sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

PESSOAS SEM RELIGIÃO SÃO TERCEIRO MAIOR GRUPO


 

Quando nos referimos a pessoas sem religião estamos incluindo nesse grupo todos aqueles que se declaram:

 

·       Ateus — não acreditam em nenhuma divindade.

 

·       Agnósticos — alegam não ter certeza se Deus existe ou não.

 

·       Sem religião — acreditam em alguma divindade, mas não seguem nenhuma tradição religiosa.

 

Esses três grupos somados representam um número que é apenas inferior ao de cristãos nominais e islamitas nominais. Depois desses dois grupos maiores os ateus + agnósticos + sem religião representam um grupo maior que qualquer outra religião instituída.

 

Mas devemos nos deixar enganar pela estatística. Hoje a população da terra é maior que 7 bilhões de pessoas e 8 de cada 10 se declaram religiosos de alguma forma.

 

Os dados dessa pesquisa foram coletados pela organização The Pew Forum on Religion and Public Life, que é um projeto do Pew Research Center que, por sua vez, é uma organização independente, localizada em Washington, D.C. Ver site aqui:

 

http://www.pewforum.org/

 

De acordo com a pesquisa a mesma revelou os seguintes números:


Símbolo cristão abtigo


·   31,5% da população mundial se considera cristã — incluindo católicos, ortodoxos, protestantes e evangélicos de modo geral.


Grupo de Mulçumanos 

 

·       23,2% se declarou como pertencendo à alguma das várias divisões da religião islâmica.


Richard Dawkins o ateu mais em evidênci em nossos dias já foi objeto de vários artigos do nossos blog. 

 

·       16,3% disseram que eram ateus, agnósticos ou não filiados a nenhuma religião. Esse terceiro grupo constitui o maior número de pessoas dentro do total dessa categoria.


 

 

·       Como podemos notar o grupo agregado acima é maior que:


Devotos do Hinfuísmo

 

Ø  Os 15% que se declaram Hindus.



Devotos do Budismo 

 

Ø  Os 7,1% que disseram que eram budistas.



 

 Adoradora danatureza


Ø  Os 5,9% de todos os que disseram que eram seguidores de religiões étnicas ou folclóricas.


Seguidores do Judaísmo 

 

Ø  Por fim, 0,2% declaram seguir o judaísmo.

 

Com relação ao Brasil o relatório aponta que 88,9% dos entrevistados disseram que eram cristãos, enquanto outros 7,9% alegaram não ter religião ou eram agnósticos ou ateus. Outros 2,8% disseram que seguem as religiões africanas, como o candomblé, por exemplo. No Brasil os judeus e os mulçumanos juntos representam menos de 0,1% da população.

 

E importante notar que nas conclusões da pesquisa não existe nenhum tipo de diferenciação entre as diversas divisões que sabemos existem tanto na cristandade quanto no seio do islamismo.

 

Distribuição por localização geográfica

 

A vasta maioria dos que se declararam ateus, agnósticos ou sem filiação religiosa pode ser encontrada em países comunistas como a China ou que abandonaram o comunismo, mas onde a religião continuou não sendo vista com bons olhos. Na China 52,2% se encontram nessa situação e o mesmo é verdadeiro para 23% dos cubanos.

 

Já na América latina o país menos religioso é o Uruguai, onde 40,75 da sua população declarou não pertencer a nenhum grupo religioso. O presidente do país se declarou como agnóstico.

 

A maioria dos cristãos está concentrada nas Américas, na Europa e na África subsaariana.

 

Já os mulçumanos estão, em sua maioria, concentrados na Ásia, no Oriente Médio e na África. Todavia, devemos salientar que existem enormes grupos de mulçumanos espalhados por toda a Europa os quais somam 43,5 milhões de pessoas, algo muito próximo da população atual da Espanha que gira ao redor de 47 milhões de pessoas.

 

No Brasil os mulçumanos somam cerca de 40 mil indivíduos.

 

Os hindus estão, praticamente confinados na própria índia.

 

Os judeus são majoritários apenas em Israel e nos territórios ocupados pelo regime nazista de Jerusalém. Nesses territórios os judeus somam 75,6% da população total que representa 5.510.000 pessoas, uma quantidade menor do que os judeus que moram apenas nos Estados Unidos da América e que somam 5.690.000. No Brasil os judeus estão próximo da marca de 110.000.

 

Que Deus nos ajude a entender as implicações desses números e que possamos nesses últimos dias investir mais na pregação do evangelho a todas as nações e povos que precisam, desesperadamente, ouvir as Boas Novas da salvação em Cristo Jesus.


 

Que Deus abençoe a todos.

 

Alexandros Meimaridis.

 

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário