terça-feira, 27 de setembro de 2011

A VERDADEIRA IGREJA - PARTE 2



II – A Igreja como “Corpo de Cristo”.

Existem na Bíblia inúmeras metáforas aplicadas ao povo de Deus. No Novo Testamento o povo de Deus foi chamado de: família, noiva, vinha, edifício, reino e rebanho de ovelhas. Mas a metáfora mais importante é aquela que compara a Igreja - ἡ ἐκκλησία – ekklissía - com o Corpo de Cristo. Todas as metáforas anteriores possuem um termo relativo correspondente no Antigo Testamento. A metáfora do Corpo, todavia, é introduzida no Novo Testamento, e é exclusiva da Nova Aliança.

A. A Implicação número 1 da ἐκκλησία – ekklissía - igreja, como corpo de Cristo, é: UNIDADE.

Existem no Novo Testamento inúmeras passagens que nos ensinam acerca da unidade fundamental que existe na ἐκκλησία - ekklissía. Esta unidade é tanto dos crentes individualmente com o Senhor, como uns com os outros.

• 1 Coríntios 12:12 – “Porque, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, constituem um só corpo, assim também com respeito a Cristo”. O corpo é corpo somente quando reconhece esta unidade!

• Efésios 5:23 – “Porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo”. Apesar desta verdade, alguns irmãos acham que eles é que são a cabeça da igreja!

• Como é que alguém se torna parte da igreja que é o corpo de Cristo? 1 Coríntios 12:13 tem a resposta: “Pois, em um só Espírito, todos nós fomos batizados em um corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um só Espírito”. Os cristãos constituem uma unidade, porque a salvação através de Jesus Cristo é o ponto inicial da unidade. Nós devemos nos esforçar por preservar essa unidade e nunca devemos fazer nada para tentar “criá-la” – ver Efésios 4:3 - Esforçando-vos diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz.

• O que é o Batismo com o Espírito Santo? É sermos colocados pelo Espírito Santo no Corpo de Cristo que é a igreja. O Batismo com o Espírito Santo não é e nunca foi uma “segunda experiência” como ensinada pelas denominações pré pentecostais e pentecostais, de todos os matizes, nos últimos 120.

• Mas não fomos somente colocados pelo Espírito Santo no corpo de Cristo. A cada um de nós, que cremos em Jesus, também nos foi concedido “beber de um só Espírito”. Isto é uma metáfora para indicar que o Espírito Santo veio habitar dentro de cada um de nós que cremos em Jesus. Cada crente e todo crente é habitado pelo Espírito de Deus e é parte da unidade que o Espírito Santo forma no corpo de Cristo que é a igreja - ver Romanos 8:9 e Efésios 4:3. Além disto, todo e cada crente foi ungido por Deus com o Espírito Santo e recebeu o Espírito Santo como selo e penhor - garantia – ver 2 Coríntios 1:21—22. Não existem super crentes! Não existe nenhuma unção especial. Cada crente precisa se consagrar completamente a Jesus Cristo e se deixar absorver integralmente pelo Espírito Santo.

• A unidade da igreja não está baseada, portanto, em relacionamentos artificiais nem organizacionais. Apesar destas verdades, ainda assim existem pessoas que preferem se separar, “formar panelas” com outras pessoas que pensam e agem da mesma maneira. A dicotomia que existe, de forma tão evidente, entre o “povão”, no dizer de um pastor presbiteriano da nossa cidade e os “ministros”, entre o “nós e o eles” é tão escandalosa que deveria nos fazer corar de vergonha só pensarmos em promover tamanha iniquidade. Somos um no Senhor e nenhum crente possui absolutamente nada em que ele possa se gloriar ou usar para se mostrar arrogante com relação a outros crentes!

• Dessa forma, o organograma da igreja corpo de Cristo é bem simples:

Jesus Cristo é o Cabeça do Corpo que é a Igreja
/
/
O Corpo composto por cada um e todos os crentes. Todos Estão em Cristo

Nada poderia sem mais simples e distante das hierarquias clericais que vemos por aí.

1. A ἐκκλησία - ekklissía - igreja é uma noiva com um só esposo; um rebanho com um só pastor; um jogo de ramos pertencentes a uma só vinha; um reino com um só rei; uma família com um só pai; um edifício com um só fundamento e um corpo com uma só cabeça que é Jesus Cristo!

2. A ἐκκλησία - ekklissía - igreja em Corinto estava dividida em vários grupos. Uns diziam que eram de Paulo, outros diziam que eram de Apolo e outros ainda diziam que eram de Cefas ou Pedro. Mas havia um grupo, “mais espiritual”, que dizia que era de Cristo – ver 1 Coríntios 1:12. O apóstolo Paulo cheio de indignação pergunta: “Acaso, Cristo está dividido? Foi Paulo crucificado em favor de vós ou fostes, porventura, batizados em nome de Paulo? – 1 Coríntios 1:13”. E mais adiante conclui dizendo: “Portanto, ninguém se glorie nos homens; porque tudo é vosso: seja Paulo, seja Apolo, seja Cefas, seja o mundo, seja a vida, seja a morte, sejam as coisas presentes, sejam as futuras, tudo é vosso, e vós, de Cristo, e Cristo, de Deus – 1 Coríntios 3:21—23".

3. Tudo o que foi dito acima demonstra quão equivocada e abusiva é a tentativa contemporânea de unir, visivelmente, a igreja sob o tacão dos modernos autodenominados Apóstolos e Profetas. Não compreendendo que a unidade fundamental da igreja é algo que já existe, esses senhores insistem em buscar uma unidade alienígena, baseada no que existe de pior, que é a distinção já mencionada entre o “nós” e o “eles” – ver item 5 acima.

Assim sendo, devemos andar de forma prática, de acordo com o chamado que recebemos e com a posição de plena unidade que temos “em Cristo” – ver Efésios 4:1. Este andar deve levar em conta as seguintes verdades:

• Todos os crentes estão “em Cristo” e isto quer dizer que além de sermos um, temos todos, rigorosamente, a mesma posição. Assim sendo, ninguém é superior nem inferior a outrem. Este fato é um impulso que Deus nos dá visando nos ajudar a preservar a unidade que temos pela ação do Espírito Santo. O surgimento de castas sacerdotais, seja na forma de Apóstolos e Profetas, seja na forma de Reverendos e Doutores e outras formas similares no seio da ἐκκλησία – ekklissía - igreja, é o fator número um do porque as comunidades encontram-se tão fragmentadas. O personalismo e o individualismo de algumas dessas pessoas chega a ser imoral.

• Jesus aboliu todas as barreiras de nacionalidade, raça, classe social e sexo para com isto poder criar uma nova humanidade genuinamente unida – ver Romanos 10:12; Gálatas 3:28; Efésios 2:11—22 e Colossenses 3:11.

• Apesar de tudo isso, a maioria daqueles que se chamam cristãos não aceitam e nem permitem serem controlados por estas verdades. Estes não entendem que em Cristo toda a discriminação termina. Na ἐκκλησία – ekklissía - igreja que Jesus criou e da qual Ele, Jesus, é a cabeça, distinções não podem ser toleradas!

• Note como todos os crentes, indistintamente, são chamados de:

 Concidadãos – Efésios 2:19.

 Co herdeiros – Efésios 3:6.

 Co participantes – Efésios 3:6.

 Membros uns dos outros – Romanos 12:5.

• Esta questão da unidade é tão crucial que o Senhor Jesus orou especificamente acerca deste assunto – ver João 17:20—21. Note a implicação: quando formos supersensíveis às necessidades uns dos outros – unidade - o mundo irá crer que Jesus é o enviado de Deus.

• Para nos ajudar nesta missão de unidade o Senhor Jesus nos deu a mesma glória que recebeu do Pai – ver João 17:22—23. E o que é esta glória que Ele nos deu? A resposta não é o que é esta glória, e sim, quem é “esta glória”! A glória que o Senhor Jesus nos deu é o Espírito Santo – ver 1 Pedro 4:14.

B – Como a unidade funciona na prática?

• Existem dois elementos fundamentais para que a unidade funcione: humildade e amor.

• Como Jesus, o apóstolo Paulo também desejava a unidade entre os cristãos – ver Filipenses 2:1—5 - humildade enfatizada especialmente nos versos 3 e 4.

• O resumo dos versículos citados acima está em Filipenses 2:5: “tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus” - literalmente uma mente como a de Cristo. E no que consistia a mente de Cristo?

• Filipenses 2:6—8 - note especialmente as palavras: “subsistindo em forma Deus... a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo... a si mesmo se humilhou tornando-se obediente até à morte e morte de cruz”. Essa era a mente de Cristo: humildade e desejo de servir o Pai de forma incondicional.

• Nós precisamos ser como Cristo e dizer: “eu não estou preocupado comigo, tudo o que me interessa é o teu bem estar irmã(o)”. A unidade brota espontaneamente quando pensamos nos outros em vez de pensarmos em nós mesmos – ver a atitude de Paulo em Filipenses 2:17. Quando agimos assim, não há espaço para “egos feridos”. De fato, não há espaço para o próprio ego - palavra transliterada do grego Ἐγὼ - ‘Egò – EU. Temos que começar a aprender a estender nossas mãos e tocar a vida das outras pessoas ao nosso redor. Somos um – unidade - e o ponto de contato, onde nos encontramos, é a humildade. Temos que ter disposição para sofrer até danos pessoas - lembre-se de Cristo e de Paulo - se isto contribuir para a manutenção da unidade! – ver 1 Coríntios 6:7.

• A segunda qualidade que se compõe com a humildade é o amor. Jesus disse: ”Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros” – João 13:37.

• No que consiste a novidade do mandamento que Jesus nos deixou? Consiste exatamente nisto: Jesus não ordenou apenas que nos amássemos uns aos outros, isto seria meramente a repetição do mandamento dado por Deus em Levítico 19:18. Jesus nos ordena que devemos amar uns aos outros, assim como Ele mesmo nos amou.

• E como foi que Jesus nos amou? João nos diz em seu evangelho que: “Ora, antes da Festa da Páscoa, sabendo Jesus que era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até ao fim” - João 13:1. Jesus amou os discípulos até ao fim. Em outras palavras isto quer dizer que Jesus amou de forma perseverante e incondicional.

• Quando dizemos para um irmão “eu te amo em Cristo” é o mesmo que dizer: “irmão eu te odeio”! O “eu te amo em Cristo” não existe, não é Bíblico. Ou nós amamos de verdade ou não estamos amando de jeito nenhum. E mais, amar os irmãos não é uma opção e sim um mandamento.

• Este amor perseverante e incondicional não existe naturalmente em nós. Ele só é possível porque:

 Somos nascidos de Deus – 1 João 4:7 – 8.

 É Deus quem derrama Seu amor em nossos corações – Romanos 5:5.

 Nós podemos amar somente porque Deus nos amou primeiro – João 4:19.

 Jesus nos deu o mandamento de amar uns aos outros como ele mesmo amou e nos capacitou. Veja as implicações graves desta falta de amor como ordenado em 1 João 4:20—21.

• Quando amamos uns aos outros de forma perseverante e incondicional - Pedro chama isto de amar “ardentemente” e de “amor intenso” – ver 1 Pedro 1:22; 4:8 - as conseqüências são logo percebidas pelas pessoas que não crêem – ver João 13:34—35!

• Paulo orou para que os Tessalonicenses pudessem crescer e aumentar no amor – ver 1 Tessalonicenses 3:12. E João nos diz que esta tem sido a mensagem cristã desde o início: que devemos nos amar uns aos outros – ver 1 João 3:11.

C – Como o amor funciona na prática

Quando olhamos ao nosso redor - na nossa comunidade em particular e nas comunidades em geral - será que estamos vendo aqueles que se dizem cristãos amar como Jesus nos amou? Ou o que temos visto são cristãos tão protetores de seus egos que assim que se percebe que algo não vai bem ou que algo está errado reagem de forma vingativa e amargurada? O que fazem os cristãos quando as coisas não andam do jeito que eles acham que deveriam andar? Quando o irmão beltrano ou a irmã fulana fazem algo que os irrita e incomoda? Tornam-se raivosos e amargurados? Ou procuram ser carinhosos e amorosos não se importando com as circunstâncias?

O verdadeiro amor entre os crentes deve nos conduzir a procurar uns aos outros e dizer: “Irmã(o), eu tenho guardado uma bronca ou aborrecimento ou mágoa contra você e por este motivo gostaria que você me perdoasse. Eu quero começar a te amar de verdade”. O verdadeiro amor reage a este tipo de atitude dizendo: “Irmã(o) eu te perdôo”. O verdadeiro amor sabe dizer: “Irmã(o) me desculpe, eu estava errado”. O verdadeiro amor não critica os outros visando parecer ser melhor do que eles. Se o que temos no coração por outro crente for menos do que o amor perseverante e incondicional de Deus então precisamos, de forma urgente, orar, nos arrepender na presença de Deus e confessar nosso pecado. Em seguida precisamos procurar nosso irmão e acertarmos a situação. Somente quando agirmos desta maneira, o corpo de Cristo será saudável. Caso contrário, a descrição que Isaías fez da nação de Israel pode muito bem ser aplicada às nossas comunidades – ver Isaías 1:5—6. Em vez do povo de Deus representar um corpo sadio, tudo o que se via eram feridas do topo da cabeça até à planta dos pés. Qual é a aparência das nossas comunidades hoje?

D. – Unidade em Meio à Variedade.

• Nossa unidade é um fato consumado, pois está garantida pela ação do Espírito Santo em nossas vidas. Mas nem sempre, na prática, experimentamos esta unidade, a qual, diga-se de passagem, precisamos nos esforçar - ver Efésios 4:3 - para manter. Um dos motivos pelo qual não experimentamos está unidade é o fato de não entendermos que cada um de nós é diferente dos outros. Os cristãos são diferentes uns dos outros.

• Um dos erros mais graves que cometemos como cristãos é desejar que as outras pessoas sejam “como nós somos”. É este nosso desejo, muitas vezes inconsciente, que nos leva a inventar tantas regras e modismos. A imposição da vontade de um irmão ou irmãos sobre o resto da comunidade demonstra falta de compreensão daquilo que somos como cristãos - um corpo com muitos membros - e é a causa de muitas, senão todas, as divisões que existem na ἐκκλησία - ekklissía – Igreja ou Comunidade daqueles chamados por Deus – ou igreja do Senhor.

• Como a graça de Deus funciona na ἐκκλησία - ekklissía – Igreja do Senhor:

 1 Pedro 4:10 – A graça de Deus é multiforme, multifacetada ou multicolorida. Deus derrama sua χάρις - cháris – graça, sobre sua ἐκκλησία - ekklissia – Igreja, e esta graça se manifesta na forma de muitos e variados χαρίσματα - charísmata – dons. Podemos dizer que o efeito da graça de Deus derramada sobre o povo de Deus é semelhante àquele da luz ao passar por um prisma! A luz é uma só, mas se decompõe em muitas e variadas cores, que vão desde o vermelho até o violeta!

 Romanos 12:4—6 – Somos um só σῶμά - sômá – corpo e como tal somos membros uns dos outros e temos diferentes χαρίσματα - charísmata – dom(dons) de acordo com a χάρις - cháris – graça que nos foi dada. De que maneira podemos enfatizar o suficiente o que estes versos querem dizer? Nós precisamos uns dos outros. Nós dependemos uns dos outros. Quando qualquer um de nós não funciona de maneira apropriada, isto é, quando qualquer um de nós não faz aquilo que a graça de Deus nos habilitou a fazer em benefício do σῶμά - sômá – corpo, então esse mesmo corpo é traído, não funciona como deve funcionar e sofre!

 1 Coríntios 12:4 - χαρίσματα – charísmata – dom(dons) são diferentes, mas o πνεῦμα - pneûma – espírito é um só. Esta diversidade de– χαρίσματα – dom ou dons existe porque o σῶμά - sômá – corpo do Senhor precisa de todos e de cada um deles. Como crentes, nós existimos para complementar uns aos outros. Nenhum de nós pode ser nem fazer todas as coisas sozinho! Eu tenho um dom e você tem um dom e cada um de nós tem um dom e nós precisamos ministrar nossos dons ἀλλήλον - allélon – uns aos outros.

• A falta de compreensão das verdades apresentadas acima tem causado os seguintes males à ἐκκλησία - ekklissía – Igreja do Senhor:

 Divisões de todas as espécies. Irmãos que se consideram melhores que outros irmãos. Irmãs que pensam que podem agradar mais a Deus do que outras irmãs. Essas atitudes, por sua vez, demonstram...

 Falta de humildade e amor fraternais que causam o surgimento de panelas e atitudes de favoritismo, que acabam por aleijar o funcionamento normal do σῶμά - sômá – corpo do Senhor.

 Outro elemento da maior gravidade é o surgimento de castas sacerdotais, sejam eles sacerdotes, ou anciãos, ou pastores, ou reverendos, pouco importa. Estas castas além de criar uma separação perversa entre “nós e eles”, alimentam intermináveis lutas pelo poder. Essas lutas pelo poder, que não podem ser vencidas em caráter definitivo por ninguém, escandalizam, aleijam e destroem as pessoas pelas quais Jesus derramou Seu precioso sangue.

 A cegueira e arrogância das lideranças no meio da ἐκκλησία - ekklissía – Igreja do Senhor são o maior empecilho ao desenvolvimento sadio do σῶμά - sômá – corpo. Nossa cegueira se manifesta no próprio fato de transformarmos nossos irmãos, aos quais estamos irremediavelmente unidos pelo Espírito Santo, em nossos inimigos. Não existe nada pior nem mais destrutivo.

E – Unidade na Variedade, mas com Harmonia.

• O Espírito de Deus nos une em um só σῶμά - sômá – corpo do Senhor, distribui a cada um de nós seus χαρίσματα - charísmata – dom ou dons mediante Sua - cháris – graça e harmoniza tudo isto de tal maneira que a ἐκκλησία - ekklissía – igreja, pode manifestar e compartilhar a vida que recebe diretamente de Deus.

• Para funcionar como deve, a ἐκκλησία - ekklissía – Igreja, precisa que cada membro seja atuante. Precisamos que cada membro funcione de modo correto e apropriado. A última coisa de que precisamos é de mais estrutura e de mais organização.

• A unidade cristã é aquela do πνεῦμα - pneûma – Espírito e não da denominação ou da organização.

III – A Igreja Como “Mistério” de Deus.

• Em todo Novo Testamento não existe nenhum outro livro que trate da ἐκκλησία - ekklissía – Igreja, seja em seus aspectos teológicos, ou em seus aspectos de vida prática, como o livro de Efésios.

• Em Efésios Paulo se refere à ἐκκλησία - ekklissía – Igreja, como um μυστήριον - mistérion – mistério. Esta palavra grega usada no Novo Testamento tem o sentido de “uma verdade ordenada por Deus na eternidade passada, para ser revelada em um determinado tempo específico ”. Paulo usa a palavra μυστήριον - mistérion – mistério em Efésios 6 vezes:

 Efésios 1:9 – “... mistério da sua vontade...”

 Efésios 3:3 – “... me foi dado conhecer o mistério...”

 Efésios 3:4 – “... o meu discernimento do mistério...”

 Efésios 3:9 – “... a dispensação do mistério...”

 Efésios 5:32 – “Grande é este mistério...”

 Efésios 6:19 – “...fazer conhecido o mistério do Evangelho...”

• É acerca deste grande μυστήριον - mistérion – mistério, chamado por Paulo de ἐκκλησία - ekklissía – Igreja, que iremos nos ocupar em outro estudo envolvendo uma exposição de Efésios 1:3—14. A verdade central deste mistério é que em Cristo, tanto judeus como gentios são unidos em um só corpo!

Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis 

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário