quinta-feira, 13 de novembro de 2014

JOÃO 17:2-3 - O SENHOR JESUS E O DOM DA VIDA ETERNA - Estudo 003 — PARTE 002



Essa é uma série de estudos baseada em João capítulo 17 que é conhecido como: “A ORAÇÃO SACERDOTAL DE CRISTO” a favor de todos os seus discípulos de todas as épocas. É um estudo bastante aprofundado de João 17 e de todas as suas implicações. É bastante conveniente que o leitor prossiga nesses estudos até o final para poder usufruir melhor do conteúdo dos mesmos. No final de cada estudo o leitor encontrará links para os outros estudos.  


Continuação

IV. Como são descritos aqueles a quem o Senhor Jesus concede a vida eterna.

A. Eles pertencem ao Pai, porque o Pai os escolheu.

João 17:6

Manifestei o teu nome aos homens que me deste do mundo. Eram teus, tu mos confiaste, e eles têm guardado a tua palavra.

João 17:9

É por eles que eu rogo; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus.

2 Tessalonicenses 2:13

Entretanto, devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados pelo Senhor, porque Deus vos escolheu desde o princípio para a salvação, pela santificação do Espírito e fé na verdade.

B. Eles foram dados pelo Pai – Deus - como presente ao Filho - Jesus.

João 17:6

Manifestei o teu nome aos homens que me deste do mundo. Eram teus, tu mos confiaste, e eles têm guardado a tua palavra


João 6:37

Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora.

João 6:39

E a vontade de quem me enviou é esta: que nenhum eu perca de todos os que me deu; pelo contrário, eu o ressuscitarei no último dia.

C. Eles manifestam as características da graça salvadora.

1. A graça de vir ao encontro de Deus.

João 6:44

Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia.

João 6:37—39

37 Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora.

38 Porque eu desci do céu, não para fazer a minha própria vontade, e sim a vontade daquele que me enviou.

39 E a vontade de quem me enviou é esta: que nenhum eu perca de todos os que me deu; pelo contrário, eu o ressuscitarei no último dia.

2. A graça de Deus para poder crer na verdade.

João 17:8

Porque eu lhes tenho transmitido as palavras que me deste, e eles as receberam, e verdadeiramente conheceram que saí de ti, e creram que tu me enviaste -.

3. A graça de Deus para poder obedecer as Escrituras Sagradas

João 17:6

Manifestei o teu nome aos homens que me deste do mundo. Eram teus, tu mos confiaste, e eles têm guardado a tua palavra.

4. A graça de Deus para perseverar na verdade.

João 17:11—12

Já não estou no mundo, mas eles continuam no mundo, ao passo que eu vou para junto de ti. Pai santo guarda-os em teu nome, que me deste, para que eles sejam um, assim como nós. Quando eu estava com eles, guardava-os no teu nome, que me deste, e protegi-os, e nenhum deles se perdeu, exceto o filho da perdição, para que se cumprisse a Escritura.

V. A Descrição da Vida Eterna Concedida pelo Senhor Jesus

João 17:3

E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.

A. “Conhecer a Deus” designa um relacionamento.

1. Essa verdade é uma das mais importantes de toda a Bíblia. É impressionante que o Senhor Jesus, através da aplicação da Sua graça, tenha nos conduzido, por meio do novo nascimento, a um relacionamento vivo e pessoal com Ele mesmo e com Deus o Pai. Por meio dessa grande transação espiritual nossa identidade pecaminosa com Adão é quebrada e todos os nossos pecados são perdoados. O dom de “conhecer a Deus” é reputado na Bíblia como de suprema importância.

Jeremias 9:23—24

Assim diz o SENHOR: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem o forte, na sua força, nem o rico, nas suas riquezas; mas o que se gloriar glorie-se nisto: em me conhecer e saber que eu sou o SENHOR e faço misericórdia, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o SENHOR.

B. “Conhecer a Deus” designa uma doutrina.

1. O verdadeiro cristão é aquele que aceita de todo o coração as verdades bíblicas e faz dessas mesmas verdades o fundamento da sua vida presente e da sua existência futura. Neste versículo de João 17:3 Jesus fala de duas dessas verdades.

2. Nós precisamos acreditar no “único Deus verdadeiro” em contraste a todos os outros deuses pagãos.

3. Nós precisamos acreditar em “Jesus Cristo, a quem Deus enviou” em contraste à incredulidade demonstrada pelos Judeus dos dias de Jesus.

C. “Conhecer a Deus” designa uma experiência.

1. Comunhão com Deus – João 17:3.

2. A habilidade de obedecer a Bíblia – João 17:6.

3. A habilidade de glorificar a Deus – João 17:10.

4. A consciência de que somos guardados pelo poder de Deus – João 17:11.

5. A alegria do Senhor – João 17:13.

6. A liberdade da santificação – João 17:17.

7. O reconhecimento de que nós somos um com Deus e com outros crentes – João 17:21.

8. A certeza de que estaremos com Jesus nos céus – João 17:24.

Conclusão

A. O cristão genuíno é uma pessoa realmente privilegiada. O valor dos benefícios espirituais que lhe tem sido conferidos só podem ser devidamente apreciados pela extensão do custo implícito da crucificação.

B. Exatamente porque temos este relacionamento vivo e pessoal com Deus, devemos abandonar de uma vez por todas, todas as formas de impiedade e de pecado, incluindo a preguiça, a pretensão ou hipocrisia e essa maneira nonchalant — descuidada, indolente, desleixada e indiferente —- que tão frequentemente caracterizam nossa vida cristã. O Senhor deu tudo que tinha e por fim deu a própria vida, para que nós pudéssemos ter a vida eterna. Nós precisamos escolher dar ao Senhor, diariamente, o melhor de nós.

OUTROS ESTUDOS EM JOÃO 17

JOÃO 17 — ESTUDO 001 — O SENHOR JESUS — O GRANDE SUMO SACERDOTE — PARTE 001

JOÃO 17 — ESTUDO 001 — O SENHOR JESUS — O GRANDE SUMO SACERDOTE — PARTE 002

JOÃO 17 — ESTUDO 002 — O SENHOR JESUS E A GLÓRIA DE DEUS — PARTE 001

JOÃO 17 — ESTUDO 002 — O SENHOR JESUS E A GLÓRIA DE DEUS — PARTE 002

JOÃO 17 — ESTUDO 003 — O SENHOR JESUS E A VIDA ETERNA — PARTE 001

JOÃO 17 — ESTUDO 003 — O SENHOR JESUS E A VIDA ETERNA — PARTE 002

JOÃO 17 — ESTUDO 004 — O SENHOR JESUS E SUA OBRA TERMINADA — PARTE 001

JOÃO 17 — ESTUDO 004 — O SENHOR JESUS E SUA OBRA TERMINADA — PARTE 002

JOÃO 17 — ESTUDO 005 — O SENHOR JESUS E AQUELES QUE CREEM NELE — PARTE 001

JOÃO 17 — ESTUDO 005 — O SENHOR JESUS E AQUELES QUE CREEM NELE — PARTE 002

JOÃO 17 — ESTUDO 005 — O SENHOR JESUS E AQUELES QUE CREEM NELE — PARTE 003 – FINAL

JOÃO 17 — ESTUDO 006 — O SENHOR JESUS E SUA ORAÇÃO PELOS QUE SÃO SEUS — PARTE 001

JOÃO 17 — ESTUDO 006 — O SENHOR JESUS E SUA ORAÇÃO PELOS QUE SÃO SEUS — PARTE 002


JOÃO 17 — ESTUDO 007 — O SENHOR JESUS E SUA ORAÇÃO PELOS QUE SÃO SEUS — PARTE 003

JOÃO 17 — ESTUDO 007 — O SENHOR JESUS E SUA ORAÇÃO PELOS QUE SÃO SEUS — PARTE 004

JOÃO 17 — ESTUDO 008 — O SENHOR JESUS E O MUNDO — PARTE 001

JOÃO 17 — ESTUDO 008 — O CRENTE E O MUNDO — PARTE 002

JOÃO 17 — ESTUDO 009 — O SENHOR JESUS E SEU SERVIÇO A DEUS — PARTE 001

JOÃO 17 — ESTUDO 009 — O SENHOR JESUS E SEU SERVIÇO A DEUS — PARTE 002 — SOMOS EMBAIXADORES JUNTO COM CRISTO
Que Deus abençoe a todos

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário