quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Palavras Usadas no Salmo 119 que se Referem à Palavra de Deus



No Salmo 119 encontramos diversas palavras que são usadas pelo autor original para fazer referência à palavra de Deus. Como estamos publicando uma série de estudos sobre o Salmo 119, achamos que uma lista contendo essas diferentes palavras, acompanhada de uma relação de todos os versículos onde as mesmas aparecem, poderia ser uma ferramenta adicional bastante útil. Por esse motivo estamos publicando agora esse material.

Que Deus abençoe a todos.

Irmão Alex.

• Lei - תּוֹרָה – toráh – ensino ou lei. Neste Salmo o uso da expressão lei não está restrito à lei dada a Moisés no monte Sinai e corresponde à lei de Deus no sentido mais amplo possível, e que compreende absolutamente tudo que Deus ordenou para nossa obediência e conformidade.

Salmos 119:1 Bem-aventurados os irrepreensíveis no seu caminho, que andam na lei do SENHOR.

Salmos 119:18 Desvenda os meus olhos, para que eu contemple as maravilhas da tua lei.

Salmos 119:29 Afasta de mim o caminho da falsidade e favorece-me com a tua lei.

Salmos 119:34 Dá-me entendimento, e guardarei a tua lei; de todo o coração a cumprirei.

Salmos 119:44 Assim, observarei de contínuo a tua lei, para todo o sempre.

Salmos 119:51 Os soberbos zombam continuamente de mim; todavia, não me afasto da tua lei.

Salmos 119:53 De mim se apoderou a indignação, por causa dos pecadores que abandonaram a tua lei.

Salmos 119:55 Lembro-me, SENHOR, do teu nome, durante a noite, e observo a tua lei.


Salmos 119:61 Laços de perversos me enleiam; contudo, não me esqueço da tua lei.

Salmos 119:70 Tornou-se-lhes o coração insensível, como se fosse de sebo; mas eu me comprazo na tua lei.

Salmos 119:72 Para mim vale mais a lei que procede de tua boca do que milhares de ouro ou de prata.

Salmos 119:77 Baixem sobre mim as tuas misericórdias, para que eu viva; pois na tua lei está o meu prazer.

Salmos 119:85 Para mim abriram covas os soberbos, que não andam consoante a tua lei.

Salmos 119:92 Não fosse a tua lei ter sido o meu prazer, há muito já teria eu perecido na minha angústia.

Salmos 119:97 Quanto amo a tua lei! É a minha meditação, todo o dia!

Salmos 119:109 Estou de contínuo em perigo de vida; todavia, não me esqueço da tua lei.

Salmos 119:113 Aborreço a duplicidade, porém amo a tua lei.

Salmos 119:126 Já é tempo, SENHOR, para intervires, pois a tua lei está sendo violada.

Salmos 119:136 Torrentes de água nascem dos meus olhos, porque os homens não guardam a tua lei.

Salmos 119:142 A tua justiça é justiça eterna, e a tua lei é a própria verdade.

Salmos 119:150 Aproximam-se de mim os que andam após a maldade; eles se afastam da tua lei.

Salmos 119:153 Atenta para a minha aflição e livra-me, pois não me esqueço da tua lei.

Salmos 119:163 Abomino e detesto a mentira; porém amo a tua lei.

Salmos 119:165 Grande paz têm os que amam a tua lei; para eles não há tropeço.

Salmos 119:172 A minha língua celebre a tua lei, pois todos os teus mandamentos são justiça.

Salmos 119:174 Suspiro, SENHOR, por tua salvação; a tua lei é todo o meu prazer.

• Testemunhos - עֵדוֹת – ‘edot – testemunho. Existia uma cópia da lei de Deus colocada dentro do Santo dos Santos no Tabernáculo e do Templo em Jerusalém, para servir de testemunha de acusação contra o povo de Israel diante do único Deus verdadeiramente misericordioso e perdoador – ver Deuteronômio 31:26.

Salmos 119:14 Mais me regozijo com o caminho dos teus testemunhos do que com todas as riquezas.

Salmos 119:22 Tira de sobre mim o opróbrio e o desprezo, pois tenho guardado os teus testemunhos.

Salmos 119:24 Com efeito, os teus testemunhos são o meu prazer, são os meus conselheiros.

Salmos 119:31 Aos teus testemunhos me apego; não permitas, SENHOR, seja eu envergonhado.

Salmos 119:36 Inclina-me o coração aos teus testemunhos e não à cobiça.

Salmos 119:46 Também falarei dos teus testemunhos na presença dos reis e não me envergonharei.

Salmos 119:59 Considero os meus caminhos e volto os meus passos para os teus testemunhos.

Salmos 119:79 Voltem-se para mim os que te temem e os que conhecem os teus testemunhos.

Salmos 119:88 Vivifica-me, segundo a tua misericórdia, e guardarei os testemunhos oriundos de tua boca.

Salmos 119:95 Os ímpios me espreitam para perder-me; mas eu atento para os teus testemunhos.

Salmos 119:99 Compreendo mais do que todos os meus mestres, porque medito nos teus testemunhos.

Salmos 119:111 Os teus testemunhos, recebi-os por legado perpétuo, porque me constituem o prazer do coração.

Salmos 119:119 Rejeitas, como escória, todos os ímpios da terra; por isso, amo os teus testemunhos.

Salmos 119:125 Sou teu servo; dá-me entendimento, para que eu conheça os teus testemunhos.

Salmos 119:129 Admiráveis são os teus testemunhos; por isso, a minha alma os observa.

Salmos 119:138 Os teus testemunhos, tu os impuseste com retidão e com suma fidelidade.

Salmos 119:144 Eterna é a justiça dos teus testemunhos; dá-me a inteligência deles, e viverei.

Salmos 119:146 Clamo a ti; salva-me, e guardarei os teus testemunhos.

Salmos 119:157 São muitos os meus perseguidores e os meus adversários; não me desvio, porém, dos teus testemunhos.

Salmos 119:167 A minha alma tem observado os teus testemunhos; eu os amo ardentemente.

Salmos 119:168 Tenho observado os teus preceitos e os teus testemunhos, pois na tua presença estão todos os meus caminhos.

• Preceitos - פִקֻּד – piqqud – preceito. Constitui-se de instruções dadas aos homens para dirigi-los na conduta correta.

Salmos 119:5 Tomara sejam firmes os meus passos, para que eu observe os teus preceitos.

Salmos 119:12 Bendito és tu, SENHOR; ensina-me os teus preceitos.

Salmos 119:15 Meditarei nos teus preceitos e às tuas veredas terei respeito.

Salmos 119:27 Faze-me atinar com o caminho dos teus preceitos, e meditarei nas tuas maravilhas.

Salmos 119:40 Eis que tenho suspirado pelos teus preceitos; vivifica-me por tua justiça.

Salmos 119:45 E andarei com largueza, pois me empenho pelos teus preceitos.

Salmos 119:56 Tem-se dado assim comigo, porque guardo os teus preceitos.

Salmos 119:63 Companheiro sou de todos os que te temem e dos que guardam os teus preceitos.

Salmos 119:69 Os soberbos têm forjado mentiras contra mim; não obstante, eu guardo de todo o coração os teus preceitos.

Salmos 119:78 Envergonhados sejam os soberbos por me haverem oprimido injustamente; eu, porém, meditarei nos teus preceitos.

Salmos 119:87 Quase deram cabo de mim, na terra; mas eu não deixo os teus preceitos.

Salmos 119:93 Nunca me esquecerei dos teus preceitos, visto que por eles me tens dado vida.

Salmos 119:94 Sou teu; salva-me, pois eu busco os teus preceitos.

Salmos 119:100 Sou mais prudente que os idosos, porque guardo os teus preceitos.

Salmos 119:104 Por meio dos teus preceitos, consigo entendimento; por isso, detesto todo caminho de falsidade.

Salmos 119:110 Armam ciladas contra mim os ímpios; contudo, não me desvio dos teus preceitos.

Salmos 119:128 Por isso, tenho por, em tudo, retos os teus preceitos todos e aborreço todo caminho de falsidade.

Salmos 119:134 Livra-me da opressão do homem, e guardarei os teus preceitos.

Salmos 119:141 Pequeno sou e desprezado; contudo, não me esqueço dos teus preceitos.

Salmos 119:159 Considera em como amo os teus preceitos; vivifica-me, ó SENHOR, segundo a tua bondade.

Salmos 119:168 Tenho observado os teus preceitos e os teus testemunhos, pois na tua presença estão todos os meus caminhos.

Salmos 119:173 Venha a tua mão socorrer-me, pois escolhi os teus preceitos.

• Decretos - חֻקַּת – huqqat – decreto. Os decretos falam da força obrigatória e da permanência das Escrituras em se tratando de leis “registradas para os dias vindouros, para sempre, perpetuamente – ver Isaías 30:8”.

Salmos 119:8 Cumprirei os teus decretos; não me desampares jamais.

Salmos 119:16 Terei prazer nos teus decretos; não me esquecerei da tua palavra.

Salmos 119:23 Assentaram-se príncipes e falaram contra mim, mas o teu servo considerou nos teus decretos.

Salmos 119:26 Eu te expus os meus caminhos, e tu me valeste; ensina-me os teus decretos.

Salmos 119:33 Ensina-me, SENHOR, o caminho dos teus decretos, e os seguirei até ao fim.

Salmos 119:48 Para os teus mandamentos, que amo, levantarei as mãos e meditarei nos teus decretos.

Salmos 119:54 Os teus decretos são motivo dos meus cânticos, na casa da minha peregrinação.

Salmos 119:64 A terra, SENHOR, está cheia da tua bondade; ensina-me os teus decretos.

Salmos 119:68 Tu és bom e fazes o bem; ensina-me os teus decretos.

Salmos 119:71 Foi-me bom ter eu passado pela aflição, para que aprendesse os teus decretos.

Salmos 119:80 Seja o meu coração irrepreensível nos teus decretos, para que eu não seja envergonhado.

Salmos 119:83 Já me assemelho a um odre na fumaça; contudo, não me esqueço dos teus decretos.

Salmos 119:112 Induzo o coração a guardar os teus decretos, para sempre, até ao fim.

Salmos 119:117 Sustenta-me, e serei salvo e sempre atentarei para os teus decretos.

Salmos 119:118 Desprezas os que se desviam dos teus decretos, porque falsidade é a astúcia deles.

Salmos 119:124 Trata o teu servo segundo a tua misericórdia e ensina-me os teus decretos.

Salmos 119:135 Faze resplandecer o rosto sobre o teu servo e ensina-me os teus decretos.

Salmos 119:145 De todo o coração eu te invoco; ouve-me, SENHOR; observo os teus decretos.

Salmos 119:155 A salvação está longe dos ímpios, pois não procuram os teus decretos.

Salmos 119:171 Profiram louvor os meus lábios, pois me ensinas os teus decretos.

• Mandamentos - מִצְוֹת - mitsevot – mandamentos. Palavra usada para ressaltar a qualidade daquilo que está sendo dito.

Salmos 119:4 Tu ordenaste os teus mandamentos, para que os cumpramos à risca.

Salmos 119:6 Então, não terei de que me envergonhar, quando considerar em todos os teus mandamentos.

Salmos 119:10 De todo o coração te busquei; não me deixes fugir aos teus mandamentos.

Salmos 119:19 Sou peregrino na terra; não escondas de mim os teus mandamentos.

Salmos 119:21 Increpaste os soberbos, os malditos, que se desviam dos teus mandamentos.

Salmos 119:32 Percorrerei o caminho dos teus mandamentos, quando me alegrares o coração.

Salmos 119:35 Guia-me pela vereda dos teus mandamentos, pois nela me comprazo.

Salmos 119:47 Terei prazer nos teus mandamentos, os quais eu amo.

Salmos 119:48 Para os teus mandamentos, que amo, levantarei as mãos e meditarei nos teus decretos.

Salmos 119:60 Apresso-me, não me detenho em guardar os teus mandamentos.

Salmos 119:66 Ensina-me bom juízo e conhecimento, pois creio nos teus mandamentos.

Salmos 119:73 As tuas mãos me fizeram e me afeiçoaram; ensina-me para que aprenda os teus mandamentos.

Salmos 119:86 São verdadeiros todos os teus mandamentos; eles me perseguem injustamente; ajuda-me.

Salmos 119:98 Os teus mandamentos me fazem mais sábio que os meus inimigos; porque, aqueles, eu os tenho sempre comigo.

Salmos 119:115 Apartai-vos de mim, malfeitores; quero guardar os mandamentos do meu Deus.

Salmos 119:127 Amo os teus mandamentos mais do que o ouro, mais do que o ouro refinado.

Salmos 119:131 Abro a boca e aspiro, porque anelo os teus mandamentos.

Salmos 119:143 Sobre mim vieram tribulação e angústia; todavia, os teus mandamentos são o meu prazer.

Salmos 119:151 Tu estás perto, SENHOR, e todos os teus mandamentos são verdade.

Salmos 119:166 Espero, SENHOR, na tua salvação e cumpro os teus mandamentos.

Salmos 119:172 A minha língua celebre a tua lei, pois todos os teus mandamentos são justiça.

Salmos 119:176 Ando errante como ovelha desgarrada; procura o teu servo, pois não me esqueço dos teus mandamentos.

• Juízos - מִשְׁפְּט – misheppet – juízo. Refere-se às decisões do Juiz onisciente a respeito de situações humanas comuns. As Escrituras são o padrão que deve reger o relacionamento entre as pessoas por este motivo são elas exatamente que definem por excelência este termo.

Salmos 119:7 Render-te-ei graças com integridade de coração, quando tiver aprendido os teus retos juízos.

Salmos 119:13 Com os lábios tenho narrado todos os juízos da tua boca.

Salmos 119:20 Consumida está a minha alma por desejar, incessantemente, os teus juízos.

Salmos 119:30 Escolhi o caminho da fidelidade e decidi-me pelos teus juízos.

Salmos 119:39 Afasta de mim o opróbrio, que temo, porque os teus juízos são bons.

Salmos 119:43 Não tires jamais de minha boca a palavra da verdade, pois tenho esperado nos teus juízos.

Salmos 119:52 Lembro-me dos teus juízos de outrora e me conforto, ó SENHOR.

Salmos 119:62 Levanto-me à meia-noite para te dar graças, por causa dos teus retos juízos.

Salmos 119:75 Bem sei, ó SENHOR, que os teus juízos são justos e que com fidelidade me afligiste.

Salmos 119:91 Conforme os teus juízos, assim tudo se mantém até hoje; porque ao teu dispor estão todas as coisas.

Salmos 119:102 Não me aparto dos teus juízos, pois tu me ensinas.

Salmos 119:106 Jurei e confirmei o juramento de guardar os teus retos juízos.

Salmos 119:108 Aceita, SENHOR, a espontânea oferenda dos meus lábios e ensina-me os teus juízos.

Salmos 119:120 Arrepia-se-me a carne com temor de ti, e temo os teus juízos.

Salmos 119:137 Justo és, SENHOR, e retos, os teus juízos.

Salmos 119:149 Ouve, SENHOR, a minha voz, segundo a tua bondade; vivifica-me, segundo os teus juízos.

Salmos 119:156 Muitas, SENHOR, são as tuas misericórdias; vivifica-me, segundo os teus juízos.

Salmos 119:160 As tuas palavras são em tudo verdade desde o princípio, e cada um dos teus justos juízos dura para sempre.

Salmos 119:164 Sete vezes no dia, eu te louvo pela justiça dos teus juízos.

Salmos 119:175 Viva a minha alma para louvar-te; ajudem-me os teus juízos.

• Palavra e Palavras - דְּבָר – debar – palavra ou דְּבָרִים – debariym – palavras. Este é o termo mais comum e abrange toda a verdade de Deus seja ela declarada, prometida ou mandada.

Salmos 119:9 De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra.

Salmos 119:16 Terei prazer nos teus decretos; não me esquecerei da tua palavra.

Salmos 119:17 Sê generoso para com o teu servo, para que eu viva e observe a tua palavra.

Salmos 119:25 A minha alma está apegada ao pó; vivifica-me segundo a tua palavra.

Salmos 119:28 A minha alma, de tristeza, verte lágrimas; fortalece-me segundo a tua palavra.

Salmos 119:42 E saberei responder aos que me insultam, pois confio na tua palavra.

Salmos 119:43 Não tires jamais de minha boca a palavra da verdade, pois tenho esperado nos teus juízos.

Salmos 119:50 O que me consola na minha angústia é isto: que a tua palavra me vivifica.

Salmos 119:58 Imploro de todo o coração a tua graça; compadece-te de mim, segundo a tua palavra.

Salmos 119:65 Tens feito bem ao teu servo, SENHOR, segundo a tua palavra.

Salmos 119:67 Antes de ser afligido, andava errado, mas agora guardo a tua palavra.

Salmos 119:74 Alegraram-se os que te temem quando me viram, porque na tua palavra tenho esperado.

Salmos 119:76 Venha, pois, a tua bondade consolar-me, segundo a palavra que deste ao teu servo.

Salmos 119:81 Desfalece-me a alma, aguardando a tua salvação; porém espero na tua palavra.

Salmos 119:89 Para sempre, ó SENHOR, está firmada a tua palavra no céu.

Salmos 119:101 De todo mau caminho desvio os pés, para observar a tua palavra.

Salmos 119:105 Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos.

Salmos 119:107 Estou aflitíssimo; vivifica-me, SENHOR, segundo a tua palavra.

Salmos 119:114 Tu és o meu refúgio e o meu escudo; na tua palavra, eu espero.

Salmos 119:133 Firma os meus passos na tua palavra, e não me domine iniqüidade alguma.

Salmos 119:139 O meu zelo me consome, porque os meus adversários se esquecem da tua palavra.

Salmos 119:140 Puríssima é a tua palavra; por isso, o teu servo a estima.

Salmos 119:147 Antecipo-me ao alvorecer do dia e clamo; na tua palavra, espero confiante.

Salmos 119:158 Vi os infiéis e senti desgosto, porque não guardam a tua palavra.

Salmos 119:161 Príncipes me perseguem sem causa, porém o que o meu coração teme é a tua palavra.

Salmos 119:169 Chegue a ti, SENHOR, a minha súplica; dá-me entendimento, segundo a tua palavra.

Salmos 119:170 Chegue a minha petição à tua presença; livra-me segundo a tua palavra.

• Palavras

Salmos 119:11 Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti.

Salmos 119:57 O SENHOR é a minha porção; eu disse que guardaria as tuas palavras.

Salmos 119:103 Quão doces são as tuas palavras ao meu paladar! Mais que o mel à minha boca.

Salmos 119:130 A revelação das tuas palavras esclarece e dá entendimento aos simples.

Salmos 119:148 Os meus olhos antecipam-se às vigílias noturnas, para que eu medite nas tuas palavras.

Salmos 119:160 As tuas palavras são em tudo verdade desde o princípio, e cada um dos teus justos juízos dura para sempre.

• Promessa e Promessas - אִמְרַה – ‘imerah – promessa. Esta expressão é por vezes traduzida como palavra, pois os tradutores buscam o melhor equilíbrio na língua de destino. Ela se refere a qualquer coisa que tenha sido dita por Deus. Como nem tudo o que Deus fala é promessa no sentido nato da palavra em português os tradutores têm optado por traduzir a mesma por “palavra”.

Salmos 119:38 Confirma ao teu servo a tua promessa feita aos que te temem.

Salmos 119:41 Venham também sobre mim as tuas misericórdias, SENHOR, e a tua salvação, segundo a tua promessa.

Salmos 119:49 Lembra-te da promessa que fizeste ao teu servo, na qual me tens feito esperar.

Salmos 119:82 Esmorecem os meus olhos de tanto esperar por tua promessa, enquanto digo: quando me haverás de consolar?

Salmos 119:116 Ampara-me, segundo a tua promessa, para que eu viva; não permitas que a minha esperança me envergonhe.

Salmos 119:123 Desfalecem-me os olhos à espera da tua salvação e da promessa da tua justiça.

Salmos 119:154 Defende a minha causa e liberta-me; vivifica-me, segundo a tua promessa.

• Promessas

Salmos 119:162 Alegro-me nas tuas promessas, como quem acha grandes despojos.

• Além destas 8 expressões, outras também podem ser usadas para se fazer referência à auto-revelação de Deus. Em Salmo 119:3 e 37 encontramos a expressão: דְדְכ – caminhos, sem o acompanhamento de nenhum dos termos mencionados acima. Em Salmos 119:132 encontramos: שְׁמ – shem – nome, e em Salmos 119:90 temos: אֱמוּנָה – ‘emuwnah - fidelidade. Estas duas últimas expressões servem para se referir, primariamente, à imutabilidade daquilo que Deus tem decretado.

Outros estudos na série do Salmo 119

001 — Estudo Introdutório — A Excelência da Palavra de Deus =

002 — Salmos 119:1—8 — Os Bem Aventurados =

003 — Salmos 119:9—16 — A Importância da Palavra de Deus para os Jovens

004 — Salmos 119:17—24 — A Importância da Palavra de Deus para os Seus Servos

005 — Salmos 119:25—32 — A Confiança do Salmista em Deus e em Sua Palavra

006 — Salmos 119:33—40 — Completa Dependência de Deus e Sua palavra

007 — Salmos 119:41—48 — Servindo Deus Nos Termos de Deus

008 — Salmos 119:49—56 — Encontrando Conforto na Palavra de Deus de Deus

009 — Salmos 119:57—64 — Encontrando Plena Satisfação Apenas em Deus

010 — Salmos 119:65—72 — A Bondade de Deus

011 — Salmos 119:73—80 — A Experiência Pessoal do Salmista com a Palavra de Deus

012 — Salmos 119:81—88 — A esperança baseada em Deus e na Palavra de Deus, nas horas de maior angústia

013 — Salmos 119:89—96 — A Fidelidade de Deus Manifestada em Sua Palavra e Por Meio da Criação

014 — Salmos 119:97—104 — Os inúmeros benefícios derivados da leitura e do estudo da Palavra de Deus.

015 — Salmos 119:105—112 — O apego do Salmista a Deus e à Sua Palavra diante das dificuldades da vida.

016 — Salmos 119:113—120 — O Salmista e a Vida íntegra Diante de Deus.

017 — Salmos 119:121—128 — O Salmista e sua Luta por Justiça com o reconhecimento implícito de que Deus é o único, verdadeiro e definitivo Juiz dos seres humanos.

018 — Salmos 119:129—136 — O Salmista reconhece excelência da Palavra de Deus, ao mesmo tempo em que deplora o fato de que “os homens não guardam a Tua Lei”

019 — Salmos 119:137—144 — Deus, Sua Justiça, Sua Palavra e o Salmista

020 — Salmos 119:145—153 — Uma Lição Objetiva Acerca do Ato de Orar

021 — Salmos 119:153—160 — O contraste entre o Salmista que busca a Deus com intensidade cada vez maior e os ímpios que desprezam a Deus

022 — Salmos 119:161—168 — VERDADEIRA PAZ E SEGURANÇA SÓ EXISTEM EM DEUS

023 — Salmos 119:169—176 — A NECESSIDADE DEFINITIVA QUE TEMOS DE CONFIAR EXCLUSIVAMENTE EM DEUS


Que Deus Abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis 

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário