segunda-feira, 30 de outubro de 2017

EDUCAÇÃO CRISTÃ — ESTUDO 025 — DISCIPLINA NA IGREJA — PARTE 003


Imagem relacionada

I. Termos Chaves Para a Disciplina no Novo Testamento[1]:

B. διδασκαλία didaskalía — Ensino.

Essencial ao discipulado é o ensino ou a doutrina que são  referidos no Novo Testamento pelos termos διδασκαλία didaskalía — e διδαχῆς didachês. Sem a transmissão de conhecimentos sobre quem é Jesus, o Senhor, e quais são suas ordens  como podemos esperaria obediência?

Mateus 28:1820

18 Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra.

19 Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;

20nsinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.

Filhos abandonados pelos pais, que brincam na rua em vez de frequentar a escola, não prestarão bons serviços à sociedade. Nem prometem muito aqueles membros da igreja que regularmente evitam as fontes de instrução: a leitura e o estudo da palavra de Deus, a Escola Bíblica, os cultos onde a instrução bíblica recebe prioridade, e leitura de livros de boa qualidade, escritos por homens de Deus desejosos de comunicar, de forma sistemática, o conteúdo da Palavra de Deus.

Jesus Cristo gastou horas incontáveis no ensino, instruindo seus discípulos nos princípios da vida abundante — ver Mateus 5—7 — diretamente e por ações — milagres — e parábolas —

Mateus 13:11

Ao que respondeu: Porque a vós outros é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas àqueles não lhes é isso concedido

As multidões tiveram de se contentar com instrução relativamente superficial e restrita, mas não os discípulos. O motivo duplo desse procedimento do Senhor nunca deve ficar esquecido:

Os discípulos precisavam aprender e interiorizar tudo que o Senhor era como pessoa e as verdades que Ele ensinava para seu próprio desenvolvimento.

Também como futuros mestres, necessitavam aprender para poder ensinar.

Após a ascensão de Jesus Cristo eles tornar-se-iam os substitutos de Jesus na liderança visível da Igreja. Como eles foram instruídos, passariam a instruir — Atos 2:42 — a palavra, “doutrina”, representada no grego διδαχῆς didachês, quer dizer “ensino” ou “instrução”.

Como Jesus deu urgente e estendida atenção ao ministério de ensinar, os apóstolos rejeitaram o cargo da administração da igreja em favor da evangelização e do ensino —

Atos 6:2b

Não é razoável que nós abandonemos a palavra para servir as mesas.
        
Estudiosos do Novo Testamento creem que homens como João Marcos e Timóteo serviram com os missionários Paulo e Barnabé no cargo de instrutores — ὑπηρέτης uperétes — criado ou remador de baixa categoria ou remador subordinado — ver Atos 13:5. Esses gastariam seu tempo com os novos crentes, passando-lhes informações sobre a vida, a morte, a ressurreição do Senhor, junto com as instruções sobre a vida cristã — tais como as que enchem as páginas finais de Efésios, Colossenses, 1 Pedro, e em escala menor, outros trechos do Novo Testamento. Paulo usa a mesma expressão grega ὑπηρέτης — uperétes —– criado ou remador de baixa categoria ou remador subordinado para referir-se a si mesmo e outros como ele mesmo —

1 Coríntios 4:1

Assim, pois, importa que os homens nos considerem como ministros de Cristo e despenseiros dos mistérios de Deus.


Paulo mostra a centralidade do ensino na vida cristã. Logo que houve centenas de conversões em Éfeso, Lucas nos informa que Paulo discorreu diariamente na escola de Tirano durante dois anos —

Atos 19:9—10

9 Visto que alguns deles se mostravam empedernidos e descrentes, falando mal do Caminho diante da multidão, Paulo, apartando-se deles, separou os discípulos, passando a discorrer diariamente na escola de Tirano.
10 Durou isto por espaço de dois anos, dando ensejo a que todos os habitantes da Ásia ouvissem a palavra do Senhor, tanto judeus como gregos.

Um manuscrito antigo, o código D, acrescenta que Paulo ficava das onze às dezesseis horas neste trabalho. Se há qualquer fidedignidade nesta antiga fonte de informação, teríamos de confessar que Paulo estava muito mais preocupado com o ensino que nós que pastoreamos igrejas locais.


Quando quer garantir a continuação desta ênfase, o apóstolo afirma diante dos seus discípulos, os presbíteros de Éfeso: jamais deixei de vos anunciar todo o desígnio de Deus” — ver Atos 20:27. A palavra grega βουλὴν boulén — desígnio, quer dizer: conselho ou propósito. Em certos aspectos a mesma pode ser utilizada para representar os seguintes conceitos adicionais: forte desejo, ou plano —

Efésios 5:26—27

26 Para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra,

27 Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito.

A passagem acima especifica qual seja o desejo primordial de Deus para sua Igreja. Ela deve ser santificada e lavada pela palavra, para tornar-se uma noiva digna de se casar com o perfeito Filho de Deus. É por isso, que Paulo afirma que a intenção de tudo o que Cristo fez foi para poder apresentar a “igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem cousa semelhante, porém santa e sem defeito” — Efésios 5:26—27. Paulo, despedindo-se dos líderes da Igreja de Éfeso, os encomendou “ao Senhor e à palavra de sua graça, que tem poder para edificar e dar herança entre todos os que são santificados” — Atos 20:32. O desconhecimento da Palavra de Deus, portanto, é o principal motivo pela fraqueza e pelo estado atual de confusão em que a Igreja se encontra e, como sempre, os pastores e líderes são os últimos responsáveis por esse estado de coisas — ver Isaías 56:11; Jeremias 10:21; 12:10; Ezequiel 34:2; Atos 20:29—30; 2 Pedro 2:1—3; Judas 1:1—13.

Novamente com Paulo na prisão em Roma surge outra ocasião de despedida. Paulo estava pronto para deixar esta vida pelo caminho do martírio, e escreve a Timóteo para que viesse logo à Roma para atender algumas necessidades do veterano batalhador. Mas antes de Timóteo deixar a igreja — seria Éfeso ou Listra, ou outra, não sabemos — ele deveria, diligentemente, procurar homens fiéis e idôneos para instruir a outros —


2 Timóteo 2:2
E o que de minha parte ouviste através de muitas testemunhas, isso mesmo transmite a homens fiéis e também idôneos para instruir a outros.

O ensino tinha importância singular para o apóstolo Paulo. A igreja perecerá sem a devida instrução, ou mudará para abraçar uma falsa doutrina ou ensinamento — como podemos constatar com facilidade olhando ao nosso redor — tornando-se igreja inimiga do Senhor que a comprou com o sangue do Seu próprio Filho —

Atos 20:28

28 Atendei por vós e por todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastoreardes a igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue.

A história da Igreja durante quase dois milênios confirma o receio de Jesus e dos apóstolos. Não vale nada discutir a disciplina da igreja se a ela não for comunicado o desígnio de Deus. O que a igreja sabe, crê e vive fornecerá um quadro essencial para contrastar com aquele membro que não sabe, não crê e não vive o acordo com a vontade do seu Mestre.


OUTROS ESTUDOS ACERCA DE EDUCAÇÃO CRISTÃ

001 — A EXCELÊNCIA DA VIDA PESSOAL DAQUELES QUE DESEJAM ENSINAR — PARTE 001

002 — A EXCELÊNCIA DA VIDA PESSOAL DAQUELES QUE DESEJAM ENSINAR — PARTE 002

003 —A EXCELÊNCIA DA VIDA PESSOAL DAQUELES QUE DESEJAM ENSINAR — PARTE 003

004 — A IMPORTÂNCIA DA ALIANÇA COM DEUS

005 — OS ALVOS DA EDUCAÇÃO CRISTÃ

006 — A IGREJA NO PRINCÍPIO DO SÉCULO XXI – PARTE 001 — INTRODUÇÃO — OS COLONIZADORES VÊM EM NOME DE DEUS

007 — A IGREJA NO PRINCÍPIO DO SÉCULO XXI – PARTE 002 — NOSSAS ESCOLAS TEOLÓGICAS

008 — A IGREJA NO PRINCÍPIO DO SÉCULO XXI – PARTE 003 — IGREJAS CORPORATIVISTAS E INSTITUCIONALIZADAS E EDUCAÇÃO CRISTÃ PADRONIZADA

009 — A IGREJA NO PRINCÍPIO DO SÉCULO XXI – PARTE 004 — CONSUMISMO E CELEBRITISMO

010 — O PROPÓSITO SINGULAR DE DEUS PARA OS NOSSOS DIAS

011 — A PALAVRA IGREJA NO NOVO TESTAMENTO

012 — A EXPRESSÃO GREGA “EM CRISTO” — ἐν Χριστῷ

013 — O ENSINO DO NOVO TESTAMENTO ACERCA DA IGREJA

014 — O ENSINO DO NOVO TESTAMENTO ACERCA DA IGREJA — Parte 002

015 — O ENSINO DO NOVO TESTAMENTO ACERCA DA IGREJA — Parte 003

016 — O ENSINO DO NOVO TESTAMENTO ACERCA DA IGREJA — Parte 004 — A IGREJA COMO PLENITUDE

017 — O ENSINO DO NOVO TESTAMENTO ACERCA DA IGREJA — Parte 005 — A UNIDADE DA IGREJA CRISTÃ

018 — O ENSINO DO NOVO TESTAMENTO ACERCA DA IGREJA — Parte 006 — HUMILDADE E AMOR EM MEIO À DIVERSIDADE DE DONS
019 — O ENSINO DO NOVO TESTAMENTO ACERCA DA IGREJA — Parte 007 — A IGREJA COMO MISTÉRIO DE DEUS

020 — O ENSINO DO NOVO TESTAMENTO ACERCA DA IGREJA — Parte 008 — COMO A IGREJA É FORMADA OU CRIADA?

021 — O ENSINO DO NOVO TESTAMENTO ACERCA DA IGREJA — PARTE 009 — QUANDO A IGREJA COMEÇOU?

022 — OS MINISTÉRIOS DO ESPÍRITO SANTO — PARTE 001

023 — OS MINISTÉRIOS DO ESPÍRITO SANTO — PARTE 002
024 — A DISCIPLINA DA IGREJA — PARTE 001 — O DISCIPULADO
025 — A DISCIPLINA DA IGREJA — PARTE 002 — O ENSINO

Que deus abençoe a todos.
Alexandros Meimaridis
PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:
Desde já agradecemos a todos.
Os comentários não representam a opinião do Blog O Grande Diálogo; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.


[1] O material contido nessa apostila foi adaptado e ampliado do livro escrito pelo Dr. Russell Shedd – A Disciplina da Igreja. O livro foi originalmente publicado pelas Edições Vida Nova, e não encontra-se atualmente, no catálogo, da editora. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário