Esse é um estudo especial que irá abordar temas de grande interesse, tais como: 1. Deus 2. Os seres humanos e o mundo criado 3. Jesus e Sua missão como o CRISTO. 4. O Espírito Santo. 5. A vida cristã. 6. A Igreja. 7. O futuro e etc. Esperamos que a mesma possa ajudar todos os nossos leitores a conhecerem melhor o que o Novo Testamento ensina acerca de tudo o que nos é importante.
INTRODUÇÃO GERAL
CONTINUAÇÃO:
Em seu Livro An Introduction to The Theology of The New Testament, livro esse
que teve também uma edição em português — ver nota bibliográfica abaixo[1] —
o autor Alan Richardson acreditava que as ideias que encontramos no Novo
Testamento formam uma unidade e, isso o levou a adotar uma abordagem temática
no estudo do mesmo. Mesmo levando em conta, em parte, o background do Novo
testamento, ele dificilmente consegue escapar do fato que desprezou muito desse
mesmo background em seu livro. Uma das acusações mais objetivas que recebeu foi
que ele não levou em conta as diferentes teologias dos autores do Novo
Testamento. Seu maior crítico nessa questão foi R. Morgan em sua obra The Nature of The New Testament Theology, publicada
em 1973. Independentemente desse fato, cremos que Richardson estava mais
plenamente consciente da base comum da teologia do Novo Testamento que todos os
seus predecessores imediatos. Um exemplo disso é a obra de E. Stauffer,
intitulada New Testament Theology,
que está estruturada duma forma diferente daquela adotada por Richardson e que,
também tem um objetivo distinto do primeiro. Stauffer está mais interessado em
estabelecer a teologia, primariamente, como história, usando para isso o mundo
do Novo Testamento. Essa mesma abordagem foi utilizada pelo professor da
Harvard Univesity Helmut Koester em sua obra Introdução ao Novo Testamento – Parte 1 – História, Cultura e Religião
no Período Helenístico.[2]
Por outro lado, a primeira parte
da Theology of The New Testament
escrita por Joachim Jeremias, que também está disponível em português — ver
nota bibliográfica abaixo[3] — em
sua primeira parte que trata dos ensinamentos de Jesus atribui um valor muito
maior a esse tema do que o que foi feito por Rudolf Bultmann. Ao mesmo tempo
Jeremias se deixa influenciar bem menos por considerações dogmáticas. È uma
pena que em sua obra, Jeremias dedique tão pouca atenção à discussão acerca da
metodologia da teologia do Novo Testamento. Outros autores alemães que
produziram obras nessa área foram W. G. Kümmel[4] e
L Gopelt[5],
cuja massiva obra está contida em dois volumes. Autores católicos romanos
também publicaram obras nessa área entre as quais podemos destacar as de M.
Meinertz — em dois volumes — e K. H. Schelkle — em cinco volumes.
Kümmel se concentra em Cristo,
Paulo e João e, agindo desse modo ele se expõe a ser criticado que deixou-se
dominar pela teoria da “personalidades dominantes”. Já L. Goppelt divide sua
teologia em duas partes: a primeira parte trata das atividades de Jesus,
consideradas da perspectiva teológica. A segunda parte lida com a variedade e a
unidade do testemunho apostólico. Já Meinertz procura apresentar suas
evidências usando a divisão literária do Novo testamento e escolhe seus temas
de acordo com a maneira como os mesmos se adaptam ao tipo de literatura que
está sendo estudada. Enqianto isso, Schelkle optou por uma abordagem temática.
Outro autor católicos romano, J. Bonsirven, divide sua obra em quatro partes, a
saber: 1) Jesus Cristo; 2) Cristandade Primitiva; 3) São Paulo e 4) Cristandade
Amadurecida. Esse esquema é muito parecido com o de Meinertz.
Antes de concluirmos essa parte
não podemos deixar de mencionar a valiosa obra escrita pelo professo George
Ladd intitulada Theology of The New
Testament, também disponível em português — ver nota bibliográfica abaixo.[6]
Ladd reivindica para si mesmo ter adotado uma perspectiva histórica em sua
obra, uma vez que ele entende que a Teologia do Novo Testamento tem uma função
descritiva. De acordo com Ladd a teologia do Novo Testamento, tem a função de
trazer à luz a rica variedade do pensamento contido no Novo Testamento, apesar
dele conseguir enxergar em todas as fontes um claro testemunho da obra
redentora de Deus em cristo Jesus. Ladd também entende que a teologia do Novo
Testamento, forma a base de sustentação necessária para o desenvolvimento da
Teologia Sistemática.
Deve ficar claro para todos os
leitores, como acontece com a maior parte das questões envolvendo as Escrituras
Sagradas, que não existe um consenso, entre os estudiosos, acerca de qual deve
ser alvo que a Teologia do Novo Testamento procura atingir. Isso não é algo mal
em si mesmo. Mas prova que a Palavra de Deus e sempre mais rica e compreensiva
do que a imaginação humana pode conter.
A maioria dos estudiosos prefere
uma apresentação que se interesse por colecionar as diferentes teologias que
encontramos no Novo Testamento. A abordagem temática encontra-se desfavorecida
no presente momento, porque os estudiosos temem que a mesma acabe por
conduzi-los para longe da coesão interna dos autores individuais, cujo conteúdo
literário forma o Novo Testamento. Falaremos mais acerca da metodologia da
Teologia do Novo Testamento na próxima divisão.
Diante desses fatos devemos
concluir que é uma missão, praticamente impossível, alguém tentar produzir uma
Teologia do Novo Testamento que consiga agradar todos a escolas de pensamento
que já se manifestaram acerca desse assunto, durante a breve história que apresentamos
da Reforma protestante do século XVI até o final do século XX. O que fica
evidente é que cada autor está sempre limitado a produzir um material que
satisfaça os alvos que ele mesmo estabeleceu e deseja atingir. Mesmo assim,
pesa sobre todos eles a obrigação de esboçar, com clareza, seus objetivos e
apresentar algumas razões, pelo menos, justificando porque estabeleceu os
mesmos.
CONTINUA...
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Que Deus abençoe a todos
Alexandros Meimaridis
PS. Pedimos a todos os nossos
leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte
link:
Desde já agradecemos a todos.
[1]
Richardson, Alan. Introdução à Teologia do Novo Testamento.
ASTE, São Paulo, 1966.
[2]
Koester, Helmut. Introdução ao Novo
Testamento – Parte 1 – História, Cultura e Religião no Período Helenístico.
Paulus, São Paulo, 2005
[3]
Jeremias, J. Teologia do Novo Testamento –
Nova Edição Revista e Atualizada. Teológica, São Paulo e Paulus, São Paulo,
2004,
[4]
Kümmel, W. G. Introdução ao Novo
Testamento. Edições Paulinas, 1982.
[5]
Goppelt, L. Teologia do Novo testamento
em 2 Volumes. Editora Sinodal, São Leopoldo, 1979.
[6]
Ladd, Geoge E. Teologia do Novo Testamento.
Exodus Editôra, São Paulo, terceira edição, 1997.
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