sábado, 24 de setembro de 2011

A VERDADEIRA IGREJA - PARTE 1



Doutrina da igreja

A Igreja

I. A Igreja – ἡ ἐκκλησία - ekklissía – Igreja. 

A. Introdução – “... à igreja, a qual é o seu corpo”- Efésios 1:22 – 23.

• Nosso conceito mental da igreja: prédio, edifício, local de reuniões, instituição, denominação etc...

• Problemas causados pelas traduções.

 Nossa Bíblia não foi escrita em português.

 O Antigo Testamento foi escrito em hebraico com umas pequenas porções escritas em aramaico.

 O Novo Testamento foi inteiramente escrito em grego.

 A palavra grega usada pelos autores do Novo Testamento para se referir à igreja foi ἐκκλησία - ekklissía – lê-se eclissía.

 Nossa tradução de Almeida Revista e Atualizada em português traduz a expressão grega ἐκκλησία - ekklissía da seguinte maneira: a palavra ocorre 114 vezes no texto grego editado por Westcott e Hort, Tischendorf e os revisores ingleses.

 Igreja

Igrejas

 Assembléia

 Congregação

• Por causa da tradução e dos conceitos dominantes a grande maioria das pessoas em nossos dias têm a tendência de pensar que a palavra igreja se refere um prédio na rua tal ou a uma instituição decadente e à beira da morte.

B - Definição do Termo

• O Dicionário Aurélio 2000 define a palavra igreja da seguinte maneira: Do grego ekklesía, 'assembléia de cidadãos', 'assembléia de fiéis', pelo latim ecclesia.

• Substantivo feminino.

a.Templo cristão.

b. Autoridade eclesiástica.

c. A comunidade dos cristãos.

d. O conjunto dos fiéis ligados pela mesma fé e sujeitos a uma mesma liderança.

• O Dicionário de grego clássico de Liddell-Scott define assim:

a. Assembléia devidamente convocada, menos geral que - súllogos.

b. Na Septuaginta a definição corresponde a: congregação dos filhos de Israel - traduz o termo hebraico קְהַל - QeHaL.

c. No Novo Testamento: igreja como corpo de cristãos.

• Os dicionários do Novo testamento, geralmente, definem como:

a. Igreja como comunidade universal.

b. Congregação como comunidade particular, i.e., de um determinado local, bem como uma comunidade familiar.

Conclusão: a palavra que usamos irá, inevitavelmente, afetar a maneira como pensamos e nosso conceito de igreja será influenciado de forma concomitante.

C. O Significado da palavra grega ἐκκλησία – ekklissía.

A expressão grega ἐκκλησία – ekklissía – é comumente traduzida pelo termo “igreja” no Novo Testamento em português.

• A expressão grega ἐκκλησίαν τοῦ θεοῦ - ekklissían toû Theoû – Igreja de Deus, foi usada pelos primeiros cristãos para identificar a “sociedade” a que pertenciam como uma associação que era comum – familiar - a todas as pessoas. Não havia nada de extraordinário no uso deste termo. A reunião dos cristãos era apenas mais uma, no meio de uma multidão de associações não oficiais.

• O que diferenciava a associação dos cristãos das outras associações tão comuns dos seus dias era o fato de que essa associação ou assembléia havia sido convocada pelo próprio Deus mesmo! Foi Deus quem os convocou. Da mesma maneira é Deus quem nos convoca nos dias de hoje.

• A relação que existe entre ἐκκλησία - ekklissía – Igreja, e o chamado a viver a vida cristã acaba se perdendo completamente quando traduzimos a palavra grega ἐκκλησία pela expressão igreja. Vejamos como Paulo relacionou estes dois conceitos em Efésios 3:21 e 4:1:

“A ele – Deus - seja a glória, na igreja - derivada do verbo καλέω - kaléo – chamar - e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém! ... Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da κλήσεως - klésseos - vocação a que fostes ἐκλήθητε - ekléthete - chamados.

• Assim temos que Deus deve ser glorificado na vida da igreja. Como? Pelos cristãos andando de um modo que seja digno do chamado que receberam.

• O chamado que recebemos de Deus implica no seguinte:

 Somos chamados para fora do mundo e para dentro da igreja de Deus = libertação.

 Somos chamados para manter um relacionamento com Deus através do estabelecimento de uma aliança com Ele – ver 1 Coríntios 1:9.

 Somos chamados para herdarmos uma herança futura. O que para Israel era a terra de Canaã, para nós será o céu – ver Hebreus 3:1, Filipenses 3:14 e 1 Timóteo 6:12.

 Somos chamados para formar um povo especial que pertence ao único e verdadeiro Deus – ver Deuteronômio 7:6 e 1 Pedro 2:9—10.

D. Uma Definição mais abrangente da palavra grega ἐκκλησία – ekklissía – Igreja.

O termo grego ἐκκλησία – ekklissía – Igreja, como usado no Novo Testamento, representa a totalidade - universalidade ou catolicidade - daqueles que pertencem à comunidade dos redimidos. Nessa condição a comunidade dos redimidos forma a igreja como “corpo de Cristo”. Como redimidos que formam o corpo de Cristo, os indivíduos desta comunidade estão íntima e completamente ligados e dependentes uns aos outros e todos, sem exceção, estão ligados, de modo absoluto, ao Senhor Jesus Cristo. Esses redimidos estão ainda em íntima ligação com a comunidade representada por todo o povo de Israel do Antigo Testamento, já que o mesmo é também designado ἐκκλησία – ekklissía – Igreja ou Congregação na Septuaginta. No Novo Testamento o termo é também usado para fazer referências a uma comunidade local de redimidos - igreja local. O termo nunca é usado para referir-se a uma construção nem a uma instituição. Tais conceitos não existiam nos dias da igreja primitiva - ate o ano 100 d.C. - nem nos dias dos pais da igreja - até o ano 200 d.C. Mas, acima de tudo somos um povo chamado por Deus. Ver intens abaixo com as referências bíblicas:

Igreja como corpo de Cristo e Cristo como cabeça da igreja: Efésios 1:22 -23
Colossenses 1:18, 24; 2:18 - 19

Os redimidos como membros do Corpo de Cristo: 1 Coríntios 12:27, Efésios 4:4; 5:30 e Colossenses 3:15

Os redimidos como membros uns dos outros: Romanos 12:5, 1 Coríntios 12:13; 24 - 26

Assim temos que:

• O verdadeiro caráter da Igreja é determinado pelo fato de ser Deus mesmo aquele que a convoca para se reunir. A igreja não é um prédio ou uma construção de qualquer tipo, e sim um ajuntamento de crentes convocados por Deus mesmo.

• No Novo Testamento encontramos poucas evidências de que existisse algum tipo de organização que fosse muito além da igreja local - comunidade de cristãos localizada em uma determinada cidade ou em um lar, etc.

• De acordo com o irmão Edwin Hatch: “Apesar de ser indisputável que o Senhor fundou a Igreja ἐκκλησία – ekklissía – assumimos de forma improvável que a igreja seja uma agregação de sociedades organizadas. Cada comunidade cristã era uma comunidade completa em si mesma”. Com a passagem do tempo esse formato foi alterado. Tal alteração não pode ser definida, a priori, como algo bom ou mau para a Igreja.

• Nós precisamos começar a entender que cada comunidade local possui certa primazia real entre os vários tipos de unidade que poderiam existir.

• Infelizmente, nos dias de hoje, a igreja institucional tem se tornado tão desfigurada e as pessoas, de um modo geral, estão muito desencantadas com ela. Hoje em dia as igrejas, independente da denominação a que pertençam, são algo muito difícil de reconhecermos como uma comunidade, na qual exista qualquer relação entre o que ai está e o ensino das Sagradas Escrituras – ver Efésios 5:25—27 e Efésios 2:19—22.

• A igreja não é uma denominação, nem uma convenção, nem uma associação e sim um corpo espiritual.

• A igreja não é uma organização e sim uma comunhão, ou como diz o Novo Testamento, uma κοινωνίᾳ – koinonía - Comunhão.

CONTINUA NO PRÓXIMO POST

Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis 

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário