sexta-feira, 16 de março de 2012

EU TENHO VERGONHA DOS MEUS EX ALUNOS QUE SE INTITULAM “APÓSTOLOS”


Como todos sabem, meu nome é Alex. Quem tiver maior interesse em meu perfil poderá checar o mesmo nessa página do meu blog.

Existe algo, todavia, que não consta no meu perfil. É o fato de eu ter sido durante 15 anos professor em vários Institutos Bíblicos e Seminários entre os quais posso citar: o Instituto Bíblico do Brasil – IBB - que funcionava nas dependências da Igreja Cristã Paulistana na Aclimação. No mesmo prédio também funcionava o Seminário Bíblico de São Paulo. Além disso, dei aulas no Seminário Palavra da Vida em Atibaia, como professor convidado.

Durante todos aqueles anos ministrei cursos nas áreas de Educação Cristã e Novo Testamento, que são minhas áreas de especialização. Hoje estou afastado do ensino formal, mas continuo no ministério pastoral – vou completar 31 anos em agosto próximo como pastor ordenado. Pastoreio uma Igreja Presbiteriana nascente na cidade de São João da Boa Vista no interior de São Paulo.

Durante os anos em que fui professor tive oportunidade de conhecer e ministrar para várias centenas de pessoas de ambos os sexos, jovens solteiros, pessoas casadas e vários adultos já na fase pós quarenta anos.

Quando comecei meu magistério eu me encontrava recém chegado do exterior, com muitas idéias na cabeça e um desejo ardente de servir o Senhor. Comecei a ensinar no ano de 1983. Aquele já era um período muito turbulento para a Igreja no Brasil:

·       Estevam e Sônia Hernandez atraiam uma multidão todas as segundas-feiras para o velho cinema da Lins de Vasconcelos com uma banda de nome horroroso – Katzbarnéia – comandada por um tal de “brother” Simion ou algo equivalente.

 ·       A Igreja Universal do Reino de Deus já estava colocando suas manguinhas de fora, e começava a misturar notícias boas com escândalos.
 
·       Caio Fábio ainda era uma unanimidade.
 
·       O “Evangelho Agnóstico” promovido por Kenneth Hagin, o velho, estava começando a se firmar e lançar sua profundas raízes em solo brasileiro.
·       Neusa Itioka foi minha contemporânea no IBB, mas já naquela época, ouvindo sua voz histriônica achava que tinha algo muito errado com as bobagens que ensinava e continua ensinando.

Como professor eu estava muito centrado em ensinar minhas próprias matérias e mal tinha tempo para acompanha mais de perto esses movimentos. Foi um erro, admito.
O desenvolvimento daquilo que chamamos de pentecostalismo – um movimento que desde seu início desprezou as Escrituras, para valorizar outras coisas, tais como: línguas estranhas, profecias, curas e etc., só podia dar, no que deu:
·       O movimento pentecostal teve seu início oficial no dia primeiro de Janeiro de 1901 quando uma moça de nome Agnes Ozman alegou ter sido batizada com o Espírito Santo e falou em línguas estranhas. Depois disso a mentira se disseminou rapidamente, com o surgimento de muitos movimentos independente cada um com seus próprios modismos.
·      
·       Entre as décadas de 1940—1950 um novo movimento se firmou nos Estados Unidos chamado de Latter Rain – Últimas Chuvas. Esse pessoal se distanciou do movimento pentecostal e passou a receber revelações cada vez mais absurdas, enquanto a Bíblia ia sendo deixada de lado cada vez mais. Foram eles os primeiros e enfatizar um movimento moderno de profetas e apóstolos que mais tarde foi apropriado por C. Peter Wagner. A figura mais proeminente desse movimento foi um cidadão chamado William Brahnam. Esse indivíduo negava a existência da trindade e inventou uma heresia que dizia respeito à “Semente da Serpente”. Ele também acreditava que uma elite de cristãos iria surgir no futuro. Brahnam teve um fim trágico. Ele veio a falecer como consequência de um acidente automobilístico causado por ele mesmo já que estava alcoolizado.

 ·  Durante a década de 1960 um movimento surgiu no seio da Igreja Católica Romana, chamado de Movimento Carismático. Logo foi adotado e copiado pelos chamados evangélicos pentecostais de todos os matizes.
 
·       Em seguida veio a chamada terceira onda pentecostal com o surgimento de Igrejas como a Igreja de Nova Vida, fundada por um canadense auto nominado Bispo Roberto McAlister. Esse indivíduo que gostava de se vestir como um padre católico romano, com camisa roxa e colarinho clerical, também de denominou “Bispo Primaz” da sua nova igreja. Edir Macedo, R. R. Soares e muitos outros saíram de suas fileiras, para achincalhar de vez com o Evangelho. Recentemente um dos filhos de Roberto McAlister escreveu um livro tentando defender o pai, alegando que ele não teve nada a ver com tudo isso que temos diante dos nossos estarrecidos olhos. Mas é tarde demais. Qualquer pessoa de bom senso, com um pouco de conhecimento sabe que foi a Igreja de Nova Vida e seu Bispo Primaz quem começaram todas essa baderna que está ai com os Silas Malafaia, Bispo Edir Macedo, Estevam e Sonia Hernandez, R. R. Soares e muitos outros do mesmo tipo.

 ·       Por fim chegamos na quarta onda pentecostal com Marco Feliciano e Waldemiro Santiago, e outros falsos profetas.
·    
·       Entre a terceira e quarta onda pentecostal um americano chamado Peter Wagner, ressuscitou o movimento de profetas e apóstolos que havia surgido durante os dias do “Latter Rain – Últimas Chuvas. Além disso, ele inventou a “Batalha Espiritual”, e seus desdobramentos: “Demônios Territoriais”, Cobertura Espiritual” e o “Movimento Moderno de Profetas e Apóstolos”.
 
·       As mentiras de Peter Wagner, como são todas as mentiras satânicas, seduziram uma multidão de indivíduos desejosos, especialmente em capitalizar em cima das novidades.
 
·       Uma das características centrais do movimento de profetas e apóstolos capitaneado por C. Peter Wagner e seu clones é o fato deles declararem que estão isentos de qualquer teste, por mais bíblico que seja. Assim sentem-se à vontade para inventar modas e explorarem livremente as pessoas. Alegam que suas profecias não precisam se cumprir com perfeição – compare com o que a Bíblia exige em Deuteronômio 18. Também alegam que não precisam ser ortodoxos em suas posições doutrinárias o que afronta diretamente o que é ensinado em Deuteronômio 13. Quando conseguem fazer algum sinal ou milagre, então a farsa fica completa. São mestres em desenvolver interpretações alegóricas, retiradas especialmente do Antigo Testamento, às quais aplicam aos crentes do século XXI sem o menor pudor. Como rejeitam os padrões bíblicos estabelecidos para profetas e apóstolos tornam-se eles próprios a referência que os justifica. Assim, dois hereges, como Silas Malafaia e Morris Cerullo podem se declarar mutuamente profetas de Deus e enganar milhões.

·    O Mais absurdo em tudo isso é que esses verdadeiros falsos apóstolos exigem que todos nós nos submetamos a seus desmandos e sustentemos suas vidas nababescas.   

Entre os muitos apóstolos que encontramos hoje no Brasil, alguns foram meus alunos durante meus anos de magistérios. É com grande tristeza de alma e coração que vejo que, infelizmente, esses indivíduos nunca aprenderam absolutamente nada do que lhe foi ensinado nas aulas de Educação Cristã e Novo Testamento. Especialmente nessas últimas. Movidos por ganâncias inconfessáveis, alguns foram logo comprando o pomposo título de “Apóstolo”. Isso mesmo: compraram. Peter Wagner e seu movimento vendem o título em um curso de fim de semana pela bagatela de US$ 1,500.00. Uma vez paga a taxa, de receberem uma oração de consagração com imposição de mãos e depois de receber um certificado, o homem e mulher são então declarados apóstolos e apóstolas.

Outros compraram o título por aqui mesmo. Na última ordenação coletiva que o ridículo Renê Terra Nova promoveu em Manaus, ele ordenou mais de Mill apóstolos e apóstolas de uma só vez. Não sei o preço que foi cobrado, mas alguém disse que o título apenas ficava em R$ 2.000,00 por pessoas. Fora o deslocamento até Manaus e a hospedagem.

Outros ainda, como tinham sido ordenados por grupos de apóstolos de menor importância foram até Manaus, e pagaram a taxa para terem seus títulos confirmados ou revalidados. Alguns são tão ridículos ou duvidam da própria ordenação que não perdem uma oportunidade para confirmar a mesma, frequentando todos os congressos promovidos por Renê Terra Nova, especificamente, para cumprir esse propósito.

Outro indivíduo, como tem os pais apóstolos, foi ordenado por esses e assim economizou na viagem e nas taxas de ordenação.

Por todos esses motivos eu tenho imensa vergonha dessas pessoas e rogo que Deus se compadeça deles e possa trazê-los de volta ao bom senso de, como Cristo, assumir uma posição de verdadeiros servos dos irmãos. Não foi esse o exemplo de arrogância que Jesus nos deixou – Bispo Primaz, Apóstolos, Apóstolas – mas de servos. Leia os textos abaixo com bastante vagar para entender melhor tudo o que foi escrito acima.

Mateus 20:20—28

20 Então, se chegou a ele a mulher de Zebedeu, com seus filhos, e, adorando-o, pediu-lhe um favor.

21 Perguntou-lhe ele: Que queres? Ela respondeu: Manda que, no teu reino, estes meus dois filhos se assentem, um à tua direita, e o outro à tua esquerda.

22 Mas Jesus respondeu: Não sabeis o que pedis. Podeis vós beber o cálice que eu estou para beber? Responderam-lhe: Podemos.

23 Então, lhes disse: Bebereis o meu cálice; mas o assentar-se à minha direita e à minha esquerda não me compete concedê-lo; é, porém, para aqueles a quem está preparado por meu Pai.

24 Ora, ouvindo isto os dez, indignaram-se contra os dois irmãos.

25 Então, Jesus, chamando-os, disse: Sabeis que os governadores dos povos os dominam e que os maiorais exercem autoridade sobre eles.

26 Não é assim entre vós; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva;

27 e quem quiser ser o primeiro entre vós será vosso servo;

28 tal como o Filho do Homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.

 Marcos 10:35—45

35 Então, se aproximaram dele Tiago e João, filhos de Zebedeu, dizendo-lhe: Mestre, queremos que nos concedas o que te vamos pedir.

36 E ele lhes perguntou: Que quereis que vos faça?

37 Responderam-lhe: Permite-nos que, na tua glória, nos assentemos um à tua direita e o outro à tua esquerda.

38 Mas Jesus lhes disse: Não sabeis o que pedis. Podeis vós beber o cálice que eu bebo ou receber o batismo com que eu sou batizado?

39 Disseram-lhe: Podemos. Tornou-lhes Jesus: Bebereis o cálice que eu bebo e recebereis o batismo com que eu sou batizado;

40 quanto, porém, ao assentar-se à minha direita ou à minha esquerda, não me compete concedê-lo; porque é para aqueles a quem está preparado.

41 Ouvindo isto, indignaram-se os dez contra Tiago e João.

42 Mas Jesus, chamando-os para junto de si, disse-lhes: Sabeis que os que são considerados governadores dos povos têm-nos sob seu domínio, e sobre eles os seus maiorais exercem autoridade.

43 Mas entre vós não é assim; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva;

44 e quem quiser ser o primeiro entre vós será servo de todos.

45 Pois o próprio Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.

A leitura dos dois textos é importante por causa das pequenas, mas importantes variações que podemos notar.

Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no facebook através do seguinte link:

Desde já agradecemos a todos.

2 comentários:

  1. Olá Ir. Alex;

    Você disse: "Durante a década de 1960 um movimento surgiu no seio da Igreja Católica Romana, chamado de Movimento Carismático. Logo foi adotado e copiado pelos chamados evangélicos pentecostais de todos os matizes."

    Só uma contribuição. O movimento carismático (como propriamente dito) não é católico mas sim luterano. Foi incorporado pela igreja católica mais tarde.
    Outra coisa é que o pentecostalismo deu origem ao movimento carismático e não o contrário.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Movimento_Carism%C3%A1tico

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu Caro Cássio da Cris,

      Bem não creio que o movimento carismático moderno - surgido na segunda metade do século XX tenha origens luteranas. Como existem muitos movimentos que enfatizam os dons, é possível que estejamos falando de coisas distintas. Minha afirmação quanto ao "Movimento Carismático Católico" tem origem no livro de:

      Humel, Charles H. Fire in The Fireplace:Contemporary Charismatic Renewal. Intervarsity Press, Downers Grove, 1978.

      Quanto a sua afirmação de que eu disse que o movimento pentecostal surgiu do movimento carismático não lembro de ter feito tal afirmação. Aliás, meu texto acima diz explicitamente o contrário: primeiro veio o pentecostalismo e depois o movimento carismático.

      Abraço,

      irmão Alex.

      Excluir