tem o que é permanente.
Talvez Romanos 6:9 —
Sabedores
de que, havendo Cristo ressuscitado dentre os mortos, já não morre; a morte já não tem domínio sobre ele
nos forneça a pista
central que estamos precisando, porque o texto acima trata do poder de Cristo
sobre a morte.
Seguindo esse mesmo
raciocínio, mas numa escala cósmica, o apóstolo Paulo, em —
1
coríntios 15:26
O
último inimigo a ser destruído é a morte.
descreve a vitória
final por meio da qual a morte não terá mais qualquer domínio sobre qualquer
um. Na Era Vindoura, aqueles que forem ressuscitados para a vida eterna,
viverão para sempre, de acordo com a própria vida de Deus. A morte não terá
mais suas vítimas, pois não terá mais domínio sobre os crentes, conforme lemos
em —
Romanos
6:9
Sabedores
de que, havendo Cristo ressuscitado dentre os mortos, já não morre; a morte já
não tem domínio sobre ele.
Domínio é o
oposto de sujeição. Paulo escolhe usar a expressão καταργήσῃ —
katargése —
virtualmente como um sinônimo de ὑποτασσω — upotasso — submissão.
Com isso Paulo está afirmando, de fato, que o
último inimigo a ser subjugado ou submetido é a morte. A morte será
tratada como algo vazio ou nulo. Ela será neutralizada e perderá seu poder!
CONTINUA...
LISTAS DOS ESTUDOS DE ENCONTROS DE PODER
001 — Introdução =
002 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = Expressões Diversas
003 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἀρχῆ — arché e ἄρχων — árchon.
004 – A linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἐξουσίαις – exousías – potestades, autoridades.
005 – A linguagem de “Poder” no Novo Testamento = δυνάμεις — dunámeis — poderes.
006 – A linguagem de “Poder” no Novo Testamento = Θρόνοι— thrónoi — tronos.
007 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = κυριοτῆς — kuriotês — domínio.
008 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ὀνόματι — onómati — nome.
009 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἄγγελοs — ággelos — anjo.
010 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = δαιμονίον — daimoníon — demônio, πνεῦμα τὸ πονηρὸν — pneûma tò poniròn — espírito maligno, ἀγγέλους τε τοὺς μὴ τηρήσαντας τὴν ἑαυτῶν ἀρχὴν— angélous te toùs me terèsantas tèn eautôn archèn — anjos, os que não guardaram o seu estado original ou anjos caídos.
011 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἀγγέλους τῶν ἐθνῶν — angélous tôn ethnôn — anjos das nações.
012 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἀγγέλους τῶν ἐθνῶν — angélous tôn ethnôn — anjos das nações — Parte 2.
013 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἀγγέλους τῶν ἐθνῶν — angélous tôn ethnôn — anjos das nações — Parte 3 — Final.
014 — A Evidência do Novo Testamento – Parte 1 — Introdução
015 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 2 — As Passagens Disputadas — 1 Coríntios 2:6—8 — Parte 1
016 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 3 — As Passagens Disputadas — 1 Coríntios 2:6—8 — Parte 2
017 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 3 — As Passagens Disputadas — Romanos 13:1—3
018 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 4 — As Passagens Disputadas — Romanos 8:31—39
019 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 5 — As Passagens Disputadas — 1 Coríntios 15:24—27a — PARTE 1
020 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 6 — As Passagens Disputadas — 1 Coríntios 15:24—27a — PARTE 2
021 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 7 — As Passagens Disputadas — Colossenses 3:13—15 — PARTE 1
022 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 8 — As Passagens Disputadas — Colossenses 3:13—15 — PARTE 2
023 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 9 — As Passagens Disputadas — Efésios 1:20—23 — AS REGIÕES CELESTIAIS — PARTE 1
024 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 10 — As Passagens Disputadas — Efésios 1:20—23 — AS REGIÕES CELESTIAIS — PARTE 2
025 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 11 — As Passagens Disputadas — EFÉSIOS 1:20—23 — PARTE 3
026 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 12 — As Passagens Disputadas — EFÉSIOS 1:20—23 — PARTE 4
027 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 13 — As Passagens Disputadas — EFÉSIOS 1:20—23 — PARTE 5
028 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 14 — As Passagens Disputadas — EFÉSIOS 1:20—23 — PARTE 6
029 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 15 — As Passagens Disputadas — EFÉSIOS 1:20—23 — PARTE 7 — A DESTRUIÇÃO DA MORTE E DE SEUS ALIADOS
030 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 16 — As Passagens Disputadas — COLOSSENSES 1:16 — A CRIAÇÃO DE TODAS AS COISAS POR MEIO DE E PARA O PRÓPRIO CRISTO
031 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 16 — As Passagens Disputadas — COLOSSENSES 1:16 — TENTANDO DEFINIR OS PODERES
032 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 16 — As Passagens Disputadas — COLOSSENSES 1:16 — TENTANDO DEFINIR OS PODERES —PARTE 002
033 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 17 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 001
034 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 18 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 002
035 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 19 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 003
036 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 20 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 004
037 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 21 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 005
038 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 22 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 006
039 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 23 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 007
040 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 24 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 008
041 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 25 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 009
042 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 26 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 010
043 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 27 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 011 — O PRÍNCIPE DA POTESTADE DO AR
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/02/encontros-de-poder-043-evidencia-do.html
Que Deus abençoe a
todos.
Alexandros Meimaridis
PS. Pedimos a
todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook
através do seguinte link:
Desde já
agradecemos a todos.
[1] Berkhof, H. Christ and the Powers. Herald Press,
Scottdale, 1962.
Nenhum comentário:
Postar um comentário