terça-feira, 6 de novembro de 2012

NOSSA RIQUEZA EM CRISTO — 005: - ROMANOS 8:1—2 — NENHUMA CONDENAÇÃO PARA AQUELES QUE ESTÃO “EM CRISTO”.



Esse artigo é parte da série "Em Cristo" e é muito recomendável que o leitor procure conhecer todos os aspectos das verdades contidas nessa série, com aplicações para os nossos dias. No final do artigo você encontrará um link para o estudo posterior

5 – Romanos 8:1—2 - Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte.

Agora, pois, já nenhuma condenação – Quando visitamos os grandes museus ao redor do mundo, seja o Metropolitam Museum em Nova Iorque, o museu Nacional da Grécia, em Atenas,  o Louvre em Paris, o British Museum em Londres, o Museo de Antropológia na Cidade do México, o Museu Van Gogh em Amsterdã ou mesmo o Museu Nacional no Rio de Janeiro, na Quinta da Boa Vista, ficamos impressionados com a quantidade e a qualidade das obras expostas. Normalmente o tempo de visita é bastante limitado o que nos permite visitar somente uma parte dos museus e observar rapidamente as obras que consideramos as mais importantes. O primeiro encontro, cara a cara com a Monalisa de Leonardo DaVinci, exposta no Louvre em Paris a gente nunca esquece.

Todavia, a exiguidade de tempo mencionada acima não nos permite conhecer os detalhes das obras expostas. Por este motivo os curadores dos museus publicam livros descrevendo com grande riqueza de detalhes, as obras que expõem. O mesmo é verdade com as palavras da Bíblia. Existe um cenário abrangente e outro composto de minúcias. O falecido Dr. Karl B. Hoch Jr., professor de exegese e linguística no Seminário Cornerstone em Grand Rapids no Estado do Michigan nos EUA, costumava nos incentivar a aprender a observar tanto o quadro como um todo, quanto a prestar atenção nos detalhes. Para alcançar este objetivo ele costumava nos levar para assistir a um filme mudo e depois, nos servia um questionário com mais de 200 perguntas acerca do que havíamos visto. Ouras vezes ele nos levava para um museu local onde ficávamos observando quadros e animais empalhados por horas, anotando tudo que nos chamava a atenção e depois comparávamos quantos detalhes cada um havia anotado. A teoria do Dr. Hoch era que nós deveríamos tratar os textos bíblicos com o mesmo interesse e rigor com que tratávamos as tarefas impostas por ele.

Quando lemos os dois primeiros versículos de Romanos 8 é muito importante nos lembrarmos desse princípio que nos adverte que precisamos dar atenção ao quadro como um todo, mas sem descuidar dos detalhes.

Vejamos o ensino de Paulo que antecede esse versículo, no sentido mais amplo: 

  • Romanos 3:24—25 — Sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, a quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé, para manifestar a sua justiça, por ter Deus, na sua tolerância, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos. Jesus é nossa propiciação. 

  • Romanos 4:25 — Jesus... o qual foi entregue por causa das nossas transgressões e ressuscitou por causa da nossa justificação. Jesus ressuscitou por causa da nossa justificação. 

  • Romanos 5:19 — Porque, como, pela desobediência de um só homem, muitos se tornaram pecadores, assim também, por meio da obediência de um só, muitos se tornarão justos. Fomos declarados justos por Deus. 

  • Romanos 6:1—2 - Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que seja a graça mais abundante? De modo nenhum! Como viveremos ainda no pecado, nós os que para ele morremos? Estamos legalmente mortos para o pecado. 

·      Romanos 7:4 - Assim, meus irmãos, também vós morrestes relativamente à lei, por meio do corpo de Cristo, para pertencerdes a outro, a saber, aquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que frutifiquemos para Deus. Estamos mortos para a Lei de Deus. 

Agora vejamos os detalhes mais próximos: 

  • Em Romanos capítulo 7 Paulo descreve a insana luta entre a carne e o Espírito. Luta essa que ele descreveu da seguinte maneira em Gálatas 5:17: “Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer.” 

  • O apóstolo Paulo era um ser humano como qualquer um de nós. Ele era gente como a gente. Ele não era um super homem, nem um super crente. Senão vejamos: 

Ø  Romanos 7:15 — Porque nem mesmo compreendo o meu próprio modo de agir, pois não faço o que prefiro, e sim o que detesto. 

Ø  Romanos 7:19 — Porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço. 

Ø  Romanos 7:25 — Desventurado homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte? 

  • Nós vamos encontrar a resposta a esta pergunta angustiada manifestada no último item acima em Romanos 8:1—2: “Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte.” 
Dessa maneira podemos chegar à seguinte conclusão: pelo fato de estarmos “em Cristo”, independente das dificuldades, pecados e faltas que possamos cometer e de fato cometemos, não resta mais nenhuma condenação que possa pesar sobre nós.  Esta verdade precisa de uma clarificação e de uma definição mais precisa para não nos enganarmos.


De que tipo de condenação Paulo está falando aqui em Romanos 8:1—2?


  • Não é a do tipo descrita por João em 1 João 3:21—22 que diz: “Amados, se o coração não nos acusar, temos confiança diante de Deus; e aquilo que pedimos dele recebemos, porque guardamos os seus mandamentos e fazemos diante dele o que lhe é agradável”. O que João está descrevendo é parte do nosso relacionamento no dia a dia com o nosso Deus. Nós sabemos que nossos pecados, que cometemos diariamente, nos afastam de Deus — ver Isaías 59:2 e Jeremias 5:25 — e estes pecados precisam ser confessados continuamente para mantermos uma relação saudável com Deus — ver 1 João 1:8—10. 

  • Paulo também não está se referindo àquelas condenações que nos são impostas por outras pessoas. 
Paulo está se referindo à grande e gloriosa verdade que, pelo fato de estarmos “em Cristo”, Deus, tendo nos declarado justos, não vê em nós absolutamente nada pelo qual nós podemos ser condenados eternamente. É nossa posição “em Cristo” que nos garante o status de “nenhuma condenação”. Veja bem: 

  • Como descendentes de Adão — em Adão — nós estávamos condenados – Romanos 5:12. 
  • Agora, por que estamos “em Cristo”, não resta mais nenhuma condenação que possa pesar contra nós — Romanos 8:1—2. 

A palavra que conecta a pergunta do angustiado Paulo no penúltimo versículo de Romanos capítulo 7 com a gloriosa resposta encontrada nos dois primeiros versículos de Romanos 8, no texto grego, é νῦν nûn – agora. Pequena palavra, mas com um significado gigantesco.

Paulo usa a expressão grega νῦν nûn – agora, para fazer um contraste agudo com nossa vida de ποτε pote – outrora. Como ilustração do que estamos dizendo nós podemos ler Efésios 5:8: “Pois, outrora, éreis trevas, porém, agora, sois luz no Senhor; andai como filhos da luz”.  Para uma melhor apreciação dessa verdade contrastante entre nossa vida de ποτε pote – outrora, com a nossa vida de νῦν nûn – agora, ver as listas a seguir:

  • Nossa vida ποτε pote – outrora: 

Ø  Romanos 6:17 — Mas graças a Deus porque, outrora, escravos do pecado, contudo, viestes a obedecer de coração à forma de doutrina a que fostes entregues. 

Ø  Romanos 11:30 — Porque assim como vós também, outrora, fostes desobedientes a Deus, mas, agora, alcançastes misericórdia, à vista da desobediência deles. 

Ø  1 Coríntios 12:2 — Sabeis que, outrora, quando éreis gentios, deixáveis conduzir-vos aos ídolos mudos, segundo éreis guiados. 

Ø  Gálatas 1:13 — Porque ouvistes qual foi o meu proceder outrora no judaísmo, como sobremaneira perseguia eu a igreja de Deus e a devastava. 

Ø  Gálatas 1:23 — Ouviam somente dizer: Aquele que, antes, nos perseguia, agora, prega a fé que, outrora, procurava destruir. 

Ø  Gálatas 4:8 — Outrora, porém, não conhecendo a Deus, servíeis a deuses que, por natureza, não o são. 

Ø  Efésios 2:1—3 — Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais. 

Ø  Efésios 2:11—12 — Portanto, lembrai-vos de que, outrora, vós, gentios na carne, chamados incircuncisão por aqueles que se intitulam circuncisos, na carne, por mãos humanas, naquele tempo, estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança e sem Deus no mundo. 

Ø  Colossenses 1:21 — E a vós outros também que, outrora, éreis estranhos e inimigos no entendimento pelas vossas obras malignas. 

Ø  Tito 3:3 — Pois nós também, outrora, éramos néscios, desobedientes, desgarrados, escravos de toda sorte de paixões e prazeres, vivendo em malícia e inveja, odiosos e odiando-nos uns aos outros. 

O autor nunca cessa de admirar a franqueza com que a Bíblia trata a verdadeira condição do ser humano caído. Em contrapartida, o autor se admira ainda mais, com a nossa nova posição agora, porque estamos em Cristo. 

  • Nossa vida νῦν nûn – agora: 
Ø  Romanos 5:9—11 — Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira. Porque, se nós, quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte do seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida; e não apenas isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, por intermédio de quem recebemos, agora, a reconciliação. 

Ø  Romanos 6:19—22 — 19  Falo como homem, por causa da fraqueza da vossa carne. Assim como oferecestes os vossos membros para a escravidão da impureza e da maldade para a maldade, assim oferecei, agora, os vossos membros para servirem à justiça para a santificação. Porque, quando éreis escravos do pecado, estáveis isentos em relação à justiça. Naquele tempo, que resultados colhestes? Somente as coisas de que, agora, vos envergonhais; porque o fim delas é morte. Agora, porém, libertados do pecado, transformados em servos de Deus, tendes o vosso fruto para a santificação e, por fim, a vida eterna. 

Ø  Romanos 7:6 — Agora, porém, libertados da lei, estamos mortos para aquilo a que estávamos sujeitos, de modo que servimos em novidade de espírito e não na caducidade da letra. 

Ø  Romanos 8:1 — Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. 

Ø  Romanos 13:11 — E digo isto a vós outros que conheceis o tempo: já é hora de vos despertardes do sono; porque a nossa salvação está, agora, mais perto do que quando no princípio cremos. 

Ø  Romanos 16:25 — Ora, àquele que é poderoso para vos confirmar segundo o meu evangelho e a pregação de Jesus Cristo, conforme a revelação do mistério guardado em silêncio nos tempos eternos, e que, agora, se tornou manifesto e foi dado a conhecer por meio das Escrituras proféticas, segundo o mandamento do Deus eterno, para a obediência por fé, entre todas as nações. 

Ø  1 Coríntios 6:20 — Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo. 

Ø  Gálatas 2:20 e 4:9 — Logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim. Mas agora que conheceis a Deus ou, antes, sendo conhecidos por Deus, como estais voltando, outra vez, aos rudimentos fracos e pobres, aos quais, de novo, quereis ainda escravizar-vos? 

Ø  Efésios 2:13 — Mas, agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, fostes aproximados pelo sangue de Cristo. 

Ø  Colossenses 1:22 e 3:8 - Agora, porém, vos reconciliou no corpo da sua carne, mediante a sua morte, para apresentar-vos perante ele santos, inculpáveis e irrepreensíveis. Agora, porém, despojai-vos, igualmente, de tudo isto: ira, indignação, maldade, maledicência, linguagem obscena do vosso falar. 

Ø  2 Timóteo 4:8 — Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda. 

Por causa na nossa posição νῦν nûn – agora em Cristo Deus trata nossos pecados da seguinte maneira: 

  • Salmos 103:12 — Quanto dista o Oriente do Ocidente, assim afasta de nós as nossas transgressões. 

  • Isaías 38:17 — Eis que foi para minha paz que tive eu grande amargura; tu, porém, amaste a minha alma e a livraste da cova da corrupção, porque lançaste para trás de ti todos os meus pecados. 

  • Isaías 43:25 — Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim e dos teus pecados não me lembro. 

  • Hebreus 10:17 — Também de nenhum modo me lembrarei dos seus pecados e das suas iniquidades, para sempre. 
E nesse contexto não podemos nunca nos esquecer como é que a nossa culpa pode ser removida: 

  • Somente por transferência – Isaías 53:6 e 2 Coríntios 5:21. 

  • Nenhuma condenação – Romanos 4:7—8 — ver Salmos 32:1—2 — e Romanos 8:33—34. 

E Assim temos que a expressão “agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus” tem as seguintes implicações: 

  • A Lei de Deus não conseguiu produzir libertação dos pecados. Tal libertação só pode ser alcançada através do Evangelho. Não fosse pelo advento do Evangelho, ainda estaríamos completamente condenados sob a Lei. 

  • O fato que agora não existe mais nenhuma condenação para aqueles que estão em Cristo Jesus não quer dizer que os pecados cometidos pelos crentes não devem ser condenados. Muito pelo contrário, tais pecados são condenados de forma veemente nas Escrituras. 

  • Romanos 8:1 nos ensina que o Evangelho não pronuncia uma condenação como o faria a Lei de Deus. A função do Evangelho é promover as Boas Novas do perdão de Deus; a função da Lei era condenar o indivíduo. Essa não permite nenhum espaço para libertação, mas condena sempre. O objetivo do Evangelho é libertar de toda condenação e de colocar a alma em plena liberdade. 

  • Sob o Evangelho não existe condenação definitiva. A função, desenho e tendência do Evangelho é nos libertar das sentenças condenatórias da Lei. Este é o primeiro e mais glorioso anúncio do Evangelho: que pecadores perdidos e arruinados estão completamente libertados da condenação mais terrível e temida. 
LISTA DE OUTROS ESTUDOS DA SÉRIE “EM CRISTO”:

O estudo introdutório dessa série, número 000, pode ser encontrado aqui:

O estudo número 001 dessa série — Justificação Gratuita — pode ser encontrado aqui:

O estudo 002 dessa série — Nossa Identidade com Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 003 dessa séria — Mortos para o Pecado, Mas Vivos para Deus — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 004 dessa série — O Salário do Pecado X o Dom Gratuito de Deus — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 005 dessa série — Nenhuma Condenação em Cristo Jesus — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 006 dessa série — Nada Pode nos Separar do Amor de Deus — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 007 — Somos Membros uns dos Outros em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 008 — Santificados em Cristo Jesus — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 009 — A Graça de Deus em Cristo Jesus — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 010 — Somos de Deus em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 011 — Somos Espirituais em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 012 — Somos Loucos, Fracos e Desprezíveis Porque Estamos em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 013 — Somos Gerados em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 014 — Nossa Esperança em Cristo Não se Limita a Essa Vida Apenas — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 015 — Todos Serão Vivificados em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 016 — Todos São Amados em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 17 — Somos Todos Ungidos em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 18 — Não Mercadejamos a Palavra de Deus — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 19 — O Véu é Removido em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 20 — Somos Novas Criaturas em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 21 — Deus Estava em Cristo Reconciliando Consigo o Mundo — poderá ser encontrado aqui:

Os estudos 22 e 23 — Sendo Conhecido em Cristo — poderão ser encontrados aqui:

O estudo 24 — Nossa Liberdade em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 25 — Justificação Pela fé em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 26 — Filhos de Deus em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 27 — Revestidos em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 28A — Nossa Unidade em Cristo — PARTE 001 poderá ser encontrado aqui:

O estudo 28B — Nossa Unidade em Cristo — PARTE 002 poderá ser encontrado aqui:

O estudo 029 — Somente a Fé Que Atua Pelo Amor Tem Valor em Cristo

O estudo 030A — A Bênção com Que Somos Abençoados em Cristo – Parte 001

O estudo 030B — A Bênção com Que Somos Abençoados em Cristo – Parte 002

O estudo 030C — A Bênção com Que Somos Abençoados em Cristo – Parte 003 — E a Chamada Visão de Hermes

O estudo 030D — A Bênção com Que Somos Abençoados em Cristo – Parte 004 — O Ensinamento Bíblico Acerca do Céu

O estudo 031 — Desvendando-nos o Mistério da Sua Vontade Em Cristo

O estudo 032 — Para o Louvor da Glória de Deus em Cristo

O estudo 033 — Ressuscitados em Cristo e Assentados nos Lugares Celestiais

O estudo 034 — Mostra a Suprema Riqueza da Sua Graça em Bondade para conosco em Cristo.

O estudo 035 — Mostra como somos salvos em Cristo para a prática de boas obras manifestadas por meio de uma vida de santidade.

O Estudo 036 — Nos Fala de Como Somos Aproximados de Deus Porque Estamos em Cristo.

O Estudo 037 — Nos Fala de Como Somos Co-herdeiros, Co-participantes e Membros dum mesmo Corpo

O Estudo 038A — Nos Fala das Insondáveis Riquezas de Cristo — Parte 001 — Cristo o Mistério Revelado de Deus

Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

2 comentários:

  1. Daniel eu fazer escrever muito a biblie sagrada a Deus muito verdade sim tem sua a vida pela a fé em Deus,muito sempre viver em de cuidar a força em todos em jesus cristo ,eu adoro o culto a igreja tem minha vida......
    A paz do senhor eu sou a igreja primeira batista,eu ouvir o culto eu tbem sim verdade é muito bom com o pastor paulo pregar e a fé ......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem meu caro Daniel.

      Que Deus continue a abençoar a tua vida.

      Abraço fraterno,

      do irmão Alex.

      Excluir