sábado, 23 de agosto de 2014

AMAI-VOS UNS AOS OUTROS – ESTUDO 028 - ROMANOS 15:14 E COLOSSENSES 3:16 — ADMOESTAI-VOS E ACONSELHAI-VOS UNS AOS OUTROS



Esse artigo é parte da série "Amai-vos Uns aos Outros" e é muito recomendável que o leitor procure conhecer todos os aspectos dos mandamentos nos quais o Senhor nos ordena demonstrarmos amor uns pelos outros. No final do artigo você encontrará links para outros estudos dessa série.

VIVENDO A VIDA COMUM DOS SANTOS DE DEUS

Romanos 15:14 e Colossenses 3:16 

Introdução.

A. Na mensagem anterior nós falamos acerca da grande realidade, de que a vida cristã está repleta de tribulações e provações. Mesmo assim existem pessoas que... 
1. Acreditam que a vida cristã é um mar de rosas. Estas pessoas estão a caminho da insanidade ou loucura. 
2. Acreditam que Deus irá livrá-los de todos os problemas e buscam se proteger das duras realidades da vida refugiando-se nas fantasias mais tolas, e no triunfalismo barato dos pregadores da atualidade. 
B. Mas sabemos que a vida cristã não é assim, nem Deus tem prometido nos livrar de todos os problemas. Pelo contrário a palavra de Deus é bem clara ao afirmar: 
Atos 14:21—22 
E, tendo anunciado o evangelho naquela cidade e feito muitos discípulos, voltaram para Listra, e Icônio, e Antioquia, fortalecendo a alma dos discípulos, exortando-os a permanecer firmes na fé; e mostrando que, através de muitas tribulações, nos importa entrar no reino de Deus. 
C. Mas além de termos que enfrentar problemas e dificuldades, temos ainda que encarar o problema do pecado. É mesmo assustador, o fato de que é muito, muito fácil, escorregarmos de volta para a prática de hábitos pecaminosos nos quais costumávamos ter prazer. 
D. É inacreditável a velocidade com que nos esquecemos das verdades que aprendemos acerca da vida cristã. O mesmo é verdadeiro com a grande facilidade com que ignoramos a Palavra de Deus, quando Ela nos chama para negar nossos próprios interesses ou para que enfrentemos, com a cabeça erguida, algum tipo de dificuldade. 
E. Quando nós, como verdadeiros cristãos, agimos desta maneira, nós podemos ter a certeza de que Deus irá nos tratar como filhos e filhas e irá nos disciplinar — 
Hebreus 12:5—8 
5 e estais esquecidos da exortação que, como a filhos, discorre convosco: Filho meu, não menosprezes a correção que vem do Senhor, nem desmaies quando por ele és reprovado; 
6 porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe.
 7 É para disciplina que perseverais (Deus vos trata como filhos); pois que filho há que o pai não corrige? 
8 Mas, se estais sem correção, de que todos se têm tornado participantes, logo, sois bastardos e não filhos. 
F. Uma das formas mais comuns que Deus usa para nos disciplinar, Deus seja louvado por isso, é através de outros cristãos que chamam a nossa atenção para o fato de que não estamos andando de conformidade com a Sua vontade.     
G. Por este motivo, é nossa responsabilidade dar ouvidos ao mandamento de reciprocidade que diz... 
Admoestai-vos ou Aconselhai-vos uns aos outros 
I. O Mandamento.
 Romanos 15:14 
E certo estou, meus irmãos, sim, eu mesmo, a vosso respeito, de que estais possuídos de bondade, cheios de todo o conhecimento, aptos para vos admoestardes uns aos outros.
Hebreus 3:12—13 
Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração. 
II. Definição do Termo:
 νουθετέω – nouthetéo –  1. Advertir. 2. Admoestar. 3. Aconselhar.   
Admoestar uns aos outros é o exercício de um serviço, através do qual os crentes chamam a atenção, uns dos outros, quanto às suas atitudes pecaminosas ou obrigações não cumpridas; ao mesmo tempo em que podem oferecer a instrução necessária para encorajar uns aos outros visando fazer com que as áreas desordenadas se alinhem, outras vez, com a Palavra de Deus. 
II. Exemplos Bíblicos 
1 Coríntios 4:14 
Não vos escrevo estas coisas para vos envergonhar; pelo contrário, para vos admoestar como a filhos meus amados. 
Atos 20:29—31 
Eu sei que, depois da minha partida, entre vós penetrarão lobos vorazes, que não pouparão o rebanho. E que, dentre vós mesmos, se levantarão homens falando coisas pervertidas para arrastar os discípulos atrás deles. Portanto, vigiai, lembrando-vos de que, por três anos, noite e dia, não cessei de admoestar, com lágrimas, a cada um. 
III. Não Exemplo Bíblico 
1 Coríntios 5:1 
Geralmente, se ouve que há entre vós imoralidade e imoralidade tal, como nem mesmo entre os gentios, isto é, haver quem se atreva a possuir a mulher de seu próprio pai. E, contudo, andais vós ensoberbecidos e não chegastes a lamentar, para que fosse tirado do vosso meio quem tamanho ultraje praticou? 
IV. Implicações Contidas Neste Mandamento 
O mandamento que nos ordena admoestar, advertir ou aconselhar uns aos outros, possui as seguintes implicações: 
A. Como cristão nós não estamos completamente isentos dos efeitos e das manifestações da nossa velha natureza pecaminosa. Nós, muitas vezes, cometemos pecados por ignorância, mas, outras vezes, cometemos pecados porque assim desejamos e sabemos muito bem o que estamos fazendo. Estas atitudes acabam resultando em dificuldades e problemas em nossas vidas e nas vidas de outros irmãos. 
B. Como cristãos nós precisamos reconhecer, afinal de contas somos uma “comum-unidade”, que precisamos da ajuda uns dos outros para vencer nossa luta contra o pecado e nossos atos irresponsáveis, os quais colocam em risco, não apenas nossas próprias vidas espirituais, mas de toda a comunidade também.
 C. O serviço de admoestação é, na realidade, um ministério de edificação. Quando o pecado ou as dificuldades desta vida, e elas são muitas, estão fazendo com que um cristão se desvie de suas obrigações para com o Senhor ou para com a comunidade, a atitude melhor e mais amorosa a fazer, é admoestar tal pessoa. Não admoestar aquele que está errado é o mesmo que permitir que ele continue em seu caminho de autodestruição. 
D. O serviço de admoestar está relacionado, em primeiro lugar e antes de tudo, com a Palavra de Deus. É a Palavra de Deus que vai nos mostrar as áreas da nossa vida que precisam de correção. Nela também vamos encontrar os princípios que nos ajudarão a efetuar as mudanças necessárias em nossas vidas.
 E. Para advertir, admoestar ou consolar nós precisamos nos envolver com a vida uns dos outros. Como podemos admoestar ou aconselhar a alguém, se não sabemos o que está acontecendo com a vida uns dos outros? Como podemos saber as necessidades uns dos outros se não conhecemos uns aos outros como devemos?
 F. O serviço de admoestação pode acontecer com a igreja reunida ou em situações particulares, de acordo com a necessidade que estejamos tratando.
Conclusão:

Todos os cristãos podem e devem se envolver no serviço de admoestação uns dos outros.

A. Da mesma maneira que temos o privilégio de exortar ou consolar — fortalecer — uns aos outros, também somos chamados para advertir, admoestar, aconselhar — corrigir — uns aos outros.

B. Algumas qualidades necessárias para o serviço de admoestação – Romanos 15:14:

1. Conhecimento da Palavra.

2. Sabedoria em aplicar a Palavra às situações da vida.

3. Bondade manifestada em boa vontade e intenções construtivas.

C. Atitudes corretas na hora de admoestar:

Atos 20:31

Portanto, vigiai, lembrando-vos de que, por três anos, noite e dia, não cessei de admoestar, com lágrimas, a cada um.

2 Tessalonicenses 3:15

Todavia, não o considereis por inimigo, mas adverti-o como irmão.

Atos 20:19

Servindo ao Senhor com toda a humildade, lágrimas e provações que, pelas ciladas dos judeus, me sobrevieram.

1 Coríntios 4:14

Não vos escrevo estas coisas para vos envergonhar; pelo contrário, para vos admoestar como a filhos meus amados.

D. Algumas admoestações típicas encontradas no Novo Testamento: 1 Coríntios 10:6—10

1 Coríntios 10:6.

Ora, estas coisas se tornaram exemplos para nós, a fim de que não cobicemos as coisas más, como eles cobiçaram.

1 Coríntios 10:7

Não vos façais, pois, idólatras, como alguns deles; porquanto está escrito: O povo assentou-se para comer e beber e levantou-se para divertir-se.

1 Coríntios 10.8

E não pratiquemos imoralidade, como alguns deles o fizeram, e caíram, num só dia, vinte e três mil.

1 Coríntios 10.9

Não ponhamos o Senhor à prova, como alguns deles já fizeram e pereceram pelas mordeduras das serpentes.

1 Coríntios 10.10

Nem murmureis, como alguns deles murmuraram e foram destruídos pelo exterminador.

E. O serviço de admoestação tem muito valor na promoção de um caráter e de um comportamento que reflitam a pessoa do próprio Senhor Jesus Cristo. Afinal de contas, somos chamados a nos tornar Seus imitadores. 

F. Quando praticamos este serviço, nós ajudamos uns aos outros a vencer nossas práticas pecaminosas e negligências espirituais.

G. Todas as vezes que damos um passo à frente, praticando os mandamentos de reciprocidade, como esse em que devemos nos admoestar uns aos outros, o testemunho da Igreja, enquanto Corpo de Cristo, torna-se mais forte e visível, para a glória do poder e da graça transformadora do Senhor Jesus Cristo.

Oh! Meus irmão e irmãs, que Deus se compadeça de nós e nos ajude a sermos obedientes à Sua Palavra e a cumprirmos como nossas obrigações como cristãos.

OUTROS ESTUDOS ACERCA DA VIDA COMUM DOS SANTOS DE DEUS.

001 — O Custo do Discipulado =

002 — Uma Proposta de Vida =

003 e 004 — Comunhão e Interdependência =

005 — Os Dons espirituais e a Vida Comum =

006 — Discipulado =

007 — O Amor ao Próximo =

008 — Amai-vos uns aos outros — Parte 1 — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS

009 — Amai-vos uns aos outros — Parte 2 — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS

010 — Romanos 15:1—7 — Acolhei-vos Uns aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 3

011 — Romanos 16:16 — Saudai-vos Uns Aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 04

012 — 1 Coríntios 12:24—25 — Tande o Mesmo Cuidado Uns Para Com os Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 05

013 — Efésios 5:18-21 — Sujeitai-vos ou Submetei-vos Uns Aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 06

014 — Efésios 4:1—3 — Suportai-vos Uns Aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 07

015 — Tiago 5:16 — Confessai Vossos Pecados uns Aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 08

016 — Colossenses 3:12—13 — Perdoai uns Aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 09

017 — Romanos 14:13 — Não Julgueis Uns Aos Outros — Parte A — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 10A

018 — Romanos 14:13 — Não Julgueis Uns Aos Outros — Parte B — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 10B

019 — Tiago 4:11 — Não faleis Mal uns dos Outros — AMAI-VOS UNS AOS AOS OUTROS — Parte 11

020 — Tiago 5:9 — Não Vos Queixeis uns dos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 12

021 — Gálatas 5:14—15 — Não Vos Mordais nem Devoreis uns Aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 13

022 — Gálatas 5:25—26 — Não Provoqueis Uns aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 14

023 — Gálatas 5:25—26 — Não Invejeis Uns aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 15

024 — Colossenses 3:9—10 — Não Mintais uns aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 16

025 — Romanos 14:29 e 1 Tessalonicenses 5:11  — Edificar uns aos outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — PARTE 17

026 — Colossenses 3:16  — Instruí-vos Mutuamente — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — PARTE 18

027 — 1 Tessalonicense 5:1 e Hebreus 3:12—13  — Consolai-vos e Exortai-vos Uns aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — PARTE 19

028 — Romanos 15:14 e Colossenses 3:16 — Admoestai-vos ou Aconselhai-vos uns aos outros —  AMAI-VOS UNS AOS OUTROS – Parte 20 — SERMÃO 028

029 — Efésios 5:18—20 e Colossenses 3:16 — Falando entre vós com... — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS – Parte 21 — SERMÃO 029

030 — Gálatas 5:13—14 — Sede Servos Uns dos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS – Parte 22 — SERMÃO 030

031 — Gálatas 6:2 — Levai as Cargas Uns dos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS – Parte 23 — SERMÃO 031

032 — 1 Pedro 4:7—10 — Sede Mutuamente Hospitaleiros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS – Parte 24 — SERMÃO 032

033 — Efésios 4:31—32 — Sede Benignos Uns Para Com Os Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS – Parte 25 — SERMÃO 033

034 — Tiago 5:16 — Orai Uns Pelos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS – Parte 26 — SERMÃO 034

Grande Abraço e que Deus possa abençoar a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário