segunda-feira, 31 de julho de 2017

TEOLOGIA DO NOVO TESTAMENTO — ESTUDO 015 —HISTÓRIA — A BUSCA PELO JESUS HISTÓRICO — PARTE 005


Jesus

Esse é um estudo especial que irá abordar temas de grande interesse, tais como: 1. Deus 2. Os seres humanos e o mundo criado 3. Jesus e Sua missão como o CRISTO. 4. O Espírito Santo. 5. A vida cristã. 6. A Igreja. 7. O futuro e etc. Esperamos que a mesma possa ajudar todos os nossos leitores a conhecerem melhor o que o Novo Testamento ensina acerca de tudo o que nos é importante.

INTRODUÇÃO GERAL

TEOLOGIA DO NOVO TESTAMENTO E A HISTÓRIA

A BUSCA PELO JESUS HISTÓRICO — A NOVA ORTODOXIA — PARTE 005

INTRODUÇÃO À NOVA ORTODOXIA

Conforme nossa apresentação da Escola Antiga da Busca pelo Jesus histórico, nós tivemos a oportunidade de ver que os estudiosos envolvidos naquela busca desejavam experimentar uma nova abordagem quanto à historicidade de Jesus lançando mão, alegadamente, da ciência da história. Eles desejavam evitar o que consideravam o tortuoso caminho representado pelos dogmas da Igreja. Todavia, depois de mais de um século de tentativas, eles descobriram que não tinha conseguido chegar em nenhum lugar. O Jesus histórico, simplesmente não podia ser alcançado pelas metodologias adotadas pela escola antiga. Ver estudos anteriores na lista completa abaixo.

Novas abordagens e novos métodos precisavam ser descobertos e estabelecidos. Foi ai que Karl Barth e outros teólogos da Nova Ortodoxia assumiram o papel preponderante na Busca pelo Jesus histórico.

Antes de prosseguirmos com a história da busca pelo Jesus histórico uma palavra importante acerca, especificamente de Barth, é necessária. A teologia liberal do século XIX havia transformado os seres humanos, certamente influenciada pela chamada Teoria da Evolução, em pessoas boazinhas, evoluindo para um patamar cada vez mais elevado de civilidade e humanidade. E, tudo isso, sem qualquer necessidade de Deus ou de qualquer intervenção divina. Todavia, com o advento da Primeira Guerra Mundial entre os anos 1914-1918, a verdadeira condição dos seres humanos foi exposta de modo incontroverso. Os seres humanos não passam de pecadores depravados prontos a se matarem ao menor pretexto e até mesmo sem nenhum pretexto. Naqueles anos Barth publicou seu pequeno comentário na Epístola de Paulo aos Romanos — Der Römerbrief — no final de 1918 com data de publicação de 1919. O comentário original de cerca de 250 páginas foi depois expandido para as atuais 576 páginas. Barth estava desiludido com a teologia liberal protestante e buscou nas Escrituras a definição para a verdadeira condição dos seres humanos. Isso posto, prossigamos com o desenvolvimento da Nova Ortodoxia e sua busca pelo Jesus histórico.

Não é algo incomum, estudiosos da teologia pensarem que Rudolf Bultmann teria mais prerrogativas sobre a Nova Ortodoxia do que Karl Barth. No entanto, apesar de sua crescente popularidade durante o século XX, Bultmann não é, de fato, tão relevante para as bases da teologia no século passado quanto Karl Barth. Quando o assunto é teologia sistemática é certo que a obra de Karl Barth contida nos quatorze volumes da sua Church Dormatics é insuperável. Em nossa opinião, Karl Barth é ainda mais radical do que o próprio Bultmann quando se trata do relacionamento da história com a mensagem pregada pelos apóstolos, pelo menos em teoria. Bultmann, todavia, terá um papel importante na próxima fase da busca, quando iremos falar da Nova Busca pelo Jesus Histórico que podemos também chamar de Neoliberalismo.
  
CONTINUA...

OUTROS ARTIGOS ACERCA DA TEOLOGIA DO NOVO TESTAMENTO

TEOLOGIA DO NOVO TESTAMENTO — ESTUDO 001

TEOLOGIA DO NOVO TESTAMENTO — ESTUDO 002

TEOLOGIA DO NOVO TESTAMENTO — ESTUDO 003

TEOLOGIA DO NOVO TESTAMENTO — ESTUDO 004

TEOLOGIA DO NOVO TESTAMENTO — ESTUDO 005

TEOLOGIA DO NOVO TESTAMENTO — ESTUDO 6

TEOLOGIA DO NOVO TESTAMENTO — ESTUDO 007
TEOLOGIA DO NOVO TESTAMENTO — ESTUDO 008

TEOLOGIA DO NOVO TESTAMENTO — ESTUDO 009

TEOLOGIA DO NOVO TESTAMENTO — ESTUDO 010

TEOLOGIA DO NOVO TESTAMENTO — ESTUDO 011

TEOLOGIA DO NOVO TESTAMENTO — ESTUDO 012

TEOLOGIA DO NOVO TESTAMENTO — ESTUDO 013

TEOLOGIA DO NOVO TESTAMENTO — ESTUDO 014


Que Deus abençoe a todos

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

Os comentários não representam a opinião do Blog O Grande Diálogo; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário