terça-feira, 21 de janeiro de 2014

APOCALIPSE 12:11 — ELES O VENCERAM POR CAUSA DO CORDEIRO E PELO TESTEMUNHO QUE DERAM DE NÃO AMAR MAIS A PRÓPRIA VIDA — ESTUDO 014



ESTE ESTUDO É PARTE DE UMA SÉRIE DE ESTUdOS APRESENTADOS EM NOSSA IGREJA ATENDENDO À SOLICITAÇÃO DE UM DOS NOSSOS MEMBROS ACERCA DE “QUEM” PODERIA SER A MULHER MENCIONADA EM APOCALIPSE 12:1? nO FINAL DESSE ESTUDO VOCÊ ENCONTRARÁ OS LINKS PARA OS OUTROS ESTUDOS DESSA SÉRIE.

Eles, pois, o venceram por causa do sangue do Cordeiro e por causa da palavra do testemunho que deram e, mesmo em face da morte, não amaram a própria vida — Apocalipse 12:11.

Como Satanás não pode mais atacar os justos no céu — porque foi derrubado de lá — ele está agora concentrado em atacar e criar ondas de terror entre os crentes sobre a terra. A extensão de seus ataques persecutórios já foi demonstrada em passagens tais como Apocalipse 7:14 — visão dos mártires — e das duas testemunhas em Apocalipse 11:7. A fórmula da vitória sobre Satanás nos é apresentada nesse verso: o sangue do cordeiro junto com o testemunho que podemos dar acerca do Senhor. Todavia, é por causa do testemunho que damos acerca de Cristo, de modo especial, que a ira satânica é despertada contra os crentes e faz com que o mesmo declare guerra contra a Igreja de Jesus — ver Apocalipse 11:17. Do mesmo modo que Jesus estava pronto a entregar sua vida — ver João 10:17 — assim também os cristãos devem estar sempre prontos a entregar suas vidas por amor ao Senhor. Os cristãos estão prontos a reagir assim por causa das palavras de Jesus em Marcos 8:35 — Quem quiser, pois, salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por causa de mim e do evangelho salvá-la-á.

Assim temos que, Satanás além de ser derrotado por Cristo, pelo arcanjo Miguel, ainda sofre uma terceira derrota por meio das mãos dos próprios crentes contra os quais se levantou em violenta perseguição. Note a ênfase do pronome “Eles”, bem no começo do versículo. O sangue do Cordeiro é a causa principal da vitória dos crentes sobre Satanás. O sangue de Cristo foi derramado a nosso favor para perdoar — ou remir — nossos pecados. Todos os nossos pecados, de uma maneira tal que uma redenção — ou libertação — eterna foi alcançada, tanto da condenação quanto do poder do pecado sobre nossas vidas: Hebreus 9:12 — Não por meio de sangue de bodes e de bezerros, mas pelo seu próprio sangue, entrou no Santo dos Santos, uma vez por todas, tendo obtido eterna redenção. Foi essa redenção que estabeleceu nossos direitos — pela graça de Deus — para reinarmos juntamente com Cristo — ver Apocalipse 5:9—10. O fato de que deram testemunho a favor dessas verdades apenas vem confirmar tal condição — ver Apocalipse 2:10. A disposição de dar testemunho acerca da verdade é no crente verdadeiro maior do que o medo da morte: e por causa da palavra do testemunho que deram e, mesmo em face da morte, não amaram a própria vida — Apocalipse 12:11.

Por causa de tão estrondosa vitória, os céus são convidados a se alegrarem. Deus, Seu Cristo, os anjos e o povo de Deus venceram, definitivamente, o Diabo e seus anjos. Por outro lado a terra é intimada a lamentar o fato de que a tal derrota do Diabo resultou em sua precipitação definitiva sobre a terra. A vitória dos santos que encontramos na terra, como podemos ver no verso que estamos estudando, é apresentada no passado, porque está atrelada ao sacrifício vicário — em lugar de ou em substituição a — de Cristo a nosso favor sobre a cruz do Calvário. Por esse motivo a vitória dos crentes nos verso 11 é descrita no tempo passado. Todavia, o futuro — incluindo o presente — será retomado a partir do próximo verso 12.

OUTROS ESTUDOS EM APOCALIPSE 12

001 — INTRODUÇÃO – Literatura Apocalíptica e o Conceito de Quiasmo

002 — INTRODUÇÃO – Tema Central e Significado Perene

003 — APOCALIPSE 12:1A — VIU-SE UM GRANDE SINAL NO CÉU — UMA MULHER — PARTE 1 

004 — APOCALIPSE 12:1B — VIU-SE UM GRANDE SINAL NO CÉU  — UMA MULHER  — PARTE 2

005 — APOCALIPSE 12:2—3 — A MULHER E O DRAGÃO — PARTE 1

006 — APOCALIPSE 12:3 — A MULHER E O DRAGÃO — PARTE 2

007 — APOCALIPSE 12:4 — A MULHER E O DRAGÃO — PARTE 3

008 — APOCALIPSE 12:5 — A MULHER E O FILHO QUE ELA DEU À LUZ

009 — APOCALIPSE 12:6 — A FUGA DA MULHER E A PROVISÃO DIVINA

010 — APOCALIPSE 12:7 — A PELEJA NO CÉU — PARTE 1

011 — APOCALIPSE 12:8 — A PELEJA NO CÉU — PARTE 2

012 — APOCALIPSE 12:9 — O DRAGÃO, A ANTIGA SERPENTE, SATANÁS E O DIABO

013 — APOCALIPSE 12:10 — O DRAGÃO FOI EXPULSO DO CÉU

014 — APOCALIPSE 12:11 — VENCEDORES POR CAUSA DO SANGUE DO CORDEIRO E PORQUE NÃO AMARAM MAIS APRÓPRIA VIDA

015 — APOCALIPSE 12:12 — FESTA NOS CÉUS E DORES NA TERRA

016 — APOCALIPSE 12:13 — O DRAÇÃO FOI ATIRADO PARA A TERRA

017 — APOCALIPSES 12:14 — A MULHER FOGE PARA O DESERTO

018 — APOCALIPSES 12:15—18 — O DRAGÃO DESISTE DA MULHER E VAI PERSEGUIR O RESTANTE DO POVO DE DEUS — FINAL
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2014/05/apocalipse-121517-o-dragao-persegue-o.html

Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário