Essa é uma
série cujo propósito é estudar, com profundidade, a vida do Senhor Jesus como
apresentada nos quatro Evangelhos. No final de cada estudo você irá encontrar
links para outros estudos. A Série tem o título Geral de: Jesus Confronta a
Religião, a Sociedade e a Cultura.
II. O Prólogo do
Evangelho de João — João 1:1—18 — Continuação
C. Exposição de João
1:1—18 — Continuação.
3. João 1:3
Todas as coisas foram
feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez -
Continuação.
Existe,
todavia, uma passagem do Evangelho de João que podemos considerar definitiva
nessa questão da identidade do Senhor Jesus com o Deus Todo Poderoso. Mas
antes de vermos o que João diz é necessário voltar nossa atenção para o
capítulo 6 do profeta Isaías.
Isaías
6 nos fala acerca de uma visão, verdadeiramente gloriosa, que foi concedida ao profeta.
Ele nos diz:
Isaías 6:1—3
No ano da morte do rei
Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e
sublime trono, e as abas de suas vestes enchiam o templo. Serafins estavam por
cima dele; cada um tinha seis asas: com duas cobria o rosto, com duas cobria os
seus pés e com duas voava. E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo,
santo, santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a
terra está cheia da sua glória.
No
texto acima o profeta usa duas expressões para se referir a Deus.
אֲדֹנָי — Adonay — que é
traduzida por Senhor. Esse
é o nome que os judeus usam para se referirem a Deus como forma reverente em
obediência ao mandamento contido em —
Êxodo 20:7 —
Não tomarás o nome do
SENHOR, teu Deus, em vão, porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o
seu nome em vão.
Os judeus entenderam que a melhor maneira de
se garantir contra uma eventual transgressão desse mandamento era nunca
pronunciar o nome do SENHOR e assim este nome foi substituído pela expressão
“Senhor” em todas as manifestações verbalizadas. Mas na sua forma escrita o
nome inefável de Deus foi preservado e Isaías também se utiliza dele, como
podemos ver em Isaías 6:3.
יהוה — YHVH —
ests tetragrama representa o nome inefável de Deus e deve ser traduzido de
forma apropriada pela expressão “ETERNO”, pois esse é o seu significado. Nossos tradutores
— na versão de Almeida Revista e Atualizada no Brasil —, todavia, optaram pela
expressão SENHOR — com todos os caracteres Maiúsculos. A primeira edição da
tradução da “Bíblia na Linguagem de Hoje” trazia a expressão ETERNO. Por
motivos que esse autor desconhece tal prática foi abandonada na segunda edição
o que pode ser considerado como algo muito lamentável.
Essas
duas formas utilizadas pelos tradutores — Senhor e SENHOR — são uma maneira de
nos ajudarem a entender que no original hebraico estamos lidando com duas expressões
diferentes: אֲדֹנָי — Adonay — traduzida por Senhor e יהוה – YHVH — traduzida por SENHOR. Mas as duas expressões se
referem ao mesmo e único Deus que é triplamente: קָדוֹשׁ
קָדוֹשׁ קָדוֹשׁ — kadosh, kadosh, kadosh — Santo, Santo, Santo — ver Isaías 6:3.
Neste
texto de Isaías, não temos nenhuma dúvida, que o profeta teve uma visão do Deus
ETERNO, do Deus Todo Poderoso. Isaías tinha plena consciência da importância
daquilo que estava presenciando. Tanto isto é verdade que ele diz:
Isaías 6:4 – 5
As bases do limiar se
moveram à voz do que clamava, e a casa se encheu de fumaça. Então, disse eu: ai
de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lábios impuros, habito no meio de um
povo de impuros lábios, e os meus olhos viram o Rei,
o SENHOR dos Exércitos!
Aqui
Isaías lança mão de duas outras expressões para se referir a Deus:
מֶּלֶךְ — melek — Rei. Essa expressão está em franca oposição
àquela que encontramos no início do capítulo 6 quando Isaías diz que teve uma
visão “no
ano da morte do rei Uzias”. Isaías compreendia que p verdadeiro rei não era
Uzias nem nenhum outro monarca judaico e sim somente o SENHOR.
יְהוָה צְבָאוֹת
– YHVH Tsebaot —
SENHOR dos Exércitos.
Estamos
falando tudo isto para que não fique nenhuma dúvida acerca de QUEM,
exatamente, Isaías está falando. O profeta segue dizendo:
Isaías 6:6—10
Então, um dos serafins
voou para mim, trazendo na mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma
tenaz; com a brasa tocou a minha boca e disse: Eis que ela tocou os teus
lábios; a tua iniquidade foi tirada, e perdoado, o teu pecado. Depois disto,
ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós?
Disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim. Então, disse ele: Vai e dize a este
povo: Ouvi, ouvi e não entendais; vede, vede, mas não percebais. Torna
insensível o coração deste povo, endurece-lhe os ouvidos e fecha-lhe os olhos,
para que não venha ele a ver com os olhos, a ouvir com os ouvidos e a entender
com o coração, e se converta, e seja salvo.
Como
temos visto, o Senhor Jesus, enquanto λόγος — lógos — Verbo, estava com Deus no princípio – antes que
houvesse tempo e qualquer coisa tivesse sido criada — ver João 1:1—2. Neste
verso de João 1:3 estamos vendo que foi por meio do Senhor Jesus que todas as
coisas — nos seus mínimos detalhes — foram criadas por Deus. De fato, João nos
diz que “sem Ele, nada do que foi feito se fez”. Mas Jesus não estava fazendo
as mesmas obras de Deus apenas durante a criação, porque Deus continua
“trabalhando até agora” —
João 5:17
Mas ele lhes disse: Meu
Pai trabalha até agora, e eu trabalho também.
E
foi assim que Jesus veio a esse mundo continuar a fazer as mesmas obras que
Deus faz. Mas João nos diz que:
João 12:37—40
E, embora tivesse feito
tantos sinais na sua presença, não creram nele, para se cumprir a palavra do
profeta Isaías, que diz: Senhor, quem creu em nossa pregação? E a quem foi revelado
o braço do Senhor? Por isso, não podiam crer, porque Isaías disse ainda: Cegou-lhes
os olhos e endureceu-lhes o coração, para que não vejam com os olhos, nem
entendam com o coração, e se convertam, e sejam por mim curados.
Não
é difícil perceber que João está fazendo uma referência direta aos capítulos 53
e 6 do profeta Isaías.
Em
Isaías 53:1 Isaías usa a expressão יהוה — YHVH — SENHOR para se referir a Deus. Dessa maneira, de
forma consistente, Isaías está falando acerca do único Deus verdadeiro.
Agora
note o que João diz em seu evangelho, no capítulo 12 no verso 41 que
complementa a citação que acabamos de fazer acima. Ele diz:
“Isto disse Isaías
porque viu a glória dele e falou a seu respeito.”
Diante
desta afirmação feita pelo apóstolo João nós temos que nos perguntar:
De quem foi a glória
que Isaías presenciou e que está descrita em Isaías 6? Foi a glória do Senhor
Jesus!
A respeito de quem
Isaías estava falando em Isaías 6? A respeito do Senhor Jesus!
Este
mesmo Senhor Jesus é referido no Antigo Testamento pelo profeta Isaías, no
Capitulo 6, como sendo tanto:
אֲדֹנָי – Adonay – Senhor. Quanto...
יְהוָה – YHVH – SENHOR. Quanto...
מֶּלֶךְ – melek – Rei. E também...
יְהוָה צְבָאוֹת
– YHVH Sebaot – SENHOR dos Exércitos.
Por
todos estes motivos devemos nos curvar em reverente adoração diante do Senhor
Jesus como sendo o próprio Deus Todo Poderoso, pois as Escrituras do Novo
Testamento nos dizem o seguinte acerca dEle:
Hebreus 1:3
Ele, que é o resplendor
da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela
palavra do seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se
à direita da Majestade, nas alturas.
Procure
observar a forma cuidadosa como o Espírito Santo de Deus inspirou o autor de
Hebreus a “esculpir” este versículo que diz que o Senhor Jesus é:
O Resplendor da Glória
do próprio Deus — estas palavras são certamente reminiscentes de
Isaías 6 que fala acerca de toda a terra estar cheia da Glória de Deus.
A Expressão Exata do
Seu Ser — é isso mesmo: Jesus é a exata expressão daquilo
que Deus mesmo é. Não existe outro. Apesar de serem pessoas distintas os dois
são um e o mesmo Deus. Nossa limitação em compreender esse mistério não deve
ser impedimento para que nos curvemos com humildade diante da trindade que é
Santa, Santa, Santa.
Jesus sustenta, como o
Pai, todas as coisas pela palavra do Seu poder.
Tendo feito a
purificação dos pecados, Jesus assentou-se à direita da Majestade nas alturas,
indicando com isto que sua oração registrada em —
João 17:5
E, agora, glorifica-me,
ó Pai, contigo mesmo, com a glória que eu tive junto de ti, antes que houvesse
mundo.
foi
plenamente atendida.
Outros estudos acerca da vida de Jesus podem ser encontrados nos links abaixo:
001 — Estudos Na Vida de Jesus — Porque Jesus Veio a Este Mundo
002 — Estudos na Vida de Jesus — O Registro Escrito Acerca de Jesus — Parte 001
003 — Estudos na Vida de Jesus — O Registro Escrito Acerca de Jesus — Parte 002.
004 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões —
005 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 2.
006 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 3.
007 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 4.
008 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 5.
009 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 6.
010 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 7.
011 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 8.
012 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 9.
013 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 10.
014 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 11.
015 — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 12
016 — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 13
017 A — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 14A
017 B — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 14B
017 C — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 14C
017 D — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 14D
018 A — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 15A
018 B — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 15B
019A — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 16A
019B — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 16B
020 — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 17
021 — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 18
022 — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 19
023 — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 20
024 — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 21
025 — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 22
026 — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 23
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OUTROS ESTUDOS ACERCA DA VIDA DE JESUS — PARTE 2 PODEM SER ENCONTRADOS NOS LINKS ABAIXO:
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023 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 016 — JESUS VEIO TRAZER O PERDÃO E A SALVAÇÃO DE DEUS
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024 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 017 — JESUS É O MESSIAS PROMETIDO NA PROFECIA DAS 70 SEMANAS
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025 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 018 — JESUS É O SOL DA JUSTIÇA PROMETIDO NA PROFECIA DE MALAQUIAS
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26 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 019 — O TESTEMUNHO DE JOÃO ACERCA DE JESUS
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/02/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/02/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
27 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 020 — O TESTEMUNHO DE JOÃO ACERCA DE JESUS — PARTE 002
Que
Deus abençoe a todos.
Alexandros
Meimaridis
PS.
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Desde
já agradecemos a todos.
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