sábado, 16 de junho de 2012

ESTUDOS PARA CASAIS - ESTUDO 001 - DIFERENÇAS ENTRE O HOMEM E A MULHER — Parte 1




Estes estudos são parte de uma série de palestras que estamos ministrando nas reuniões de casais da nossa igreja. Os estudos anteriores podem ser encontrados nos links mais abaixo:

Introdução

É óbvio que homens e mulheres são diferentes. Mas nossa intenção aqui é ir além do óbvio. Além daquelas diferenças tão marcantes e notáveis.

A mitologia – histórias fabulosas - grega é uma das mais ricas da humanidade. Praticamente todas as culturas possuem seus próprios mitos, mas os gregos se esmeraram nessas invencionices, mais do que qualquer outro povo.

Um desses mitos diz que a terra era antigamente povoada por seres que eram metade homem e metade mulher. Cada ser desses seres era completo em si mesmo e pensava que era perfeito. Isso produziu neles um enorme orgulho que fez com que se rebelassem contra os deuses. Zeus ficou muito irado e os partiu ao meio, espalhando as metades sobre a terra. Desde então, cada metade está à procura de sua “outra” metade. Essa complementação, quando acontece, os gregos chamaram de amor.

As diferenças entre os homens e as mulheres sejam mentais, emocionais ou físicas são tão enormes, que chega a ser surpreendente que o casamento, como instituição, tenha sido capaz de sobreviver como base da nossa civilização.

I. Diferenças Emocionais Entre os Homens e as Mulheres.

  • A primeira e mais marcante diferença emocional entre um homem e uma mulher está no fato de que os homens são, basicamente, “FAZEDORES” e as mulheres sentem-se satisfeitas, apenas em “EXISTIR”.
  • Com raríssimas exceções, os homens superam as mulheres em tudo, por causa da “agressividade” com que se envolvem em qualquer processo nessa vida. A maioria das mulheres está pouco se lixando em lutar para ser a número 1, em qualquer coisa que seja. Em nenhuma hipótese falta habilidade para as mulheres. O que elas não têm, porque não sentem que precisam ter tal necessidade satisfeita, é esse tipo de impulso ou “drive”. Muitos homens, verdadeiros otários, veem nisso uma prova de que as mulheres são inferiores ou incapacitadas mentais. Felizmente existem muitas exceções, onde as mulheres superam, com bastante folga, seus competidores masculinos, o que prova que o pensamento masculino não passa de verdadeira insensatez. Empresas como o Banco Morgan Stanley, HP, AVON, Pepsico, Xerox, Alimentos Kraft, Lucent, e-bay e a Bolsa de Valores de Londres, têm mulheres ocupando a cadeira da presidência. O fato dessa situação não ser mais comum não se trata de inferioridade ou incapacidade por parte das mulheres e sim, o fato de que a maioria delas não está interessada nessas situações que envolvem um nível alto de competitividade.
  • Muitas mulheres preferem encarar o fantástico desafio da maternidade, algo que homem nenhum poderá jamais saber do que se trata, em vez de ficar disputando cargos dentro de uma empresa com um bando de machistas mal educados.
  • A mulher encontra enorme satisfação em “SER” e isso é assim, porque foi com esse objetivo que o Criador a formou: para ser uma “AUXILIADORA” – ver Gênesis 2:18 e responda: quem precisava de ajuda? Em vez de ter um papel secundário, como muitos desejam, a mulher tem um papel central. São elas que percebem, com mais facilidade, os perigos que o casamento está correndo e sentem-se estressadas com a “lerdeza” do marido nessas questões. Elas também têm mais iniciativa em buscar ajuda do que os esposos. Por causa da sensibilidade maior que possuem, as mulheres estão bem mais abertas para manter um relacionamento com Deus do que os homens brutos e arrogantes que acham que não precisam da ajuda do alto.
  • Muitas mulheres, mesmo não gostando, são obrigadas a assumir responsabilidades e correr riscos, que os homens assumem, sem pensar duas vezes, mas elas sabem que algo está errado, como está mesmo. Nós temos em nossa igreja uma senhora cujo esposo faleceu aos 42 anos de idade, deixando-a com seis filhos pequenos para criar – o mais velho tinha 12 anos e o mais novo ainda estava em seu ventre - o que ela fez com maestria invejável. Nenhum deles se perdeu para as drogas, todos completaram pelo menos um curso superior, e isso sem um esposo do lado para ajudá-la.
  • Mulheres possuem esse impulso emocional e biológico de dar luz a filhos e criá-los. Mesmo quando possuem serviços externo ao lar, seja por escolha ou por necessidade, sua primeira preocupação não é seu trabalho e sim seu lar. Do modo semelhante, os homens também possuem impulsos emocionais e biológicos que, mesmo variando de pessoa para pessoa, ainda assim são básicos e estão presentes em todas os indivíduos.
  • Homens e mulheres têm uma dificuldade enorme em entender a quantidade de energia mental gasta pelo outro em suas rotinas diárias. Nesses casos, existem muitas fantasias dos dois lados. Por esse motivo, nada melhor do que uma conversa franca e aberta acerca do que cada um fez no dia. Isso ajuda muito na compreensão e nas necessidades um do outro.
  • Por que as mulheres são tão difíceis de serem entendidas:
Ø  Em primeiro lugar porque elas funcionam em uma faixa de ondas lógicas diferentes daquelas em que os homens funcionam. Os dois não estão na mesma exata frequência.
Ø  Depois a mulher se sente realizada em ser – sentimentos - enquanto o homem se sente realizado em entender – lógica - pouco importando os sentimentos.
·       Não existe nada, realmente misterioso com as mulheres. Elas são diferentes mesmo dos homens. Os homens acham as mulheres misteriosas porque não entendem como é possível canalizar uma fonte de existência emocional ou espiritual, de um modo que não possa ser analisada de forma absolutamente lógica.

·       Outra diferença é que os homens têm a tendência de externalizar as coisas, enquanto as mulheres preferem internalizar. Esses são impulsos instintivos e inconscientes.

ESTUDOS ANTERIORES SOBRE O RELACIONAMENTO A DOIS

000 – NÃO DEIXE SEU CASAMENTO NAUFRAGAR

001 – DIFERENÇAS ENTRE O HOMEM E A MULHER – PARTE 1

002 – DIFERENÇAS ENTRE O HOMEM E A MULHER – PARTE 2

003 – NECESSIDADES E PROBLEMAS DA MULHER – PARTE 1

004 – NECESSIDADES E PROBLEMAS DA MULHER – PARTE 2

005 — NECESSIDADES E PROBLEMAS DO HOMEM — Parte 1

006 — NECESSIDADES E PROBLEMAS DO HOMEM — Parte 2
007 — NECESSIDADES E PROBLEMAS DO HOMEM — Parte 3

008 — NECESSIDADES E PROBLEMAS DO HOMEM — Parte 4

009 — NECESSIDADES E PROBLEMAS DO HOMEM — Parte 5

010 — NECESSIDADES E PROBLEMAS DO HOMEM — Parte 6

011 — NECESSIDADES E PROBLEMAS DO HOMEM — Parte 7 — Final

012 — O HOMEM COM GUARDADOR E CULTIVADOR DO CASAMENTO

013 — ENTENDENDO A SUBMISSÃO DO PONTO DE VISTA BÍBLICO

014 — ENTENDENDO QUE HOMENS E MULHERES SÃO IGUAIS, MAS DIFERENTES

015 — SEGREDOS, SEGREDOS, SEGREDOS: O MAIOR DE TODOS ELES

016 — COMO OS MARIDOS MAGOAM AS ESPOSAS – PARTE 1

017 — COMO OS MARIDOS MAGOAM AS ESPOSAS – PARTE 2

018 — COMO SER A MULHER QUE DEUS DESEJA QUE VOCÊ SEJA — PARTE 1

019 — COMO SER A MULHER QUE DEUS DESEJA QUE VOCÊ SEJA — PARTE 2

020 — COMO AMAR SUA MULHER DO JEITO QUE ELA GOSTARIA DE SER AMADA — Parte 1

021 — COMO AMAR SUA MULHER DO JEITO QUE ELA GOSTARIA DE SER AMADA — Parte 2

022 — COMO AMAR SUA MULHER DO JEITO QUE ELA GOSTARIA DE SER AMADA — Parte 3

023 — CONFLITOS QUE PREJUDICAM O CASAMENTO — PARTE 001 — O CIÚME

024 — CONFLITOS QUE PREJUDICAM O CASAMENTO — PARTE 002 – AS MULHERES E O RELACIONAMENTO COM SEUS PAIS

025 — CONFLITOS QUE PREJUDICAM O CASAMENTO — PARTE 003 – ELEVANDO NOSSO GRAU DE TOLERÂNCIA

026 — CONFLITOS QUE PREJUDICAM O CASAMENTO — PARTE 004 – CUIDANDO DAS NECESSIDADES DO OUTRO PARA EVITAR O DIVÓRCIO

027 — A INCOMPATIBILIDADE NO CASAMENTO PARTE 001 — LIDANDO COM O CIÚME

028 — A INCOMPATIBILIDADE NO CASAMENTO PARTE 002

029 — A INCOMPATIBILIDADE NO CASAMENTO PARTE 003

030 — A INCOMPATIBILIDADE NO CASAMENTO PARTE 004

031 — A INCOMPATIBILIDADE NO CASAMENTO PARTE 005

032 — SEXUALIDADE HUMANA: FATORES QUE NÃO PODEMOS ESQUECER — PARTE 001

033 — SEXUALIDADE HUMANA: FATORES QUE NÃO PODEMOS ESQUECER — PARTE 002

034 — SEXUALIDADE HUMANA: FATORES QUE NÃO PODEMOS ESQUECER — PARTE 003

035 — SEXUALIDADE HUMANA: FATORES QUE NÃO PODEMOS ESQUECER — PARTE 004

036 — SEXUALIDADE HUMANA: FATORES QUE NÃO PODEMOS ESQUECER — PARTE 005 — OS MALES QUE O ADULTÉRIO TRAZ

037 — SEXUALIDADE HUMANA: FATORES QUE NÃO PODEMOS ESQUECER — PARTE 006 — A NECESSIDADE DE VERDADEIRO ARREPENDIMENTO EM CASOS DE ADULTÉRIO

038 — DIFERENÇAS FUNDAMENTAIS ENTRE AS NECESSIDADES DOS HOMENS E DAS MULHERES

039 — A IMPORTÂNCIA DA AUTOIMAGEM NO CASAMENTO — PARTE 001 — COMO VOCÊ SE VÊ?
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2016/10/estudo-040-importancia-da-autoimagem-no.html

Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

Bibliografia
Osborne, Cecil. A arte de Compreender o Seu Cônjuge. Juerp, Rio de Janeiro, 1991.

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:

http://www.facebook.com/pages/O-Grande-Diálogo/193483684110775

Desde já agradecemos a todos.

Um comentário:

  1. acessei este blog pela primeira vez, temos um acervo de informações muito importante para os que querem aplicar no dia a dia (seu casamento) ou para Irmaos que são mestres em ensinamentos para casais que estão conflitos.

    Muito Importante
    Parabéns

    ResponderExcluir