A
IGREJA — ἡ ἐκκλησία: Como a Igreja é Formada?
Essa é uma das perguntas mais cruciais relativas à
Igreja Cristã:
De que maneira a Igreja Crista foi, originalmente
criada e continua sendo formada nos dias de hoje?
I – Como a Igreja foi formada ou criada?
Como
a igreja é o corpo de Cristo — ver Efésios 1:22—23, se nós conseguirmos
identificar, no Novo Testamento, como um ou outro foi formado ou criado,
teremos a resposta a essa pergunta. Duas referências são fundamentais em nos
ajudar com a resposta a essa pergunta. Elas são: 1 Coríntios 12:12—13 e Gálatas
3:26—28.
1 Coríntios 12:12—13
Porque assim como o
corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros sendo muitos, constituem um
só corpo, assim também com respeito a Cristo. Pois em
um só espírito, todos nós fomos batizados, em um Corpo, quer judeus,
quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nos
foi dado beber de um só Espírito.
E em
Gálatas
3:26—28 o mesmo apóstolo, declara:
Pois todos vós sois
filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus; porque todos quantos fostes batizados em Cristo, de Cristo vos revestistes.
De tal modo que não pode haver judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem
homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.
Existem
duas afirmações nas referências acima para as quais eu gostaria de chamar sua
atenção. Entendermos exatamente o significado dessas expressões irá nos
proporcionar uma compreensão sólida de diversas verdades bíblicas, que possuem
profundas implicações tanto do ponto de vista teológico — no que diz respeito à
vida da igreja cristã — quanto apologética — no que diz respeito a um erro
infantil de interpretação das Escrituras, que já dura mais de 150 anos e que
tem levado ao equívoco mais de 500 milhões de pessoas ao redor do mundo.
Devemos sempre nos lembrar que um número grande de seguidores de uma doutrina
não serve para provar que a mesma é certa. Temos que evitar a armadilha contida
na pergunta: afinal de contas, 500 milhões de pessoas, no mundo inteiro, não
podem estar erradas! Ou podem? Quando terminarmos a exposição das passagens
acima esperamos poder provar as verdades bíblicas que mencionamos, sem apelar
para nada que não seja apenas as Escrituras Sagradas. São elas que serão nosso
guia nessas tão importantes questões. Quanto a esses que persistem no erro de
interpretação dessas verdades, nós não duvidamos da sinceridade dos mesmos, mas
insistimos que: apesar de serem sinceros eles estão completamente enganados e
em grande perigo quanto a salvação eterna de suas almas.
O
que o apóstolo Paulo nos afirma, de modo claro e incisivo, nas passagens acima
é o seguinte: A Igreja foi formada ou criada por aquilo que ele, Paulo, chama
de Batismo com o Espírito Santo. Em outro capítulo iremos falar acerca dos
diversos ministérios do Espírito Santo com relação à vida do crente. Mas aqui,
nós queremos concentrar nossa atenção, unicamente, no que estamos chamado de
Batismo com o Espírito Santo ou Batismo no Espírito Santo.
De
acordo com o apóstolo Paulo em 1 Coríntios 12:12—13: “em um só espírito,
todos nós fomos batizados, em um Corpo”. Existem três afirmações
nessa frase e queremos analisar, cada uma delas de forma separada, para
entendermos melhor o que o apóstolo Paulo está dizendo:
Em um só espírito — Isto
é, o espírito ao qual Paulo se refere é o Espírito Santo, verdade essa que
também está afirmado em Efésios 4:4. É através desse e nesse Espírito Santo que
duas coisas são realizadas em nossas vidas.
Todos nós fomos
batizados — Em português essa afirmação está no modo
indicativo, no tempo pretérito perfeito, e descreve uma ação passiva da nossa
parte. Isso que dizer que a ação descrita aconteceu no passado, de uma forma
completa e terminada e nós não tivemos nenhuma participação ativa no que
aconteceu. E tudo isso, aconteceu independentemente do tempo em que estamos
lendo esses versículos. Apenas recebemos os benefícios ou fomos agraciados
pelos seus efeitos. Em grego, todavia, a expressão ἐβαπτίσθημεν — ebaptísthemen —
fomos batizados, está na forma verbal chamada de “aoristo indicativo passivo”.
O tempo grego aoristo é complexo, mas mesmo assim vamos tentar definir o mesmo:
O Aoristo, de
forma básica, descreve a ação expressa pelo verbo da seguinte maneira: ele
considera a ação, o evento ou o estado em si, como um todo, i.e., descreve um
único evento de cada vez. Dessa forma, o uso do tempo aoristo se refere a ação
em si mesma, sem se preocupar em especificar sua duração, a maneira como a mesma
acontece nem seu resultado final. Por esses motivos, muitas vezes, o aoristo é
considerado um tempo verbal indefinido. Diante dessa definição, nós podemos
concluir que nossa tradução em português — fomos batizados — reflete, da melhor
maneira que é possível em nosso idioma, um
único ato praticado pelo Espírito Santo a nosso favor e no qual nós fomos objetos
passivos do mesmo. Ao avançarmos na exposição dessa e da próxima passagem —
Gálatas 3:26—28 — ficará mais claro porque o Espírito Santo escolheu essa forma
verbal para descrever a ação do próprio Espírito Santo no ato que estamos
chamando de Batismo com o Espírito Santo.
Em um Corpo —
Isto é, todos os crentes verdadeiros foram colocados em um único Corpo, que é a
Igreja, o Corpo de Cristo. O próprio Jesus é o cabeça desse Corpo.
Em Gálatas 3:26—28 nós
queremos concentrar nossa atenção na expressão, que diz:
Fostes batizados em Cristo —
Novamente nos vemos diante de uma afirmação, em português, que está no modo
indicativo, no tempo pretérito perfeito e que também descreve os recipientes da
ação como passivos. Como a forma no grego, relativa ao batismo aqui mencionado,
é exatamente a mesma que encontramos em 1 Coríntios 12:12—13, ou seja ἐβαπτίσθητε – ebaptísthete —
fostes batizados, o verbo é exatamente o mesmo: aoristo indicativo passivo. A
variação no final das duas expressões em grego, que deve ter sido notada pelo
leitor, diz respeito ao pronome pessoal a que se refere: no caso de 1 Coríntios
12:12—13 temos a primeira pessoa do plural — nós —enquanto, em Gálatas 3:26—28 estamos lidando
com a segunda pessoa do plural — vós.
Nesse
instante, existem duas perguntas intermediárias, mas da maior importância, que
precisamos fazer:
1. Em
1 Coríntios
12:12—13, Paulo afirma que todos nós fomos batizados.
Naquele momento, Paulo estava se referindo apenas a ele e aos membros da igreja
em Corinto — nós. Pergunto: foram todos os coríntios batizados com o Espírito
Santo, no mesmo dia que o apóstolo Paulo? E mais? Foram todos os crentes em
Corinto batizados com o Espírito em um mesmo dia? A resposta imediata é: claro
que não, mas como iremos ver, eles foram sim e isso explica, em grande parte o
uso do verbo no aoristo indicativo passivo no grego. Além do mais, nós podemos
acrescentar aqui, que: a afirmação de Paulo não diz respeito somente a ele e
aos crentes da Igreja em Corinto, mas pela sua formulação a mesma acaba por
incluir todos os crentes de todas as épocas, inclusive você e eu em pleno
século XXI.
2. Em Gálatas 3:26—28,
Paulo diz: fostes batizados em Cristo.
Pergunto: foram todos os gálatas, verdadeiramente crentes, batizados com o
Espírito Santo em um mesmo dia? Novamente a resposta imediata seria: é lógico
que não. Mas também, como iremos ver, eles foram sim e mais: também foram
batizados com o Espírito Santo num mesmo dia e momento junto com Paulo, com
todos os coríntios, além de todos os verdadeiros crentes em Cristo, de todas as
eras. Em seguida esperamos mostrar como isso aconteceu a todos nós, em um só
grande e glorioso evento.
Antes
de prosseguirmos com nossa tentativa de provar que todos os cristãos, sem
exceção, foram batizados com o Espírito Santo em um único e mesmo momento, nós
temos que ver as consequências do Batismo com Espírito Santo em nossas vidas
como apresentadas nas passagens acima. Nessas passagens nós somos ensinados as
seguintes verdades, porque fomos todos Batizados com o Espírito Santo: Quando
fomos batizados com o Espírito Santo:
1. Paulo
afirma: Todos
nós fomos batizados — Em primeiro lugar, isso significa que todos nós
fomos inseridos ou colocados no Corpo de Cristo, que é a Igreja. Isso quer
dizer, que todos nós estamos unidos com Cristo de uma maneira indelével. Mas
mesmo que o corpo seja apenas um, o mesmo possui vários membros — ver 1
Coríntios 12:26—27. Aqui estamos falando de UNIDADE e não de UNIFORMIDADE. É
verdade que estamos todos em Cristo, mas não temos todos a mesma função no
Corpo de Cristo, que é a Igreja. Precisamos aprender, de uma vez por todas, que
não existe unidade sem diversidade — ver estudos anteriores dessa mesma série
por meio dos links abaixo.
2. Depois,
Paulo diz: A todos nos foi dado beber de um só Espírito —
Em segundo lugar, o Batismo com o Espírito Santo, além de nos unir com Cristo
em Seu Corpo que é a igreja, também nos une, de maneira indelével, uns com os
outros, de tal sorte que nosso desenvolvimento e bem estar espiritual estão
atrelados a essa união com os outros crentes. Nós precisamos deles e eles
precisam de nós. Isso nos ensina que em Cristo não existem pessoas que são mais
importantes que outras. Todos, sem exceção, estamos EM CRISTO. Essa é a nossa
POSIÇÃO. Mas isso não que dizer que temos todos a mesma função. Precisamos
aprender a diferenciar essas duas coisas: POSIÇÃO e FUNÇÃO. Mas nunca devemos
cometer o erro de valorizar uma função sobre outra qualquer — ver 1 Coríntios 12:24—25.
Dessa
forma nós temos o seguinte modelo apresentado pelas Escrituras, no que diz
respeito à nossa união com Cristo e uns com os outros:
DEUS — PAI, FILHO e ESPÍRITO SANTO
O POVO DE DEUS — O CORPO DE CRISTO, A IGREJA
O INDIVÍDUO — CADA CRENTE INDIVIDUALMENTE
Conclusão:
Podemos então definir o Batismo
com o Espírito Santo como sendo “a colocação ou identificação dos que creem com
ou no corpo de Cristo, que é a igreja, onde estamos unidos com Cristo e uns com
os outros de modo indelével – ver 1 Coríntios 12:12—13; Efésios 1:22—23; Colossenses
1:18; assim como, a colocação do cristão na própria Pessoa do Senhor Jesus
Cristo — ver Gálatas 3:26—28.
OUTROS ESTUDOS ACERCA DE EDUCAÇÃO CRISTÃ
001 — A EXCELÊNCIA DA VIDA PESSOAL DAQUELES QUE DESEJAM ENSINAR — PARTE 001
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002 — A EXCELÊNCIA DA VIDA PESSOAL DAQUELES QUE DESEJAM ENSINAR — PARTE 002
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003 —A EXCELÊNCIA DA VIDA PESSOAL DAQUELES QUE DESEJAM ENSINAR — PARTE 003
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004 — A IMPORTÂNCIA DA ALIANÇA COM DEUS
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005 — OS ALVOS DA EDUCAÇÃO CRISTÃ
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006 — A IGREJA NO PRINCÍPIO DO SÉCULO XXI – PARTE 001 — INTRODUÇÃO — OS COLONIZADORES VÊM EM NOME DE DEUS
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007 — A IGREJA NO PRINCÍPIO DO SÉCULO XXI – PARTE 002 — NOSSAS ESCOLAS TEOLÓGICAS
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008 — A IGREJA NO PRINCÍPIO DO SÉCULO XXI – PARTE 003 — IGREJAS CORPORATIVISTAS E INSTITUCIONALIZADAS E EDUCAÇÃO CRISTÃ PADRONIZADA
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009 — A IGREJA NO PRINCÍPIO DO SÉCULO XXI – PARTE 004 — CONSUMISMO E CELEBRITISMO
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010 — O PROPÓSITO SINGULAR DE DEUS PARA OS NOSSOS DIAS
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011 — A PALAVRA IGREJA NO NOVO TESTAMENTO
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012 — A EXPRESSÃO GREGA “EM CRISTO” — ἐν Χριστῷ
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013 — O ENSINO DO NOVO TESTAMENTO ACERCA DA IGREJA
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014 — O ENSINO DO NOVO TESTAMENTO ACERCA DA IGREJA — Parte 002
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015 — O ENSINO DO NOVO TESTAMENTO ACERCA DA IGREJA — Parte 003
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016 — O ENSINO DO NOVO TESTAMENTO ACERCA DA IGREJA — Parte 004 — A IGREJA COMO PLENITUDE
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017 — O ENSINO DO NOVO TESTAMENTO ACERCA DA IGREJA — Parte 005 — A UNIDADE DA IGREJA CRISTÃ
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018 — O ENSINO DO NOVO TESTAMENTO ACERCA DA IGREJA — Parte 006 — HUMILDADE E AMOR EM MEIO À DIVERSIDADE DE DONS
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019 — O ENSINO DO NOVO TESTAMENTO ACERCA DA IGREJA — Parte 007 — A IGREJA COMO MISTÉRIO DE DEUS
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020 — O ENSINO DO NOVO TESTAMENTO ACERCA DA IGREJA — Parte 008 — COMO A IGREJA É FORMADA OU CRIADA?
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021 — O ENSINO DO NOVO TESTAMENTO ACERCA DA IGREJA — PARTE 009 — QUANDO A IGREJA COMEÇOU?
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022 — OS MINISTÉRIOS DO ESPÍRITO SANTO — PARTE 001
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024 — A DISCIPLINA DA IGREJA — PARTE 001 — O DISCIPULADO
Que deus abençoe a
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