quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

JOÃO 17 – Estudo 004 — Parte 002 - O SENHOR JESUS E SEU MINISTÉRIO TERMINADO



Essa é série de estudos baseada em João capítulo 17 que é conhecido como: “A ORAÇÃO SACERDOTAL DE CRISTO” a favor de todos os seus discípulos de todas as épocas. É um estudo bastante aprofundado de João 17 e de todas as suas implicações. É bastante conveniente que o leitor prossiga nesses estudos até o final para poder usufruir melhor do conteúdo dos mesmos. No final de cada estudo o leitor encontrará links para os outros estudos.  

Continuação

B. Jesus terminou Seu trabalho.

1. O que a Bíblia diz:

a. Acerca do Seu nascimento

Hebreus 10:5—7

Por isso, ao entrar no mundo, diz: Sacrifício e oferta não quiseste; antes, um corpo me formaste; não te deleitaste com holocaustos e ofertas pelo pecado. Então, eu disse: Eis aqui estou (no rolo do livro está escrito a meu respeito), para fazer, ó Deus, a tua vontade.

Jesus novamente nos fala como sendo aquele que cumpre as palavras do Antigo Testamento —  

Salmo 40:6—8

6 Sacrifícios e ofertas não quiseste; abriste os meus ouvidos; holocaustos e ofertas pelo pecado não requeres.

7 Então, eu disse: eis aqui estou, no rolo do livro está escrito a meu respeito;

8 agrada-me fazer a tua vontade, ó Deus meu; dentro do meu coração, está a tua lei.

Desde o seu nascimento o Senhor Jesus tinha somente um objetivo: fazer a vontade do Pai e suprir, através do Seu sacrifício, a satisfação que a justiça de Deus demandava por causa dos nossos pecados.

b. Acerca do Seu trabalho.

João 4:34

Disse-lhes Jesus: A minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra.

Cada faceta do trabalho de Jesus consistia em um item que pertencia à vontade do Pai. Jesus testemunha nesses versículos, que sua real vontade era satisfazer aos desejos do Pai.

c. Acerca da Sua morte

João 19:16—18, 30

Então, Pilatos o entregou para ser crucificado. Tomaram eles, pois, a Jesus; e ele próprio, carregando a sua cruz, saiu para o lugar chamado Calvário, Gólgota em hebraico, onde o crucificaram e com ele outros dois, um de cada lado, e Jesus no meio. Pilatos escreveu também um título e o colocou no cimo da cruz; o que estava escrito era: JESUS NAZARENO, O REI DOS JUDEUS. Quando, pois, Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado! E, inclinando a cabeça, rendeu o espírito.

Essa penúltima palavra proferida por Jesus na cruz τετέλεσται tetélestai — no grego, “está consumado”, significa a consumação perfeita de toda a obra que lhe fora confiada pelo Pai. O que poderia ser uma tragédia era realmente um triunfo consumado.

C. O Testemunho dado pelo Senhor Jesus

a. Resumido.

João 17:4

Eu te glorifiquei na terra, consumando a obra que me confiaste para fazer.

b. Os itens específicos do Ministério completo de Jesus.

João 17:6

Manifestei o teu nome aos homens que me deste do mundo.

João 17:8

E verdadeiramente conheceram que saí de ti, e creram que tu me enviaste.

João 17:12

Quando eu estava com eles, guardava-os no teu nome, que me deste, e protegi-os, e nenhum deles se perdeu, exceto o filho da perdição, para que se cumprisse a Escritura.

João 17:14

Eu lhes tenho dado a tua palavra, e o mundo os odiou, porque eles não são do mundo, como também eu não sou.

João 17:18

Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo.

João 17:22

Eu lhes tenho transmitido a glória que me tens dado, para que sejam um, como nós o somos.

João 17:26

Eu lhes fiz conhecer o teu nome e ainda o farei conhecer, a fim de que o amor com que me amaste esteja neles, e eu neles esteja.

Essas afirmações do Senhor Jesus testificam da importância que a vontade do Pai tinha na Sua mente. Nos parece que o Senhor Jesus nessa oração fez uma recapitulação da Sua vida e encontra grande satisfação nos vários aspectos do Seu ministério.

D. A Explicação Bíblica Acerca do Seu Ministério.

1. Jesus Cristo veio cumprir a Lei de Deus.

Mateus 5:17

Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar, vim para cumprir.

2. Jesus Cristo veio para que os homens e mulheres pudessem ter vida.

João 10:10

Eu vim para que tenham vida e vida em abundância.

3. Jesus Cristo veio para trazer luz às trevas em que nos encontrávamos.

João 12:46

Eu vim como luz para o mundo, a fim de que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas.

4. Jesus Cristo veio salvar o mundo.

João 12:47—48
Se alguém ouvir as minhas palavras e não as guardar, eu não o julgo; porque eu não vim para julgar o mundo, e sim para salvá-lo. Quem me rejeita e não recebe as minhas palavras tem quem o julgue; a própria palavra que tenho proferido, essa o julgará no último dia.

5. Jesus Cristo veio trazer a espada.

Mateus 10:34

Não penseis que vim trazer paz à terra; não vim trazer paz, mas espada.

6. Jesus veio chamar pessoas ao arrependimento.

Mateus 9:13

Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero e não holocaustos; pois não vim chamar justos, e sim pecadores ao arrependimento.

7. Jesus Cristo veio buscar e salvar o que estava perdido.

Lucas 19:10

Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido.

8. Jesus Cristo veio salvar pecadores.

1 Timóteo 1:15

Fiel é a palavra e digna de toda aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal.

9. Jesus Cristo veio dar sua vida como resgate.

Marcos 10:45

Pois o próprio Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.

10. Jesus veio para nos trazer a paz.

Efésios 2:17

E, vindo, evangelizou paz a vós outros que estáveis longe e paz também aos que estavam perto.

Quando Jesus diz “Eu te glorifiquei na terra, consumando a obra que me confiaste para fazer”, Ele certamente tinha em mente tudo o que lemos nos versos acima. Somente tolos não dariam glórias a Deus sabendo a provisão tão rica que Deus tem preparado para nós através de Jesus.

E. A Segurança Bíblica Referente ao Ministério de Jesus.

1. O Senhor Jesus se ofereceu a Si mesmo – de uma vez por todas – como nosso sacrifício.

Hebreus 7:26—27

Com efeito, nos convinha um sumo sacerdote como este, santo, inculpável, sem mácula, separado dos pecadores e feito mais alto do que os céus, que não tem necessidade, como os sumos sacerdotes, de oferecer todos os dias sacrifícios, primeiro, por seus próprios pecados, depois, pelos do povo; porque fez isto uma vez por todas, quando a si mesmo se ofereceu.

Em contraste aos sacerdotes do Antigo Testamento, que eram apenas tipos simbólicos do Senhor Jesus, nosso Salvador se entregou a Si mesmo, como nosso substituto para morrer sob a condenação dos nossos pecados. A oferta que Jesus fez, de si mesmo, era perfeita e, portanto, precisava ser oferecida somente uma vez.

a. O Senhor Jesus aniquilou o pecado por meio do seu sacrifício.

Hebreus 9:26—27

Ora, neste caso, seria necessário que ele tivesse sofrido muitas vezes desde a fundação do mundo; agora, porém, ao se cumprirem os tempos, se manifestou uma vez por todas, para aniquilar, pelo sacrifício de si mesmo, o pecado. E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo.

A ênfase aqui é novamente a finalidade da obra do Salvador. Ele satisfez todas as exigências da lei com respeito aos pecados e suportou a condenação merecida pela totalidade da raça humana. Nada mais há para ser feito. Nas palavras do próprio Senhor “está consumado”.

b. O Senhor Jesus tirou nossos pecados – uma vez por todas – em Si mesmo.

Hebreus 9:28

Assim também Cristo, tendo-se oferecido uma vez para sempre para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o aguardam para a salvação.

O testemunho das Escrituras fala aqui da realidade do pecado e da forma como sua força e poder destruidor foram tratados por Deus através da pessoa de Jesus. É importante entendermos que Jesus não estava “representando uma cena de uma peça de teatro” ao morrer na cruz por causa do nosso pecado. Jesus suportou, em Si mesmo, todo o julgamento, separação de Deus, dor, condenação, morte e todo o sofrimento do inferno que o pecado introduziu na vida dos seres humanos. Jesus se ofereceu como nosso substituto — uma vez por todas — para que nós pudéssemos ser livres das consequências mencionadas acima — para sempre!

c. O Senhor Jesus santificou Seu povo – uma vez por todas – para Si mesmo.

Hebreus 2:11

Pois, tanto o que santifica como os que são santificados, todos vêm de um só. Por isso, é que ele não se envergonha de lhes chamar irmãos.

Hebreus 10:10

Nessa vontade é que temos sido santificados, mediante a oferta do corpo de Jesus Cristo, uma vez por todas.

Hebreus 10:14

Porque, com uma única oferta, aperfeiçoou para sempre quantos estão sendo santificados.

A morte sacrificial e vicária — em nosso lugar como nosso substituto — do Senhor Jesus, faz com que todos que pertencem a Ele, sejam um sacrifício santo a Deus. Cada um de nós precisa se dar conta que não pertencemos a nós mesmos — nós pertencemos a Deus — pela virtude da morte e ressurreição de Jesus. Por este motivo Deus tem assumido toda a responsabilidade por nós e nós precisamos responder a este cuidado de Deus, nos entregando completamente a Ele em obediência, adoração e comunhão.

Conclusão:

1. Se nós pudéssemos aconselhar as pessoas que estavam vivas nos dias em que nosso Senhor viveu, o que diríamos àquelas pessoas? Certamente nós os incentivaríamos a cooperarem de forma plena com Jesus, a obedecê-lo e a procurarem servi-lo de todas e da melhor forma possíveis.

2. A obra de Jesus continua nos dias de hoje. Desde os mais altos céus o Senhor continua a conduzir sua obra através da presença permanente do Seu Espírito Santo — o outro consolador prometido pelo Senhor — e da ação da igreja universal —católica — o corpo de Cristo. Nós precisamos nos olhar no espelho e dar ouvidos aos nossos próprios conselhos — cooperar, obedecer e servir a Jesus. Ele é digno de receber toda nossa devoção e digno de todos os sacrifícios que tenhamos que fazer para servi-lo.

OUTROS ESTUDOS EM JOÃO 17

JOÃO 17 — ESTUDO 001 — O SENHOR JESUS — O GRANDE SUMO SACERDOTE — PARTE 001

JOÃO 17 — ESTUDO 001 — O SENHOR JESUS — O GRANDE SUMO SACERDOTE — PARTE 002

JOÃO 17 — ESTUDO 002 — O SENHOR JESUS E A GLÓRIA DE DEUS — PARTE 001

JOÃO 17 — ESTUDO 002 — O SENHOR JESUS E A GLÓRIA DE DEUS — PARTE 002

JOÃO 17 — ESTUDO 003 — O SENHOR JESUS E A VIDA ETERNA — PARTE 001

JOÃO 17 — ESTUDO 003 — O SENHOR JESUS E A VIDA ETERNA — PARTE 002

JOÃO 17 — ESTUDO 004 — O SENHOR JESUS E SUA OBRA TERMINADA — PARTE 001

JOÃO 17 — ESTUDO 004 — O SENHOR JESUS E SUA OBRA TERMINADA — PARTE 002

JOÃO 17 — ESTUDO 005 — O SENHOR JESUS E AQUELES QUE CREEM NELE — PARTE 001

JOÃO 17 — ESTUDO 005 — O SENHOR JESUS E AQUELES QUE CREEM NELE — PARTE 002

JOÃO 17 — ESTUDO 005 — O SENHOR JESUS E AQUELES QUE CREEM NELE — PARTE 003 – FINAL

JOÃO 17 — ESTUDO 006 — O SENHOR JESUS E SUA ORAÇÃO PELOS QUE SÃO SEUS — PARTE 001

JOÃO 17 — ESTUDO 006 — O SENHOR JESUS E SUA ORAÇÃO PELOS QUE SÃO SEUS — PARTE 002


JOÃO 17 — ESTUDO 007 — O SENHOR JESUS E SUA ORAÇÃO PELOS QUE SÃO SEUS — PARTE 003

JOÃO 17 — ESTUDO 007 — O SENHOR JESUS E SUA ORAÇÃO PELOS QUE SÃO SEUS — PARTE 004

JOÃO 17 — ESTUDO 008 — O SENHOR JESUS E O MUNDO — PARTE 001

JOÃO 17 — ESTUDO 008 — O CRENTE E O MUNDO — PARTE 002

JOÃO 17 — ESTUDO 009 — O SENHOR JESUS E SEU SERVIÇO A DEUS — PARTE 001

JOÃO 17 — ESTUDO 009 — O SENHOR JESUS E SEU SERVIÇO A DEUS — PARTE 002 — SOMOS EMBAIXADORES JUNTO COM CRISTO

Que Deus abençoe a todos

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário