NESSA SÉRIE NÓS ESTAMOS TRATANDO
DE DOIS ASPECTOS IMPORTANTES ACERCA DA VERDADEIRA IGREJA: 1) A IGREJA COMO
CORPO DE CRISTO; E 2) A IGREJA NO PLANO ETERNO DE DEUS. CONVIDAMOS TODOS OS
NOSSOS LEITORES A ACOMPANHAREM ESSA SÉRIE E COMPARTILHAREM A MESMA COM TODOS OS
SEUS CONHECIDOS, AMIGOS E IRMÃOS. OUTROS ESTUDOS DESSA SÉRIE PODERÃO SER
ENCONTRADOS POR MEIO DE LINKS NO FIM DE CADA ESTUDO.
CONTINUAÇÃO...
8. João 15:16
Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi
a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto
permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo
conceda.
Pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros — Essas palavras faladas por Jesus neste contexto
se aplicam diretamente aos discípulos que haviam sido escolhidos para se
tornarem ἀπόστολος — apóstolos — mensageiro.
No Novo Testamento essa expressão assume a conotação de: “mensageiro enviado
com as mesmas prerrogativas daquele que o enviou”. Estes onze remanescentes
eram todos verdadeiros e sinceros discípulos. Judas, como já vimos, havia
deixado o salão. Mas, por outro lado, existe também a implicação anterior de
que antes de poderem se tornar apóstolos aqueles indivíduos haviam sido também
escolhidos para a salvação mediante a santificação do Espírito Santo pelo poder
da palavra de Deus —
2 Tessalonicenses 2:13
Entretanto, devemos sempre dar graças a Deus
por vós, irmãos amados pelo Senhor, porque Deus vos escolheu desde o princípio
para a salvação, pela santificação do Espírito e fé na verdade.
Tiago 1:16—18
16 Não vos enganeis, meus amados irmãos.
17 Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do
alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de
mudança.
18 Pois, segundo o seu querer, ele nos gerou
pela palavra da verdade, para que fôssemos como que primícias das suas
criaturas.
E vos designei — No grego ἔθηκα — étheca — designei está no aoristo[1]
e expressa o fato de que os discípulos foram colocados, separados ou apontados
pelo próprio Senhor. A implicação disso é que os discípulos haviam sido
apontados ou designados para fazer o trabalho do Senhor. Ao contrário do que
temos nos dias de hoje, Jesus não impôs as mãos sobre os discípulos para
apontá-los – ver Lucas 6:13—16 e Mateus 10:1—5.
Para que vades e deis fruto — O fruto a que Jesus aqui se refere tem a ver com
a vida prática como descrita, por exemplo, nas bem-aventuranças — ver Mateus
5:1—16. Jesus chama a prática das bem-aventuranças como nossas boas obras por
excelência! Por outro lado indicava também que eles deveriam levar a mensagem
do evangelho, ou seja, as boas novas acerca de como Deus já fez tudo o que é
necessário para que os seres humanos possam ser salvos. Nesse mister de pregar
o evangelho, a única coisa que o Senhor espera de seus servos é que sejam fiéis
o que nós podemos atestar que os discípulos foram de fato —
1 Coríntios 4:1—2[2]
1 Assim, pois, importa que os homens nos
considerem como ministros de Cristo e despenseiros dos mistérios de Deus.
2 Ora, além disso, o que se requer dos
despenseiros é que cada um deles seja encontrado fiel.
Levar a mensagem do
evangelho, esse é um dos principais motivos porque nós também temos sido
escolhidos por Deus.
E o vosso fruto permaneça — Esta expressão de Jesus tem as seguintes
implicações:
1. Que o efeito do
serviço dos discípulos deveria ter um caráter permanente sobre a humanidade. Os
esforços dos discípulos deveria produzir fruto permanente e não ser semelhante
ao dos falsos mestres. O evangelho deveria se espalhar, se fincar e criar
profundas raízes entre as pessoas. Certamente as palavras de Jesus em Mateus
16:18 serviam de pano de fundo para este mandamento.
2. Havia também a
implicação de que o serviço deles devia ser incessante. Eles deveriam ser
diligentes e incansáveis na propagação do evangelho até o dia da morte deles.
Assim a semente plantada pelo próprio Senhor em seus corações deveria produzir
fruto permanente em suas almas até o dia em que o Senhor os chamasse. O mesmo
deve acontecer conosco. Devemos ser dedicados completamente ao Nosso Senhor por
toda a nossa vida. Devemos labutar pela expansão do evangelho até o dia em que
o Senhor nos chamar dos nossos afazeres.
O Salvador não nos chama para o servirmos apenas por uma parte das
nossas vidas. As palavras do Senhor acerca do discipulado verdadeiro são as
mesmas: Dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a
dia tome a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á;
quem perder a vida por minha causa, esse a salvará. Que aproveita ao homem
ganhar o mundo inteiro, se vier a perder-se ou a causar dano a si mesmo? Porque
qualquer que de mim e das minhas palavras se envergonhar, dele se envergonhará
o Filho do Homem, quando vier na sua glória e na do Pai e dos santos anjos —
Lucas 9:23—26
23 Dizia a todos: Se alguém quer vir após
mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me.
24 Pois quem quiser salvar a sua vida
perdê-la-á; quem perder a vida por minha causa, esse a salvará.
25 Que aproveita ao homem ganhar o mundo
inteiro, se vier a perder-se ou a causar dano a si mesmo?
26 Porque qualquer que de mim e das minhas
palavras se envergonhar, dele se envergonhará o Filho do Homem, quando vier na
sua glória e na do Pai e dos santos anjos.
A fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em
meu nome, ele vo-lo conceda —
Este é um daqueles versículos que, uma vez retirado do seu contexto, é
utilizado para justificar todo tipo de ganância humana. Mas Jesus não está
dando uma carta branca para que qualquer coisa possa ser pedida ao Pai. O contexto
deixa claro que Deus vai honrar qualquer pedido que tiver relação com a
produção do genuíno fruto produzido pela vida cristã. Se pedirmos qualquer
coisa a Deus relacionada a nos conformar, por exemplo, às bem-aventuranças ou à
expansão do Seu reino, Ele promete honrar tais pedidos.
CONTINUA...
OUTROS ESTUDOS ACERCA DA IGREJA COMO CORPO DE CRISTO E NO PLANO ETERNO DE DEUS
A Igreja Como Corpo de Cristo e No Plano Eterno de Deus — ESTUDO 001 — A Igreja
A Igreja Como Corpo de Cristo e No Plano Eterno de Deus — ESTUDO 002 — A Unidade de Igreja
A Igreja Como Corpo de Cristo e No Plano Eterno de Deus — ESTUDO 003 — Como a Unidade Funciona na Prática
A Igreja Como Corpo de Cristo e No Plano Eterno de Deus — ESTUDO 004 — Como o Amor Funciona na Prática
A Igreja Como Corpo de Cristo e No Plano Eterno de Deus — ESTUDO 005 — Unidade em Meio à Diversidade
A Igreja Como Corpo de Cristo e No Plano Eterno de Deus — ESTUDO 006 — Unidade Com Variedade Mas com Harmonia
A Igreja Como Corpo de Cristo e No Plano Eterno de Deus — ESTUDO 007 — A Igreja Como o “Mistério” de Deus e Uma Introdução a Efésios 1:3—14
A Igreja Como Corpo de Cristo e No Plano Eterno de Deus — ESTUDO 008 — Uma Introdução a Efésios 1:3—14
A Igreja Como Corpo de Cristo e No Plano Eterno de Deus — ESTUDO 009 — A Bênção Espiritual — Efésios 1:3
A Igreja Como Corpo de Cristo e No Plano Eterno de Deus — ESTUDO 010 — As Regiões Celestiais — Efésios 1:3
A Igreja Como Corpo de Cristo e No Plano Eterno de Deus — ESTUDO 011 — Nossa Escolha ou Eleição Divina — Efésios 1:4 — Parte 001
A Igreja Como Corpo de Cristo e No Plano Eterno de Deus — ESTUDO 012 A —Escolha ou Eleição Divina — Efésios 1:4 — PARTE 002
A Igreja Como Corpo de Cristo e No Plano Eterno de Deus — ESTUDO 013 — A Escolha ou Eleição Divina — Efésios 1:4 — PARTE 003
A Igreja Como Corpo de Cristo e No Plano Eterno de Deus — ESTUDO 014 — A Escolha ou Eleição Divina — Efésios 1:4 — PARTE 004
A Igreja Como Corpo de Cristo e No Plano Eterno de Deus — ESTUDO 015 — A Escolha ou Eleição Divina — Efésios 1:4 — PARTE 005
A Igreja Como Corpo de Cristo e No Plano Eterno de Deus — ESTUDO 016 — A Escolha ou Eleição Divina — Efésios 1:4 — PARTE 006
A Igreja Como Corpo de Cristo e No Plano Eterno de Deus — ESTUDO 017 — A Escolha ou Eleição Divina — Efésios 1:4 — PARTE 007 — O Mundo Nos Odeia
A Igreja Como Corpo de Cristo e No Plano Eterno de Deus — ESTUDO 018 — A Escolha ou Eleição Divina — Efésios 1:4 — PARTE 008 — Por que O Mundo Nos Odeia
A Igreja Como Corpo de Cristo e No Plano Eterno de Deus — ESTUDO 019 — As Desculpas para Rejeitar a Jesus e o Evangelho da Graça — PARTE 001
A Igreja Como Corpo de Cristo e No Plano Eterno de Deus — ESTUDO 020 — As Desculpas para Rejeitar a Jesus e o Evangelho da Graça — PARTE 002
A Igreja Como Corpo de Cristo e No Plano Eterno de Deus — ESTUDO 021 — As Desculpas para Rejeitar a Jesus e o Evangelho da Graça — PARTE 003
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/01/a-igreja-como-corpo-de-cristo-e-no_6.html
A Igreja Como Corpo de Cristo e
No Plano Eterno de Deus — ESTUDO 022 — O Propósito de Deus em Nossa Eleição:
Nos Fazer Santos e Irrepreensíveis
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/03/a-igreja-como-corpo-de-cristo-e-no.html
A Igreja Como Corpo de Cristo e No Plano Eterno de Deus — ESTUDO 023 — Nossa Eleição e seu Relacionamento com nossa Predestinação
A Igreja Como Corpo de Cristo e No Plano Eterno de Deus — ESTUDO 024 — Nossa Predestinação Divina
Que Deus abençoe a
todos.
Alexandros Meimardis
PS. Pedimos a todos os nossos
leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte
link:
http://www.facebook.com/pages/O-Grande-Diálogo/193483684110775
Desde já agradecemos a todos.
[1] A
expressão aoristo procede do vocábulo ἀόριστος — aóristos — não definido ou indefinido. Assim o tempo verbal
representado pelo “aoristo” apenas descreve a ação expressada pelo verbo. O
aoristo contempla a ação em si como um todo. Por este motivo o aoristo não
especifica nem a duração, nem a maneira como a ação acontece, nem os resultados
dela advindos. Por todos estes motivos o aoristo é muitas vezes considerado um
tempo indefinido.
[2] 1
Coríntios 4:1 no que diz respeito à palavra ὑπηρέτας — uperétas é um dos versículos mais mal traduzidos de que
podemos ter notícia, na versão de Almeida Revista e Atualizada, mesmo em sua 2ª
Edição, o que é realmente uma pena. A palavra grega ὑπηρέτας — uperétas
designa simplesmente um servo, um atendente, um assistente, um auxiliar. O
dicionário Aurélio Século XXI define servo da seguinte maneira: servo — aquele
que não tem direitos, ou não dispõe de sua pessoa e bens... criado, servidor,
servente; serviçal...escravo. Os tradutores deste versículo na ARA — versão de
Almeida Revista e Atualizada — optaram por traduzir ὑπηρέτας — uperétas pela expressão “ministros”. Agora vejamos como o
dicionário Aurélio Século XXI define a palavra ministro: título genérico para
qualquer empregado ou funcionário público de nível mais elevado... aquele que
executa os desígnios de outrem: medianeiro, intermediário, executor,
auxiliar... membro de um ministério, ministro de Estado... pastor protestante.
Ora sabendo que a palavra possui conotações tão elevadas, mesmo que designe um
auxiliar, a mesma deveria ter sido evitada, até porque no uso corrente a
expressão ministro é muito dignificada e não tem nada a ver com a atitude de
serviço que está na Bíblia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário