O objetivo dessa série é apresentar os três primeiros capítulos do Livro do Apocalipse. Neles vamos encontrar uma REVELAÇÃO muito especial da pessoa de Jesus Cristo. Cremos que é disso que a Igreja dos nossos Dias precisa: Um encontro pessoal e profundo com o Senhor que diz de si mesmo: Eu sou o Alfa e Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso. No Final de cada estudo o leitor encontrará os links para os estudos seguintes:
Texto: Apocalipse 3:14—22
Introdução.
A. Hoje vamos iniciar nossa apresentação da última carta escrita pelo apóstolo João, e que foi ditada pelo próprio Senhor Jesus Cristo para ser enviada para a Igreja em Laodiceia.
B.
Em cada carta enviada, como tivemos a oportunidade de destacar, o Senhor Jesus
nos apresenta uma marca diferente que deve caracterizar toda igreja verdadeira.
Toda igreja composta de crentes habitados pelo Espírito Santo.
1.
Assim, a ênfase para Éfeso era Amor pelo Senhor Jesus.
2.
Para Esmirna, a ênfase estava no sofrimento que viria sobre a mesma caso não
mudassem de postura.
3.
Para Pérgamo a defesa da verdade é enfatizada.
4.
Em Tiatira Jesus enfatiza a necessidade de santidade.
5.
Para Sardes a ênfase estava na Realidade de uma vida verdadeira e sem
falsidades.
6.
Para Filadélfia, Jesus enfatizou a oportunidade que estava dando para aquela
Igreja.
C.
O caso de Laodiceia é singular entre todas essas cartas. Nela encontramos uma
denúncia feroz, mas também um suave apelo para que a mesma demonstre verdadeiro
FERVOR por Cristo e Sua obra.
CRISTO
SE APRESENTA PARA A IGREJA EM LAODICEIA
I. Laodiceia
A.
Laodiceia estava localizada cerca de 65 quilômetros a sudeste de Filadélfia e
de 150 quilômetros a leste de Éfeso.
B. Laodiceia era junto com
Hierápolis e Colossos uma das três cidades construídas no vale do rio Lico.
B.
Hierápolis ficava na parte mais elevada, Laodiceia estava localizada no centro
e Colossos na parte mais baixa do vale. É importante nos lembrarmos dessas
posições geográficas porque algo do que Jesus fala tem relacionamento direto
com a localização dessas cidades.
D.
Não sabemos como o evangelho chegou nessa cidade, mas é muito provável que as
primeiras sementes tenham sido plantadas ali por companheiros de Paulo, como
Epafras. O mesmo também é verdadeiro com relação à Igreja em Colossos e
Hierápolis.
Colossenses 1:7
Segundo fostes instruídos por
Epafras, nosso amado conservo e, quanto a vós outros, fiel ministro de Cristo.
Colossenses 2:1
Gostaria, pois, que soubésseis
quão grande luta venho mantendo por vós, pelos laodicenses e por quantos não me
viram face a face.
Colossenses 4:12—16
12 Saúda-vos Epafras, que é
dentre vós, servo de Cristo Jesus, o qual se esforça sobremaneira,
continuamente, por vós nas orações, para que vos conserveis perfeitos e
plenamente convictos em toda a vontade de Deus.
13 E dele dou testemunho de que
muito se preocupa por vós, pelos de Laodiceia e pelos de Hierápolis.
14 Saúda-vos Lucas, o médico
amado, e também Demas.
15 Saudai os irmãos de Laodiceia,
e Ninfa, e à igreja que ela hospeda em sua casa.
16 E, uma vez lida esta epístola
perante vós, providenciai por que seja também lida na igreja dos laodicenses; e
a dos de Laodiceia, lede-a igualmente perante vós.
II. Como Jesus se Apresenta Para
a Igreja em Laodiceia
A.
A situação da igreja em Laodiceia era mesmo patética. Jesus se dirige a ela como:
1.
O Amém
— é uma palavra originalmente hebraica cujo significado e: confirmar ou
verificar. É usada no Antigo Testamento como uma forma de confirmar um salmo ou
uma oração. No Novo Testamento todas as vezes que Jesus usou a expressão “Em
verdade, em verdade ou apenas em verdade, e etc., ele estava usando a expressão
hebraica amém, amém. Só no evangelho de João encontramos 25 améns duplos. Tal
expressão serve para enfatizar algo importante ou uma verdade solene. É assim
que Jesus começa falando com a Igreja em Laodiceia: Eu sou aquele que fala a
verdade e falo solenemente, portanto prestem atenção!
2.
A Testemunha Fiel e
Verdadeira — Aqui Jesus deseja nos ensinar que ele é o
modelo perfeito em “fidelidade” como testemunha diante do mundo de que o caminho
de Deus é superior a qualquer outro caminho. Lembrem-se sempre das palavras de
Jesus em —
Mateus 7:13—14
13 Entrai pela porta estreita
(larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz para a perdição, e são
muitos os que entram por ela),
14 porque estreita é a porta, e
apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com
ela.
Como
podemos ver a caminhada cristã não é um convite para um passeio no campo. É
algo árduo que exige fervor, da nossa parte, e fervor era algo que estava muito
em falta na Igreja em Laodiceia.
3.
O princípio da
criação de Deus — Jesus não apenas participou da
Criação original, mas ele será também o Criador de Novos Céus e de uma Nova
Terra. O povo de Laodiceia conhecia bem essa verdade, porque eles conheciam a
carta que foi enviada para a Igreja em Colossos, onde lemos:
Colossenses 1:15—16
15 Este é a imagem do Deus
invisível, o primogênito de toda a criação;
16 pois, nele, foram criadas
todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam
tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado
por meio dele e para ele.
Cuidado,
não se deixe enganar. Quando Jesus é chamado de o primogênito
de toda a criação, isso não quer dizer que ele foi o
primeiro a ser criado. O que Paulo está afirmando é quer foi por meio dele que
todas as coisas foram criadas, como o verso 16 afirma explicitamente.
Conclusão:
A.
Pense um pouco: quando Jesus fala você presta realmente atenção? Você tem
verdadeira vontade de obedecer ao que está sendo dito? De nada adianta clamar
Senhor, Senhor, se não obedecemos à Sua vontade:
Lucas 6:46
Por que me chamais Senhor, Senhor, e não fazeis o que vos mando?
B. Pense na tremenda contradição que existe em nossas vidas com base nas palavras de Jesus no verso acima.
C. Como mencionamos a vida cristã é um desafio diário. É necessário fervor para perseverar caminhando pelo caminho apertado, mas que é o único caminho que conduz para a vida eterna.
D. Os três termos que Jesus usa para se apresentar para a Igreja em Laodiceia:
1. O Amem.
2. A Testemunha Fiel e Verdadeira.
3. O Princípio da Criação de Deus.
servem para confirmar uma verdade muito repetida nessas cartas: JESUS É DEUS!
E. O apóstolo João reconhece isso em seu evangelho quando escreve:
João 1:1—3
1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
2 Ele estava no princípio com Deus.
3 Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez.
F. Que todos nós possamos abrir nossos corações hoje para realmente ouvirmos — praticarmos — o que acabamos de ouvir.
Tiago 1:22
Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.
OUTRAS
MENSAGENS ACERCA DO APOCALIPSE: INTRODUÇÃO E CARTAS ÀS SETE IGREJAS
APOCALIPSE 1:1—20 — SERMÃO 001 — INTRODUÇÃO AO LIVRO DO APOCALIPSE
APOCALIPSE 1:1—20 — SERMÃO 002 — UMA VISÃO DE JESUS CRISTO — PARTE 001
APOCALIPSE 1:1—20 — SERMÃO 003 — UMA VISÃO DE JESUS CRISTO — PARTE 002
APOCALIPSE 2:1—7 — SERMÃO 004 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM ÉFESO — PARTE
001
APOCALIPSE 2:1—7 — SERMÃO 005 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM ÉFESO — PARTE
002
APOCALIPSE 2:8—11 — SERMÃO 006 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM ESMIRNA —
PARTE 001
APOCALIPSE 2:8—11 — SERMÃO 007 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM ESMIRNA —
PARTE 002
APOCALIPSE 2:12—17 — SERMÃO 008 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM PÉRGAMO —
PARTE 001
APOCALIPSE 2:12—17 — SERMÃO 009 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM PÉRGAMO —
PARTE 002
APOCALIPSE 2:12—17 — SERMÃO 010 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM PÉRGAMO —
PARTE 003
APOCALIPSE 2:12—17 — SERMÃO 011 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM PÉRGAMO —
PARTE 004
APOCALIPSE 2:12—17 — SERMÃO 012 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM PÉRGAMO —
PARTE 005 FINAL
APOCALIPSE 2:18—29 — SERMÃO 013 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM TIATIRA —
PARTE 001
APOCALIPSE 2:18—29 — SERMÃO 014 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM TIATIRA —
PARTE 002
APOCALIPSE 2:18—29 — SERMÃO 015 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM TIATIRA —
PARTE 003
APOCALIPSE 2:18—29 — SERMÃO 016 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM TIATIRA —
PARTE 004
APOCALIPSE 2:18—29 — SERMÃO 017 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM TIATIRA —
PARTE 005
APOCALIPSE 2:18—29 — SERMÃO 018A/B — UMA CARTA PARA A IGREJA EM TIATIRA
— PARTE 006A/B
APOCALIPSE 3:1—6 — SERMÃO 019 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM SARDES— PARTE
001
APOCALIPSE 3:1—6 — SERMÃO 020 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM SARDES— PARTE
002
APOCALIPSE 3:1—6 — SERMÃO 021 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM SARDES— PARTE
003
APOCALIPSE 3:1—6 — SERMÃO 022 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM SARDES— PARTE
004
APOCALIPSE 3:1—6 — SERMÃO 023 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM SARDES— PARTE
005 — FINAL
Apocalipse
3:7—13 — SERMÃO 024 – UMA CARTA PARA A IGREJA EM FILADÉLFIA — PARTE 001
Apocalipse
3:7—13 — SERMÃO 025 – UMA CARTA PARA A IGREJA EM FILADÉLFIA — PARTE 002
Apocalipse
3:7—13 — SERMÃO 026 – UMA CARTA PARA A IGREJA EM FILADÉLFIA — PARTE 003
Apocalipse
3:7—13 — SERMÃO 027 – UMA CARTA PARA A IGREJA EM FILADÉLFIA — PARTE 004
Apocalipse
3:7—13 — SERMÃO 028 – UMA CARTA PARA A IGREJA EM FILADÉLFIA — PARTE 005
Apocalipse
3:14—22 — SERMÃO 029 – UMA CARTA PARA A IGREJA EM LAODICEIA — PARTE 001
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/06/apocalipse-introducao-e-as-cartas-as.html
APOCALIPSE 3:14—22 — SERMÃO 030 – UMA CARTA PARA A IGREJA EM LAODICEIA — PARTE 002
Que
Deus abençoe a todos.
Alexandros
Meimaridis
PS.
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já agradecemos a todos.
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