terça-feira, 7 de junho de 2011

Tende o Mesmo Cuidado de Uns Para Com os Outros - AMAI-VOS UNS AOS OUTROS – Parte 5- SERMÃO 012



Esse artigo é parte da série "Amai-vos Uns aos Outros" e é muito recomendável que o leitor procure conhecer todos os aspectos dos mandamentos nos quais o Senhor nos ordena demonstrarmos amor uns pelos outros. No final do artigo você encontrará links para outros estudos dessa série.

Texto: 1 Coríntios 12:24 - 25.

Introdução.

• Estamos falando acerca do amor comum que deve existir entre os cristãos.

• Como já temos visto, este amor possui várias facetas e produz os seguintes resultados.

 Esse amor demonstra nosso verdadeiro caráter.

 Esse amor confirma, pela transformação das nossas vidas, que Jesus foi, de fato, enviado por Deus.

• O mandamento de amar uns aos outros assume vários aspectos e pode ser manifestado de muitas maneiras diferentes. Entre estas maneiras nós já vimos:

 Acolhei-vos ou aceitai uns aos outros.

 Saudai uns aos outros.

• Hoje queremos abordar outros destes mandamentos de reciprocidade que diz que devemos

Ter o Mesmo Cuidado de Uns Para Com os Outros

I. Introdução

Pense, por um instante, nas respostas às seguintes perguntas, com relação à sua igreja ou comunidade local:

• Quem é a pessoa mais importante na sua igreja local ou comunidade cristã?

• Existe alguém na sua igreja ou comunidade que você imagina que vocês estariam melhor sem a presença desta pessoa?

• Você imagina que possui um ministério importante na sua igreja ou comunidade local?

• Você sente que seu serviço passa despercebido pela maioria das pessoas da sua igreja ou comunidade local?

• Existe alguém na sua igreja ou comunidade local que você percebe que é ignorado porque não é uma pessoa talentosa, esperta ou comunicativa?

• Na sua igreja ou comunidade existe algum grupo de pessoas que podem ser considerados como “celebridades”, pessoas que estão sempre debaixo da luz de algum “holofote”?

Tendo respondido a estas perguntas, agora responda a mais essa última:

• Você acha que todos os membros da sua igreja ou comunidade local possuem um nível de interesse que é igual – não diferente - pelo bem estar e pelo ministério de cada outro membro?

Bem os apóstolos da Igreja Primitiva tinham esta preocupação de que os membros das igrejas ou comunidades locais acabassem criando problemas de relacionamentos entres seus membros por não terem o mesmo cuidado de uns para com os outros. Por este motivo o apóstolo Paulo, escrevendo aos Coríntios, disse que os crentes precisam....

II. Ter Igual Cuidado de Uns Para Com Os Outros

A. O mandamento:

• Mas os nossos membros nobres não têm necessidade disso. Contudo, Deus coordenou o corpo, concedendo muito mais honra àquilo que menos tinha, para que não haja divisão no corpo; pelo contrário, cooperem os membros, com igual cuidado, em favor uns dos outros – 1 Coríntios 12:24 – 25.

B. Comentário no Contexto de 1 Coríntios 12:24 – 25.

A Igreja em Corinto era, sem sombra de dúvida:

• A mais carismática de todas as igrejas mencionadas no Novo Testamento. Os dons manifestados pelo Espírito Santo eram abundantes.

• O dom de línguas ou a capacidade de falar em línguas não conhecidas, como línguas do anjos, era a coqueluche naqueles dias.

• Mas a manifestação deste dom, em muitas ocasiões, não passava de uma falsificação grosseira e desordenada do verdadeiro dom.

• Como tal, esta manifestação era usada para gratificar o ser humano que o “possuía”, se é que possuía, esse dom. Havia, por um lado, muito orgulho envolvido naquelas manifestações. Por outro lado havia muita inveja e dor de cotovelo por parte daqueles que não possuíam tal exuberante dom.

• O resultado é que estas coisas – orgulho, inveja etc – acabavam por produzir divisões entre os crentes e com isto o testemunho do poder transformador do Senhor Jesus se perdia e os incrédulos ao redor não tinham a mínima chance de reconhecer que Jesus havia sido enviado pelo Pai.

• A Igreja em Corinto era muito carismática, mas era também a mais imatura e a mais complicada de todas as igrejas citadas no Novo Testamento. Manifestações carismáticas não são, definitivamente, sinais de espiritualidade.

Visando corrigir este problema, o apóstolo Paulo ensina o seguinte:

• Deus colocou cada um dos membros do Corpo de Cristo exatamente como Lhe aprove – ver 1 Coríntios 12:18.

• O Espírito Santo habilita a cada crente, individualmente, com o dom ou dons conforme lhe apraz – ver 1 Coríntios 12:11.

• O que o apóstolo Paulo deseja nos ensinar é o seguinte: Cada membro tem uma posição e uma função no corpo o que indica que cada membro é importante para o bom funcionamento do corpo.

Como podemos então, definir este mandamento acerca do dever que temos de ter o mesmo cuidado de uns para com os outros?

III. Definindo o “Ter o Mesmo Cuidado de Uns Para Com os Outros.

Ter o mesmo cuidado de uns para com os outros é demonstrar um interesse imparcial e igual pelo bem estar e ministério ou serviço de cada irmão baseado no reconhecimento e apreciação do fato de que cada irmão foi colocado no corpo pelo próprio Deus.

IV. Exemplo Positivo e Exemplo Negativo da Aplicação deste Mandamento.

A. Exemplo Positivo:

Quando, pois, alguém diz: Eu sou de Paulo, e outro: Eu, de Apolo, não é evidente que andais segundo os homens? Quem é Apolo? E quem é Paulo? Servos por meio de quem crestes, e isto conforme o Senhor concedeu a cada um. Eu plantei, Apolo regou; mas o crescimento veio de Deus. De modo que nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento. Ora, o que planta e o que rega são um; e cada um receberá o seu galardão, segundo o seu próprio trabalho – 1 Coríntios 3:4 – 8.

B. Exemplo Negativo:

Ouvi, meus amados irmãos. Não escolheu Deus os que para o mundo são pobres, para serem ricos em fé e herdeiros do reino que ele prometeu aos que o amam? Entretanto, vós outros menosprezastes o pobre. Não são os ricos que vos oprimem e não são eles que vos arrastam para tribunais? Não são eles os que blasfemam o bom nome que sobre vós foi invocado? Se vós, contudo, observais a lei régia segundo a Escritura: Amarás o teu próximo como a ti mesmo, fazeis bem; se, todavia, fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado, sendo argüidos pela lei como transgressores – Tiago 2:5 – 9.

Conclusão:

1. O mandamento recíproco de que devemos “ter o mesmo cuidado de uns para com os outros” possui as seguintes implicações diretas:

• Não deve existir nenhum tipo de arrogância ou orgulho por parte daqueles que, no Corpo de Cristo, são possuidores de dons ou ministérios mais visíveis ou incomuns – ver 1 Coríntios 21:21.

• Não deve existir nenhum tipo de inveja ou “dor de cotovelo” por parte daqueles que, no Corpo de Cristo, possuem dons ou ministérios que sejam menos visíveis – ver 1 Coríntios 12:15 – 16.

• Cada membro do Corpo de Cristo, entendendo que seu dom e ministério ou serviço é importante para o bem estar de todos os outros cristãos, deve procurar exercitar seu dom de forma diligente – ver Romanos 12:6 – 8.

• Se acontecer de um membro do Corpo de Cristo estar sofrendo (fisicamente, espiritualmente, emocionalmente ou materialmente falando etc) então, é dever de todos os outros membro de se mostrarem simpáticos – agradáveis – e demonstrarem interesse por aquele que está sofrendo. Quando um membro não está podendo funcionar como deve – está sofrendo – então, o Corpo inteiro sofre, mesmo que muitas vezes não reconheçamos isto como um fato concreto – ver 1 Coríntios 12:26 e Romanos 12:15.

• Por outro lado se um membro receber qualquer honra especial, então todos os outros membros devem se alegrar com aquele irmão, pois como membros de um mesmo Corpo, somos todos honrados também – ver Romanos 12:5 e 1 Coríntios 12:26.

2. Meus irmãos, quando os membros de uma comunidade – dessa comunidade – manifestam ter um cuidado igual de uns para com os outros os resultados práticos são os seguintes:

• A unidade da igreja ou da comunidade local é preservada e encorajada.

• As divisões – de todos os tipos – são evitadas.

• A rivalidade, o orgulho, a inveja e a auto suficiência são mantidas em permanente cheque.

• Um testemunho harmonioso é apresentado ao mundo.

3. A cada novo mandamento recíproco que adotamos, nosso amor de uns pelos outros aumenta e o mundo ao nosso redor irá nos reconhecer, cada vez mais e mais, como verdadeiros discípulos de Jesus.

4. Que Deus nos ajude a termos o mesmo cuidado de uns para com os outros hoje e sempre.

Deus abençoe a todos


Outros Estudos Acerca da Vida Comum dos Santos de Deus.

001 — O Custo do Discipulado =

002 — Uma Proposta de Vida =

003 e 004 — Comunhão e Interdependência =

005 — Os Dons espirituais e a Vida Comum =

006 — Discipulado =

007 — O Amor ao Próximo =

008 — Amai-vos uns aos outros — Parte 1 — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS

009 — Amai-vos uns aos outros — Parte 2 — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS

010 — Romanos 15:1—7 — Acolhei-vos Uns aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 3

011 — Romanos 16:16 — Saudai-vos Uns Aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 04

012 — Romanos 15:1—7 — Acolhei-vos Uns Aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 05

013 — Romanos 16:16 — Saudai-vos Uns Aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 06

014 — 1 Coríntios 12:24—25 — Tande o Mesmo Cuidado Uns Para Com os Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 07

Alexandros Meimaridis 

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário