domingo, 8 de julho de 2012

2 CORÍNTIOS 8 — 9: O DÍZIMO É CRISTÃO?


Resultado de imagem para o dízimo é cristão

Um irmão chamado Igor, me pediu explicações quanto a alguns comentários que fiz acerca da não continuidade da prática de se oferecerem dízimos na Igreja do Novo Testamento. Depois de ter respondido a ele pessoalmente achei que seria bom se todos os leitores pudessem considerar essas breves notas que uso quando costumo falar desse assunto. As notas estão baseadas em 2 Coríntios capítulos 8 e 9.

 Introdução.

 
·     Não temos como não notar o fato de que Paulo dedica dois capítulos inteiros à prática cristã de contribuir.
·   Também não temos como não nos surpreender com a atitude, no mínimo estranha, daqueles que procuram no Antigo Testamento, a inspiração e o exemplo a ser seguido com relação à prática cristã de contribuir.
·    Temos que nos lembrar que ao terminar o capítulo 7 de 2 Coríntios, Paulo disse aos crentes daquela igreja local: “Alegro-me porque, em tudo, posso confiar em vós — 2 Coríntios 7:16”.
·    Para Paulo a prática da contribuição cristã está intimamente relacionada com a saúde espiritual da igreja. Alguém já disse que “nossa carteira ou bolsa” é a última “parte do nosso corpo” a consagrarmos a Deus.

·       Vejamos então os princípios estabelecidos por Paulo para a: 
A Prática Cristã de Contribuir

I. A Prática do Dízimo Foi Abandonada pela Igreja do Novo Testamento.
Quando Jesus falou sobre o dízimo, ainda nos encontrávamos sob a Antiga dispensação, antes da ressurreição do Senhor, que veio fazer Novas todas as coisas. Se o leitor observar de forma correta irá notar que a expressão dízimo aparece no Novo Testamento, pela última vez nos lábios de Jesus Cristo em Mateus 23:23, antes da Sua ressurreição, portanto. Depois ela desaparece por completo do Novo Testamento, voltando a ser mencionada apenas no livro de Hebreus onde as duas alianças são contrastadas – a Antiga e a Nova. Já a expressão “dízimos” no plural, não aparece nenhuma vez no Novo Testamento com exceção de quatro menções no livro de Hebreus — Capítulo 7 versos 5—6 e 8—9 — onde, novamente, temos o contraste entre as duas alianças.

Aqui gostaria de sugerir a você a leitura de dois artigos do blog que tratam desse aspecto de “NOVIDADE” no Novo Testamento. Os mesmos poderão ser acessados nos links abaixo:
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2012/06/jesus-veio-para-tornar-novas-todas-as.html

http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2012/06/transicao-do-templo-em-jerusalem-para.html

Mais adiante na exposição dos capítulos 8 e 9 de 2 Coríntios, pediria que lesse as notas com bastante atenção e orando para Deus te mostrar a verdade. Nas notas abaixo deixo claro os parâmetros bíblicos para a forma correta de contribuição no Novo Testamento — CONTRIBUIÇÃO PROPORCIONAL — e não baseada em nenhum valor fixo.

Outro fator de grande importância a ser considerado nessa discussão é a necessidade crucial apresentada em Hebreus 7:12 que diz:

Pois, quando se muda o sacerdócio, necessariamente há também mudança de lei.

Note que o sacerdócio levítico foi substituído pelo sacerdócio de Melquisedeque. Essa mudança implica também em uma mudança da lei mosaica para os princípios do Reino de Deus
.
Em 2 Coríntios 3:1—18 Paulo contrasta a Antiga Aliança com a Nova Aliança. Notes as agudas diferenças:

ANTIGA ALIANÇA
NOVA ALIANÇA
A Aliança da Letra que Mata
A Aliança do Espírito que Vivifica
Ministério da Morte Gravado em Pedras
Ministério do Espírito Santo que Dá Vida
Glória Desvanecente
Glória do Ministério do Espírito Santo
Ministério da Condenação
Ministério da Justiça
Algo que Já Não Resplandece
Algo com Glória Sobreexcelente
Glória que se Desvanecia
Glória Permanente

Por favor, amados irmãos, não troquem a Glória de Cristo e da Nova Aliança que representam a realidade, pela mera parábola ou sombra representada pela Antiga Aliança — ver Hebreus 9:9; 10:1. Devemos nos dedicar a Cristo e à Nova Aliança e deixarmos de lado as coisas pertinentes à Antiga Aliança, suas festas e suas práticas, inclusive.

Agora vamos considerar os ensinamentos de Paulo acerca da forma como devemos contribuir financeiramente na Igreja de Deus, que é o Corpo de Cristo.

II. O Exemplo das Igrejas da Macedônia.
·       Quando Paulo Escreveu a epístola de 2 Coríntios existiam na região da Macedônia duas comunidades cristãs: uma em Filipos e outra em Tessalônica. Detalhes de como estas igrejas foram iniciadas podem ser encontrados em Atos 16:11—40 no caso de Filipos e em Atos 17:1—10 para a igreja em Tessalônica. Paulo faz questão de dar a conhecer as atitudes ou características com que os Macedônios contribuam – 2 Coríntios 8:1
·       Quais eram as características da contribuição daquelas igrejas?

1.    Contribuíam com alegria — 2 Coríntios 8:2. De fato “Deus ama a quem dá com alegria” — 2 Coríntios 9:7.
2.    Contribuíam de forma sacrificial — 2 Coríntios 8:2—3a. A contribuição sacrificial não é exigida dos coríntios – ver 2 Coríntios 8:11—13.
3.    Contribuíram de forma voluntária — 2 Coríntios 8:3b. Ninguém deve ser induzido nem forçado a contribuir contra a própria vontade — 2 Coríntios 8:8 e 10. Nossa motivação em contribuir deve, acima de tudo, se inspirar no exemplo do próprio Senhor Jesus – 2 Coríntios 8:9.
4.    Contribuíram de forma persistente – 2 Coríntios 8:4.
5.    Por fim, não contentes em contribuir financeiramente acabaram por se entregar a si mesmos a Deus – 2 Coríntios 8:5.
6.    O desejo do apóstolo Paulo era que os Coríntios se espelhassem no exemplo dos Macedônios e que a graça de contribuir fosse abundante entre eles – 2 Coríntios 8:6—7. Caio Fábio d’Araujo Filho disse que: “essa é uma graça que poucos desejam”!

III. O Cuidado que Deve ser Exercido com as Ofertas.
·       Integridade é a palavra de ordem quando o assunto é o manuseio das ofertas do povo de Deus. No texto de 2 Coríntios 8:16 até 9:5 Paulo estabelece as normas para garantir a absoluta integridade com relação a todas as ofertas levantadas.

1.    Paulo envia Tito a Corinto — 2 Coríntios 8:16—17. Ele também envia um segundo irmão — 2 Coríntios 18—19. E, para garantir a máxima correção possível, ele envia ainda um terceiro irmão — 2 Coríntios 8:22. Fidelidade é a única maneira genuína de se promover o serviço cristão de modo correto. “Foste fiel no pouco, sobre muito te colocarei!” — ver Mateus 25:21.
2.    O objetivo de Paulo ao enviar estes irmãos está declarado em 2 Coríntios 8:20—21.
3.    Paulo pede a igreja em Corinto, que receba bem estes homens — 2 Coríntios 8:23—24.
·       Um segundo motivo era o de preparar o caminho para a chegada do próprio apóstolo conforme 2 Coríntios 9:1—5.

IV.  A Prática da Contribuição Cristã como uma Sementeira.
 
·       A prática da contribuição cristã funciona como uma sementeira — 2 Coríntios 9:6. É uma sementeira de dinheiro, de tempo e de forças. Vejam como a sementeira funciona:

1.    Todos devem contribuir com a atitude descrita em 2 Coríntios 9:7.
2.   Deus é quem nos supre as necessidades que temos e nos fornece condições adicionais para contribuirmos — 2 Coríntios 9:8.
3.    É Deus quem nos dá as sementes para plantar! É Deus também quem nos concede uma colheita abundante — 2 Coríntios 9:10—11.
·      Vejam como este processo é pervertido nas igrejas que pregam a prosperidade. Deus não dá a semente. É a pessoa que tem que dar a semente como prova de que possui fé em Deus. Neste ambientes, como não poderia deixar de ser, alguns têm fé demais e outros fé de menos.

V. Resultado Final de Todo Este Processo.
 ·       As necessidades daqueles que precisam são satisfeitas — 2 Coríntios 8:13—– 15.

·       Deus será louvado e engrandecido — 2 Coríntios 9:12.

·       A comunhão será fortalecida e os beneficiários irão orar por aqueles que os auxiliaram — 2 Coríntios 9:13—14.

·       Quem tem demais não tem sobra e quem tem falta é suprido, de tal forma que haja IGUALDADE — 2 Coríntios 8:13—15. É isso que chamamos de CONTRIBUIÇÃO PROPORCIONAL.

Conclusão.
 1. O exemplo estabelecido pelas igrejas da Macedônia deve ser nosso modelo de prática da contribuição cristã. O exemplo deles é em muito superior ao estabelecido no Antigo Testamento. O Exemplo supremo foi nos dado pelo próprio Senhor Jesus – ver 2 Coríntios 8:9.
 2. Que tipo de contribuintes nós somos? Do tipo que contribui resmungando ou daquele tipo especial que “pede com muitos rogos a graça de participar”? – ver 2 Coríntios 8:4.
 3. Não devemos cair no erro de achar que as únicas necessidades que existem sejam materiais e relacionadas ao dinheiro somente. Note que os Macedônios além de contribuir financeiramente acabaram por se entregar a si próprios a Deus e ao apóstolo e seus companheiros para ajudá-los. Hoje também temos muitas necessidades:
 ·         Precisamos de pessoas para orar por pessoas, por circunstâncias, para entendermos a vontade de Deus, para fazermos a vontade de Deus, para sermos guardados do mal.
 ·         Precisamos de pessoas para visitar os enfermos, os abatidos e todos aqueles que precisam ser confortados pela presença amiga de alguém que está disposto a levar a prática da compaixão e da misericórdia cristã à sério.
 ·         Precisamos de pessoas para ajudar com os ministérios da Igreja que sempre demandam maiores esforços e envolvimento de mais pessoas
 ·         Espero que os irmãos entendam onde queremos chegar.

4. O apóstolo Paulo falando aos pastores da igreja em Éfeso disse: Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é mister socorrer os necessitados e recordar as palavras do próprio Senhor Jesus: Mais bem-aventurado é dar que receber - Atos 20:35.
 5. Quando metemos a mão no bolso para contribuir da maneira como Deus tem providenciado para contribuirmos, nós damos um eloqüente testemunho da genuinidade da nossa profissão de fé como cristãos.
 6. Em Lucas 6:38 nós lemos as seguintes palavras de Jesus: “Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos darão; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também”.
 7. Terminamos com as palavras do apóstolo Paulo em 2 Coríntios 9:15 que diz: “Graças a Deus pelo seu dom inefável!”.
Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:

http://www.facebook.com/pages/O-Grande-Diálogo/193483684110775

Desde já agradecemos a todos.

6 comentários:

  1. Gostaria que você opinasse sobre os pastores e cantores que cobram altos valores para se apresentar nas igrejas. Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro anônimo,

      Quando o crente é verdadeiro ele sabe que os dons que possui — seja ensinar, seja pregar, seja cantar ou tocar algum instrumento — recebeu tal dom, gratuitamente, do Senhor.

      Portanto o que vale é o princípio bíblico que diz:

      Mateus 10:8

      Curai enfermos, ressuscitai mortos, purificai leprosos, expeli demônios; de graça recebestes, de graça dai.

      Portanto, toda e qualquer cobrança deve ser chamada pelo nome apropriado. Trata-se de uma prática bem definida, onde um indivíduo habilidoso cobra por seus serviços. Essas pessoas são chamadas de MERCENÁRIOS. E esse é o termo que deve ser usado para caracterizar todos os que cobram por usar os dons que receberam, de graça, do Senhor.

      Alguns pontos a considerar:

      1. Pastores geralmente recebem o sustento de suas próprias igrejas ou pelo menos deveriam receber. Esse é o meu caso. Quando sou convidado para pregar em outro local, nunca negocio nenhum preço, mas aceito de bom grado qualquer oferta que o povo seja movido a me oferecer. Sem pedir.

      2. Agora mesmo estou aqui respondendo à sua pergunta, porque a igreja que pastoreio me sustenta e me concede o tempo necessário para cuidar do blog. Note que no mesmo não existe nenhum banner tentando vender o que quer que seja, nem uma caixa com um número de conta para depósitos para me ajudar, caso você tenha sido abençoado, etc.. Minha esposa e eu vivemos, exclusivamente, do salário que recebemos da Igreja e de outras fontes para as quais prestamos serviços como tradutores e revisores.

      3. Todo o material publicado no blog apesar de ser de minha autoria tem os direitos cedidos para quem quiser usar os mesmos do melhor modo possível. Tudo foi produzido através dos dons de aprender e ensinar que o Senhor, graciosamente, me concedeu. Minha única proibição é que o material seja utilizado de forma comercial. Isso é pecado e quem fizer esse tipo de uso terá que responder a Deus.

      4. Quanto a músicos e cantores talvez o melhor exemplo que posso te dar é de uma banda que já se aposentou, composta por duas irmãs e um irmão — cantores — e uma banda chamada Davi que os acompanhava. Esse pessoal ficou 20 anos na estrada, cantando em igreja, eventos, estádios, auditórios etc. sem nunca cobrar cachê e sem vender ingressos. Viviam exclusivamente das ofertas voluntárias coletadas durante as apresentações. Tiveram um ministério maravilhoso e frutífero por 20 anos. Foi um prazer poder comprar cada um de seus discos, primeiro em LP´s e depois em CD´s. O grupo se chamava 2nd Chapter of Acts and a band called David. Deviam servir de exemplo para todos os que precisam ganhar a vida com música sacra.

      O que passar disso, é puro charlatanismo e temos todo direito de chamar essas pessoas de mercenárias. Elas tomam as palavras de Jesus que disse: de graça recebestes, de graça daí e as transformam em: de graça recebestes, COBRANDO daí. Não passam na realidade de um bando de imorais que irão sofrer severo juízo por parte do Senhor.

      Abraço,

      Irmão Alex.

      Excluir
  2. Olá irmão gostei do artigo,estou enfrentando um problema quanto ao fato da alegação da teoria do principio do dízimo ,nas cartas de Paulo ia.para isto o versículo de 1Cor 9:13,gostaria de alguma orientação quanto como refutar esta tese,segue meu email desde já agradeço,samuelleo1977@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. meu caro Jesus disse aos hipocritas e farizeus a respeito do dizimo que eles davam o dizimo do endo do cominho e negligenciava o amor e a justiça,porem ele disse fazei essas coisas sem negligenciar as outras! ta ai dizimo no novo testamento!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Jef,

      Teu comentário prova apenas que você não leu nosso artigo. Sugiro que leia o mesmo, pois nele tratamos dessa questão levantada por você.

      irmão Alex

      Excluir