sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

HEBREUS 10:25 – NOTAS PARA UMA COMUNIDADE NASCENTE - A COMUNHÃO DOS CRENTES EM AÇÃO - ESTUDO 009



ATENÇÃO: Esse estudo é Parte de Uma Série Adaptada do Livro “Teologia da Educação Cristã” de Lawrence Richards publicado pela Sociedade Religiosa Edições Vida Nova e tem como propósito servir no treinamento de novos convertidos ou até mesmo de uma Igreja que esteja em seu início. No final de cada parte você irá encontrar um link para o estudo seguinte.

Relembrando:

Lição 1 — Igreja = vida.

Lição 2 — Propósito da Vida = crescimento – sermos iguais a Jesus.

Lição 3 — Crescemos para nos Reproduzir = discipulado (fazer discípulos) é reprodução.

Lição 4 — A Dinâmica da Vida = relacionamento familiar – amor triunfante.

Lição 5 — Transmissão de Vida: a igreja evangelizando.

Lição 6 — Ensinado a Pessoa Total

Lição 7 — O Discipulado Como Propósito da Igreja

Lição 8 — Ensinando a Pessoa Total

Lição 9 — A Comunhão dos Crentes em Ação

I. Não Deixemos de Congregar-nos — Hebreus 10:25

A. Nossas Diretrizes para a comunhão vêm, exclusivamente, da Palavra de Deus

  • 2 Timóteo 3:16—17 — Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.

B. Nos cremos que o Espírito Santo de Deus nos fala de muitas maneiras e em muitos momentos diferentes. Por esse motivo: 

  • Nós não estamos obrigados a obedecer a horários rígidos. Todas as igrejas têm um “cão policial” que controla o relógio, ao qual todos nós devemos nos submeter, mais do que até mesmo a Deus. Está na hora de dispensar tal cão de guarda e viver a liberdade do Espírito, mas com todo cuidado: Gálatas 5:13  Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade; porém não useis da liberdade para dar ocasião à carne; sede, antes, servos uns dos outros, pelo amor. 
  • Nós não devemos nos deixar subjugar por esquemas imutáveis ou inflexíveis. Esquemas fixos são menos importantes que mantermos a FLEXIBILIDADE que é traduzida em “sermos sensíveis à ação do Espírito Santo em nossas Vidas. 
  • Temos que entender que as formas como nos expressamos não são tão importantes quanto as pessoas em si mesmas. São as pessoas que dão significado às formas e não o contrário. É óbvio que as formas nos ajudam a fazer melhor as coisas, mas elas devem ser flexíveis e não rígidas. 
Ø  As vezes é importante sentar em forma de círculo para podermos ver o rosto de todas as pessoas e apreciarmos o brilho da ALEGRIA e da Paz de Deus nas vidas uns dos outros. 

Ø  Outras vezes nos sentamos de modo que todo o grupo possa prestar atenção com maior facilidade para aprender da Palavra de Deus e louvar sem distrações.

C. Nós Cremos que Todas as Partes do Corpo São Importantes

1 Coríntios 12:12—26

12 Porque, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, constituem um só corpo, assim também com respeito a Cristo.

13 Pois, em um só Espírito, todos nós fomos batizados em um corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um só Espírito.

14 Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos.

15 Se disser o pé: Porque não sou mão, não sou do corpo; nem por isso deixa de ser do corpo.

16 Se o ouvido disser: Porque não sou olho, não sou do corpo; nem por isso deixa de o ser.

17 Se todo o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido, onde, o olfato?

18 Mas Deus dispôs os membros, colocando cada um deles no corpo, como lhe aprouve.

19 Se todos, porém, fossem um só membro, onde estaria o corpo?

20 O certo é que há muitos membros, mas um só corpo.

21 Não podem os olhos dizer à mão: Não precisamos de ti; nem ainda a cabeça, aos pés: Não preciso de vós.
22 Pelo contrário, os membros do corpo que parecem ser mais fracos são necessários;

23 e os que nos parecem menos dignos no corpo, a estes damos muito maior honra; também os que em nós não são decorosos revestimos de especial honra.

24 Mas os nossos membros nobres não têm necessidade disso. Contudo, Deus coordenou o corpo, concedendo muito mais honra àquilo que menos tinha,

25 para que não haja divisão no corpo; pelo contrário, cooperem os membros, com igual cuidado, em favor uns dos outros.

26 De maneira que, se um membro sofre, todos sofrem com ele; e, se um deles é honrado, com ele todos se regozijam.

Os versículos acima nos falam que em suas reuniões a Igreja precisa ter algo de interesse para todos os tipos de pessoas:

  • Homem — Mulher 
  • Idoso — Jovem 
  • Moça — Rapaz 
  • Sábio — Não tão sábio 
  • Solteiro — Casado 
  • Músico — Filósofo — Ativista 
D. Nós Cremos que Todos os Cristãos São Servos de Deus. Mas cada uma te uma tarefa distinta e ninguém e mais ou menor importante, porque todos estamos em uma mesma posição: todos estamos em CRISTO.

1 Coríntios 12:4—11

4 Ora, os dons são diversos, mas o Espírito é o mesmo.

5 E também há diversidade nos serviços, mas o Senhor é o mesmo.

6 E há diversidade nas realizações, mas o mesmo Deus é quem opera tudo em todos.

7 A manifestação do Espírito é concedida a cada um visando a um fim proveitoso.

8 Porque a um é dada, mediante o Espírito, a palavra da sabedoria; e a outro, segundo o mesmo Espírito, a palavra do conhecimento;

9 a outro, no mesmo Espírito, a fé; e a outro, no mesmo Espírito, dons de curar;
10 a outro, operações de milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a um, variedade de línguas; e a outro, capacidade para interpretá-las.

11 Mas um só e o mesmo Espírito realiza todas estas coisas, distribuindo-as, como lhe apraz, a cada um, individualmente.

Por esse motivo devemos dar a todos a oportunidade de participarem como “servos” na edificação do Corpo de Cristo que é a Sua Igreja.

E. Nós Cremos que Todos os Cristãos São Servos de Deus. Mas cada cristão tem recebido de Deus um dom diferente para servir os irmãos na edificação que devemos uns aos outros:

Colossenses 3:16

Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração.

1 Pedro 4:10

Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus.

Dessa maneira, alguns num a comunidade podem: exortar, admoestar, cantar, tocar um instrumento, dar um testemunho, controlar equipamentos de som e vídeo, orar e dirigir reuniões de oração, ensinar, visitar, etc.

F. Nós Cremos que Precisamos da Opinião de Cada um.

  • As vezes, nós precisamos que a participação seja espontânea. 
  • Outras vezes precisamos que mesma seja bem organizada, para facilitar alcançarmos os objetivos estabelecidos. 
II. Devemos Procurar Seguir os Exemplo dos Cristãos Primitivos.

Eles: 

  • Oravam Juntos 
Atos 2:24—31

24 Ouvindo isto, unânimes, levantaram a voz a Deus e disseram: Tu, Soberano Senhor, que fizeste o céu, a terra, o mar e tudo o que neles há;

25 que disseste por intermédio do Espírito Santo, por boca de Davi, nosso pai, teu servo: Por que se enfureceram os gentios, e os povos imaginaram coisas vãs?

26 Levantaram-se os reis da terra, e as autoridades ajuntaram-se à uma contra o Senhor e contra o seu Ungido;

27 porque verdadeiramente se ajuntaram nesta cidade contra o teu santo Servo Jesus, ao qual ungiste, Herodes e Pôncio Pilatos, com gentios e gente de Israel,

28 para fazerem tudo o que a tua mão e o teu propósito predeterminaram;

29 agora, Senhor, olha para as suas ameaças e concede aos teus servos que anunciem com toda a intrepidez a tua palavra,

30 enquanto estendes a mão para fazer curas, sinais e prodígios por intermédio do nome do teu santo Servo Jesus.

31 Tendo eles orado, tremeu o lugar onde estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e, com intrepidez, anunciavam a palavra de Deus. 

  • Cantavam Juntos 
Efésios 5:18b—20

18b Enchei-vos do Espírito,

19 falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais,

20 dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo. 

  • Se encontravam para Falar de Coisas Espirituais 
Atos 15:35

Paulo e Barnabé demoraram-se em Antioquia, ensinando e pregando, com muitos outros, a palavra do Senhor. 


  • Faziam refeições juntos 
Atos 2:46

Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração. 

  • Estudavam a Bíblia juntos 
Atos 18:11

E ali permaneceu um ano e seis meses, ensinando entre eles a palavra de Deus. 

III. A Bíblia diz:


  • Colossenses 3:16 — Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração. 
·       Efésios 5:19 — Falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais. 

·       Hebreus 10:24 — Consideremo-nos também uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras.

Diante desses versos nós devemos nos conscientizar da necessidade que precisamos deixar aqueles que têm dons espirituais públicos que apresentem a Palavra de Deus. Apesar disso poder ser planejado, também pode acontecer de maneira espontânea.

Os líderes de qualquer comunidade precisam estar cientes que a comunhão dos santos precisa ser planejada visando assegurar uma participação ampla e variada. 

Conclusão:

1. Talvez você ao esteja acostumado a reuniões como as que descrevemos acima. Mas ore e peça para Deus te mostrar na Bíblia a forma como os cristãos primitivos faziam as coisas.

2. Lembre-se que a pessoa mais importante nunca é você mesmo e sempre um outro. Essa compreensão já ajuda bastante em nossa atitude de disponibilizar os dons que o Senhor nos deu para o serviço e a edificação dos outros.

3. Uma boa forma de começar é tentar aplicar esses princípios em pequenas reuniões com até 10 pessoas

OUTROS ESTUDOS DESSA SÉRIE PODEM SER ENCONTRADOS NOS LINKS ABAIXO:

001 — O QUE É UM CRISTÃO? =

002 — O QUE A IGREJA FAZ? =

003 — QUAL É O PROPÓSITO DA EDIFICAÇÃO NA IGREJA? =

004 — O NOVO MANDAMENTO DE JESUS =

005 — O TESTEMUNHO DOS CRISTÃOS =

006 — ENSINANDO A PESSOA TOTAL =

007 — O DISCIPULADO COMO PROPÓSITO =

008 — DISCIPULADO: UM MÉTODO QUE FORMA =

009 – A COMUNHÃO DOS CRENTES EM AÇÃ =

010 – UM RESULTADO ABUNDANTE =

011 – PARA QUE SERVE UM PASTOR =

012 – O LÍDER SERVO =


Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário