quinta-feira, 25 de setembro de 2014

AMAI-VOS UNS AOS OUTROS – ESTUDO 029 - Efésios 5:18—20 e Colossenses 3:16 - Falando Entre Vós Com...


Assim como há muitos frutos existem muitas formas de louvor.

Esse artigo é parte da série "Amai-vos Uns aos Outros" e é muito recomendável que o leitor procure conhecer todos os aspectos dos mandamentos nos quais o Senhor nos ordena demonstrarmos amor uns pelos outros. No final do artigo você encontrará links para outros estudos dessa série.

VIVENDO A VIDA COMUM DOS SANTOS DE DEUS

Introdução Geral.

A. Nessa série, estamos falando acerca dos mandamentos que tratam das responsabilidades comuns que temos uns com os outros. Para facilitar nossa compreensão, dividimos estes mandamentos em quatro categorias: 
1. Mandamentos que enfatizam as relações interpessoais: Amar, receber, saudar, ter o mesmo cuidado, submeter, suportar, confessar pecados cometidos contra e, perdoar uns aos outros. 
2. Mandamentos negativos que nos ensinam o que não devemos fazer uns com os outros: Não julgar, não falar mal, não murmurar, não morder e devorar, não provocar, não invejar e não mentir uns aos outros. 
3. O terceiros grupo, que estamos estudando agora, trata dos mandamentos que enfatizam a necessidade que temos de edificação mútua. Já tivemos a oportunidade de falar acerca de como devemos: Edificar, ensinar, exortar e admoestar uns aos outros. 
B. Hoje estamos terminando esta categoria, que trata da edificação mútua, e queremos falar da responsabilidade que temos de... 
Falar entre nós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais, dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo. 
Introdução ao Estudo 
A. Durante sua longa história, o povo do Deus da Bíblia tem sido conhecido como um povo que canta: 
1. Os Israelitas quando foram libertados do Egito louvaram a Deus com o cântico que está registrado em Êxodo 15:1—21. 
2. Quando os israelitas estavam prontos para entrar na Terra Prometida, depois de 40 anos de rebeldias no deserto, Deus deu a Moisés um canto de exortação para que fosse ensinado ao povo — ver Deuteronômio 32:1—43. 
a. Os salmos foram usados tanto no culto público oferecido a Deus, quanto em práticas particulares entre Seu povo. 
3. Disto tudo podemos aprender que Deus considerou a música e as letras como uma maneira efetiva e prazerosa de edificar Seu povo ao mesmo tempo em que recebe louvores. 
4. Não deve nos surpreender, portanto, que Paulo ensine que devemos fazer uso da música para edificar uns aos outros e para louvar o Senhor. 
I. O Mandamento. 
Falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais, dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo — Efésios 5:19—20. 
Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração – Colossenses 3:16. 
II. Definição dos Termos: 
A. λαλοῦντες laloûntes — falando. Descreve a emissão de sons articulados e inteligíveis. 
2. ᾠδαῖς odaîs — entoando. Cantar em louvor de alguém. 
3. ψάλλοντες psállontes  — louvando. Fazer vibrar um instrumento, seja de corda seja de percussão. 
4. εὐχαριστοῦντες eucharistoûntes — dando graças. Agradecer verbalmente como manifestação da gratidão que está no coração.   
Falando entre nós com salmos, hinos e cânticos espirituais é um meio pelo qual nós podemos ensinar, exortar e admoestar uns aos outros ao mesmo tempo em que nos unimos uns aos outros para louvar a Deus com músicas e palavras. 
II. Exemplos Bíblicos 
Por volta da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam louvores a Deus, e os demais companheiros de prisão escutavam. De repente, sobreveio tamanho terremoto, que sacudiu os alicerces da prisão; abriram-se todas as portas, e soltaram-se as cadeias de todos — Atos 16:25—26. 
Que farei, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com a mente; cantarei com o espírito, mas também cantarei com a mente. E, se tu bendisseres apenas em espírito, como dirá o indouto o amém depois da tua ação de graças? Visto que não entende o que dizes; porque tu, de fato, dás bem as graças, mas o outro não é edificado – 1 Coríntios 14:15—17. 
III. Podemos Cantar Algo Que Vá Além do Saltério? 
A. Os dois textos que estamos usando como base desta mensagem, mencionam “salmos, hinos e cânticos espirituais”. Naqueles dias, estas expressões eram usadas com referência ao Saltério ou Livro dos Salmos que está nos nossos Antigos Testamentos. 
B. A pergunta que precisamos fazer é: podemos compor e cantar salmos, hinos e cânticos espirituais que vão além das palavras contidas no Livro dos Salmos? Existem dois princípios cristãos que creio podem nos ajudar a resolver esta questão: 
1. Jesus Cristo é a figura central da nossa fé: 
a. Ele é a figura central da pregação no Novo Testamento — 
Atos 11:20 
Alguns deles, porém, que eram de Chipre e de Cirene e que foram até Antioquia, falavam também aos gregos, anunciando-lhes o evangelho do Senhor Jesus. 
b. Ele é a figura central do ensino no Novo Testamento — 
1 Timóteo 6:3—5 
3 Se alguém ensina outra doutrina e não concorda com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo e com o ensino segundo a piedade, 
4 é enfatuado, nada entende, mas tem mania por questões e contendas de palavras, de que nascem inveja, provocação, difamações, suspeitas malignas, 
5 altercações sem fim, por homens cuja mente é pervertida e privados da verdade, supondo que a piedade é fonte de lucro. 
c. Ele era e ainda é objeto de adoração. 
d. Ele deve ser servido por nós — 
Romanos 16:17—18 
17 Rogo-vos, irmãos, que noteis bem aqueles que provocam divisões e escândalos, em desacordo com a doutrina que aprendestes; afastai-vos deles, 
18 porque esses tais não servem a Cristo, nosso Senhor, e sim a seu próprio ventre; e, com suaves palavras e lisonjas, enganam o coração dos incautos. 
e. Seus discípulos são chamados pelo Seu nome — cristãos — 
Atos 11:26 
Tendo-o encontrado, levou-o para Antioquia. E, por todo um ano, se reuniram naquela igreja e ensinaram numerosa multidão. Em Antioquia, foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos. 
f. Adultos e Crianças devem ser batizados em Seu nome — 
Atos 2:38—39 
38 Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo. 
39 Pois para vós outros é a promessa, para vossos filhos e para todos os que ainda estão longe, isto é, para quantos o Senhor, nosso Deus, chamar. 
g. Ele é a figura central na última ceia — 
1 Coríntios 10:16 
16 Porventura, o cálice da bênção que abençoamos não é a comunhão do sangue de Cristo? O pão que partimos não é a comunhão do corpo de Cristo? 
Por todos estes motivos, seria muito estranho aceitar a possibilidade de que os crentes do Novo Testamento teriam omitido a pessoa de Jesus de seus cânticos, quando Ele ocupava o centro de todas as outras coisas — ver Colossenses 3:16—17. Dizemos isso, no caso de os cristãos terem se limitado ao uso do saltério judaico 
2. Jesus introduz a “novidade” em todas as coisas: 
a. Os que creem em Jesus são chamados de novas criaturas — 
2 Coríntios 5:17 
E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas. 
b. Jesus é o mediador de uma Nova Aliança — 
Hebreus 9:15 
Por isso mesmo, ele é o Mediador da nova aliança, a fim de que, intervindo a morte para remissão das transgressões que havia sob a primeira aliança, recebam a promessa da eterna herança aqueles que têm sido chamados. 
c. Seus seguidores louvam-no com um novo cântico — 
Apocalipse 5:9—10 
9 e entoavam novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro e de abrir-lhe os selos, porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus os que procedem de toda tribo, língua, povo e nação. 
10 e para o nosso Deus os constituíste reino e sacerdotes; e reinarão sobre a terra. 
Apocalipse 14:3 
Entoavam novo cântico diante do trono, diante dos quatro seres viventes e dos anciãos. E ninguém pôde aprender o cântico, senão os cento e quarenta e quatro mil que foram comprados da terra. 
d. O povo de Deus foi ordenado cantar — 
Isaías 42:10 
Cantai ao SENHOR um cântico novo e o seu louvor até às extremidades da terra, vós, os que navegais pelo mar e tudo quanto há nele, vós, terras do mar e seus moradores. 
Salmos 33:3 
Entoai-lhe novo cântico, tangei com arte e com júbilo. 
Diante destes fatos, parece ser apenas lógico, que os cristãos devem criar novas canções para mútua edificação, louvor e ações de graças.
 IV. Implicações Contidas Neste Mandamento 
A. Este mandamento, que nos diz que devemos falar, louvar, entoar e dar graças entre nós possui as seguintes implicações: 
1. Ensino, exortação e admoestação podem ser comunicados, de modo efetivo, mediante uso de letras e músicas. 
2. A música é uma forma muito agradável de louvar a Deus ao mesmo tempo em que encoraja outros na fé. 
3. Quando cantamos uns para os outros é evidente que estamos cheios do Espírito Santo — ver Efésios 5:18. 
4. O canto deve fluir do coração que está agradecido a Deus — ver Efésios 5:20 e Colossenses 3:16. Por este motivo, as palavras usadas e os instrumentos são irrelevantes. O que importa é a atitude do coração. Está tudo nos motivos, naquilo que você é no íntimo. 
5. Assim, precisamos louvar de tal modo e em todas as situações, o Senhor Jesus seja honrado — 
Colossenses 3:17 
E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.
Conclusão:

Todos nós devemos nos envolver na obediência a esse mandamento recíproco de falar, entoar, louvar e dar graças juntos. Como acontece com todos os outros mandamentos de reciprocidade não dá para obedecer a este mandamento sem nos envolvermos uns com os outros, sem estarmos juntos sempre que possível.

1. Talvez alguns de vocês aqui, possam se interessar por estes mandamentos de reciprocidade e compor algumas músicas que todos cantemos e sejamos, desse modo, edificados.

2. Em alguns casos a melodia ajuda a Palavra a ser transmitida através do lirismo, do ritmo e da harmonia. Portanto, devemos nos dedicar a este ministério. Muitos de vocês aqui sabem tocar algum instrumento ou têm o dom de cantar. É hora de colocar estes dons em bom uso e, que uso poderia ser melhor, senão a edificação do povo de Deus e louvor ao Altíssimo?

3. Louvor ao Altíssimo é coisa muito séria. Longe de nós querer usar o louvor do Senhor para chamar a atenção para nós mesmos.

4. O Salmista disse

Salmos 147:1

Louvai ao SENHOR, porque é bom e amável cantar louvores ao nosso Deus; fica-lhe bem o cântico de louvor.

Salmos 146:2

Louvarei ao SENHOR durante a minha vida; cantarei louvores ao meu Deus, enquanto eu viver.

5. Os salmos nos ensinam que a música e os cânticos representam alegria e felicidade em conhecer Deus e desfrutar de seus benefícios.

Salmo 81:1—2

Cantai de júbilo a Deus, força nossa; celebrai o Deus de Jacó. Salmodiai e fazei soar o tamboril, a suave harpa com o saltério.

Salmos 91:1—5

Bom é render graças ao SENHOR e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo, anunciar de manhã a tua misericórdia e, durante as noites, a tua fidelidade, com instrumentos de dez cordas, com saltério e com a solenidade da harpa. Pois me alegraste, SENHOR, com os teus feitos; exultarei nas obras das tuas mãos. Quão grandes, SENHOR, são as tuas obras! Os teus pensamentos, que profundos!

6. A música é uma forma muito eficiente de testemunho pessoal:

Salmos 28:6—7

Bendito seja o SENHOR, porque me ouviu as vozes súplices! O SENHOR é a minha força e o meu escudo; nele o meu coração confia, nele fui socorrido; por isso, o meu coração exulta, e com o meu cântico o louvarei.


Capa do LP SAVED by Bob Dylan

7. O poeta estadunidense descreveu sua salvação com as seguintes palavras no poema “SAVED” — Salvo. Note todos os elementos acerca dos quais acabamos de falar.

Eu estava cego pelo diabo
Já nasci arruinado
Frio, gelado, morto
Desde a hora que saí do ventre materno
Por Sua graça eu fui tocado
Por Sua Palavra eu fui curado
Por Sua mão eu fui libertado
Por Seu Espírito eu fui selado

Coro
Eu fui Salvo
Pelo sangue do Cordeiro
Salvo
Pelo sangue do Cordeiro
Salvo
Salvo
E eu estou tão feliz
Sim, Eu estou tão feliz
Tão feliz que
Eu quero te agradecer, Senhor
Eu quero apenas agradecer ao Senhor

Por Sua verdade eu estou justificado
Por Sua força eu posso suportar as dificuldades
Pelo Seu poder eu fui levantado
Em Seu amor eu estou seguro
Ele me comprou por um preço
Me livrou do abismo
Do vazio e da ira de Deus
E do fogo que arde ali

Coro

Ninguém havia para me salvar
Ninguém se atreveria a me resgatar
Eu estava indo em direção ao abismo pela última vez
Mas pela Sua misericórdia minha vida foi poupada
Por muito tempo eu fui impedido
Por muito tempo minha vida estava travada

Coro
8. A nossa comunhão pode ser grandemente encorajada através dos testemunhos dos irmãos e através dos louvores a Deus. Vamos nos empenhar prá valer?

9. Que o Deus, digno de receber todo louvor, nos ajude a sermos obedientes a este mandamento recíproco para nossa própria edificação e proveito e para Sua honra e glória, como ele mesmo deseja.

OUTROS ESTUDOS ACERCA DA VIDA COMUM DOS SANTOS DE DEUS.

001 — O Custo do Discipulado =

002 — Uma Proposta de Vida =

003 e 004 — Comunhão e Interdependência =

005 — Os Dons espirituais e a Vida Comum =

006 — Discipulado =

007 — O Amor ao Próximo =

008 — Amai-vos uns aos outros — Parte 1 — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS

009 — Amai-vos uns aos outros — Parte 2 — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS

010 — Romanos 15:1—7 — Acolhei-vos Uns aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 3

011 — Romanos 16:16 — Saudai-vos Uns Aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 04

012 — 1 Coríntios 12:24—25 — Tande o Mesmo Cuidado Uns Para Com os Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 05

013 — Efésios 5:18-21 — Sujeitai-vos ou Submetei-vos Uns Aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 06

014 — Efésios 4:1—3 — Suportai-vos Uns Aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 07

015 — Tiago 5:16 — Confessai Vossos Pecados uns Aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 08

016 — Colossenses 3:12—13 — Perdoai uns Aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 09

017 — Romanos 14:13 — Não Julgueis Uns Aos Outros — Parte A — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 10A

018 — Romanos 14:13 — Não Julgueis Uns Aos Outros — Parte B — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 10B

019 — Tiago 4:11 — Não faleis Mal uns dos Outros — AMAI-VOS UNS AOS AOS OUTROS — Parte 11

020 — Tiago 5:9 — Não Vos Queixeis uns dos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 12

021 — Gálatas 5:14—15 — Não Vos Mordais nem Devoreis uns Aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 13

022 — Gálatas 5:25—26 — Não Provoqueis Uns aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 14

023 — Gálatas 5:25—26 — Não Invejeis Uns aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 15

024 — Colossenses 3:9—10 — Não Mintais uns aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 16

025 — Romanos 14:29 e 1 Tessalonicenses 5:11  — Edificar uns aos outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — PARTE 17

026 — Colossenses 3:16  — Instruí-vos Mutuamente — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — PARTE 18

027 — 1 Tessalonicense 5:1 e Hebreus 3:12—13  — Consolai-vos e Exortai-vos Uns aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — PARTE 19

028 — Romanos 15:14 e Colossenses 3:16 — Admoestai-vos ou Aconselhai-vos uns aos outros —  AMAI-VOS UNS AOS OUTROS – Parte 20 — SERMÃO 028

029 — Efésios 5:18—20 e Colossenses 3:16 — Falando entre vós com... — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS – Parte 21 — SERMÃO 029

030 — Gálatas 5:13—14 — Sede Servos Uns dos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS – Parte 22 — SERMÃO 030

031 — Gálatas 6:2 — Levai as Cargas Uns dos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS – Parte 23 — SERMÃO 031

032 — 1 Pedro 4:7—10 — Sede Mutuamente Hospitaleiros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS – Parte 24 — SERMÃO 032

033 — Efésios 4:31—32 — Sede Benignos Uns Para Com Os Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS – Parte 25 — SERMÃO 033

034 — Tiago 5:16 — Orai Uns Pelos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS – Parte 26 — SERMÃO 034
Grande Abraço e que Deus possa abençoar a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário