terça-feira, 29 de janeiro de 2013

APOCALIPSE 12: INTRODUÇÃO — PARTE 2: TEMA CENTRAL E SIGNIFICADO PERENE - ESTUDO 002



ESTE ESTUDO É PARTE DE UMA SÉRIE DE ESTUDOS APRESENTADOS EM NOSSA IGREJA ATENDENDO À SOLICITAÇÃO DE UM DOS NOSSOS MEMBROS ACERCA DE “QUEM” PODERIA SER A MULHER MENCIONADA EM APOCALIPSE 12:1? NO FINAL DESSE ESTUDO VOCÊ ENCONTRARÁ OS LINKS PARA OS OUTROS ESTUDOS DESSA SÉRIE.

IV. Entendendo o Tema Central de Apocalipse 12 para Evitar Especulações e Erros.

Qual é o tema central de Apocalipses 12? Em primeiro lugar devemos dizer que não se trata de nenhum personagem específico e sim duma situação. E qual é essa situação? Para entender melhor nossa resposta é importante entendermos, primeiro, que antes que as sete últimas pragas sejam liberadas sobre os habitantes da terra — ver Apocalipse 16 — através das quais a ira de Deus será consumada — ver Apocalipse 15:1 — João abre um quiasmo para explicar a verdadeira causa da violenta perseguição que irá se abater sobre a igreja do Senhor. Esse é o tema central de Apocalipse 12: a perseguição da Igreja. Jesus havia advertido sua igreja que perseguições viriam sobre Seus seguidores — ver João 15:18—20. João quer que entendamos que a desorganização e o pecado que afetam nossas vidas na terra é apenas um reflexo de acontecimentos semelhantes nas regiões celestiais. É lá que toda a perseguição contra a Igreja do Senhor encontra sua origem – ver Efésios 6:10—13 e comparar com Isaías 24:16—23. Essa situação só terá fim quando Satanás for derrubado das regiões celestiais — ver Lucas 10:18 e “O reino do mundo se tornar de nosso Senhor e do seu Cristo” — Apocalipse 11:15.

Expulso do céu e ciente que pouco tempo lhe resta — ver Apocalipse 12:10—12 — lemos que o Diabo então:  “Irou-se o dragão contra a mulher e foi pelejar com os restantes da sua descendência, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus; e se pôs em pé sobre a areia do mar — Apocalipse 12:17—18”.

Ao revelar com toda clareza possível a raiz da perseguição que se abate sobre o povo de Deus, a intenção do apóstolo João é fortalecer os crentes para que enfrentem com coragem a tribulação vindoura. A batalha mortal entre o povo de Deus e um inimigo já derrotado prenuncia uma terrível tribulação. O inimigo está vencido, mas não está completamente liquidado! Todavia, a certeza que o povo de Deus precisa ter é que o resultado final dessa batalha se resume na Vinda do Senhor em Juízo o qual destruirá, por completo, seus inimigos — ver Apocalipse 15—19 — e recompensará Seus santos por todos os sofrimentos experimentados — ver Apocalipse 20—22 e comparar com Romanos 8:18 e  2 Coríntios 4:17—18.

O cenário está pronto para essa confrontação final. Nos capítulos 12—14 do Apocalipse nós somos apresentados aos personagens principais desse confronto.

Que existem paralelos parciais à narrativa de João — especialmente com referência ao capítulo 12 — é algo evidente pela existência das seguintes narrativas:

·    Na mitologia grega a deusa grávida chamada Leto é perseguida pelo dragão chamado πύθων píthon — nome da serpente ou dragão Pitiã que habitava na região de Pito, junto ao Parnasso em Focis. Diz-se ter ela guardado o oráculo de Delfos. A deusa Leto foi levada para a ilha de Ortygia — ou ilha de Delos em uma versão variante — onde ela deu à luz ao deus Apolo. Esse Apolo, por sua vez, retornou a Focis onde matou o dragão.

·       Na mitologia egípcia um dragão vermelho chamado de Set-Tífon persegue a deusa Ísis, o qual é mais tarde morto pelo filho da deusa chamado Hórus.

·     Um mito babilônico narra a história da queda — ou derrubada — de um monstro de sete cabeças chamado Tiamat através da ação do jovem deus da Liz chamado Marduk.

É provável que o Espírito Santo tivesse guiado João a tomar emprestadas certas imagens dessas histórias mitológicas — que eram bem conhecidas — mas é impossível que João tivesse adotado essas imagens para explicar o significado da perseguição espiritual que estava para se abater sobre a igreja. Seria muita ingenuidade imaginarmos que o apóstolo João, que sustenta uma posição de extremo antagonismo a todo tipo de paganismo no livro do Apocalipse, teria se aproveitado dessas narrativas mitológicas para construir sua própria história. Temos que entender que João era um apocalipcista criativo, o qual, embora pudesse coletar imagens de várias fontes, era bastante capaz de construir seu próprio e distintivo cenário. Uma leitura de Apocalipse 12 e desses outros mitos deixa essa verdade bastante transparente. A Igreja Romana sim identifica sua virgem com as deusas lendárias e assim a transforma na “deusa” que dá a luz ao filho varão gerado pelo próprio Deus – ver Lucas 1:30—33. Assim é fácil! 

V. O Significado de Apocalipse 12 Para A Igreja de Todos os Tempos.

Os capítulos 12—13 de Apocalipse nos apresentam três personagens que, em certo sentido, podemos considerar como a trinca do mal. Ela existe para se opor a Deus, de modo especial, perseguindo o povo de Deus que se acha sobre a face da Terra. Mesmo que o propósito inicial desses capítulos tenha sido consolar os cristãos daqueles dias, suas verdades servem de consolação para todos os cristãos durante todas as eras.

Antes de ser precipitado para a Terra, o Diabo, Satanás ou a Grande Serpente tinha a função de acusar o povo de Deus diante do Senhor e era assim que ele nos perseguia. Depois que foi expulso e precipitado do céu, ele começou a perseguir o povo de Deus sobre a Terra — ver Apocalipse 12:9—10. Esses fatos vêm confirmar o que falamos no princípio, acerca do tema central do capítulo 12: a perseguição do Povo de Deus.

Todavia, precisamos colocar essas coisas em perspectiva. Depois de ter sido expulso do céu, Satanás e seus demônios foram vencidos e despojados por Jesus na cruz do Calvário — ver Colossenses 2:13—15. Notes nos versos que acabamos de ler as seguintes palavras chaves:

·       χαρισάμενος charisámenos — perdoando, todos os nossos delitos. Se fomos perdoados não podemos mais ser acusados – comparar com 1 João 2:1—2.

·       ἐξαλείψας exaleípsas — cancelado, o escrito de dívida. Ao fazer isso Jesus nos libertou por toda eternidade de qualquer possibilidade de sermos condenados por causa dos nossos pecados – comparar com Hebreus 9:12.

·       ἀπεκδυσάμενος apekdusámenos — despojando os principados e potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz. Sendo assim, conforme Romanos 5:1, podemos desfrutar de plena paz com Deus aqui e agora.

Mas essas coisas são válidas apenas para os crentes. O Diabo continua tendo domínio sobre os incrédulos e ele usou, usa e continuará usando, pelos séculos, seres humanos para executar seus desejos de perseguição, voltados contra o Povo de Deus. Não tem sido exatamente esse, o cenário através dos séculos?

Deus tem permitido Seu povo sofrer as maiores atrocidades — mortos pela fome, assassinados por gladiadores, despedaçados por bestas ferozes, crucificados, queimados vivos, degolados, envenenados, afogados, massacrados em emboscadas, em guerras e etc. – ver também Hebreus 11:35—38. Sim, todos esses eram pessoas das quais o mundo não era digno. Mas mesmo no meio de tamanhas atrocidades, Deus também tem revestido Seu povo com a capacidade de se tornarem MAIS QUE VENCEDORES, conforme podemos ler em Romanos 8:35—39. Deus muitas vezes interviu de forma direta ou invisível para proteger Seu povo, mas o ciclo sempre se repetiu, pois esse é o trabalho incansável de Satanás e seus acólitos. Hoje em dia, a perseguição continua, mas muitas vezes, ela é mais sutil, permitindo que os crentes se acomodem numa falsa segurança e em completa apatia, deixando de lado os riscos inerentes ao ato de testemunhar e de viver uma vida lutando pela justiça.    

OUTROS ESTUDOS EM APOCALIPSE 12

001 — INTRODUÇÃO – Literatura Apocalíptica e o Conceito de Quiasmo

002 — INTRODUÇÃO – Tema Central e Significado Perene

003 — APOCALIPSE 12:1A — VIU-SE UM GRANDE SINAL NO CÉU — UMA MULHER — PARTE 1 

004 — APOCALIPSE 12:1B — VIU-SE UM GRANDE SINAL NO CÉU  — UMA MULHER  — PARTE 2

005 — APOCALIPSE 12:2—3 — A MULHER E O DRAGÃO — PARTE 1

006 — APOCALIPSE 12:3 — A MULHER E O DRAGÃO — PARTE 2

007 — APOCALIPSE 12:4 — A MULHER E O DRAGÃO — PARTE 3

008 — APOCALIPSE 12:5 — A MULHER E O FILHO QUE ELA DEU À LUZ

009 — APOCALIPSE 12:6 — A FUGA DA MULHER E A PROVISÃO DIVINA

010 — APOCALIPSE 12:7 — A PELEJA NO CÉU — PARTE 1

011 — APOCALIPSE 12:8 — A PELEJA NO CÉU — PARTE 2

012 — APOCALIPSE 12:9 — O DRAGÃO, A ANTIGA SERPENTE, SATANÁS E O DIABO

013 — APOCALIPSE 12:10 — O DRAGÃO FOI EXPULSO DO CÉU

014 — APOCALIPSE 12:11 — VENCEDORES POR CAUSA DO SANGUE DO CORDEIRO E PORQUE NÃO AMARAM MAIS APRÓPRIA VIDA

015 — APOCALIPSE 12:12 — FESTA NOS CÉUS E DORES NA TERRA

016 — APOCALIPSE 12:13 — O DRAÇÃO FOI ATIRADO PARA A TERRA

017 — APOCALIPSES 12:14 — A MULHER FOGE PARA O DESERTO

018 — APOCALIPSES 12:15—18 — O DRAGÃO DESISTE DA MULHER E VAI PERSEGUIR O RESTANTE DO POVO DE DEUS — FINAL
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2014/05/apocalipse-121517-o-dragao-persegue-o.html

Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário