quarta-feira, 28 de junho de 2017

APOCALIPSE — INTRODUÇÃO E AS CARTAS ÀS SETE IGREJAS DA ÁSIA - SERMÃO 029 – UMA CARTA PARA A IGREJA EM LAODICEIA — PARTE 001


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O objetivo dessa série é apresentar os três primeiros capítulos do Livro do Apocalipse. Neles vamos encontrar uma REVELAÇÃO muito especial da pessoa de Jesus Cristo. Cremos que é disso que a Igreja dos nossos Dias precisa: Um encontro pessoal e profundo com o Senhor que diz de si mesmo: Eu sou o Alfa e Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso. No Final de cada estudo o leitor encontrará os links para os estudos seguintes:
Texto: Apocalipse 3:14—22
Introdução.

A. Hoje vamos iniciar nossa apresentação da última carta escrita pelo apóstolo João, e que foi ditada pelo próprio Senhor Jesus Cristo para ser enviada para a Igreja em Laodiceia.
B. Em cada carta enviada, como tivemos a oportunidade de destacar, o Senhor Jesus nos apresenta uma marca diferente que deve caracterizar toda igreja verdadeira. Toda igreja composta de crentes habitados pelo Espírito Santo.
1. Assim, a ênfase para Éfeso era Amor pelo Senhor Jesus.
2. Para Esmirna, a ênfase estava no sofrimento que viria sobre a mesma caso não mudassem de postura.
3. Para Pérgamo a defesa da verdade é enfatizada.
4. Em Tiatira Jesus enfatiza a necessidade de santidade.
5. Para Sardes a ênfase estava na Realidade de uma vida verdadeira e sem falsidades.
6. Para Filadélfia, Jesus enfatizou a oportunidade que estava dando para aquela Igreja.
C. O caso de Laodiceia é singular entre todas essas cartas. Nela encontramos uma denúncia feroz, mas também um suave apelo para que a mesma demonstre verdadeiro FERVOR por Cristo e Sua obra.
CRISTO SE APRESENTA PARA A IGREJA EM LAODICEIA
I. Laodiceia
A. Laodiceia estava localizada cerca de 65 quilômetros a sudeste de Filadélfia e de 150 quilômetros a leste de Éfeso.
B. Laodiceia era junto com Hierápolis e Colossos uma das três cidades construídas no vale do rio Lico.
B. Hierápolis ficava na parte mais elevada, Laodiceia estava localizada no centro e Colossos na parte mais baixa do vale. É importante nos lembrarmos dessas posições geográficas porque algo do que Jesus fala tem relacionamento direto com a localização dessas cidades.
D. Não sabemos como o evangelho chegou nessa cidade, mas é muito provável que as primeiras sementes tenham sido plantadas ali por companheiros de Paulo, como Epafras. O mesmo também é verdadeiro com relação à Igreja em Colossos e Hierápolis.  
Colossenses 1:7
Segundo fostes instruídos por Epafras, nosso amado conservo e, quanto a vós outros, fiel ministro de Cristo.
Colossenses 2:1
Gostaria, pois, que soubésseis quão grande luta venho mantendo por vós, pelos laodicenses e por quantos não me viram face a face.
Colossenses 4:12—16
12 Saúda-vos Epafras, que é dentre vós, servo de Cristo Jesus, o qual se esforça sobremaneira, continuamente, por vós nas orações, para que vos conserveis perfeitos e plenamente convictos em toda a vontade de Deus.
13 E dele dou testemunho de que muito se preocupa por vós, pelos de Laodiceia e pelos de Hierápolis.
14 Saúda-vos Lucas, o médico amado, e também Demas.
15 Saudai os irmãos de Laodiceia, e Ninfa, e à igreja que ela hospeda em sua casa.
16 E, uma vez lida esta epístola perante vós, providenciai por que seja também lida na igreja dos laodicenses; e a dos de Laodiceia, lede-a igualmente perante vós.
II. Como Jesus se Apresenta Para a Igreja em Laodiceia
A. A situação da igreja em Laodiceia era mesmo patética. Jesus se dirige a ela como:
1. O Amém — é uma palavra originalmente hebraica cujo significado e: confirmar ou verificar. É usada no Antigo Testamento como uma forma de confirmar um salmo ou uma oração. No Novo Testamento todas as vezes que Jesus usou a expressão “Em verdade, em verdade ou apenas em verdade, e etc., ele estava usando a expressão hebraica amém, amém. Só no evangelho de João encontramos 25 améns duplos. Tal expressão serve para enfatizar algo importante ou uma verdade solene. É assim que Jesus começa falando com a Igreja em Laodiceia: Eu sou aquele que fala a verdade e falo solenemente, portanto prestem atenção!
2. A Testemunha Fiel e Verdadeira — Aqui Jesus deseja nos ensinar que ele é o modelo perfeito em “fidelidade” como testemunha diante do mundo de que o caminho de Deus é superior a qualquer outro caminho. Lembrem-se sempre das palavras de Jesus em —
Mateus 7:13—14
13 Entrai pela porta estreita (larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela),
14 porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela.
Como podemos ver a caminhada cristã não é um convite para um passeio no campo. É algo árduo que exige fervor, da nossa parte, e fervor era algo que estava muito em falta na Igreja em Laodiceia.
3. O princípio da criação de Deus — Jesus não apenas participou da Criação original, mas ele será também o Criador de Novos Céus e de uma Nova Terra. O povo de Laodiceia conhecia bem essa verdade, porque eles conheciam a carta que foi enviada para a Igreja em Colossos, onde lemos:
Colossenses 1:15—16
15 Este é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;
16 pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele.
Cuidado, não se deixe enganar. Quando Jesus é chamado de o primogênito de toda a criação, isso não quer dizer que ele foi o primeiro a ser criado. O que Paulo está afirmando é quer foi por meio dele que todas as coisas foram criadas, como o verso 16 afirma explicitamente.
Conclusão:

A. Pense um pouco: quando Jesus fala você presta realmente atenção? Você tem verdadeira vontade de obedecer ao que está sendo dito? De nada adianta clamar Senhor, Senhor, se não obedecemos à Sua vontade:

Lucas 6:46

Por que me chamais Senhor, Senhor, e não fazeis o que vos mando?

B. Pense na tremenda contradição que existe em nossas vidas com base nas palavras de Jesus no verso acima.

C. Como mencionamos a vida cristã é um desafio diário. É necessário fervor para perseverar caminhando pelo caminho apertado, mas que é o único caminho que conduz para a vida eterna.

D. Os três termos que Jesus usa para se apresentar para a Igreja em Laodiceia:

1. O Amem.

2. A Testemunha Fiel e Verdadeira.

3. O Princípio da Criação de Deus.

servem para confirmar uma verdade muito repetida nessas cartas: JESUS É DEUS!

E. O apóstolo João reconhece isso em seu evangelho quando escreve:

João 1:1—3

1  No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.

2  Ele estava no princípio com Deus.

3  Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez.

F. Que todos nós possamos abrir nossos corações hoje para realmente ouvirmos — praticarmos — o que acabamos de ouvir.

Tiago 1:22

Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.

OUTRAS MENSAGENS ACERCA DO APOCALIPSE: INTRODUÇÃO E CARTAS ÀS SETE IGREJAS
APOCALIPSE 1:1—20 — SERMÃO 001 — INTRODUÇÃO AO LIVRO DO APOCALIPSE
APOCALIPSE 1:1—20 — SERMÃO 002 — UMA VISÃO DE JESUS CRISTO — PARTE 001
APOCALIPSE 1:1—20 — SERMÃO 003 — UMA VISÃO DE JESUS CRISTO — PARTE 002
APOCALIPSE 2:1—7 — SERMÃO 004 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM ÉFESO — PARTE 001
APOCALIPSE 2:1—7 — SERMÃO 005 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM ÉFESO — PARTE 002
APOCALIPSE 2:8—11 — SERMÃO 006 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM ESMIRNA — PARTE 001
APOCALIPSE 2:8—11 — SERMÃO 007 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM ESMIRNA — PARTE 002
APOCALIPSE 2:12—17 — SERMÃO 008 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM PÉRGAMO — PARTE 001
APOCALIPSE 2:12—17 — SERMÃO 009 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM PÉRGAMO — PARTE 002
APOCALIPSE 2:12—17 — SERMÃO 010 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM PÉRGAMO — PARTE 003
APOCALIPSE 2:12—17 — SERMÃO 011 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM PÉRGAMO — PARTE 004
APOCALIPSE 2:12—17 — SERMÃO 012 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM PÉRGAMO — PARTE 005 FINAL
APOCALIPSE 2:18—29 — SERMÃO 013 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM TIATIRA — PARTE 001
APOCALIPSE 2:18—29 — SERMÃO 014 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM TIATIRA — PARTE 002
APOCALIPSE 2:18—29 — SERMÃO 015 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM TIATIRA — PARTE 003
APOCALIPSE 2:18—29 — SERMÃO 016 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM TIATIRA — PARTE 004
APOCALIPSE 2:18—29 — SERMÃO 017 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM TIATIRA — PARTE 005
APOCALIPSE 2:18—29 — SERMÃO 018A/B — UMA CARTA PARA A IGREJA EM TIATIRA — PARTE 006A/B
APOCALIPSE 3:1—6 — SERMÃO 019 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM SARDES— PARTE 001
APOCALIPSE 3:1—6 — SERMÃO 020 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM SARDES— PARTE 002
APOCALIPSE 3:1—6 — SERMÃO 021 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM SARDES— PARTE 003
APOCALIPSE 3:1—6 — SERMÃO 022 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM SARDES— PARTE 004
APOCALIPSE 3:1—6 — SERMÃO 023 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM SARDES— PARTE 005 — FINAL
Apocalipse 3:7—13 — SERMÃO 024 – UMA CARTA PARA A IGREJA EM FILADÉLFIA — PARTE 001
Apocalipse 3:7—13 — SERMÃO 025 – UMA CARTA PARA A IGREJA EM FILADÉLFIA — PARTE 002
Apocalipse 3:7—13 — SERMÃO 026 – UMA CARTA PARA A IGREJA EM FILADÉLFIA — PARTE 003
Apocalipse 3:7—13 — SERMÃO 027 – UMA CARTA PARA A IGREJA EM FILADÉLFIA — PARTE 004
Apocalipse 3:7—13 — SERMÃO 028 – UMA CARTA PARA A IGREJA EM FILADÉLFIA — PARTE 005
Apocalipse 3:14—22 — SERMÃO 029 – UMA CARTA PARA A IGREJA EM LAODICEIA — PARTE 001
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/06/apocalipse-introducao-e-as-cartas-as.html


APOCALIPSE 3:14—22 — SERMÃO 030 – UMA CARTA PARA A IGREJA EM LAODICEIA — PARTE 002

Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

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Desde já agradecemos a todos.          

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