sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

PARÁBOLAS DE JESUS - MATEUS 13:47—50 — A ETERNA FORNALHA DE FOGO — Sermão 011



Esse artigo é parte da série "Parábolas de Jesus" e é muito recomendável que o leitor procure conhecer todos os aspectos das verdades contidas nessa série, com aplicações para os nossos dias. No final do artigo você encontrará links para os outros artigos dessa série.

AS PARÁBOLAS DE JESUS

A Parábola da Rede de Arrastão 

Mateus 13:47—50

47 O reino dos céus é ainda semelhante a uma rede que, lançada ao mar, recolhe peixes de toda espécie.

48 E, quando já está cheia, os pescadores arrastam-na para a praia e, assentados, escolhem os bons para os cestos e os ruins deitam fora.

49 Assim será na consumação do século: sairão os anjos, e separarão os maus dentre os justos,

50 e os lançarão na fornalha acesa; ali haverá choro e ranger de dentes.

Introdução

·       Existem 39 parábolas contadas por Jesus registradas nos Evangelhos. 

·       10 Parábolas aparecem exclusivamente no Evangelho segundo Mateus. Esta é uma delas. 

·       Jesus ensinava por meio de parábolas tanto para o público em geral como, de forma particular, para seus discípulos. Esta parábola juntamente com as duas anteriores foram proferidas dentro de casa e exclusivamente para seus discípulos – ver exposição através desse link aqui:


·       Esta parábola mantém estreita relação com a parábola da semente germinando secretamente de Marcos 4:26—29 que pode ser lida aqui:


·        Naquela parábola nós vimos que: 

Ø  O reino de Deus ou dos Céus uma vez iniciado através do ministério de Jesus não para mais de crescer. 

Ø  O crescimento do Reino de Deus segue o ritmo determinado por Deus mesmo e não pode ser nem atrasado nem interrompido.
  
Ø  O Reino de Deus irá crescer até o dia da ceifa ou colheita que é o dia do juízo final.
  
  • A Parábola da Rede de Arrastão nos apresenta estas mesmas verdades, mas acrescenta alguns outros aspectos. 
I. A Pescaria – Mateus 13:47—48.


A. A Colheita dos Peixes – verso 47.

1. Tipos diferentes de pesca.

  • A pesca com anzol — Não necessita de maiores explicações.  
  • A pesca com tarrafa — A tarrafa é uma pequena rede circular com chumbo nas pontas e uma corda que circunda o perímetro da mesma e que está firmemente atada no pulso do pescador. O pescador arremessa a tarrafa aberta na água. Os chumbos a fazem afundar, o pescador então começa a puxar a corda atada ao seu pulso que fecha o perímetro da tarrafa e a transforma em um saco aprisionando os peixes que são então puxados para a margem.  
  • A pesca com rede de arrastão — Nesta modalidade um barco leva uma rede que possui pesos de chumbo na sua parte inferior e elementos de flutuação na parte superior e que tem uma de suas pontas atadas firmemente a uma pedra ou estaca na praia. O barco vai até onde a corda permitir e os pescadores começam a despejar a rede na água enquanto o barco faz um movimento semi-circular e começa a retornar para a praia. Ao mesmo tempo em que o barco começa a retornar outros pescadores que ficaram na praia começam a puxar a ponta da corda que fora atada na praia e a rede começa a fechar o cerco e a arrastar todos os peixes que se encontravam naquele local onde a rede foi lançada e outros que estiverem no caminho da rede. 
  • A pesca com a rede de arrastão ilustra a ação inexorável, implacável e que não pode ser impedida, do Reino de Deus que arrasta todo tipo de pessoa para as praias da eternidade, as praias do juízo final, gostem as pessoas deste fato ou não. 
B. A Separação dos Peixes – verso 48.

  • Uma vez trazidos para a praia os peixes são então separados entre os peixes bons para comer, que são guardados em cestos e aqueles que são imprestáveis para consumo humano os quais são deitados fora. 
II. Os Princípios que Jesus Ensinar – verso49.

A. O Reino de Deus é como a rede de arrastão que acabamos de descrever. Vagarosamente mas incansavelmente a rede do Reino de Deus está se movendo através do tempo e se fechando sobre toda a humanidade levando-a para as margens da eternidade onde uma inevitável separação acontecerá.

B. Quando este tempo chegar, Deus enviará Seus anjos para fazer a separação entre aqueles que são chamados bons e ruins no verso 48 e maus e justos no verso 49. É importante que sejam anjos, pois não haverá nenhum tipo de favoritismo.

C. Os maus são chamados por Jesus de πονηροὺς poniroùs — maus. Esta palavra grega πονηροὺς poniroùs é traduzida como: maligno, perverso, injusto, mau, mal, pior, malvado, malfeitor etc. Este também o termo que é a Bíblia muita vezes usa para designar o próprio Diabo ou Satanás. De fato a Bíblia diz de aqueles que fazem as mesmas obras do Diabo são verdadeiramente seus filhos. Esta é a condição de todas as pessoas não regeneradas, são verdadeiros filhos do Diabo — conforme:

João 8:39—49

39 Então, lhe responderam: Nosso pai é Abraão. Disse-lhes Jesus: Se sois filhos de Abraão, praticai as obras de Abraão.

40 Mas agora procurais matar-me, a mim que vos tenho falado a verdade que ouvi de Deus; assim não procedeu Abraão.

41 Vós fazeis as obras de vosso pai. Disseram-lhe eles: Nós não somos bastardos; temos um pai, que é Deus.

42 Replicou-lhes Jesus: Se Deus fosse, de fato, vosso pai, certamente, me havíeis de amar; porque eu vim de Deus e aqui estou; pois não vim de mim mesmo, mas ele me enviou.

43 Qual a razão por que não compreendeis a minha linguagem? É porque sois incapazes de ouvir a minha palavra.

44 Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira.

45 Mas, porque eu digo a verdade, não me credes.

46 Quem dentre vós me convence de pecado? Se vos digo a verdade, por que razão não me credes?

47 Quem é de Deus ouve as palavras de Deus; por isso, não me dais ouvidos, porque não sois de Deus.

48 Responderam, pois, os judeus e lhe disseram: Porventura, não temos razão em dizer que és samaritano e tens demônio?

49 Replicou Jesus: Eu não tenho demônio; pelo contrário, honro a meu Pai, e vós me desonrais.

D. Por outro lado os bons ou justos são chamados de δικαίων dikaíon – justos. Quando a Bíblia chama alguém de justo não está dizendo que a pessoas tem méritos próprios e sim que foi declarada justa por Deus por causa da obra que Jesus fez conforme:

Filipenses 3:8—9

8 Sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; por amor do qual perdi todas as coisas e as considero como refugo, para ganhar a Cristo

9 e ser achado nele, não tendo justiça própria, que procede de lei, senão a que é mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus, baseada na fé. 

E. Por fim Jesus nos diz que os πονηροὺς poniroùs — maus serão lançados em uma fornalha acesa.

  • Esse é um assunto desagradável. 
  • Falar do inferno é sempre difícil. 
  • É tão difícil que o próprio Senhor Jesus teve que nos ensinar acerca desta verdade. 
  • De fato Jesus foi quem mais falou da punição eterna dos ímpios em toda a Bíblia. 
  • Jesus foi o único em todo o Novo Testamento a fazer uso da palavra inferno ᾅδῃς ádes — inferno, como destino dos ímpios com exceção de uma citação do Salmo 61:10 feita por Pedro em Atos 2:27 e de João no livro do Apocalipse. 
  • Novamente, somente Jesus e o apóstolo João no livro do Apocalipse usaram a expressão κάμινον káminon — fornalha, como o destino dos ímpios. 
  • Jesus foi o único a usar a expressão γέενναν τοῦ πυρόςgéennan toû puròs — inferno de fogo como destino dos ímpios, com exceção de Tiago 3:6, que diz que a língua humana é incendiada pelo fogo do inferno para falar mal dos outros. 
  • A expressão λίμνην τοῦ πυρὸς límnen toû puròs — lago de fogo é usada exclusivamente por João no livro do Apocalipse como o destino final dos ímpios incluindo-se aí a própria morte e o inferno. 
  • Jesus foi o único a usar a expressão κόλασιν αἰώνιον kólasin aiónion — castigo eterno, para se referir ao destino dos ímpios. 
  • Se não fosse assim, talvez teríamos grandes dificuldades para aceitar estas verdades. 
  • O fato é que gostemos ou não da idéia, se não nos arrependermos e nos voltarmos para Deus estaremos todos condenados a esta fornalha acesa. 
Conclusão:

1. Jesus nos diz que a humanidade caminha lenta, mas incessantemente para o dia do juízo final.

2. Será possível alguém escapar desse dia? Não!

3. Por este motivo Jesus falou tão claramente acerca da necessidade de arrependimento e de acertar a vida com Deus enquanto há tempo.

4. Esse é um dos motivos porque nós ainda estamos aqui: para advertir a todos acerca do que os espera caso não se arrependam, conforme:

Atos 17:30—31

30 Ora, não levou Deus em conta os tempos da ignorância; agora, porém, notifica aos homens que todos, em toda parte, se arrependam;

31 porquanto estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça, por meio de um varão que destinou e acreditou diante de todos, ressuscitando-o dentre os mortos.

5. Paulo ainda fala da “riqueza da glória da sua herança nos santos” – ver Efésios 1:18.

OUTRAS PARÁBOLAS DE JESUS PODEM SER ENCONTRADAS NOS LINKS ABAIXO:

001 – O Sal

002 – Os Dois Fundamentos

003 – O Semeador

004 – O Joio e o Trigo =

005 – O Credor Incompassivo

006 — O Grão de Mostarda e o Fermento

007 — Os Meninos Brincando na Praça

008 — A Semente Germinando Secretamente

009 e 010 — O Tesouro Escondido e a Pérola de Grande Valor

011 — A Eterna Fornalha de Fogo

012 — A Parábola dos Trabalhadores na Vinha

013 — A Parábola dos Dois Irmãos

014 — A Parábola dos Lavradores Maus — Parte 1

014A — A Parábola dos Lavradores Maus — Parte 2

015 — A Parábola das Bodas —

016 — A Parábola da Figueira

017 — A Parábola do Servo Vigilante

018 — A Parábola do Ladrão

019 — A Parábola do Servo Fiel e Prudente

020 — A Parábola das Dez Virgens

021 — A Parábola dos Talentos

022 — A Parábola das Ovelhas e dos Cabritos

023 — A Parábola dos Dois Devedores

024 — A Parábola dos Pássaros e da Raposa

025 — A Parábola do Discípulo que Desejava Sepultar Seu Pai

026 — A Parábola da Mão no Arado

027 — A Parábola do Bom Samaritano — Completo

027A — A Parábola do Bom Samaritano — Parte 1

027B — A Parábola do Bom Samaritano — Parte 2 — Os Ladrões e o Sacerdote

027C — A Parábola do Bom Samaritano — Parte 3 — O Levita

027D — A Parábola do Bom Samaritano — Parte 4 — O Samaritano

027E — A Parábola do Bom Samaritano — Parte 5 — O Socorro

027F — A Parábola do Bom Samaritano — Parte 6 — O transporte até a hospedaria

027G — A Parábola do Bom Samaritano — Parte 7 — O pagamento final

027H — A Parábola do Bom Samaritano — Parte 8 — O diálogo final entre Jesus e o doutor da Lei

028 — A Parábola do Rico Tolo —

029 — A Parábola do Amigo Importuno —

030 — A Parábola Acerca de Pilatos e da Torre de Siloé

031 — A Parábola da Figueira Estéril

032 — A Parábola Acerca dos Primeiros Lugares

033 — A Parábola do Grande Banquete

034 — A Parábola do Construtor da Torre e do Grande Guerreiro

035 — Introdução a Lucas 15 — Parábolas Acerca da Condição Perdida da Raça Humana — Parte 001

036 — Introdução a Lucas 15 — Parábolas Acerca da Condição Perdida da Raça Humana — Parte 002

037A — Parábolas de Jesus — Mateus 18:12—14 e Lucas 15:4—7 — A Parábola da Ovelha Perdida — Parte 001

037B — Parábolas de Jesus — Mateus 18:12—14 e Lucas 15:4—7 — A Parábola da Ovelha Perdida — Parte 002

037C — Parábolas de Jesus — Mateus 18:12—14 e Lucas 15:4—7 — A Parábola da Ovelha Perdida — Parte 003

037D — Parábolas de Jesus — Mateus 18:12—14 e Lucas 15:4—7 — A Parábola da Ovelha Perdida — Parte 004 — A Influência do Antigo Testamento

037E — Parábolas de Jesus — Mateus 18:12—14 e Lucas 15:4—7 — A Parábola da Ovelha Perdida — Parte 005 — Características Cristológicas da Parábola da Ovelha Perdida

037F — Parábolas de Jesus — Mateus 18:12—14 e Lucas 15:4—7 — A Parábola da Ovelha Perdida — Parte 006 — A importância das pessoas perdidas.


Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário