O propósito dessa série é introduzir o leitor na vasta gama de materiais relacionados à Educação Cristã. Nosso foco central estará sempre localizado nos chamados “Ministérios da Igreja” que refletem a vida prática ou o dia a dia do que deve estar acontecendo em todas as igrejas locais.
V. O Ensinamento do Novo Testamento Acerca da
Igreja — Parte 003
E. Entendendo Melhor o Que é a Igreja
Nesta secção vamos apresentar o significado de Cristo ser o cabeça de
todas as coisas e as implicações de Cristo ser a cabeça da Igreja.
Ao lermos a Epístola de Paulo aos Colossenses ficamos com a nítida
impressão que os irmãos estavam se sentindo oprimidos por uma heresia, que os
levava a um temor perverso dos poderes espirituais que os cercavam. Contra essa
heresia, que tem sido reinventada nos nossos dias, o ensino do apóstolo é bem
claro: Cristo é superior a todo principado, autoridade, poder ou domínio
espiritual ou estrutura institucional. Vejamos o que a Bíblia ensina acerca
deste fato:
a. Todos os principados, autoridades, poderes e domínios devem submissão
à Cristo e estão, de fato, submetidos a Ele —
Efésios 1:21
Acima de todo principado, e potestade, e poder, e domínio, e de todo
nome que se possa referir, não só no presente século, mas também no vindouro.
Colossenses 1:16
Pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as
visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados,
quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele.
Colossenses 2:10.
Também, nele, estais aperfeiçoados. Ele é o cabeça de todo principado e
potestade.
b. Essa superioridade, que foi conferida a Cristo por Deus quando da exaltação do Nosso Senhor —
Efésios 1:20
O qual exerceu ele em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos e
fazendo-o sentar à sua direita nos lugares celestiais.
tem íntima relação com aquela referente a “todas as coisas” que
eram de Cristo quando da criação, no princípio —
Colossenses 1:15—20
15 Este é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;
16 pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra,
as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados,
quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele.
17 Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste.
18 Ele é a cabeça do corpo, da igreja. Ele é o princípio, o primogênito
de entre os mortos, para em todas as coisas ter a primazia,
19 porque aprouve a Deus que, nele, residisse toda a plenitude
20 e que, havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele,
reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus.
c. Agora, para satisfazer o desejo e o prazer Divinos, tal submissão
absoluta e completa foi renovada —
Efésios 1:9—10
9 Desvendando-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito
que propusera em Cristo,
10 de fazer convergir nele, na dispensação da plenitude dos tempos,
todas as coisas, tanto as do céu, como as da terra;
d. Tudo isto é expresso de forma clara quando se diz:
Colossenses 1:19
Porque aprouve a Deus que, nele,
i.e., em Cristo, residisse toda a plenitude.
e. Outro verso que exprime de maneira bastante clara esta verdade é:
Colossenses 2:9
Porquanto, nele (em Cristo), habita, corporalmente, toda a plenitude da
Divindade.
f. Como consequência disso tudo, Cristo é o cabeça de “todas as coisas” — ver Efésios 1:22 — ou “o cabeça de todo
principado e potestade” — ver Colossenses 2:10 — e em virtude da glória que lhe
foi dada por Deus, Cristo
Efésios 4:10
Subiu acima de todos os céus, para encher todas as coisas.
No Antigo Testamento, o Deus Eterno, afirma que Ele enche os céus e a
terra —
Jeremias 23:24
Ocultar-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja? —diz o
SENHOR; porventura, não encho eu os céus e a terra? — diz o SENHOR.
Diante desse fato a divindade de Cristo é inescapável. Mas um dia o
próprio Senhor Jesus Cristo se sujeitará novamente ao Pai para que —
1 Coríntios 15:28
Deus seja tudo em todos.
Enquanto isso, a Igreja é exortada a permanecer firme em Cristo e não se
deixar abalar pelas
Colossenses 2:8
Filosofias e vãs sutilezas das tradições dos homens e dos rudimentos do
mundo.
Tudo isto é para nos dizer que não existe vida ou poder independente ou
acima de Deus. Nós temos que entender que a Igreja está numa posição de:
Efésios 3:18—19
Compreender, com todos os santos, qual é a largura, e o comprimento, e a
altura, e a profundidade e conhecer o amor de Cristo, que excede todo
entendimento, para que sejais tomados de toda a plenitude de Deus.
Essa mesma glória de Cristo como “o cabeça de todas as coisas”,
determina sua posição como “cabeça da Igreja”.
A linguagem da “plenitude” é retorna quando o assunto é o relacionamento
de Cristo com a Igreja. A igreja é o
πλήρωμα — plíroma — pleroma de Cristo —
Efésios 1:23
A qual é o seu corpo, a plenitude daquele que a tudo enche em todas as
coisas.
Isto é, a área ou domínio completamente preenchidos por Cristo. A mesma
linguagem ocorre em Colossenses
2:10 onde após afirmar que
em “Cristo, habita, corporalmente toda
a plenitude da Divindade” o
apóstolo Paulo continua e afirma que: “em Cristo nós (a Igreja) estamos aperfeiçoados”. A mesma ideia é repetida em Efésios 3:19
e Efésios 4:7 em diante. Nessa última passagem nós somos lembrados que o cabeça
de todas as coisas, como cabeça da Igreja, tem proporcionado a essa mesma
Igreja tudo o que é necessário para o crescimento dela, até que cada indivíduo,
na totalidade do corpo, atinja a estatura de varão perfeito.
Assim temos que, se por um lado Cristo enche todas as coisas, com sua
presença gloriosa, conforme Efésios 1:23 e Efésios 4:10 — por outro lado, a igreja é chamada de seu πλήρωμα —
plíroma
— pleroma, ou seja, aquele local especial cheio e destinado a ficar cada vez
mais cheio, com Sua gloriosa presença.
Todavia, parece haver uma distinção na forma como Cristo enche todas as
coisas e como ele enche a Igreja. No primeiro caso, fala-se do Seu poder e do
fato de que todas as coisas estão contidas ou submetidas a Ele. No caso da Igreja, o enchimento
ocupa o lugar da nossa responsabilidade, no sentido que temos que ir nos
apropriando de cada um e de todos os dons com que Cristo encheu a Igreja. Nós podemos ver isso, claramente, em
Efésios 4:7—16, onde a afirmação acerca da posição de autoridade de Cristo
sobre todas as coisas é imediatamente seguida pelo desejo desse mesmo Cristo de
suprir sua Igreja com tudo que ela precisa para atingir a maturidade. O
propósito dessas afirmações é, por um lado, impedir a Igreja de cair na
tentação de que pode existir algo maior que Cristo e ela não possua, no seu
Senhor, tudo o que é necessário para seu i.e., da Igreja, aperfeiçoamento e, por outro lado, incentivar a Igreja a buscar a mesma
plenitude que existe naquele que é sua cabeça, a saber, Cristo. Essa plenitude
que existe em Cristo, e que a Igreja deve se empenhar em fazer sua própria
experiência, deve conduzir a Igreja á maturidade, ajudá-la a encontrar em
Cristo tudo o que é necessário para seu crescimento, de tal forma que, em sua
fé e conhecimento de Cristo, a Igreja, nunca venha ser “agitada de um lado para o outro e levada ao
redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com
que induzem ao erro” — Efésios 4:14, mas que a Igreja possa estar “arraigada e alicerçada em amor” — Efésios 3:17.
À medida que a Igreja se apropria mais e mais da plenitude que está em
Cristo, fica mais evidente o plano de Deus de “mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça” conforme Efésios 2:7. E, por
essa mesma apropriação, “pela
Igreja, a multiforme sabedoria de Deus se torne conhecida, agora, dos
principados e potestades nos lugares celestiais” — Efésios 3:10. Na sua
própria existência e nas suas relações com o mundo a Igreja precisa mostrar-se
a si mesma como a Igreja daquele que é o cabeça de todas as coisas. A Igreja
precisa amadurecer, de forma constante, permanente, incessantemente.
Mas mesmo que Cristo já tenha derrotado o inimigo, pois em Colossenses 2:15 nós lemos: “e despojando os principados e potestades, publicamente o expôs ao
desprezo, triunfando dele na Cruz”, isso não quer dizer que esses principados e potestades sejam
inofensivos. Nós somos advertidos, de forma contínua, que a nossa “luta não é contra o sangue e a carne, e sim
contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo
tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes” —Efésios 6:12. Mas
não estamos sozinhos e nem abandonados. Parte daqueles dons que o Senhor está
desejoso de fornecer à Sua Igreja na sua plenitude, incluem uma completa
armadura tão rica e poderosa que, revestidos com ela, podemos “resistir no dia mau e, depois de termos
vencido tudo, permanecer inabaláveis” — Efésios
6:13—20.
Diante de tudo o que vimos até agora, temos que a igreja não poder ser
considerada um plano alternativo ou de contingência, da parte de Deus, e nem
pode estar, como de fato não está, submetida a nenhum tipo de manipulação por
aqueles que, de forma equivocada, acham que são “os donos da igreja”. Papa nenhum, bem como nenhum presidente ou
secretário executivo de supremo concílio nenhum, apóstolo, profeta, bispo ou o
que for possuem prerrogativas sobre a Igreja do Senhor. Como acabamos de
mencionar, a Igreja é do Senhor. É o corpo do Senhor. O Senhor é o único cabeça
da Igreja. Tudo o que é pertinente ao Senhor é pertinente à Sua Igreja. É
impossível privilegiar a um sem privilegiar o outro. Por semelhante modo, é
impossível querer prejudicar a um sem prejudicar o outro — ver Atos 9:1—6.
Vejam em que situação delicada se colocam esses homens, com seus pomposos
títulos, quando se arrogam o direito de saberem o que é o melhor para a igreja.
Quando tomam decisões que são frontalmente contrárias à vontade revelada do
Senhor e contida na Bíblia. Quando se empenham em prejudicar crentes
individuais por não concordarem com seus — deles — desmandos. Quando ensinam o
erro e pretendem que estão falando em nome do Deus verdadeiro. É realmente uma
situação muito precária e eles terão, como de fato darão contas à Deus de cada
um dos seus atos perversos. E tudo isso, para que fique o mais evidente
possível, para todo o Universo criado, que é “pela igreja, que a multiforme sabedoria de Deus se torna conhecida,
agora, dos principados e potestades nos lugares celestiais” — conforme Efésios 3:10.
OUTROS ESTUDOS ACERCA DE EDUCAÇÃO CRISTÃ
001 — A EXCELÊNCIA DA VIDA PESSOAL DAQUELES QUE DESEJAM ENSINAR — PARTE 001
002 — A EXCELÊNCIA DA VIDA PESSOAL DAQUELES QUE DESEJAM ENSINAR — PARTE 002
003 —A EXCELÊNCIA DA VIDA PESSOAL DAQUELES QUE DESEJAM ENSINAR — PARTE 003
004 — A IMPORTÂNCIA DA ALIANÇA COM DEUS
005 — OS ALVOS DA EDUCAÇÃO CRISTÃ
006 — A IGREJA NO PRINCÍPIO DO SÉCULO XXI – PARTE 001 — INTRODUÇÃO — OS COLONIZADORES VÊM EM NOME DE DEUS
007 — A IGREJA NO PRINCÍPIO DO SÉCULO XXI – PARTE 002 — NOSSAS ESCOLAS TEOLÓGICAS
008 — A IGREJA NO PRINCÍPIO DO SÉCULO XXI – PARTE 003 — IGREJAS CORPORATIVISTAS E INSTITUCIONALIZADAS E EDUCAÇÃO CRISTÃ PADRONIZADA
009 — A IGREJA NO PRINCÍPIO DO SÉCULO XXI – PARTE 004 — CONSUMISMO E CELEBRITISMO
010 — O PROPÓSITO SINGULAR DE DEUS PARA OS NOSSOS DIAS
011 — A PALAVRA IGREJA NO NOVO TESTAMENTO
012 — A EXPRESSÃO GREGA “EM CRISTO” — ἐν Χριστῷ
013 — O ENSINO DO NOVO TESTAMENTO ACERCA DA IGREJA
014 — O ENSINO DO NOVO TESTAMENTO ACERCA DA IGREJA — Parte 002
015 — O ENSINO DO NOVO TESTAMENTO ACERCA DA IGREJA — Parte 003
016 — O ENSINO DO NOVO TESTAMENTO ACERCA DA IGREJA — Parte 004 — A IGREJA COMO PLENITUDE
017 — O ENSINO DO NOVO TESTAMENTO ACERCA DA IGREJA — Parte 005 — A UNIDADE DA IGREJA CRISTÃ
018 — O ENSINO DO NOVO TESTAMENTO ACERCA DA IGREJA — Parte 006 — HUMILDADE E AMOR EM MEIO À DIVERSIDADE DE DONS
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019 — O ENSINO DO NOVO TESTAMENTO ACERCA DA IGREJA — Parte 007 — A IGREJA COMO MISTÉRIO DE DEUS
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020 — O ENSINO DO NOVO TESTAMENTO ACERCA DA IGREJA — Parte 008 — COMO A IGREJA É FORMADA OU CRIADA?
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021 — O ENSINO DO NOVO TESTAMENTO ACERCA DA IGREJA — PARTE 009 — QUANDO A IGREJA COMEÇOU?
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022 — OS MINISTÉRIOS DO ESPÍRITO SANTO — PARTE 001
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/06/educacao-crista-estudo-022-os.html
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/06/educacao-crista-estudo-022-os.html
023 — OS MINISTÉRIOS DO ESPÍRITO SANTO — PARTE 002
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/06/functionisogramigoogleanalyticsobjectri.htm
024 — A DISCIPLINA DA IGREJA — PARTE 001 — O DISCIPULADO
Que deus abençoe a todos.
Alexandros Meimaridis
PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa
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Desde já agradecemos a todos.
[1] De
acordo com o Dicionário Aurélio século XXI: Pleroma: Do latim. Científico.
Pleroma. Latim tardio: pleroma, 'plenitude'; grego: pléroma, 'tudo o que é
completo'.
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