terça-feira, 17 de julho de 2012

Salmos 119 - A Excelência da Palavra de Deus – Estudo 001



Atenção esse estudo é parte de uma série no Salmo 119. No final de cada estudo você ira encontrar links para os outros estudos. Recomendamos a leitura da série inteira para melhor proveito.

I. Introdução Geral.

A. Tipo de Literatura e Tipo de Salmo


·       O Livro dos Salmos como um todo está escrito em forma poética. Como é muito difícil, senão impossível mesmo, transpor poesia de um idioma para outro – neste caso específico transpor do hebraico para o português – os tradutores da versão de Almeida Revista e Atualizada traduziram o texto hebraico usando o método de tradução conhecido como equivalência dinâmica onde para cada palavra-idéia no original hebraico corresponde uma palavra-idéia na língua de destino que é o português. Por sua parte, os editores, neste caso a Sociedade Bíblica do Brasil, decidiu diferenciar os textos originalmente grafados em prosa dos textos grafados em forma poética usando o seguinte artifício:
·        

1.    Textos em prosa são apresentados de forma corrida e rigorosamente justificados como no exemplo abaixo:

26 Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra.

27 Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.

28 E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra.

29 E disse Deus ainda: Eis que vos tenho dado todas as ervas que dão semente e se acham na superfície de toda a terra e todas as árvores em que há fruto que dê semente; isso vos será para mantimento.

30 E a todos os animais da terra, e a todas as aves dos céus, e a todos os répteis da terra, em que há fôlego de vida, toda erva verde lhes será para mantimento. E assim se fez.

31 Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. Houve tarde e manhã, o sexto dia – Gênesis 1:26—31.


2.    Já os textos em forma de poesia são apresentados respeitando as quebras de rimas encontradas no original hebraico e absolutamente sem justificação como no exemplo abaixo:

1 Bem-aventurado o homem
que não anda no conselho dos ímpios,
não se detém no caminho dos pecadores,
nem se assenta na roda dos escarnecedores.

2 Antes, o seu prazer está na lei do Senhor,
e na sua lei medita de dia e de noite.

3 Ele é como árvore
plantada junto a corrente de águas,
que, no devido tempo, dá o seu fruto,
e cuja folhagem não murcha;
e tudo quanto ele faz será bem sucedido – Salmos 1:1—3.


·       O Salmo 119, além de ter sido originalmente grafado em forma poética foi também composto na forma de um acróstico usando as 22 letras do alfabeto hebraico.  O salmo está dividido em 22 estrofes de 8 versículos cada uma onde todos os versículos de uma mesma estrofe são iniciados por palavras que contêm a mesma letra do alfabeto hebraico. Infelizmente os editores da versão de Almeida Revista e Atualizada 2ª Edição não preservaram a separação a cada oito versículos a não ser pelo fato de que a primeira letra de cada nova estrofe está em grafada em negrito.


·       Como mencionamos acima o alfabeto hebraico possui 22 letras que são:

A – Alef ; b – Beth ; g – Gimel ; d – Daleth ; h – He; w – Vav ; z – Zayin;  j – Heth;  f – Teth; y – Yod; k – Caf; l – Lamed; m – Mem; n – Nun; s – Samech; u – Ayin; p – Pe; x – Tzade; q – Kof; r – Resh; v – Shin; t – Tau.


Desta maneira e seguindo o esquema mencionado acima a primeira estrofe do Salmo 119 terá todos os seus 8 versículos iniciados com a letra A – Alef conforme pode se observar abaixo – note que o Hebraico é uma língua escrita da direita para a esquerda, portanto a letra  A – Alef inicial de cada versículo será a primeira letra da esquerda para a direita: Salmos 119:1— 8

1 אַשְׁרֵי תְמִימֵי־דָרֶךְ הַהֹלְכִים בְּתוֹרַת יְהוָה׃
2 אַשְׁרֵי נֹצְרֵי עֵדֹתָיו בְּכָל־לֵב יִדְרְשׁוּהוּ׃
3 אַף לֹא־פָעֲלוּ עַוְלָה בִּדְרָכָיו הָלָכוּ׃
4 אַתָּה צִוִּיתָה פִקֻּדֶיךָ לִשְׁמֹר מְאֹד׃
5 אַחֲלַי יִכֹּנוּ דְרָכָי לִשְׁמֹר חֻקֶּיךָ׃
6 אָז לֹא־אֵבוֹשׁ בְּהַבִּיטִי אֶל־כָּל־מִצְוֹתֶיךָ׃
7 אוֹדְךָ בְּיֹשֶׁר לֵבָב בְּלָמְדִי מִשְׁפְּטֵי צִדְקֶךָ׃
8 אֶת־חֻקֶּיךָ אֶשְׁמֹר אַל־תַּעַזְבֵנִי עַד־מְאֹד׃
·       Outros textos do Antigo Testamento escritos em forma de acrósticos são:


Ø  Salmos 9—10 – Ações de Graças e a Derrubada dos Ímpios.


Ø  Salmos 25 – Oração por Auxílio Divino.


Ø  Salmos 34 – Provai que o Senhor é bom!


Ø  Salmos 37 – Temporária, a felicidade dos perversos.


Ø  Salmos 111 – As obras magníficas de Deus.


Ø  Salmos 112 – Promessa de vida futura aos piedosos.


Ø  Salmos 145 – A bondade, grandeza e providência de Deus.


Ø  Provérbios 31:10—31 – O louvor da mulher virtuosa.


Ø  Lamentações de Jeremias – Capítulos 1 a 4 dos quais o capítulo 3 é o mais detalhado.


B. Autoria do Salmo 119

O Salmo 119 não possui um autor designado. Isto tem feito que a autoria tente ser definida pelo conteúdo ou pelo estilo. Durante os séculos inúmeros autores têm sido sugeridos. Entre estes os mais comuns são:


·       O rei Davi – Se a decisão fosse por meio de votos, o rei Davi certamente seria o vencedor.


Ø  Os pais gregos da igreja consideravam que o Salmo 119 era realmente uma biografia abreviada do rei Davi onde ele mesmo expressa todos os estados pelos quais havia passado descrevendo suas provações, perseguições, socorros e encorajamentos recebidos da parte de Deus. A maioria dos autores concorda com esta posição.


Ø  Os pais latinos da igreja preferiam optar por comparar o conteúdo do Salmo 119 com os evangelhos sem atribuir autoria.


·       Outros acreditam que o autor teria sido algum dos profetas.


Ø  Alguns autores acreditam que o Salmo 119 é realmente um dos salmos escrito durante o cativeiro e exílio na Babilônia. Mas entre estes existe a convicção que mesmo tendo sido produzido durante o cativeiro Babilônico o autor teria se utilizado de notas feitas pelo próprio rei Davi. Entre os autores sugeridos deste período estão os profetas Jeremias e Daniel.


·       Outros ainda acreditam que o autor seria o próprio Senhor Jesus.


Ø  A sugestão de que é Senhor Jesus quem fala através deste Salmo, não é possível porque os versos 67, 71 e 75 tornam esta possibilidade completamente inviável.
Ø   

C. Propósito do Salmo 119 – Por que o Salmo foi Escrito?

1. Conforme mencionamos no título deste estudo o Salmo 119 tem o propósito de demonstrar a excelência da palavra de Deus. Para fazer isto o autor vai discursar acerca da necessidade que temos de ouvir e praticar aquilo que Deus ordena e dos benefícios decorridos desta obediência. Assim sendo o salmista ira se empenhar para nos mostrar que:


·       Nós temos a necessidade de estudar de forma constante e diligente a palavra de Deus. O apóstolo Paulo diz: “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade - 2 Timóteo 2:15”.


·       Nós temos a necessidade de crer e praticar de forma constante aquilo que Deus nos ordena em Sua palavra. Tiago, o irmão do Senhor nos diz: “Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos - Tiago 1:22.


·       Que a palavra de Deus é incomparável como conselheira e consoladora e constitui-se no único meio pelo qual podemos alcançar a verdadeira felicidade. É bom lembrar que o Senhor Jesus é a palavra viva de Deus, pois “Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai – João 1:14”, enquanto que a Bíblia é a palavra escrita de Deus.

2. Quando falamos da palavra escrita de Deus, a Bíblia, este Salmo 119 nos ajuda a lembrar que a força humana é incapaz de obedecer aos mandamentos divinos. Deus mesmo precisa criar em nós tanto a vontade quanto a força para sermos obedientes a Deus. O apóstolo Paulo se refere a esta verdade dizendo: “Porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade - Filipenses 2:13”.


3. Para alcançar seu propósito o autor do Salmo 119 lança mão do uso de sinônimos da expressão hebraica תּוֹרָה – toráh que é comummente traduzida por lei. De fato somente o verso 122 não traz qualquer referência à lei ou a qualquer dos outros sinônimos usados pelo autor. Quando analisamos o Salmo 119 atentamente podemos alistar o seguinte uso da expressão תּוֹרָה – toráh – lei e de seus sinônimos:

·     תּוֹרָה toráh – lei. Neste Salmo o uso da expressão lei não está restrito à lei dada a Moisés no monte Sinai e corresponde à lei de Deus no sentido mais amplo possível e que compreende absolutamente tudo que Deus ordenou para nossa obediência e conformidade.


·      עֵדוֹת - edot – testemunho. Existia uma cópia da lei de Deus colocada dentro do Santo dos Santos no Tabernáculo e do Templo em Jerusalém para servir de testemunha de acusação contra o povo de Israel diante do único Deus verdadeiramente misericordioso e perdoador – ver Deuteronômio 31:26.


·     פִקֻּד piqqud – preceito. Constitui-se de instruções dadas aos homens para dirigi-los na conduta correta.


·          חֻקַּת hukat – decreto. Os decretos falam da força obrigatória e da permanência das Escrituras em se tratando de leis “registradas para os dias vindouros, para sempre, perpetuamente – ver Isaías 30:8”.


·          מִצְוֹת - misvot – mandamentos. Palavra usada para ressaltar a qualidade daquilo que está sendo dito.


·     מִשְׁפְּט mishpat – juízo. Refere-se às decisões do Juiz onisciente a respeito de situações humanas comuns. As Escrituras são o padrão que deve reger o relacionamento entre as pessoas por este motivo são elas exatamente que definem por excelência este termo.

·      דְּבָר – debar – palavra ou דְּבָרִים – debarim – palavras. Este é o termo mais comum e abrange toda a verdade de Deus seja ela declarada, prometida ou mandada.



·         אִמְרה – imrah – promessa. Esta expressão é por vezes traduzida como palavra, pois os tradutores buscam o melhor equilíbrio na língua de destino. Ela se refere a qualquer coisa que tenha sido dita por Deus. Como nem tudo o que Deus fala é promessa no sentido nato da palavra em português os tradutores têm optado por traduzir a mesma por “palavra”.


·       Além destas 8 expressões, outras também podem ser usadas para se fazer referência à auto-revelação de Deus. Em Salmo 119:3 e 37 encontramos a expressão “teus caminhos” sem o acompanhamento de nenhum dos termos mencionados acima. Em Salmos 119:132 encontramos “teu nome” e em Salmos 119:90 temos “tua fidelidade”. Estas duas últimas expressões servem para se referir primariamente à imutabilidade daquilo que Deus tem decretado.

D. Conclusão

Seria o autor do Salmo 119 um adorador da palavra de Deus em vez de ser um adorador do próprio Deus? Esta suposição não se sustenta, pois todas as referências contidas neste Salmo, com respeito à palavra de Deus, fazem referência ao próprio Deus mesmo. Quando nos aproximamos de Deus com reverência através da Sua palavra somos renovados e nutridos na fé.

Que Deus Abençoe a todos

OUTROS ESTUDOS NA SÉRIE DO SALMO 119

001 — Estudo Introdutório — A Excelência da Palavra de Deus =

002 — Salmos 119:1—8 — Os Bem Aventurados =

003 — Salmos 119:9—16 — A Importância da Palavra de Deus para os Jovens

004 — Salmos 119:17—24 — A Importância da Palavra de Deus para os Seus Servos

005 — Salmos 119:25—32 — A Confiança do Salmista em Deus e em Sua Palavra

006 — Salmos 119:33—40 — Completa Dependência de Deus e Sua palavra

007 — Salmos 119:41—48 — Servindo Deus Nos Termos de Deus

008 — Salmos 119:49—56 — Encontrando Conforto na Palavra de Deus de Deus

009 — Salmos 119:57—64 — Encontrando Plena Satisfação Apenas em Deus

010 — Salmos 119:65—72 — A Bondade de Deus

011 — Salmos 119:73—80 — A Experiência Pessoal do Salmista com a Palavra de Deus

012 — Salmos 119:81—88 — A esperança baseada em Deus e na Palavra de Deus, nas horas de maior angústia

013 — Salmos 119:89—96 — A Fidelidade de Deus Manifestada em Sua Palavra e Por Meio da Criação

014 — Salmos 119:97—104 — Os inúmeros benefícios derivados da leitura e do estudo da Palavra de Deus.

015 — Salmos 119:105—112 — O apego do Salmista a Deus e à Sua Palavra diante das dificuldades da vida.

016 — Salmos 119:113—120 — O Salmista e a Vida íntegra Diante de Deus.

017 — Salmos 119:121—128 — O Salmista e sua Luta por Justiça com o reconhecimento implícito de que Deus é o único, verdadeiro e definitivo Juiz dos seres humanos.

018 — Salmos 119:129—136 — O Salmista reconhece excelência da Palavra de Deus, ao mesmo tempo em que deplora o fato de que “os homens não guardam a Tua Lei”

019 — Salmos 119:137—144 — Deus, Sua Justiça, Sua Palavra e o Salmista

020 — Salmos 119:145—153 — Uma Lição Objetiva Acerca do Ato de Orar

021 — Salmos 119:153—160 — O contraste entre o Salmista que busca a Deus com intensidade cada vez maior e os ímpios que desprezam a Deus

022 — Salmos 119:161—168 — VERDADEIRA PAZ E SEGURANÇA SÓ EXISTEM EM DEUS

023 — Salmos 119:169—176 — A NECESSIDADE DEFINITIVA QUE TEMOS DE CONFIAR EXCLUSIVAMENTE EM DEUS
Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:
http://www.facebook.com/pages/O-Grande-Diálogo/193483684110775
Desde já agradecemos a todos.

5 comentários:

  1. PODE SER UMA OU OUTRA RESPOSTA NAO IMPORTA A CERTA,O QUE VALE REALMENTE E A CONFIANÇA DEPOSITADA EM DEUS

















    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Sheila e Bruno,

      Qual é a pertinência do que você escreveram diante do nosso artigo?

      irmão Alex

      Excluir
  2. Amei, encontrei respostas para alguns questionamentos ao qual estava buscando neste Salmo,referente as iniciais do alfabeto hebraico, vocês mencionaram a 1º estrofe do Salmo em hebraico, seria possível me enviarem o Salmo completo em hebraico para meu e-mail? guiahanny@gmail.com,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Ana,

      Verifique se o e-mail que você menciona acima está correto. Enviei o Salmo 119 como você solicitou, mas o e-mail não pôde ser entregue.

      Abraço,

      irmão Alex.

      Excluir
    2. A Paz do Senhor Jesus, meu nome é Micheli e também gostaria do Salmo todo,n• 119, em hebraico, se possível, desde já agradeço:
      E mail: nandafofys26@gmail.com

      Excluir