sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Salmos 119:137—144 — DEUS, SUA JUSTIÇA, SUA PALAVRA E O SALMISTA — Estudo 019



Esse artigo é parte da série "Exposição do Salmo 119" e é muito recomendável que o leitor procure conhecer todos os aspectos das verdades contidas nesse Salmo, com aplicações para os nossos dias. No final do artigo você encontrará um link para o estudo posterior

Exposição do Salmo 119 – A Excelência da Palavra de Deus - 019

R. Exposição do Salmo 119:137—144 – Deus, Sua justiça, Sua Palavra e o Salmista.

I. INTRODUÇÃO

A. A décima oitava divisão de oito versículos do Salmo 119 inicia com a letra צ – tsade, que significa “armadilha ou anzol”. Era usada para indicar o numeral 90. Esta letra é transliterada em português por um som parecido pela combinação de “t+s”.

B. Essa passagem trata da perfeita justiça do SENHOR bem como de Sua Palavra e expressa as lutas de um verdadeiro crente com referência a esta mesma justiça.

1. O Salmista e a Pessoa de Deus como o Deus Justo — versos 137— 138.

O Salmista reconhece o SENHOR como Justo i.e. como Aquele que é infinitamente reto e perfeito em Sua natureza. Ao chamar Deus de SENHOR, o Salmista o identifica como o Deus que se manifestou a Moisés no monte Sinai  ver —

Êxodo 3:6— 9

6 Disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó. Moisés escondeu o rosto, porque temeu olhar para Deus.

7 Disse ainda o SENHOR: Certamente, vi a aflição do meu povo, que está no Egito, e ouvi o seu clamor por causa dos seus exatores. Conheço-lhe o sofrimento;

8 por isso, desci a fim de livrá-lo da mão dos egípcios e para fazê-lo subir daquela terra a uma terra boa e ampla, terra que mana leite e mel; o lugar do cananeu, do heteu, do amorreu, do ferezeu, do heveu e do jebuseu.

9 Pois o clamor dos filhos de Israel chegou até mim, e também vejo a opressão com que os egípcios os estão oprimindo.

Êxodo 6:3

Apareci a Abraão, a Isaque e a Jacó como Deus Todo-Poderoso; mas pelo meu nome, O SENHOR, não lhes fui conhecido.

Note, de forma especial, que o SENHOR é um Deus pessoal e que se compadece pessoalmente da situação em que Seu povo se encontrava. O SENHOR reina sobre os povos com justiça e equidade e isto é reconhecido pelo Salmista ao dizer “retos, são os teus juízos”. De fato, o Livro dos Salmos nos diz que Deus ama a justiça:

Salmos 11:7 — Porque o SENHOR é justo, ele ama a justiça; os retos lhe contemplarão a face.

Salmos 33:5 — Ele ama a justiça e o direito; a terra está cheia da bondade do SENHOR.

Salmos 37:28 — Pois o SENHOR ama a justiça e não desampara os seus santos; serão preservados para sempre, mas a descendência dos ímpios será exterminada.

Este é o motivo principal porque Deus impõe Seus mandamentos conforme o que está escrito no verso 138.

2. O Salmista e a Justiça de Deus – versos 142 e 144.

Verso 142 – A Justiça de Deus é permanente e constante. Ela não muda! A forma principal de como a Justiça de Deus se manifesta tem a ver com a maneira como Deus justifica e salva pecadores perdidos como nós: Deus nos salva exclusivamente pela graça ou de graça mediante a fé na obra consumada pelo Seu Filho Jesus a nosso favor

Atos 4:12

E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos.

Verso 144 — Por que a Justiça de Deus é permanente e constante? E por que não muda? Porque está baseada na Palavra de Deus que é a verdade absoluta —

João 17:17

 Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.

Em função destas verdades o Salmista deseja possuir a inteligência da Palavra de Deus para viver a vida verdadeira. Só encontramos verdadeira realização e propósito para nossas vidas quando estamos 100% alinhados com a Palavra de Deus.

3. O Salmista e a Palavra de Deus — verso 140.

a. A expressão hebraica צְרוּפָה tserupah – puríssima, descreve a Palavra de Deus como um crisol que serve para purificar. A Palavra de Deus é assim: completamente pura e purificadora!

Salmos 12:6

As palavras do SENHOR são palavras puras, prata refinada em cadinho de barro, depurada sete vezes.

Salmos 18:30

O caminho de Deus é perfeito; a palavra do SENHOR é provada; ele é escudo para todos os que nele se refugiam.

Diante destas verdades o Salmista só poderia ter uma atitude: amar a Palavra de Deus. Por que o Salmista amava a Palavra de Deus? Por que...

i. A Palavra de Deus nos ensina a Vontade de Deus e nos conduz no caminho da Obra de Deus.

ii. A Palavra de Deus é o instrumento de Deus para nos conduzir a uma vida de santidade – ver João 17:17.

4. O Salmista e sua luta diária — versos 139, 141 e 143.

Verso 139 — O coração do Salmista está pesado por que as pessoas ao seu redor preferem seguir qualquer coisa em vez de seguir a Palavra de Deus. Hoje em dia temos muitos cantos de sereia e as pessoas vão atrás deles, alegremente. Mas quando falamos da Palavra de Deus tudo muda. Tudo fica pesado. Tudo fica difícil. Tudo fica desinteressante. Não podendo descontar no próprio Deus estas pessoas se voltam contra os servos de Deus e o Salmista é prova viva disso —

Salmos 69:9

Pois o zelo da tua casa me consumiu, e as injúrias dos que te ultrajam caem sobre mim.

Verso 141 – O Salmista se sente pequeno e desprezado. Mas este é o lote comum de todos os que querem servir o Senhor. O autor da Epístola aos hebreus diz o seguinte:

Hebreus 11:36—38

Outros, por sua vez, passaram pela prova de escárnios e açoites, sim, até de algemas e prisões. Foram apedrejados, provados, serrados pelo meio, mortos a fio de espada; andaram peregrinos, vestidos de peles de ovelhas e de cabras, necessitados, afligidos, maltratados (homens dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, pelos montes, pelas covas, pelos antros da terra.

1 Coríntios 4:9—13.

9 Porque a mim me parece que Deus nos pôs a nós, os apóstolos, em último lugar, como se fôssemos condenados à morte; porque nos tornamos espetáculo ao mundo, tanto a anjos, como a homens.

10 Nós somos loucos por causa de Cristo, e vós, sábios em Cristo; nós, fracos, e vós, fortes; vós, nobres, e nós, desprezíveis.

11 Até à presente hora, sofremos fome, e sede, e nudez; e somos esbofeteados, e não temos morada certa,

12 e nos afadigamos, trabalhando com as nossas próprias mãos. Quando somos injuriados, bendizemos; quando perseguidos, suportamos;

13 quando caluniados, procuramos conciliação; até agora, temos chegado a ser considerados lixo do mundo, escória de todos.

Mas, nem por um momento, o Salmista considera as dificuldades como uma desculpa para se afastar dos caminhos de Deus e da obediência devida à Palavra de Deus.

Verso 143 — A expressão hebraica צַר tsar — tribulação se refere a todo tipo de dificuldade que pode sobrevir sobre uma pessoa. O resultado destas dificuldades é manifesto pelo uso da expressão מָצוֹק — matsoq — dificuldade, apuro, pressão, aflição, tormento. Mas veja, todo este sofrimento e angústia não derrubavam por completo o Salmista por um simples motivo: “os teus mandamentos são o meu prazer” – ver Salmos 119:24. Já é hora meus irmãos de praticarmos estas verdades que conhecemos.

Conclusão:

1. Aprendemos que Deus é Justo. Sabemos que Deus ama a Justiça. Essas verdades devem nos fazer tremer em santa reverência para como a Pessoa de Deus. O apóstolo Paulo diz:

Gálatas 6:7—8

Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia para a sua própria carne da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito do Espírito colherá vida eterna.

2. A Palavra de Deus é a verdade. É também o instrumento que Deus usa para nos ensinar a andar no caminho da santidade. Nossas Bíblias precisam ser usadas diariamente como o guia e o instrumento santificador do Espírito Santo em nossas vidas.

3. Nosso amor à Palavra de Deus, manifestado em forma de obediência, é a melhor prova que podemos oferecer de que verdadeiramente amamos a Deus de todo o nosso entendimento, com todas as nossas forças, de todo o coração e com toda nossa alma —

Lucas 10:27

A isto ele respondeu: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento; e: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.

4. Diante das dificuldades da vida e dos sofrimentos que as mesmas causam temos que nos perguntar sinceramente como ficam as palavras de Jesus quando disse:

João 6:35

Declarou-lhes, pois, Jesus: Eu sou o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome; e o que crê em mim jamais terá sede.

João 7:37—39

No último dia, o grande dia da festa, levantou-se Jesus e exclamou: Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. Isto ele disse com respeito ao Espírito que haviam de receber os que nele cressem.

SIM JESUS É A ÚNICA RESPOSTA PARA TODAS AS NOSSAS MAIS PROFUNDAS NECESSIDADES.



OUTROS ESTUDOS NA SÉRIE DO SALMO 119

001 — Estudo Introdutório — A Excelência da Palavra de Deus =

002 — Salmos 119:1—8 — Os Bem Aventurados =

003 — Salmos 119:9—16 — A Importância da Palavra de Deus para os Jovens

004 — Salmos 119:17—24 — A Importância da Palavra de Deus para os Seus Servos

005 — Salmos 119:25—32 — A Confiança do Salmista em Deus e em Sua Palavra

006 — Salmos 119:33—40 — Completa Dependência de Deus e Sua palavra

007 — Salmos 119:41—48 — Servindo Deus Nos Termos de Deus

008 — Salmos 119:49—56 — Encontrando Conforto na Palavra de Deus de Deus

009 — Salmos 119:57—64 — Encontrando Plena Satisfação Apenas em Deus

010 — Salmos 119:65—72 — A Bondade de Deus

011 — Salmos 119:73—80 — A Experiência Pessoal do Salmista com a Palavra de Deus

012 — Salmos 119:81—88 — A esperança baseada em Deus e na Palavra de Deus, nas horas de maior angústia

013 — Salmos 119:89—96 — A Fidelidade de Deus Manifestada em Sua Palavra e Por Meio da Criação

014 — Salmos 119:97—104 — Os inúmeros benefícios derivados da leitura e do estudo da Palavra de Deus.

015 — Salmos 119:105—112 — O apego do Salmista a Deus e à Sua Palavra diante das dificuldades da vida.

016 — Salmos 119:113—120 — O Salmista e a Vida íntegra Diante de Deus.

017 — Salmos 119:121—128 — O Salmista e sua Luta por Justiça com o reconhecimento implícito de que Deus é o único, verdadeiro e definitivo Juiz dos seres humanos.

018 — Salmos 119:129—136 — O Salmista reconhece excelência da Palavra de Deus, ao mesmo tempo em que deplora o fato de que “os homens não guardam a Tua Lei”

019 — Salmos 119:137—144 — Deus, Sua Justiça, Sua Palavra e o Salmista

020 — Salmos 119:145—153 — Uma Lição Objetiva Acerca do Ato de Orar

021 — Salmos 119:153—160 — O contraste entre o Salmista que busca a Deus com intensidade cada vez maior e os ímpios que desprezam a Deus

022 — Salmos 119:161—168 — VERDADEIRA PAZ E SEGURANÇA SÓ EXISTEM EM DEUS

023 — Salmos 119:169—176 — A NECESSIDADE DEFINITIVA QUE TEMOS DE CONFIAR EXCLUSIVAMENTE EM DEUS

Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário