terça-feira, 19 de julho de 2011

Por Que Evangélicos Estão Retornando ao Catolicismo? - Parte 1


Curioso quandro onde Maria parece bem mais nova que Jesus!!

Todos sabem que o movimento chamado evangélico experimentou um enorme crescimento nos últimos quarenta anos. Mas o grande fato agora, diante de nós, é que esse movimento estagnou e pior, começa a sofrer de duas maneiras, a saber:

• Pela primeira vez o Censo do IBGE registrou uma nova categoria de pessoas debaixo do título “Religião”. É uma categoria completamente nova composta de pessoas que se declararam como: Evangélicos Não Praticantes.

• Além dessas hordas de Evangélicos Não Praticantes estamos também notando um êxodo considerável das hostes chamadas evangélicas retornando para o catolicismo, de onde a maioria saiu originalmente.

Esse blogueiro já tem advertido inúmeras vezes dos perigos e graves consequências que desabarão sobre os evangélicos por causa da imoral associação com os Católicos Romanos em várias frentes, onde os interesses podem até serem comuns, mas a motivação dever ser completamente diferente. Por esse último motivo, os crentes devem sempre se dissociar, em vez de se associarem com aqueles que impulsionam a superstição e a idolatria entre o povo brasileiro. O leitor poderá entender melhor o que estamos dizendo lendo os artigos nos endereços abaixo:

http://ograndedialogo.blogspot.com/2011/07/ecumenismo-em-alta-evangelicos-e.html

http://ograndedialogo.blogspot.com/2011/06/grande-apostasia.html

http://ograndedialogo.blogspot.com/2011/03/cuidados-que-devemos-tomar-com-todos-os.html

http://ograndedialogo.blogspot.com/2011/02/evangelicos-nao-devem-se-esquecer-da.html

http://ograndedialogo.blogspot.com/2010/11/o-perigo-da-associacao-entre-catolicos.html

http://ograndedialogo.blogspot.com/2010/11/questao-do-aborto-e-alianca-entre.html

A liderança evangélica é completamente corrupta e culpada nessa associação porque visa apenas manipular as pessoas e não defender a verdade nem de batalharem “diligentemente, pela fé que uma vez por todas foi entregue aos santos – Judas 3c.
Outro aspecto que precisamos considerar é a terrível influência dos autores estrangeiros, especialmente os estadunidenses cujos livros entulham as livrarias evangélicas de todo o país. Acerca da nossa dependência cultural e religiosa, a níveis realmente vergonhosos sugiro a leitura da postagem intitulada “Nossa Herança Amarga” aqui:

http://ograndedialogo.blogspot.com/2010/10/nossa-heranca-amarga.html

As associações das lideranças evangélicas que estão trocando afagos imorais com os dignitários da Igreja Católica, associada aos falsos ensinamentos que procedem das terras do Tio Sam estão contribuindo para a fragmentação do povo evangélico e são os dois mais fortes elementos, no incentivo de um retorno ao catolicismo romano. Um dos mais insidiosos autores estadunidenses, com uma multidão de seguidores no Brasil trata-se de Rick Warren. Ele afirmou o seguinte:

“Nós criamos aquilo que estamos chamando de “clínica em uma caixa” e estamos usando pessoas normais – pastores como ele são anormais – como voluntários. Quando Jesus enviou seus discípulos, e esse será meu último ponto, Ele lhes disse que fossem para os vilarejos e encontrassem ‘um homem de paz’ – mentira, veja o que Jesus disse em Lucas 10:5-6. Quando vocês encontrarem o homem de paz, comecem a trabalhar imediatamente com ele. Se ele responder à vossa mensagem continuem trabalhando com ele. Caso não encontrem ninguém naquele local, sacudam a poeira das vossas sandálias e dirijam-se a outra vila. Quem é o “homem de paz” em qualquer vila? Pode também ser uma mulher de paz. São pessoas de respeito , abertas e influentes. Eles não precisam ser, necessariamente, cristãos. De fato eles podem ser mulçumanos, mas eles estão abertos e são influentes. Então você pode trabalhar com eles para atacar os cinco gigantes – atacar os cinco gigantes não tem nada a ver com pregar o Evangelho da Graça de Deus – e isso irá produzir uma segunda Reforma.1

Note que Warren está pronto para se associar a qualquer um que esteja disposto a lutar contra os cinco gigantes que são definidos por ele mesmo como sendo: vazio espiritual, lideranças corruptas, pobreza, doenças e falta de educação formal2. Essa é a mesma atitude das lideranças evangélicas, que estão prontas a se associarem aos católicos romanos quando o assunto é lutar contra os homossexuais, contra o aborto etc. O problema que existe nisso tudo é que a força dessa propalada “reforma” não procede do poder do Espírito Santo nem da força da Palavra Viva de Deus que é o Senhor Jesus nem da Palavra Escrita de Deus que é a Bíblia Sagrada. A força desses movimentos procede da organização política, ou seja, do próprio homem.

Outro estadunidense muito interessado em reformar a Igreja é C. Perter Wagner, que é o guru do movimento apostólico moderno. De acordo com Wagner, a solução para Igreja – não sabia que a Igreja, o Corpo de Cristo, estava passando por algum tipo de problema – é a presença de apóstolos que falem de forma autoritativa para a igreja. Nesse contexto ele elogia, inclusive, os apóstolos católicos romanos como exemplos. O fato é que Peter Wagner e seus seguidores – sejam apóstolos sejam profetas – não demonstram nenhuma consideração pela Palavra de Deus, exatamente como está acostumada a proceder a Igreja Católica Romana. Isso torna a migração de volta para os velhos caminhos da idolatria mais fácil!

Não é difícil notar que muitos autores brasileiros contemporâneos, estão assumindo posições cada vez mais claras contra as doutrinas reformadas e a exegese bíblica sadia, alegando que o Espírito Santo pode guiá-los melhor do que Jesus e a Bíblia. Coitados. Ainda não aprenderiam o básico dos básicos que é: Tenho ainda muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora; quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir. Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar. Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso é que vos disse que há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar – João 16:12-15. O Espírito Santo não vão contra aquilo que Jesus e a Bíblia ensinam. Por isso um dos lemas da Reforma Protestante era Sola Scriptura.
Outro elemento perverso e pervasivo que se originou, nos últimos anos, na terra do Tio Sam atende pelo curioso nome de “Igreja Emergente”. Os argumentos usados pelos defensores da Igreja Emergente para chutar para escanteio a Palavra de Deus, são exatamente os mesmo utilizados por séculos pela Igreja Católica Romana. Isso acontece por um simples motivo: os emergentes rejeitam a forma de fazer teologia baseada na sistematização da verdade e com isso tornam o princípio reformado de Sola Sriptura impossível de ser adotado. De fato, os emergentes consideram os verdadeiros crentes como “ingênuos” por ainda acreditarem nas Escrituras como sendo proposicionais e inerrantes. A postura que adotam é de agnosticismo, no mínimo curioso, onde não se cansam de afirmar: não podemos saber, não podemos saber, não podemos saber. Ora as consequências disso são óbvias. Uma vez que a Palavra de Deus é deixada de lado, não existe nenhum impedimento para um retorno para a igreja romana. O argumento é simples: em vez da Palavra de Deus, vamos adotar tradições religiosas. Nesse caso, quanto mais antiga for a tradição, melhor.

Outro guru é o autor popular Dallas Willard. Ele tem se empenhado em conduzir muitos seguidores a adotarem práticas monásticas medievais – católicas romanas – que ele mesmo admite, não podem ser encontradas na Bíblia3. Willard rejeita o conceito reformado de Sola Scriptura porque considera as igrejas que adotam essa forma de agir como enormes fracassos. De acordo com Willard o ensinamento centrado na Bíblia fracassou porque o evangelho pregado baseado exclusivamente nas Escrituras mantém uma relação muito distante com o nosso corpo físico. A solução? Encontrar na história da igreja práticas que realmente funcionam. Que práticas seriam essas? Willard afirma que são as práticas adotadas pelos místicos católicos. Coitado, nunca aprendeu que essas práticas, apesar da aparência não possuem nenhuma eficácia contra a sensualidade conforme afirma o apóstolo Paulo em Colossenses 2:20-23, onde lemos:

Se morrestes com Cristo para os rudimentos do mundo, por que, como se vivêsseis no mundo, vos sujeitais a ordenanças: não manuseies isto, não proves aquilo, não toques aquiloutro, segundo os preceitos e doutrinas dos homens? Pois que todas estas coisas, com o uso, se destroem. Tais coisas, com efeito, têm aparência de sabedoria, como culto de si mesmo, e de falsa humildade, e de rigor ascético; todavia, não têm valor algum contra a sensualidade.

A sugestão de Willard nega a dependência que o crente deve ter na Palavra de Deus. Em vez disso, tal dependência deve ser substituída pelas práticas doentias de místicos católicos. Para que fique claro quão doentias são essas práticas, recentemente foi anunciado que sua santidade, o papa João Paulo II costumava se flagelar – chicotear – como uma forma de se purificar. Pobre diabo, nunca entendeu a completa extensão do sacrifício de Jesus Cristo a nosso favor. Ele ainda acreditava que precisava se purificar a si próprio por não acreditar na purificação oferecida pelo preciso sangue de Jesus conforme lemos em 1 João 1:7-10:

Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado. Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. Se dissermos que não temos cometido pecado, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós.

Para Willard, o Espírito Santo se esqueceu de inspirar os autores bíblicos para que escrevessem acerca das disciplinas necessárias para sermos bem sucedidos como cristãos. Essas disciplinas nos vieram através de personagens bem intencionados da Igreja Católica Romana, mas completamente enganados pelo Diabo, cujo objetivo principal é negar a eficácia da obra redentora de Cristo, sugerindo a necessidade de adicionarmos obras e esforço humano ao que Cristo fez, se realmente desejamos alcançar a verdadeira santidade. É nessa grossa mentira que se sustenta todo o processo de beatificação e santificação da Igreja Católica Romana, quando a Bíblia declara que todo crente é SANTO!

Note caro leitor a tremenda semelhança que une os evangélicos aos católicos:

• Os católicos jogaram fora a Bíblia e procuram inspiração para a vida cristã na vida dos santos místicos católicos.

• Os evangélicos abandonaram a Bíblia e em seu lugar entronizaram apóstolos, profetas e pastores ridículos falando apenas bobagens de coisas que não entendem absolutamente nada.

Como a tradição católica é mais antiga, a mesma se torna extremamente atraente para os evangélicos que estão começando a cansar das apostoladas e profetadas de araque a que se submeteram voluntariamente por algumas décadas. Muitos estão, agora mesmo, considerando a real possibilidade de voltar para a igreja romana. Esse é o motivo porque a igreja romana não se incomoda em comparecer a eventos organizados por evangélicos. Ela possui séculos de experiência em enganar os otários que realmente odeia, mas finge gostar. Seu desejo é atrair de volta aqueles que a abandonaram para escravizá-los novamente.

Quanto aos evangélicos não precisam se preocupar em reinventar a roda. Se não confiam na Palavra de Deus, podem sentir plena liberdade e buscar socorro no velho, herético e idólatra misticismo católico romano.

Willard considera a solitude monástica fundamental para o crescimento espiritual. Estranho, muito estranho mesmo que Deus tivesse enviado seu filho para nos unir a Cristo e uns aos outros de forma indelével, quando, segundo Willard, o propósito de Deus foi que vivêssemos em isolamento e solitude. Veja o que Paulo diz em Efésios 2:11-22:

11 Portanto, lembrai-vos de que, outrora, vós, gentios na carne, chamados incircuncisão por aqueles que se intitulam circuncisos, na carne, por mãos humanas,

12 naquele tempo, estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança e sem Deus no mundo.

13 Mas, agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, fostes aproximados pelo sangue de Cristo.

14 Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um; e, tendo derribado a parede da separação que estava no meio, a inimizade,

15 aboliu, na sua carne, a lei dos mandamentos na forma de ordenanças, para que dos dois criasse, em si mesmo, um novo homem, fazendo a paz,

16 e reconciliasse ambos em um só corpo com Deus, por intermédio da cruz, destruindo por ela a inimizade.

17 E, vindo, evangelizou paz a vós outros que estáveis longe e paz também aos que estavam perto;

18 porque, por ele, ambos temos acesso ao Pai em um Espírito.

19 Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus,

20 edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular;

21 no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para santuário dedicado ao Senhor,

22 no qual também vós juntamente estais sendo edificados para habitação de Deus no Espírito.

Uma vez desprezada a palavra de Deus, então as possibilidades de busca são ilimitadas, como todas as tolices existentes tanto no campo católico quanto evangélico são suficientes para provar. Para Rick Warren, a Igreja Emergente, C. Peter Wagner, Dallas Willard, a liderança evangélica e a Igreja Católica Romana as Escrituras não são suficientes. Precisamos de invenções humanas se queremos alcançar a verdadeira santidade. A intenção de todos eles é atrair o público oferecendo uma falsa espiritualidade para pessoas que não experimentaram uma verdadeira conversão. As práticas místicas oferecidas pelos santos católicos ou pelos apóstolos e profetas evangélicos não são exclusivas da cristandade. De fato, elas são muito comuns em todo o Oriente, seja no meio dos mulçumanos, dos hindus, dos budistas etc. O que tem atraído evangélicos para esse segmento do catolicismo é a falta da pregação da genuína Palavra de Deus, que foi substituída por apresentações melodramáticas e fantasiosas de pessoas à beira a demência em cultos que, muitas vezes, mais se parecem com reuniões de umbanda. A falta de pregação da Palavra de Deus acabou por encher as igrejas evangélicas de pessoas não regeneradas que estão ali apenas em busca da “benção”, mas não têm nenhum interesse em manter um relacionamento constante com Deus e Jesus Cristo. Mas através das práticas místicas é possível se “experimentar” uma proximidade de deus, mesmo quando a pessoa não tem interesse de caminhar com Deus em seu dia a dia.

Você Poderá acessar a segunda parte desse estudo aqui:

http://ograndedialogo.blogspot.com/2011/07/por-que-evangelicos-estao-retornando-ao_21.html

Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis 

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

Um comentário:

  1. Todo o Brasil esta decepcionado com os exemplos dos presidentes catolicos; Dilma e Fernando collor expulsados do poder por corrupc,ao.
    Nunca mais regressar ao Catolicismo. No futuro os evangelicos escreveremos nossa historia. Deus nos levante um Brasil melhor com Deus eterno Adonai - fora aos idolatras paganos...

    ResponderExcluir