quarta-feira, 6 de setembro de 2017

SALMO 130 - SERMÃO 004 – PERDÃO E TEMOR – SALMOS 130:4


Resultado de imagem para temor de deus

O Salmo 130 é bem conhecido pelas suas primeiras palavras em latim: De Profundis ou Das profundezas. O salmo é um clamor profundo que brota do coração de um ser humano tomado pela mais intensa perturbação por causa da inquietude causada pelo pecado pessoal. Em meio à sua dor, o Salmista manifesta sua plena confiança em ser perdoado pelo Deus ETERNO.

“DE PROFUNDIS”

Uma Exposição Bíblica e Teológica do Salmo 130


Introdução

A. O Salmista que escreveu o Salmo 130 estava no “abismo” de sua própria pecaminosidade. Ele havia se distanciado de Deus e agora clama por socorro, desejando voltar à comunhão com o SENHOR.

B. Ainda bem que Deus é capaz de ouvir nosso clamor, independente de onde estejamos.

1. Das profundezas da sua pecaminosidade o Salmista Clama a Deus reconhecendo, que é pecador e que muitos são os seus pecados.

C. O Salmista sabe que não merece nada de Deus e clama amparado apenas na bondade e misericórdia de Deus.

D. De acordo com Salmos 130:4 ele teme a Deus e por esse motivo se aproxima do SENHOR buscando perdão e reconciliação.

E. O Salmista tem plena consciência de que as palavras de Isaías são verdadeiras em todas as circunstâncias, quando diz:

Isaías 59:2

Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça.

Isso acontece quando não existe arrependimento. Mas Davi reconheceu o seguinte:

Salmos 51:17

Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito, não o desprezarás, ó Deus.

F. Daí o Salmista clamar para que Deus, pelo menos ouça seu clamor. Uma vez sabedor de que Deus ouve seu clamor, o Salmista confessa seu profundo temor a Deus e busca pelo perdão do Todo Poderoso.

G. Como sabemos, temer a Deus é o princípio da sabedoria. Aqueles que temem a Deus farão de tudo para evitar o pecado. Mas se pecarem sabem que podem encontrar pleno perdão em Deus, pois como nos diz

Isaías 55:7

Deixe o perverso o seu caminho, o iníquo, os seus pensamentos; converta-se ao SENHOR, que se compadecerá dele, e volte-se para o nosso Deus, porque é rico em perdoar.

F. É sobre isso que queremos falar hoje:

O MARAVILHOSO PERDÃO DE DEUS

O Salmista diz: Contigo, porém, está o perdão, para que te temam.
Vejamos então aquilo que a Bíblia tem para nos ensinar acerca do perdão de Deus
Nós vamos fazer isso, organizando uma série de versículos bíblicos em quatro categorias e uma conclusão. Nesse processo nós iremos levar em conta o fato de que é prerrogativa de Deus perdoar e ele Se deleita em poder exercer essa prerrogativa.

I. Os Pedidos do Povo de Deus

Salmos 25:7 — Não te lembres dos meus pecados da mocidade, nem das minhas transgressões. Lembra-te de mim, segundo a tua misericórdia, por causa da tua bondade, ó SENHOR.

Salmos 51:9 — Esconde o rosto dos meus pecados e apaga todas as minhas iniquidades.

Salmos 79:9 — Assiste-nos, ó Deus e Salvador nosso, pela glória do teu nome; livra-nos e perdoa-nos os pecados, por amor do teu nome.

A natureza de Deus é ser misericordioso, por isso ele tem todo interesse em perdoar todos os que dEle se aproximam confessando seus pecados.

II. Como Deus Reage Diante dos Pedidos do Seu Povo

Salmos 85:2 — Perdoaste a iniquidade de teu povo, encobriste os seus pecados todos.

Salmos 103:10 — Não nos trata segundo os nossos pecados, nem nos retribui consoante as nossas iniquidades.

Colossenses 2:13 — E a vós outros, que estáveis mortos pelas vossas transgressões e pela incircuncisão da vossa carne, vos deu vida juntamente com ele, perdoando todos os nossos delitos.

A. Quando somos perdoados por Deus nós aprendemos realmente a temer o SENHOR por causa da Sua bondade para conosco.

B. É o fato de Deus ser gracioso que nos conduz a uma atitude de santo respeito pelo SENHOR e um santo temor de ofendermos um Deus que é tão generoso. QUANTO MAIS TEMEMOS A DEUS, MAIS O AMAMOS, POIS MAIS NOS EMPENHAMOS EM GUARDAR SEUS MANDAMENTOS. Jesus disse o seguinte em

João 14:15

Se me amais, guardareis os meus mandamentos.

III. O Que Deus Tem Prometido Fazer — Note bem os superlativos utilizados!

Isaías 1:18 — Vinde, pois, e arrazoemos, diz o SENHOR; ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a lã.

Isaías 38:17 — Eis que foi para minha paz que tive eu grande amargura; tu, porém, amaste a minha alma e a livraste da cova da corrupção, porque lançaste para trás de ti todos os meus pecados.

Isaías 43:25 — Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim e dos teus pecados não me lembro.

Isaías 44:22 — Desfaço as tuas transgressões como a névoa e os teus pecados, como a nuvem; torna-te para mim, porque eu te remi.

Jeremias 31:34 — Não ensinará jamais cada um ao seu próximo, nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece ao SENHOR, porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior deles, diz o SENHOR. Pois perdoarei as suas iniquidades e dos seus pecados jamais me lembrarei.

Miqueias 7:19 — Tornará a ter compaixão de nós; pisará aos pés as nossas iniquidades e lançará todos os nossos pecados nas profundezas do mar.

Hebreus 8:12 — Pois, para com as suas iniquidades, usarei de misericórdia e dos seus pecados jamais me lembrarei.

Hebreus 10:17 — Acrescenta: Também de nenhum modo me lembrarei dos seus pecados e das suas iniquidades, para sempre.

O profeta da Daniel reconhece essa realidade ao dizer: Daniel 9:9 — Ao Senhor, nosso Deus, pertence a misericórdia e o perdão, pois nos temos rebelado contra ele.

IV. Uma Última Palavra

1 João 2:12 — Filhinhos, eu vos escrevo, porque os vossos pecados são perdoados, por causa do seu nome, i.e., O NOME DE JESUS CRISTO.

Obras humanas e todo e qualquer tipo de mérito humanos estão completamente excluídos do processo de salvação.

Conclusão

A. Todos concordamos que aquilo que atraiu o filho pródigo de volta para o Pai foi sua certeza de que o Pai o amava — ver Lucas 15. Também temos essa mesma realidade na história da prostituta que lavou os pés de Jesus com suas próprias lágrimas, porque sabia que Ele era capaz de perdoá-la — ver Lucas 7:40—50. O mesmo é verdadeiro com relação ao paralítico na narrativa de Mateus 9:1—8.

B. Todos concordam que o ideal mesmo seria se todo mundo fosse obediente aos mandamentos do Senhor. Certo?

C. . Então que tal começarmos por mim e por cada um de vocês. Façamos nossas as palavras do Salmista que diz no —

Salmo 119:8

Cumprirei os teus decretos; não me desampares jamais, e vejamos a diferença que este tipo de oração pode fazer em todas nossas vidas.

D. Ainda no Salmo 119 o Salmista pede que Deus o proteja da única coisa que ele realmente teme e que é ser desobediente aos mandamentos do Senhor, e à vergonha proveniente de tal desobediência. O Salmista via a desobediência aos mandamentos de Deus, aos quais ele se refere como “sendo bons”, como um verdadeiro opróbrio, ou seja, como algo do que se envergonhar. Veja o que ele diz em:

Salmos 119:31

Aos teus testemunhos me apego; não permitas, SENHOR, seja eu envergonhado.

Salmo 119:39

Afasta de mim o opróbrio, que temo, porque os teus juízos são bons.

E. O Salmista suspirava pelos mandamentos do Senhor. De vez em quando aparecem pessoas assim. Pessoas que se deixam consumir pelo desejo de ver a palavra de Deus sendo praticada. Jesus disse que:

Mateus 5:6

Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos.
Nada poderia descrever melhor nossos desejos por algo do que as expressões ter fome e ter sede!

F. Que Deus nos ajude a sermos sempre obedientes aos seus mandamentos e, quando formos desobedientes, que nos apropriemos de todas as verdades que aprendemos hoje acerca do MARAVILHOSO PERDÃO DE DEUS. Deus nos perdoa porque como Pai ele se compadece de Seus filhos —

Salmos 103:13

Como um pai se compadece de seus filhos, assim o SENHOR se compadece dos que o temem.

OUTRAS MENSAGENS DA SÉRIE DO SALMO 130

SERMÃO 001 — O CLAMOR DO SALMISTA

SERMÃO 002 — OS OUVIDOS DE DEUS ESTÃO ATENTOS AO NOSSO CLAMOR

SERMÃO 003 — NOSSA DESESPERADA CONDIÇÃO


Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

Os comentários não representam a opinião do Blog O Grande Diálogo; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário