Quadro de René Magritte
Essa é uma série cujo
propósito é estudar os conceitos bíblicos de vida, morte, estado intermediário
e eternidade. No final de cada estudo você irá encontrar links para outros
estudos. A Série tem o título Geral de:
Vida, Morte, Estado Intermediário e Eternidade.
I. רוּחַ — ruach — vento, hálito, mente e espírito
A palavra ruach é encontrada 361 vezes nas suas formas hebraicas e
caldaicas no Antigo Testamento. Essa palavra é traduzida, de maneira aproximada
na versão Revista e Atualizada de Almeida, da seguinte maneira:
Espírito de Deus 105X
|
Espírito como atitude
51X
|
Mente 6 X
|
Veia 2X
|
Espírito no homem 59X
|
Espíritos referência
a anjos 23X
|
Lado do vento 7X
|
Ar 1X
|
O vento 43X
|
Fôlego 14 X
|
Tormenta 4X
|
Tempestade 1X
|
II. A Definição dos Dicionários
Os
dicionários definem a expressão ruach de
nove maneiras diferentes, dependendo do contexto:
A –
O Espírito de Deus, i.e., o Espírito Santo.
B –
Anjos, bons e maus.
C –
O princípio da vida nos homens e nos animais.
D –
Espíritos desencarnados.
E –
Fôlego.
F –
Ar.
G –
Disposição ou atitude.
H – O lugar onde se assentam as emoções.
I –
O lugar onde se concentram a mente e a vontade nos homens.[1]
III. A Septuaginta
Os
tradutores da Septuaginta — LXX — utilizaram a expressão grega πνεῦμα— pneuma — espírito, como equivalente da expressão ruach todas às vezes, com exceção de 75 vezes, que são
alguns casos em que a palavra ruach se
refere ao vento. A palavra πνεῦμα— pneuma — espírito, é usada 388 vezes na Septuaginta. Às
vezes em que a palavra não é a equivalente a ruach,
ela é a tradução de outras palavras tais como נֶפֶשׁ — nepesh: sopro, vida, desejo, alma.
IV. A Evidência Exegética
A. A
Expressão ruach, da mesma forma que nepesh tem uma grande variedade de significados:
1 – Ao
que parece servia, feralmente, para traduzir a ideia do vento que é invisível e
imaterial —
Gênesis. 8:1
Lembrou-se Deus de Noé
e de todos os animais selváticos e de todos os animais domésticos que com ele
estavam na arca; Deus fez soprar um vento sobre a terra, e baixaram as águas.
2 –
Como Deus é invisível e imaterial, Ele é descrito como Espírito em —
Isaías 63:10
Mas eles se revoltaram
contra Deus e ofenderam o seu santo Espírito. Por isso, Deus se tornou inimigo
deles e começou a lutar contra eles.
3 –
Como os Anjos de Deus são invisíveis e imateriais são chamados de Espíritos em —
Salmos 104:4
Fazes com que os ventos
sejam os teus mensageiros e com que os relâmpagos sejam os teus servidores.
Hebreus 1:14
Então, o que são os
anjos? Todos eles são espíritos que servem a Deus, os quais ele envia para
ajudar os que vão receber a salvação — na Nova Tradução na Linguagem de Hoje.
4 –
Como o princípio da vida, que anima tanto os homens como os animais é invisível
e imaterial, é também chamado de Espírito —
Gênesis 7:22
Tudo o que tinha fôlego
de vida em suas narinas, tudo o que havia em terra seca, morreu.
Nesse
sentido, Espírito é visto, como o fôlego de vida que parte e causa a morte do
corpo físico — morte no sentido de separação entre as duas partes, material e
imaterial, e não no sentido de fim da existência.
5 –
Como o homem tem uma parte invisível e imaterial entendido como o Eu ou alma, a
qual transcende o princípio da vida física, porque é autoconsciente, assim,
tanto a mente quanto o coração do homem são chamados Espírito —
Salmos . 77:6
De noite indago o meu
íntimo, e o meu espírito perscruta.
Provérbios 29:1
O homem que muitas
vezes repreendido endurece a cerviz será quebrantado de repente sem que haja
cura.
Note
a implicações de Isaías 42:5 para os que defendem a idéia de que a expressão
Espírito se refere exclusivamente ao princípio físico da vida. Note como o espírito
concedido por Deus é diferenciado das outras coisas criadas em —
Isaías 42:5
Assim diz Deus, o
SENHOR, que criou os céus e os estendeu, formou a terra e a tudo quanto produz;
que dá fôlego de vida ao povo que nela está e o espírito aos que andam nela.
O
movimento do ar era, geralmente, entendido como um símbolo duma presença
sobrenatural —
Jó 4:15
Então, um espírito
passou por diante de mim; fez-me arrepiar os cabelos do meu corpo.
Este
conceito é paralelo ao expressado pela palavra רְפָאִים — refaiym — almas
desencarnados —
Jó 26:5
A alma dos mortos
tremem debaixo das águas com seus habitantes.
Assim
temos que, enquanto na morte o princípio ou fôlego de vida cessa de existir,
tanto nos homens quanto nos animais, o lado autoconsciente dos homens ou o
espírito dos mesmos ascendem para Deus
Salmos 31:5
Nas tuas mãos, entrego
o meu espírito; tu me remiste, SENHOR, Deus da verdade.
Eclesiastes 12:7
E o pó volte à terra,
como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu.
6 –
O Espírito Santo é aquele que proporciona as disposições ou atitudes da vida
física que transcendem essa mesma vida —
Isaías 11:2
Repousará sobre ele o
Espírito do SENHOR, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de
conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do SENHOR.
Romanos 1:4
E foi designado Filho
de Deus com poder, segundo o espírito de santidade pela ressurreição dos
mortos, a saber, Jesus Cristo, nosso Senhor.
Apocalipse. 3:1
Ao anjo da igreja em Sardes escreve: Estas coisas
diz aquele que tem os sete Espíritos de Deus e as sete estrelas: Conheço as
tuas obras, que tens nome de que vives e estás morto.
Nota: Os sete Espíritos de Deus
não são sete Espíritos distintos como alguns pretendem e sim sete formas
distintas, entre não sabemos quantas possíveis, do Espírito Santo se
manifestar, como indicado na passagem de Isaías 11:2 acima.
CONTINUA...
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Que
Deus abençoe a todos.
Alexandros
Meimaridis
PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem
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Desde já agradecemos a todos.
[1] Gesenius, H. F. W., Driver S. R., Briggs, Charles A., Brown, Francis, Robinson, Edward.
A Hebrew and English Lexicon of the Old
Testament. Oxford University Press,
Oxford, 1952.
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