sábado, 18 de fevereiro de 2017

ENCONTROS DE PODER — 043 — A EVIDÊNCIA DO NOVO TESTAMENTO — PARTE 26 — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 011 — UMA EXPOSIÇÃO DE EFÉSIOS 2:1—2.



Atenção esse artigo é parte de uma série onde pretendemos tratar dos alegados encontros de poder e de curas maravilhosas que nos são apresentadas todos os dias pelos pastores midiáticos. No final de cada estudo você encontrará links para outros estudos.

EFÉSIOS 2:1—2

1 Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados,

2 nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência;

A primeira coisa que deve chamar nossa atenção nos versos acima é sua estrutura:

1. O curso — αἰῶναaiôna — desse mundo.

2. O príncipe — ἄρχονταárchonta:

a. Da potestade — ἐξουσίαςexousías — do ar — ἀέροςaéros.

b. Do espírito que agora atua nos filhos da desobediência.

Agora, devemos notar que Paulo se refere ao príncipe da potestade do ar, no singular e isso tem seu próprio significado, como veremos logo adiante. A tradução da Almeida Revista e Atualizada em sua 2ª Edição está correta, contra o indesejável plural que encontramos na ARC e NTLH, que é a pior tradução das três nesse caso específico.

A ARC diz:

Segundo o príncipe das potestades do ar — note o plural potestades.

A NTLH diz:

Que governa os poderes espirituais do espaço note o plural poderes e o acréscimo perverso da expressão do espaço.

Quanto ao uso da expressão poderes, no plural, devemos deixar bem claro que o apóstolo Paulo era bem capaz de distinguir a expressão potestade — ἐξουσίαςexousías — no singular, da expressão — ἐξουσίαιςexousíais — potestades no plural, conforme podemos ver em —

Efésios 3:10

Para que, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus se torne conhecida, agora, dos principados e potestades nos lugares celestiais.

Efésios 6:12

Porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.

Quanto ao acréscimo da expressão espaço feita pelo NTLH, a mesma é gratuita e acaba por confundir o leitor, uma vez que os lugares celestiais mencionados por Paulo em Efésios não equivalem ao conceito puro e simples de espaço, mas envolvem todo o Universo criado, inclusive a própria terra. Para ajudar o leitor a entender melhor o conceito bíblico de lugares celestiais sugerimos a leitura de nosso artigo que trata dessa questão e que pode ser acessado por meio do link abaixo:


Além disso, a menção de Paulo ao príncipe da potestade do ar, como dissemos, tem um propósito específico, que não é fazer uma referência a alguma tropa de demônios no espaço, como quer a NTLH, mas sim descrever uma atmosfera — ἀέροςaéros — ar — que envolve por completo as pessoas e sela o destino das mesmas.

Já o paralelo entre as expressões — κόσμος — mundo e — πνεύματος — espírito parece indicar a qualidade da existência alienada, o clima generalizado que influencia a humanidade no meio do qual todos nós vivemos, nos movemos e acabamos nos perdendo. É esse clima que respiramos, absorvemos e bebemos, como uma definição normativa da nossa verdadeira condição nesse mundo. A potestade — ἐξουσίαςexousías — do ar, aqui mencionada por Paulo não é algo personificado, mas abstrato. Ela representa a subjetividade de uma época mundial, da espiritualidade de uma era, das permissões, licenças, restrições, advertências e da repressão que nos são impostas pelo tempo em que vivemos.

Mas tudo isso, também nos é imposto pelo príncipe — ἄρχονταárchonta, que controla tal atmosfera. Paulo nos diz aqui que Satanás é o senhor dessa época. Em outra passagem Satanás é chamado de Deus deste século —

2 Coríntios 4:3—4

3 Mas, se o nosso evangelho ainda está encoberto, é para os que se perdem que está encoberto,

4 nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus.

Desse modo, quando seguimos apenas o curso maligno desse mundo, não podemos esperar colher nada, senão a morte física e a perdição eterna de nossas almas. Paulo afirma que todos nós estávamos mortos, porque o sistema global no seu todo é uma grande conspiração contra Deus. Tudo não passa de uma grande mentira perpetuada pelas pessoas e controlada pelo próprio Satanás. Nós estávamos mortos, porque já nascemos nesse mundo e nunca tivemos nenhuma outra escolha. Mortos, porque uma vez que respiramos esses vapores mortais, expiramos os mesmos e assim, contaminamos todos os outros. Somos como portadores ou incubadores do mal, transmitindo o mesmo para nossas instituições, estruturas e sistemas, ao passo que esses, por sua própria vez, nos devolvem o mesmo veneno intensificado.

Quando entendemos essa realidade, do mal como uma herança cultural e espiritual com seu poder contagiante, então podemos, pela graça de Deus, nos afastar dos conceitos mitológicos do mal personificado apenas em espíritos demoníacos. Isso é completamente distinto da abordagem mitológica da vasta maioria dos pregadores modernos que enxergam em tudo um infindável número de demônios aos quais responsabilizam por todos os males sociais, físico, espirituais e etc., e cobram um alto preço para livrar as pessoas da influência dos mesmos.

Paulo nesses versos usa uma linguagem metafórica sim, mas não mitológica. Os autores do Novo Testamento não acreditavam num Universo ou numa atmosfera repleta de demônios. Quando Paulo menciona o príncipe da potestade do ar, não o faz com a intenção de especificar um lugar onde demônios pululam, e sim uma atmosfera, explorada por Satanás para causar nossa destruição. Desse modo, a potestade do ar, não deve ser identificada com poderes espirituais personificados — tão ao gosto de crentes mal informados e filmes de Hollywood —, mas com o príncipe que governa sobre a mesma. Ao que então equivale à expressão a potestade do ar? Ela é equivalente ao domínio invisível ou ambiente resultante da somatória de todas as opções feitas a favor do mal. Trata-se da base fundamental da vida hipócrita, falsa e pretensiosa. Vida essa cercada por poderosas forças que são completamente antagônicas a Deus. Resumindo, podemos usar o que Paulo escreveu em —

1 Coríntios 2:12

Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, e sim o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente.

No verso acima, Paulo chama de espírito do mundo, esse aspecto aparente de permanência absoluta que o mundo transmite a todos que se entregam completamente a ele, mas tudo não passa de um engodo, de uma grande ilusão. Mesmo não reconhecendo nem admitindo essa gigantesca fraude, ainda assim temos inventado uma série de termos que usamos para nos referir à mesma. Entre esses termos temos: ideologia, usos e costumes, opinião pública, pressão de grupo, expectativas institucionais, psicologia de grupo, patriotismo, falso moralismo, vibrações negativas e etc. Todos esses nomes fazem referência à potestade do ar, ao ambiente invisível, porém palpável, de opiniões, crenças, propaganda, convicções, preconceitos raciais e de classe, ódios, tabus e lealdades. Todos esses elementos acabam por condicionar nossa percepção do mundo ao nosso redor, antes mesmo de atingirmos a idade de fazer escolhas, isto é, antes mesmo de começarmos a falar. Essa atmosfera intoxicada acaba nos matando, exatamente, porque somos incapazes de reagir ao seu odor nauseabundo. Somos como os peixes dentro da água, que nadam sem se dar conta da existência da mesma. No nosso caso, essa atmosfera determina a forma como pensamos, como falamos e como agimos. Iludir-nos com a impressão de que a mesma não existe é o resultado mortal do qual padecemos. Seus poderosos tentáculos são tão fortes que apenas braços invisíveis, ainda mais poderosos, são capazes de nos proteger e, por fim, nos libertar dos mesmos. Por esses braços ainda mais poderosos, estamos nos referindo à armadura de Deus, conforme descrita em —

Efésios 6:10—20

10 Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder.

11 Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo;

12 porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.

13 Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis.

14 Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade e vestindo-vos da couraça da justiça.

15 Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz;

16 embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno.

17 Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;

18 com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos

19 e também por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra, para, com intrepidez, fazer conhecido o mistério do evangelho,

20 pelo qual sou embaixador em cadeias, para que, em Cristo, eu seja ousado para falar, como me cumpre fazê-lo.

CONTINUA...

Listas dos Estudos de Encontros de Poder

001 — Introdução =

002 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = Expressões Diversas

003 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἀρχῆ arché e ἄρχων árchon.

004 – A linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἐξουσίαιςexousías – potestades, autoridades.

005 – A linguagem de “Poder” no Novo Testamento = δυνάμειςdunámeis — poderes.

006 – A linguagem de “Poder” no Novo Testamento = Θρόνοιthrónoi — tronos.

007 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = κυριοτῆς kuriotês — domínio.

008 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ὀνόματιonómati — nome.

009 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἄγγελοs ággelos — anjo.

010 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = δαιμονίον daimoníon — demônio, πνεῦμα τὸ πονηρὸνpneûma tò ponirònespírito maligno, ἀγγέλους τε τοὺς μὴ τηρήσαντας τὴν ἑαυτῶν ἀρχὴνangélous te toùs me terèsantas tèn eautôn archèn — anjos, os que não guardaram o seu estado original ou anjos caídos.

011 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἀγγέλους  τῶν ἐθνῶν angélous tôn ethnôn — anjos das nações.

012 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἀγγέλους  τῶν ἐθνῶν angélous tôn ethnônanjos das nações — Parte 2.

013 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἀγγέλους  τῶν ἐθνῶν angélous tôn ethnônanjos das nações — Parte 3 — Final.

014 — A Evidência do Novo Testamento – Parte 1 — Introdução

015 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 2 — As Passagens Disputadas — 1 Coríntios 2:6—8 — Parte 1

016 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 3 — As Passagens Disputadas — 1 Coríntios 2:6—8 — Parte 2

017 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 3 — As Passagens Disputadas — Romanos 13:1—3

018 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 4 — As Passagens Disputadas — Romanos 8:31—39

019 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 5 — As Passagens Disputadas — 1 Coríntios 15:24—27a — PARTE 1

020 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 6 — As Passagens Disputadas — 1 Coríntios 15:24—27a — PARTE 2

021 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 7 — As Passagens Disputadas — Colossenses 3:13—15 — PARTE 1

022 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 8 — As Passagens Disputadas — Colossenses 3:13—15 — PARTE 2

023 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 9 — As Passagens Disputadas — Efésios 1:20—23 — AS REGIÕES CELESTIAIS — PARTE 1

024 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 10 — As Passagens Disputadas — Efésios 1:20—23 — AS REGIÕES CELESTIAIS — PARTE 2

025 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 11 — As Passagens Disputadas — EFÉSIOS 1:20—23 — PARTE 3

026 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 12 — As Passagens Disputadas — EFÉSIOS 1:20—23 — PARTE 4

027 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 13 — As Passagens Disputadas — EFÉSIOS 1:20—23 — PARTE 5

028 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 14 — As Passagens Disputadas — EFÉSIOS 1:20—23 — PARTE 6

029 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 15 — As Passagens Disputadas — EFÉSIOS 1:20—23 — PARTE 7 — A DESTRUIÇÃO DA MORTE E DE SEUS ALIADOS

030 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 16 — As Passagens Disputadas — COLOSSENSES 1:16 — A CRIAÇÃO DE TODAS AS COISAS POR MEIO DE E PARA O PRÓPRIO CRISTO

031 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 16 — As Passagens Disputadas — COLOSSENSES 1:16 — TENTANDO DEFINIR OS PODERES

032 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 16 — As Passagens Disputadas — COLOSSENSES 1:16 — TENTANDO DEFINIR OS PODERES —PARTE 002

033 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 17 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 001

034 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 18 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 002

035 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 19 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 003

036 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 20 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 004

037 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 21 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 005

038 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 22 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 006

039 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 23 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 007

040 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 24 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 008

041 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 25 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 009

042 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 26 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 010

043 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 27 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 011 — O PRÍNCIPE DA POTESTADE DO AR
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/02/encontros-de-poder-043-evidencia-do.html



044 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 28 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 012 — AS FORÇAS ESPIRITUAIS DO MAL — PARTE 001

Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis.

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link: 


Desde já agradecemos a todos. 

Os comentários não representam a opinião do Blog O Grande Diálogo; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.       

Nenhum comentário:

Postar um comentário