sexta-feira, 14 de novembro de 2014

FUNDADOR DO MORMONISMO – JOSEPH SMITH - TEVE ATÉ 40 ESPOSAS


 
Estados Unidos: Igreja Mórmon reconhece que seu fundador teve até 40 esposas. Informação foi divulgada em um ensaio publicado no site da igreja

Igreja Mórmon reconhece que seu fundador teve até 40 esposas

Retrato de Joseph Smith
Retrato de Joseph Smith (Reprodução)

A Igreja Mórmon reconheceu pela primeira vez em sua história que seu fundador, Joseph Smith (1805-1844), teve entre 30 e 40 esposas, entre elas uma de 14 anos. A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, como é formalmente chamada essa confissão religiosa com sede no estado de Utah, nos Estados Unidos, publicou em outubro a informação em um ensaio em seu site que inicialmente acabou passando despercebido, mas que na terça-feira foi recuperado por vários veículos da imprensa local e nacional.

Até agora, a Igreja Mórmon mantinha oficialmente a versão de que Smith só teve uma esposa - chamada Emma. A admissão sobre a vida do profeta do século XIX se encaixa com a prática de poligamia que a igreja abandonou formalmente em 1890, mas que continua vinculada com essa confissão na cultura popular dos Estados Unidos. A divulgação dessa informação faz parte de um esforço da Igreja Mórmon para ser mais transparente em relação a sua história devido às acusações que surgiram sobre o tratamento de mulheres e minorias, segundo uma análise do jornal Boston Globe.

Smith teve entre 30 e 40 esposas com idades entre 14 e 56 anos, embora a maioria delas tivesse entre 20 e 40 anos. Algumas também eram casadas com amigos do profeta, segundo o texto. É provável que Smith não mantivesse relações sexuais com todas as mulheres porque muitas estavam "reservadas" para sua vida no céu, mas essa poligamia causava um "sofrimento insuportável" à sua primeira esposa, Emma, de acordo com o ensaio.

Smith se voltou para a poligamia durante suas leituras do Antigo Testamento em 1831, quando descobriu que muitas figuras bíblicas, como Abraão, Davi e Salomão, tiveram mais de uma esposa. "A mesma revelação que ensinava sobre o casamento plural fazia parte de uma revelação mais ampla que Joseph Smith teve. O Casamento podia durar até depois da morte e esse casamento eterno era essencial para herdar a plenitude que Deus deseja para seus filhos", afirma o texto.

Estima-se que cerca de 40.000 moradores de Utah mantêm hoje casamentos polígamos, apesar de a Igreja Mórmon insistir que não são membros de sua confissão, que em 1890 rejeitou a poligamia por causa da pressão do governo americano e, desde então, excomunga aqueles que a praticam.

(Com agências EFE e Reuters)

O artigo original do site da revista VEJA poderá ser visto por meio desse link aqui:


Que Deus abençoe a todos,

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

5 comentários:

  1. Como inventam e reinventam coisas abominaveis com relaçãoa igreja mormon.Acho que Deus chora ao ver competição de conhecimentos sobre sua palavra.

    ResponderExcluir
  2. Este blog é mentiroso como todos que atacam a igreja

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Maria,

      Como isso é possível quando o subtítulo do artigo diz que a própria igreja Mórmon reconhece os fatos descritos no mesmo?

      Melhor você rever teus conceitos, porque parece que quem está bem enganada com mentiras é você.

      Abraço.

      irmão Alex

      Excluir
  3. Este cara é um louco em inventar tantas mentiras, e que lê estas barbaridades sem o verdadeiro conhecimento, pode se convencer de forma a acreditar num anticristo destes. Sim ele prega o contrário do que a verdade foi. Ele simplesmente esta confundo a Igreja Fundamentalista da igreja original. Os fundametalistas foram um grupo de pessoas que não aceitavam as revelações e nem entendeu a pratica de ADOÇÃO daquela epoca, pois muitos maridos foram mortos brutalmente, crianças, adolescentes e idosos, daí Joseph Smith solicitou que alguns homens abastados na epoca adotassem familias, e para isto tinha que registra-las como exigencia do governo americano. Elas eram tidas como mulheres amigas da familia, e não comcubinas; Só que alguns engraçadinhos, usurparam e começaram a coabitarem com estas mulheres. Desta forma foram expulsos da igreja, e assim sairam e continuaram a praticar poligamia ate hoje no Arizona e algumas cidades americanas se espalharam.O pior disto, é que eles por si , fundaram uma igreja usando a mesma denominação da verdadeira, daí a confusão. Só que a igreja restaurada nunca pregou a poligamia, agora a fundamentalista sim. Mas não são a mesma coisa. Assim muitos pastores mal informados e doidos para atacar aproveitam das mentes tb despreparadas e tentam convencer por fundamentos biblicos, que em nada justificam o que falam. Muito triste isto. Agora pergunto porque fazem isto? só pode ser medo de perder fiéis, dizimos, numeros de membros etc. Eu ja fui em muitas denominações e sei o que eles fazem para conseguir almas, uns abutres em cima da carne.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Maria,

      Você aprendeu tudo isso sozinha, ou...

      Sua interpretação de homens ricos adotando famílias que perderam os pais é risível. Pense melhor. Vamos orar para Deus abrir teu entendimento acerca das mentiras monstruosas dos mórmons.

      Alexandros Meimaridis.

      Excluir