quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Ricardo Gondim Diz Que “Perdeu a Fé”, sem Notar que Perdeu Sua Própria Alma.



Ricardo Gondim publicou no site “guia-me” - http://www.guiame.com.br - um artigo intitulado “Perdi a Fé”. Aqueles que quiserem ver o artigo por si mesmos poderão fazê-lo acessando o seguinte link:

http://www.guiame.com.br/v4/114571-1542-Perdi-a-f-.html

O artigo não nos surpreende nem pelo título, nem pelo seu conteúdo, pois como já tivemos oportunidade de escrever em outras ocasiões, esse muito infeliz senhor já demonstrou que perdeu a fé faz tempo e não somente agora. Quem desejar conhecer melhor sua trajetória de desilusão com a fé cristã poderá ler alguns dos artigos que publicamos anteriormente, seguindo os links abaixo:

http://ograndedialogo.blogspot.com/2010/03/carta-aberta-da-revista-ultimato-sera-o.html

http://ograndedialogo.blogspot.com/2011/02/ricardo-gondim-e-um-verdadeiro-pinoquio.html

http://ograndedialogo.blogspot.com/2011/03/as-misericordias-de-deus-e-os-tsunamis.html

http://ograndedialogo.blogspot.com/2011/05/porque-nao-posso-concordar-com-o.html

http://ograndedialogo.blogspot.com/2011/05/revista-ultimato-rompe-com-ricardo.html

Todavia, hoje queremos analisar bem de perto suas afirmações no artigo mencionado acima, porque julgamos que as consequências experimentadas pelo Sr. Gondim estão diretamente atreladas às opções teológicas que o mesmo fez no passado, quando decidiu por abandonar a teologia reformada para dar ouvidos à teologia arminiana, adotada pela vasta maioria das igrejas chamadas “Assembleias de Deus”, das quais ele se tornou fundador de uma delas e é, até o presente, presidente da convenção geral da mesma: Igreja Betesda.

Em seu artigo, Ricardo Gondim nos conta que estava assistindo a uma palestra e, enquanto isso, ia pensando com seus botões as coisas que discutiremos em seguida. Ricardo está tão perdido e tão distante do Senhor Jesus, a quem ele se refere de forma respeitosa, mas declara, indiretamente, que não o reconhece como o único caminho. Dessa forma a perdição está garantida. Além de Jesus dizer que era o único caminho – ver João 14:6 ele também disse o seguinte:

Mateus 7:13—14 -

13 Entrai pela porta estreita (larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela),

14 porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela.

Portanto, a alegação de Gondim de que: “Estou mais certo dos caminhos que não quero trilhar.”, é prova contundente de quão perdido se encontra.

A seguir ele parte para o ataque e diz que todos os que não têm dúvidas são cínicos. Mas, não seria exatamente o contrário: todos os que se recusam a aceitar a revelação de Deus – como é o caso do próprio Gondim - manifestada, sobretudo através da pessoa de Jesus são, de fato, os verdadeiros cínicos?

Ele alega que tem receio de perpetuar uma espiritualidade desconectada da vida. Mas isso não é espiritualidade. A verdadeira espiritualidade está baseada em relacionamentos com Deus, com o Seu Filho Jesus, com o Espírito Santo e com outros crentes. Ela nunca está desconectada da vida, exatamente por ser isso: um conjunto de relacionamentos. Ver João 17:3 onde Jesus afirma que a vida eterna é um relacionamento de conhecimento do Pai e do Filho. Apenas isso e nada mais!

Gondim alega ser um garimpeiro da verdade, mas uma rápida corrida sobre o que anda lendo – seus campos de garimpo – são suficientes para nos mostrar que está fadado a experimentar desilusão, em cima de desilusão. Ele mesmo atesta isso alistando as coisas acerca das quais já não é mais capaz de acreditar.

É muito importante destacarmos que as coisas nas quais ele deixou de acreditar não são, nem nunca foram verdades bíblicas, e sim ensinamentos humanos sem valor algum, que só poderiam levá-lo ao nível de desencanto e desespero em que ele se encontra agora. Gondim diz:

“1. Não consigo mais acreditar no Deus inativo, que carece de preces "verdadeiras" para mover-se. Uma frase que não faz nenhum sentido para mim? "Oração move o braço de Deus".

É obvio que o deus ao qual ele se refere não é o Pai de Jesus Cristo. Nós, os crentes verdadeiros, oramos porque, entre outros, Jesus nos deixou o seguinte mandamento –

Lucas 18:1—8 –

1 Disse-lhes Jesus uma parábola sobre o dever de orar sempre e nunca esmorecer:

2 Havia em certa cidade um juiz que não temia a Deus, nem respeitava homem algum.

3 Havia também, naquela mesma cidade, uma viúva que vinha ter com ele, dizendo: Julga a minha causa contra o meu adversário.

4 Ele, por algum tempo, não a quis atender; mas, depois, disse consigo: Bem que eu não temo a Deus, nem respeito a homem algum;

5 todavia, como esta viúva me importuna, julgarei a sua causa, para não suceder que, por fim, venha a molestar-me.

6 Então, disse o Senhor: Considerai no que diz este juiz iníquo.

7 Não fará Deus justiça aos seus escolhidos, que a ele clamam dia e noite, embora
pareça demorado em defendê-los?

8 Digo-vos que, depressa, lhes fará justiça. Contudo, quando vier o Filho do Homem, achará, porventura, fé na terra?

É curioso notar no texto acima, que Jesus mesmo pergunta se quando ele voltar, ainda existirá pessoas orando? Se depender de Ricardo Gondim, a resposta é um rotundo NÃO!

Quanto à frase a "Oração move o braço de Deus" com a qual ele não mais concorda, certamente ele aprendeu a mesma no meio pentecostal em que foi criado e, deve ter usado a mesma milhares de vezes para ensinar algo que a Bíblia não ensina.

“2. Não consigo mais acreditar que os milagres de Deus sejam prêmios que privilegiam poucos. Não consigo entender que Deus se comporte como um "intervencionista" de micro realidades, deixando exércitos de ditadores “correrem frouxos". Inquieta-me saber que Deus tenha uma "vontade permissiva" para multinacionais lucrarem com remédios que poderiam salvar vidas. Não aceito que haja uma razão eterna para que governos corruptos atolem os mais pobres na mais abjeta miséria”.

Quem foi que começou com esses falsos ensinamentos de que os milagres de Deus são como prêmios que podem, inclusive, serem comprados, desde que o preço esteja certo? Não foram as denominações pentecostais às quais ele mesmo pertence? Ora, vá se queixar ao seu próprio bispo! Ele não aceita um Deus intervencionista, mas não entende que sem a intervenção de Deus, há muito já teríamos dado cabo de toda a vida que habita nosso frágil planeta. Gondim se concentra mais na pecaminosidade humana aparente, o que não se vê é muito pior, enquanto finge desconhecer a maravilhosa obra de salvação que Deus fez a nosso favor através de Cristo na cruz do Calvário. O que Deus fez está feito e não existe nenhuma maldade humana que possa mudar o fato de que Deus nos ama e nos ama de forma sacrificial. Paulo disse o seguinte a esse respeito:

Gálatas 2:19—21 –

19 Porque eu, mediante a própria lei, morri para a lei, a fim de viver para Deus. Estou crucificado com Cristo;

20 logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim.

21 Não anulo a graça de Deus; pois, se a justiça é mediante a lei, segue-se que morreu Cristo em vão.

Até experimentar essa realidade, Gondim continuará a dar a indevida importância a ditadores, fabricantes de medicamentos e a governos corruptos.

“3. Não consigo mais acreditar que Deus, mantendo o controle absoluto de tudo o que acontece no universo, tenha sujado as mãos com Aushwitz, Ruanda, Darfur, Iraque e outras hecatombes humanas. Não aceito que ele, parecido com um tapeceiro, precisa dar nós malditos do lado de cá da história enquanto, do outro lado, na eternidade, faz tudo perfeito. Qual o propósito de Deus ao “permitir” que crianças sejam mortas pela loucura de um atirador ou que uma menina esteja paraplégica com bala perdida?”

Deus mantém sim, pleno controle de cada minúcia que acontece nesse complexo planeta, bem como em todo o vasto universo e isso, o tempo todo. Gondim é um covarde e traidor do Evangelho ao dizer que Deus sujou as mãos em Aushwitz, etc. Quando fala assim ele soa como o Papa Bento XVI, quando visitou o local e perguntou: Onde estava Deus?. Os dois refletem o mesmo coração cheio de incredulidade. Quanto ao cuidado que Deus tem por nós vejamos as palavras do próprio Senhor Jesus Cristo, nas passagens a seguir:

Mateus 6:25—33

25 Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes?

26 Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves?

27 Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida?

28 E por que andais ansiosos quanto ao vestuário? Considerai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham, nem fiam.

29 Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.

30 Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós outros, homens de pequena fé?

31 Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos?

32 Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas;

33 buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

Mateus 7:15—23

15 Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores.

16 Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos?

17 Assim, toda árvore boa produz bons frutos, porém a árvore má produz frutos maus.

18 Não pode a árvore boa produzir frutos maus, nem a árvore má produzir frutos bons.

19 Toda árvore que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo.

20 Assim, pois, pelos seus frutos os conhecereis.

21 Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.

22 Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres?

23 Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade.

Certamente Ricardo Gondim irá pretender um bocado diante de Deus, de ter realizado essas obras, mas Jesus diz: pelos seus frutos os conhecereis. E os frutos desse senhor são podres, podres, podres.

Mateus 10:28—31

28 Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo.

29 Não se vendem dois pardais por um asse? E nenhum deles cairá em terra sem o consentimento de vosso Pai.

30 E, quanto a vós outros, até os cabelos todos da cabeça estão contados.

31 Não temais, pois! Bem mais valeis vós do que muitos pardais.

Quanto ao tapeceiro, ele parece estar “brigando” com o Caio Fábio que nos brindou, algum tempo atrás, com uma bela mensagem acerca de como Deus trabalha em nossas vidas, algo que Gondim parece que não entendeu, até agora.

“4. Não consigo mais acreditar que a função primordial da religião seja acessar o sobrenatural para tornar a vida menos sofrida. Os cristãos, em sua grande maioria, tentam fazer da religião um meio de controlar o futuro; praticam uma fé preventiva, pois aceitam como verdade que os verdadeiros adoradores conseguem se antecipar aos percalços da vida; afirmam que os ungidos sabem prever e anular possíveis acidentes, doenças, ou quaisquer outros problemas existenciais do futuro. Creio que a verdadeira fé não foge da lida, mas encara o drama de viver com coragem”.

Quem são esses cristãos que ele menciona no texto acima? Não são, prioritariamente, os membros das igrejas pentecostais, carismáticas, de terceira onda, da quarta onda e de todas as ondas que essa malévola teologia pentecostal ainda irá produzir? A verdadeira fé ensinada pelos reformadores sempre se pautou pela paciência e pela perseverança em meio às agruras dessa vida – ver Romanos 5:3-5 e Tiago 1:2-4. Nós jamais ensinamos que “Jesus vai nos dar a vitória completa, sobre tudo e sobre todos, todos os dias, o tempo todo”. A igreja à qual ele pertence sim ensina esse tipo de bobagens e ele mesmo deve ter se cansado de ensinar: o triunfalismo barato, a prosperidade sem limites e as perenes conquistas dos crentes que querem ser sempre “a cabeça” e nunca o “rabo”.

“5. Não consigo mais acreditar em determinismo, mesmo chamado por qualquer nome: fatalismo, carma, destino, oráculo. Depois de ler e reler o Eclesiastes, parei de acreditar que o cosmo funcione como um relógio de quartzo. Acredito que Deus criou o mundo com espaço para a contingência. Sem esse espaço não seria possível a liberdade humana. Creio que no meio do caminho entre determinismo e absoluta casualidade resida o arbítrio humano. Entendo que liberdade é vocação: homens e mulheres acolhendo o intento do Criador para que a história e o porvir sejam construídos responsavelmente”.

Aqui Gondim se revela por completo. E demonstra a ignorância típica de pessoas que nunca entenderam o que a Bíblia, ensina de fato. Ele acredita que os seres humanos, escravos do pecado como são, possuem algum tipo de arbítrio que os permite ser livres. Vejamos o que Jesus diz a esse respeito:

João 8:31—36 -

31 Disse, pois, Jesus aos judeus que haviam crido nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos;

32 e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.

33 Responderam-lhe: Somos descendência de Abraão e jamais fomos escravos de alguém; como dizes tu: Sereis livres?

34 Replicou-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: todo o que comete pecado é escravo do pecado.

35 O escravo não fica sempre na casa; o filho, sim, para sempre.

36 Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.

Essa utopia cega, na qual Gondim acredita, que os seres humanos são livres é negada em todas as páginas das Escrituras. Quando a Bíblia fala da raça humana caída, ela não deixa nenhuma dúvida quanto à nossa real condição. Os seres humanos caídos são qualificados pela Palavra de Deus como sendo:

“Porque de dentro, do coração dos homens, é que procedem os maus desígnios, a prostituição, os furtos, os homicídios, os adultérios, a avareza, as malícias, o dolo, a lascívia, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Ora, todos estes males vêm de dentro e contaminam o homem. Cheios de toda injustiça, malícia, avareza e maldade; possuídos de inveja, homicídio, contenda, dolo e malignidade; sendo difamadores, caluniadores, aborrecidos de Deus, insolentes, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais, insensatos, pérfidos, sem afeição natural e sem misericórdia. Injustos, não há quem entenda, não há quem busque a Deus; todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer. A garganta deles é sepulcro aberto; com a língua, urdem engano, veneno de víbora está nos seus lábios, a boca, eles a têm cheia de maldição e de amargura; são os seus pés velozes para derramar sangue, nos seus caminhos, há destruição e miséria; desconheceram o caminho da paz. Não há temor de Deus diante de seus olhos. Desviados, perdidos, fracos, ímpios, extraviados, inúteis e pecadores; incapazes de fazer o bem, mortos em delitos e pecados, transgressores, homens naturais incapazes de aceitar e de entender a revelação de Deus. Iníquos, vivendo em trevas, filhos do Maligno, incrédulos. Escravos de prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas. Cheios de amargura, cólera, ira, gritaria, blasfêmias, desejo maligno e a avareza, que é idolatria; de obras infrutíferas e bem assim toda malícia, de ira, indignação, maldade, maledicência, linguagem obscena do falar. Egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus, tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Mentirosos, néscios, desobedientes, desgarrados, escravos de toda sorte de paixões e prazeres, vivendo em malícia e inveja, odiosos e odiando-se uns aos outros; infiéis, adúlteros, traidores, assassinos, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus. Incrédulos, abomináveis, impuros, feiticeiros.” 

Bem, a lista é longa, mas não é exaustiva!

Esses versos descrevem tanto o senhor Gondim como a mim mesmo. Portanto, sem essa de: “Entendo que liberdade é vocação: homens e mulheres acolhendo o intento do Criador para que a história e o porvir sejam construídos responsavelmente”. Ora, isso não existe. É pura alucinação. É como diz o Eclesiastes que ele diz que leu, algo que está próximo da verdadeira loucura e estultícia:

Eclesiastes 7:29

Eis o que tão-somente achei: que Deus fez o homem reto, mas ele se meteu em muitas astúcias.

6.“Reconheço que posso assustar na teimosia de importar do mundo do rock para dentro da espiritualidade o significado de “metamorfose ambulante". Nessa constante fluidez, a verdade pode ser simples, mas nunca deixará de ser perigosa. A senda sulcada da verdade foi sulcada por muitos, entre os passos, porém, percebo a marca das sandálias do meu Senhor. E só isso basta para eu prosseguir”.

Depois de tanto descalabro, de tantas mentiras assacadas contra o Deus ETERNO e contra a obra da salvação, tão necessária, executada por Jesus, o Filho de Deus e aplicada em nossas vidas pelo Espírito Santo, esse cidadão ainda tem o topete de dizer que segue nos passos do seu senhor. Quem é o senhor dele? Deixo ao leitor tirar suas próprias conclusões.

Mas isso não é tudo. Por fim, o Ricardo arrasta o bom nome do Deus ETERNO na lama assinando “Soli Deo Gloria”. Ricardo Gondim pare de se enganar a si mesmo. Você foi vítima de uma teologia estragada que mistura a verdade com a mentira e que por mais de um século tem contaminado a igreja e levado ao surgimento de todas essas aberrações que vemos aí, atribuindo todas elas à ação do Espírito Santo de Deus.

Você mesmo não é inocente dessas muitas culpas relacionadas à propagação desse falso evangelho que, misturando a verdade com a mentira mata, vagarosamente, a fé de todos aqueles que se deixam contaminar com o mesmo. Foi exatamente isso que aconteceu com você que se deixou contaminar pela mentira pentecostal de uma segunda experiência com o Espírito Santo e engoliu, juntamente com essa mentira, muitas outras advindas do arminianismo, que te levam a acreditar que és livre quando estás completamente escravizado. Mas ainda existe esperança para você, como para qualquer outro pecador arrependido, pois Jesus diz:

Apocalipse 3:15—20 –

15 Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente. Quem dera fosses frio ou quente!

16 Assim, porque és morno e nem és quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca;

17 pois dizes: Estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma, e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu.

18 Aconselho-te que de mim compres ouro refinado pelo fogo para te enriqueceres, vestiduras brancas para te vestires, a fim de que não seja manifesta a vergonha da tua nudez, e colírio para ungires os olhos, a fim de que vejas.

19 Eu repreendo e disciplino a quantos amo. Sê, pois, zeloso e arrepende-te.

20 Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo.

Você não gostaria de renunciar aos teus pecados e aceitar a generosa oferta e o doce convite que Jesus lhe faz e se reconciliar e começar, pela primeira vez na sua vida, a viver uma vida de verdadeiro relacionamento com Deus e Seu Filho, no poder do Espírito Santo? Larga mão desse negócio de sandálias, pois fica muito mal para você que vive de forma confortável, muito acima da média nacional, que se dá ao luxo de correr maratonas em Nova Iorque e desfrutar de finos vinhos, falar em seguir as “sandálias do meu senhor”. Quanta hipocrisia!

Que Deus tenha misericórdia de você e possa ajudar a todos os leitores a entenderem quão sutil o Diabo pode ser em sua missão de escravizar a mente dos seres humanos, mesmo daqueles que tiveram oportunidade de estudar bastante sem, contudo, aprender o essencial necessário para um relacionamento saudável com Deus.

Outro artigo acerca de Ricardo Gondim poderá ser encontrado nesse link:

http://ograndedialogo.blogspot.com/2010/03/carta-aberta-da-revista-ultimato-sera-o.html

Que Deus abençoe a todos.


Alexandros Meimaridis 

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

Notas

1. Listas contendo as coisas terríveis que os seres humanos são capazes de fazer podem ser encontradas, por exemplo, em: Marcos 7:21—23; Romanos 1:28—32; Romanos 3:10—18; 1 Coríntios 2:14; 1 Coríntios 6:9—10; 2 Coríntios 6:14—18; Gálatas 5:19—21; Efésios 4:31; Efésios 5:5—16; Colossenses 3:5—9; e 2 Timóteo 3:1—6; Tito 3:3; Apocalipse 21:8. E isto para ficarmos no Novo Testamento somente.

4 comentários:

  1. Puxa...mas, quem nunca se abateu e teve dúvidas na vida? Quem é que está ali sempre 100% na batalha com a cabeça em pé e fé inabalável? quem nunca se questionou o porque de tanta maldade no mundo? Todos. Somos humanos e falhos ainda, não somos? Ou alguém ai já foi arrebatado e agora vive como os anjos no céu? Pelo menos o cara tem humildade pra se reconhecer como alguém fraco, melhor do que manter a pose, uma fachada...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,

      Primeiro devo dizer que tenho DÚVIDAS se você leu ou não o meu artigo. Parece que não, pelo que escreveu. Gondim não tem defesa, está atolado como "o Peregrino" no pântano da falta de fé.

      Concordo com você. Não é certo manter uma fachada. Mas você há de concordar comigo que apostasia ou traição não é algo de pequena monta aos olhos de Deus. Gondim não tem apenas dúvidas. Ele não crê mais no Deus que é Pai de Jesus Cristo. Palavras dele mesmo. Isso é bem diferente de enfrentar dúvidas, que aliás a Bíblia diz que a dúvida é pecado! O remédio para tudo isso é um só: Fé em Deus que Pai do Senhor Jesus Cristo.

      Abraço,

      irmão Akex

      Excluir
  2. Gosto muito do Ricardo e suas pregações, mas em alguns pontos de vista realmente ele foge um pouco do que cremos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Johnny,

      Infelizmente não é possível afastar-se nem um pouquinho da verdadeira fé ensina nas Escrituras.

      Abraço,

      irmão Alex

      Excluir