NESSA SÉRIE NÓS ESTAMOS TRATANDO
DE DOIS ASPECTOS IMPORTANTES ACERCA DA VERDADEIRA IGREJA: 1) A IGREJA COMO
CORPO DE CRISTO; E 2) A IGREJA NO PLANO ETERNO DE DEUS. CONVIDAMOS TODOS OS
NOSSOS LEITORES A ACOMPANHAREM ESSA SÉRIE E COMPARTILHAREM A MESMA COM TODOS OS
SEUS CONHECIDOS, AMIGOS E IRMÃOS. OUTROS ESTUDOS DESSA SÉRIE PODERÃO SER
ENCONTRADOS POR MEIO DE LINKS NO FIM DE CADA ESTUDO.
CONTINUAÇÃO...
9. João 15:19
Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; como, todavia,
não sois do mundo, pelo contrário, dele vos escolhi, por isso, o mundo vos
odeia.
Apenas relembrando: em
João capítulo 15 nós encontramos Jesus e os discípulos ainda no salão chamado
de Cenáculo, onde eles haviam se reunido para celebrar a páscoa judaica. Os
acontecimentos narrados pelo apóstolo João nos capítulo 13 a 17 do seu
evangelho descrevem uma cena contínua e constituem o mais longo relato,
relacionado a um único evento, que encontramos nas páginas do Novo Testamento.
Se vós fôsseis do mundo — A expressão grega κόσμος — kósmos — mundo é usada por João 71 vezes e o sentido dado
à mesma varia de acordo com o contexto, i.e., o significado não é monolítico[1].
Os próprios dicionários do grego do Novo Testamento não apresentam um resumo
que seja adequado do uso que João faz da palavra “mundo”. O resumo a seguir foi
sugerido pelo comentarista do Novo Testamento William Hendriksen no seu
comentário de João[2].
Ele diz: o significado básico da expressão κόσμος — kósmos —
mundo como utilizado por escritores gregos como Homero — autor dos poemas
épicos “a Ilíada” e “a Odisseia” — e Platão — filósofo que escreveu extensa
obra própria além de preservar, em forma escrita, a obra de Sócrates — era “ordem”. A palavra era usada para
designar algo “organizado” e, por
extensão, algo “adornado”. O
Dicionário Aurélio Século XXI define mundo como: a Terra e os astros
considerados como um todo organizado; o universo. E em 1 Pedro 3:3 nós
encontramos a expressão κόσμος — kósmos —
mundo sendo traduzida como “adorno”
como uma referência a enfeites usados por mulheres. A partir dessas definições
nós temos os seguintes usos da expressão κόσμος — kósmos no
Evangelho de João: (todas as referências a seguir são do Evangelho de João).
1. O Universo organizado
— 17:5; o Planeta Terra, talvez — 21:25.
2. Como metonímia[3],
os habitantes humanos do Planeta Terra, ou seja, a humanidade ou o ambiente
onde a humanidade se movimenta e onde acontecem os eventos históricos relativos
aos humanos, à raça humana e a estrutura social da humanidade — 16:21.
3. O público em geral — 7:4.
O mesmo uso ocorre também, talvez, em João 14:22.
4. No sentido ético, o
termo descreve a humanidade alienada da vida de Deus, pecaminosa, sob o severo
juízo de Deus e precisando de salvação —
João 3:19
O julgamento é este: que a luz veio ao mundo,
e os homens amaram mais as trevas do que a luz; porque as suas obras eram más.
A definição ou uso acima
é a mais importante dentre todas as utilizadas pelo apóstolo João.
5. O mesmo uso indicado
no item 4 acima, com a ideia adicional de que não existe nenhuma distinção com
respeito à raça ou nacionalidade. Assim o termo é usado para descrever seres
humanos de todas as raças, línguas e nações, sejam judeus sejam gentios — 4:42.
O mesmo uso ocorre, provavelmente, em João 1:29; 3:16—17; 6:33, 51; 8:12; 9:5;
12:46; ver também 1 João 2:2; 4:14—15. Todos esses versos precisam ser
entendidos à luz de João 12:32 que
diz:
E eu, quando for levantado da terra, atrairei
todos a mim mesmo.
Para o apóstolo João
como para todos os outros autores do Novo Testamento não havia, da perspectiva
do pecado, nenhuma diferença diante de Deus entre judeus e gentios.
6. A jurisdição ou
extensão do mal. O sentido é o mesmo no item de #4 com a seguinte ideia
adicional: uma hostilidade aberta contra Deus, Seu Filho Jesus Cristo e o Povo
de Deus —
João 7:7
Não pode o mundo odiar-vos, mas a mim me
odeia, porque eu dou testemunho a seu respeito de que as suas obras são más.
João 8:23
E prosseguiu: Vós sois cá de baixo, eu sou lá
de cima; vós sois deste mundo, eu deste mundo não sou.
João 12:31
Chegou o momento de ser julgado este mundo, e
agora o seu príncipe será expulso.
João 14:30
Já não falarei muito convosco, porque aí vem
o príncipe do mundo; e ele nada tem em mim.
João15:18—19
18 Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro
do que a vós outros, me odiou a mim.
19 Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o
que era seu; como, todavia, não sois do mundo, pelo contrário, dele vos
escolhi, por isso, o mundo vos odeia.
João 17:9, 14
9 É por eles que eu
rogo; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus.
14 Eu lhes tenho dado a
tua palavra, e o mundo os odiou, porque eles não são do mundo, como também eu
não sou.
CONTINUA...
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A Igreja Como Corpo de Cristo e No Plano Eterno de Deus — ESTUDO 002 — A Unidade de Igreja
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A Igreja Como Corpo de Cristo e No Plano Eterno de Deus — ESTUDO 010 — As Regiões Celestiais — Efésios 1:3
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A Igreja Como Corpo de Cristo e No Plano Eterno de Deus — ESTUDO 012 A —Escolha ou Eleição Divina — Efésios 1:4 — PARTE 002
A Igreja Como Corpo de Cristo e No Plano Eterno de Deus — ESTUDO 013 — A Escolha ou Eleição Divina — Efésios 1:4 — PARTE 003
A Igreja Como Corpo de Cristo e No Plano Eterno de Deus — ESTUDO 014 — A Escolha ou Eleição Divina — Efésios 1:4 — PARTE 004
A Igreja Como Corpo de Cristo e No Plano Eterno de Deus — ESTUDO 015 — A Escolha ou Eleição Divina — Efésios 1:4 — PARTE 005
A Igreja Como Corpo de Cristo e No Plano Eterno de Deus — ESTUDO 016 — A Escolha ou Eleição Divina — Efésios 1:4 — PARTE 006
A Igreja Como Corpo de Cristo e No Plano Eterno de Deus — ESTUDO 017 — A Escolha ou Eleição Divina — Efésios 1:4 — PARTE 007 — O Mundo Nos Odeia
A Igreja Como Corpo de Cristo e No Plano Eterno de Deus — ESTUDO 018 — A Escolha ou Eleição Divina — Efésios 1:4 — PARTE 008 — Por que O Mundo Nos Odeia
A Igreja Como Corpo de Cristo e No Plano Eterno de Deus — ESTUDO 019 — As Desculpas para Rejeitar a Jesus e o Evangelho da Graça — PARTE 001
A Igreja Como Corpo de Cristo e No Plano Eterno de Deus — ESTUDO 020 — As Desculpas para Rejeitar a Jesus e o Evangelho da Graça — PARTE 002
A Igreja Como Corpo de Cristo e No Plano Eterno de Deus — ESTUDO 021 — As Desculpas para Rejeitar a Jesus e o Evangelho da Graça — PARTE 003
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/01/a-igreja-como-corpo-de-cristo-e-no_6.html
A Igreja Como Corpo de Cristo e
No Plano Eterno de Deus — ESTUDO 022 — O Propósito de Deus em Nossa Eleição:
Nos Fazer Santos e Irrepreensíveis
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/03/a-igreja-como-corpo-de-cristo-e-no.html
A Igreja Como Corpo de Cristo e No Plano Eterno de Deus — ESTUDO 023 — Nossa Eleição e seu Relacionamento com nossa Predestinação
A Igreja Como Corpo de Cristo e No Plano Eterno de Deus — ESTUDO 024 — Nossa Predestinação Divina
Que Deus abençoe a
todos.
Alexandros Meimaridis
PS. Pedimos a todos os nossos
leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte
link:
http://www.facebook.com/pages/O-Grande-Diálogo/193483684110775
Desde já agradecemos a
todos.
[1]
Monolítico em forma figurada diz-se do caráter, do sentimento, da crença, etc.,
que não apresenta rupturas, que é Integro. Não é o caso do uso que João faz da
palavra grega κόσμος — kósmos — mundo.
[2] Hendriksen, William, New Testament Commentary – John. The Banner of Truth Trust,
Edinburgh, 1976.
[3]
Metonímia: Figura de linguagem que consiste em designar um objeto por palavra
designativa de outro objeto que tem com o primeiro uma relação de causa e
efeito - trabalho, por obra - de continente e conteúdo - copo, por bebida -
lugar e produto - porto, por vinho do Porto - matéria e objeto - bronze, por
estatueta de bronze - abstrato e concreto - bandeira, por pátria - autor e obra
- um Camões, por um livro de Camões - a parte pelo todo - asa, por avião etc.
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