sexta-feira, 7 de abril de 2017

A VIDA DE DAVI - SERMÃO 019 – COMO O PECADO NOS SUFOCA — PARTE 3 - AS VANTAGENS ILUSÓRIAS DO PECADO


Resultado de imagem para escravo do pecado

Esse artigo é parte da série "Exposição da Vida de Davi" e é muito recomendável que o leitor procure conhecer todos os aspectos das verdades contidas nessa exposição, com aplicações para os nossos dias. No final do artigo você encontrará um link para outros estudos dessa série.


Texto: 1 Samuel 17—20
Introdução.

A. Como vimos nas duas mensagens anteriores, Davi iniciou uma descida rumo ao abismo que tinha as seguintes características:
1. Ideias erradas — principalmente a ideia de que não precisava de Deus.
2. Sentimentos errados — principalmente o de autopiedade.
3. Ações erradas — principalmente indo se esconder de Saul no território dos inimigos do povo de Israel: os filisteus.
4. Companhias erradas — principalmente se associando com o rei Aquis de Gate, uma das cidades dos filisteus.
5. Mais ações erradas — necessárias para cobrir seus primeiros erros e livrar a cara com Aquis. Mas sua situação era cada vez mais grave diante de Deus.
B. Mas para Davi, tudo aquilo fazia perfeito sentido.
1. Primeiro ele silenciou a voz do Espírito Santo dentro de si —
Efésios 4:30
E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção.
1 Tessalonicenses 5:19
Não apagueis o Espírito.
2. Depois, ele nunca mais procurou nem os conselhos dum sacerdote, e muito menos de algum profeta. Com isso, Davi seguia cego e sem direção, em seu caminho para o abismo.
C. Hoje queremos falar de
TRÊS BONS RESULTADOS APARENTES QUE O PECADO DEU A DAVI
I. Alívio da Pressão que Estava Sofrendo da Parte de Saul.
A. Isso certamente fazia Davi sentir-se bem. Pela primeira vez em 8 anos ele estava livre dos constantes assédios de Saul.
1 Samuel 27:4
Avisado Saul de que Davi tinha fugido para Gate, desistiu de o perseguir.
B. O sentimento de Davi está perfeitamente alinhando com a forma como nos sentimos quando tentamos resolver nossos problemas sem contar com a ajuda de Deus. Como o ímpio nós pensamos —
Salmos 14:1
Diz o insensato no seu coração: Não há Deus. Corrompem-se e praticam abominação; já não há quem faça o bem.
C. Eu não sei, mas talvez você está enfrentando hoje dificuldades no seu casamento e pensando que talvez a melhor coisa seja cair fora. Se fizer isso, irá sentir um tremendo alívio da pressão em que agora você se encontra. Mas, e depois?
D. Ou então, você esperou em Deus até hoje por uma companheira ou companheiro e agora decidiu que não vai mais esperar e vai encontrar alguém por você mesmo, pode ser até alguém que nem conheça o Senhor. Se agir assim, talvez você encontre alívio para a solidão que tanto te incomoda. Mas aquilo que semeamos, certamente teremos que colher —
Gálatas 6:5
Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará.
II. Aceitação por Parte do Mundo ao Redor
A. Apesar de todo o bem que Davi fez a Saul, ele só recebeu de volta ódio e perseguição. Já Aquis, o rei filisteu da cidade de Gate, tratou Davi com consideração, porque estava sendo enganado por Davi:
1 Samuel 27:5—6
5  Disse Davi a Aquis: Se achei mercê na tua presença, dá-me lugar numa das cidades da terra, para que ali habite; por que há de habitar o teu servo contigo na cidade real?
6  Então, lhe deu Aquis, naquele dia, a cidade de Ziclague. Pelo que Ziclague pertence aos reis de Judá, até ao dia de hoje.
B. Aquis, não apenas aceitava a Davi, mas demonstrava inclusive certa simpatia por Davi.
1 Samuel 27:12
Aquis confiava em Davi, dizendo: Fez-se ele, por certo, aborrecível para com o seu povo em Israel; pelo que me será por servo para sempre.
C. As incursões de Davi contra até mesmo os amigos de Aquis estavam rendendo bastante despojos tanto para Davi, quanto para o rei filisteu.
1 Samuel 27:9
9  Davi feria aquela terra, e não deixava com vida nem homem nem mulher, e tomava as ovelhas, e os bois, e os jumentos, e os camelos, e as vestes; voltava e vinha a Aquis.
D. Davi e seus homens já não precisavam se preocupar com o suprimento de Deus. Isso é mesmo uma grande desgraça quando não precisamos mais orar, com sinceridade, a oração que o próprio Senhor Jesus nos ensinou a orar, dizendo:
Mateus 6:11
O pão nosso de cada dia dá-nos hoje.
D.Geralmente quanto um crente se afasta de Deus, não é incomum que o Diabo lhe ofereça algumas vantagens materiais, com uma espécie de “pacote” de boas-vindas.
III. Crescimento da Popularidade — Ler 1 Crônicas 12:1—22 
A. Davi estava se fortalecendo. Sua posição em Ziclague estava atraindo muitos bons soldados do exército de Saul para o seu lado. Isso certamente fazia Davi sentir-se muito bem. Como ele poderia estar errado sentindo-se tão bem?
B. Isso também é algo comum. Quando andamos com Deus as pessoas em geral não gostam muito de nós. Mas quando viramos as costas para Deus, isso agrada a muitas pessoas que passam a gostar de nós, porque percebem que nós não estamos nos dedicando tanto a Deus como antes.
Conclusão:
A. A mensagem de hoje, pode criar a falsa impressão de que quem anda sem Deus pode se dar bem. Muito bem até. Mas isso é um engano, pois o Senhor nos diz o seguinte por meio do profeta Jeremias:
Jeremias 2:13
Porque dois males cometeu o meu povo: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas.
B. Viver uma vida de pecado, longe de Deus é o mesmo que entregar o próprio pescoço para que o inimigo nos sufoque com suas poderosas mãos.
C. Ser sufocado pelo pecado é muito semelhante a viver com base em cartões de crédito. No princípio tudo é festa. As despesas são fáceis. Viagens, roupas, jantares, e etc. Mas tenha certeza, que um dia, a conta te será apresentada. 
D. De repente, quando menos esperamos, seremos confrontados com uma súbita destruição conforme as palavras do profeta Amós —
Amós 5:9
É ele que faz vir súbita destruição sobre o forte e ruína contra a fortaleza.
E. E assim, de fato, o pecado torna nossa vida mais agradável num primeiro momento, antes de nos sufocar em seguida.
F. Se você está colhendo hoje em dia, as consequências de um período de afastamento de Deus, de um flerte prolongado com uma vida de pecado, eu quero que você saiba que apesar da dor que você possa estar experimentando, você precisa saber que Deus continua te amando e que a graça do Senhor continua disponível para você, mesmo no meio da dor e do sofrimento, ainda que as mesmas sejam por causa do pecado.
G. Volte-se para Deus, aproxime-se dEle e submeta-se voluntariamente à disciplina de Deus, para teu próprio bem.
Hebreus 4:16

Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna.

Que o Senhor abençoe a todos.

OUTROS ESTUDOS ACERCA DA VIDA DE DAVI

001— Um Homem Segundo o Coração de Deus — Parte 1
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2013/10/a-vida-de-davi-um-homem-segundo-o.html
002— Um Homem Segundo o Coração de Deus — Parte 2
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2013/11/a-vida-de-davi-um-homem-segundo-o.html
003— Um Homem Segundo o Coração de Deus — Parte 3
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2013/12/a-vida-de-davi-um-homem-segundo-o.html
004— Um Homem Segundo o Coração de Deus — Parte 4
005 — Vencendo os Gigantes em Tua Vida — Parte 1
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2014/02/a-vida-de-davi-derrubando-os-
008 — Vencendo os Gigantes em Tua Vida — Parte 4
010 — Na Escola de Treinamento de Deus — Parte 1
019 — Como o Pecado Nos Sufoca — Parte 3
Alexandros Meimaridis
PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:
Desde já agradecemos a todos.
Os comentários não representam a opinião do Blog O Grande Diálogo; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

2 comentários: