terça-feira, 5 de abril de 2011

CRISTIANISMO À MODA DE DEMAS



Amar o mundo e tudo o que ele pode oferecer, não é algo novo. Em todas as gerações de cristãos nós podemos, facilmente, identificar aqueles que se deixaram e se deixam seduzir pelas “pílulas douradas” que o mundo tem para oferecer.

Há dois mil anos um auxiliar de Paulo, chamado Demas, acabou abandonando Paulo e o serviço cristão porque “amou o presente século” – ver 2 Timóteo 4:10. Naqueles dias, Paulo escreveu em tom condenatório tamanho ato de traição. Mas em nossos dias, quanta mudança. O apego aos bens materiais e a malfadada propagação da chamada “doutrinas da prosperidade” têm causado enorme estrago nas fileiras dos cristãos. Hoje o materialismo em vez de ser condenado, é aclamado, buscado e desejado por uma infinidade de pessoas que estão sendo ensinadas por falsos mestres de que “essa é a vontade de Deus: o seu progresso e enriquecimento material”. Outro dia ouvi um bispo famoso dizer que a intenção de Deus é que “você tenha sua mansão, seu avião particular e até mesmo seu iate”. Não sei muito bem o que faria com um iate no interior de São Paulo, mas em todo caso...

No tempo em que a gente ainda lia a Bíblia e prestava atenção no que estava lendo, o amor ao mundo e aos bens materiais era sempre algo condenável e qualquer defensor do mesmo, tinha que se manter na defensiva. Hoje, não! Os defensores de idéias tão daninhas, que instigam as pessoas a acreditarem que podem ser realmente felizes através da posse de bens materiais estão na ofensiva. As palavras de Jesus já não servem mais. Mas, de qualquer forma vale à pena serem repetidas: “Então, lhes recomendou: Tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza; porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui - Lucas 12:15”.

O modelo e exemplo condenável de Demas transformaram-se nas últimas décadas no modelo e exemplo a serem seguidos. Mas a Bíblia já registrava uma avalanche de advertências bastante severas contra esse engano:

• Porque nada temos trazido para o mundo, nem coisa alguma podemos levar dele. Tendo sustento e com que nos vestir, estejamos contentes. Ora, os que querem ficar ricos caem em tentação, e cilada, e em muitas concupiscências insensatas e perniciosas, as quais afogam os homens na ruína e perdição. Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores. Tu, porém, ó homem de Deus, foge destas coisas; antes, segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a constância, a mansidão – 1 Timóteo 6:7—11.

• Exorta aos ricos do presente século que não sejam orgulhosos, nem depositem a sua esperança na instabilidade da riqueza, mas em Deus, que tudo nos proporciona ricamente para nosso aprazimento; que pratiquem o bem, sejam ricos de boas obras, generosos em dar e prontos a repartir; que acumulem para si mesmos tesouros, sólido fundamento para o futuro, a fim de se apoderarem da verdadeira vida – 1 Timóteo 6:17—19.
De fato Paulo havia advertido a Timóteo que as condições entre as pessoas em geral iriam degenerar bastante até atingirem o seguinte:

• Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos; e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas – 2 Timóteo 3—4.

Diante dessas palavras nós precisamos afirmar, sem temor, que a opinião da maioria dos evangélicos quanto ao desejo se enriquecer está completamente errada e elas correm um sério perigo quanto ao destino eterno de suas almas, por acreditarem nessas mentiras. Nosso desejo é compartilhar com todos algumas passagens que podem nos ajudar a compreender melhor o que estamos querendo dizer:

• Provérbios 4:14—15 - Não entres na vereda dos perversos, nem sigas pelo caminho dos maus. Evita-o; não passes por ele; desvia-te dele e passa de largo.

• João 15:19 - Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; como, todavia, não sois do mundo, pelo contrário, dele vos escolhi, por isso, o mundo vos odeia.

• João 17:14 - Eu lhes tenho dado a tua palavra, e o mundo os odiou, porque eles não são do mundo, como também eu não sou.

• Romanos 12:2 - E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

• Gálatas 6:14 - Mas longe esteja de mim gloriar-me, senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim, e eu, para o mundo.

• Efésios 5:11 - E não sejais cúmplices nas obras infrutíferas das trevas; antes, porém, reprovai-as.

• 2 Timóteo 2:22 - Foge, outrossim, das paixões da mocidade. Segue a justiça, a fé, o amor e a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor.

• Tito 2:11—12 - Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens, educando-nos para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos, no presente século, sensata, justa e piedosamente.

• Tiago 1:27 - A religião pura e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e a si mesmo guardar-se incontaminado do mundo.

• Tiago 4:4 - Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.

• 1 Pedro 2:11—12 - Amados, exorto-vos, como peregrinos e forasteiros que sois, a vos absterdes das paixões carnais, que fazem guerra contra a alma, mantendo exemplar o vosso procedimento no meio dos gentios, para que, naquilo que falam contra vós.

• 1 Pedro 4:1—4 - Ora, tendo Cristo sofrido na carne, armai-vos também vós do mesmo pensamento; pois aquele que sofreu na carne deixou o pecado, para que, no tempo que vos resta na carne, já não vivais de acordo com as paixões dos homens, mas segundo a vontade de Deus. Porque basta o tempo decorrido para terdes executado a vontade dos gentios, tendo andado em dissoluções, concupiscências, borracheiras, orgias, bebedices e em detestáveis idolatrias. Por isso, difamando-vos, estranham que não concorrais com eles ao mesmo excesso de devassidão.

• 1 João 2:15—17 - Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele; porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo. Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece eternamente.

• 1 João 5:19 - Sabemos que somos de Deus e que o mundo inteiro jaz no Maligno.
Sei que alguns irmãos bem fraquinhos irão me acusar de farisaísmo, mas tenho profunda convicção de que estou apenas tomando a Palavra de Deus e aplicando a todas as áreas da nossa vida como convém a um pastor de almas. Amo muito as pessoas, mas amo mais a verdade, especialmente, como revelada na pessoa de Jesus Cristo. Minha própria família sabe que amo o Senhor mais do que eles próprios e entendem e aceitam bem essa realidade.

Que Deus possa ser misericordioso e nos ajudar a seguir o Evangelho de Jesus Cristo com sua cruz, renuncia à própria vida e tudo o mais e que nos mantenha longe do Evangelho segundo Demas.
Alexandros Meimaridis 

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário