sexta-feira, 17 de agosto de 2012

ESTUDOS PARA CASAIS - ESTUDO 003 - NECESSIDADES E PROBLEMAS DA MULHER — Parte 1



Estes estudos são parte de uma série de palestras que estamos ministrando nas reuniões de casais da nossa igreja. Os estudos anteriores podem ser encontrados nos links abaixo:

  • Homens odeiam serem atacados, especialmente por aquelas que são suas companheiras. Um pouco de reafirmação amorosa, mesmo em doses esparsas, vai longe e causa, no longo prazo mudanças significativas no comportamento do homem. Por outro lado, qualquer condenação abre uma cratera no relacionamento. 
  • Já temos visto que a mulher foi feita por Deus para ser uma עֵזֶר èzer – “Auxiliadora” alguém que ajuda ou serve de socorro – ver Gênesis 2:20. E enfatizamos que o homem precisa de ajuda! Infeliz o homem que acha que acha que não precisa do auxílio de uma companheira.
  • Por outro lado, todas as vezes que a mulher deixa de lado o papel de auxiliadora para tentar assumir o papel de líder da relação, duas coisas acontecem:
Ø  Em primeiro lugar ela se torna infeliz porque esse não é o papel dela. Isso faz com que a mesma se sinta, além de muito infeliz, muito insegura. Insegurança, lembre-se bem dessa palavra.
  • Em segundo lugar ela faz seu marido muito infeliz e começa a plantar um monte de idéias na cabeça dele que irão deixá-la cada vez mais insegura, quando ele começar a manifestar algumas dessas ideias.
  • A Bíblia é bem clara: para o próprio bem da mulher o homem foi feito o “cabeça da relação” – ver 1 Coríntios 11:3. Mas as palavras podem significar muitas coisas como já sabemos nessa altura do campeonato. A forma mais natural e interessante para os homens se imaginarem como cabeças é que são eles que devem mandar. Muitos homens acreditam nisso e pior, muitas mulheres também. Mas temos que nos lembrar que estamos lidando com verdades bíblicas e não com o conhecimento mundano. Na Bíblia, normalmente as coisas estão de cabeça para baixo quando comparadas com as idéias do mundo. Assim, quando a Bíblia diz que “o homem, é o cabeça da mulher”, também diz que “Cristo o cabeça de todo homem”. E diz mais ainda.
  • Os maridos, como cabeças, devem amar suas esposas da mesma forma como Cristo, como cabeça, ama a Igreja. E de que maneira Cristo estabelece esse exemplo? A resposta está em Efésios 5:25: Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela. Portanto, biblicamente falando, ser cabeça não tem nada a ver com mandar na outra pessoa e sim se dispor a servir aquela outra pessoa até a morte. Quantas mulheres que estão aqui hoje à noite estão dispostas a seguir um homem que as ame, e que esteja disposto a servi-las completamente, a ponto de dar sua própria vida, se necessário, para agradá-la?
  • Agora vamos falar a verdade: São bem poucos os homens que estão dispostos a agir assim e muitas mulheres também não desejam mudar. Elas querem controlar e não largam a rapadura apesar de já estarem com vários dentes quebrados. Dessa maneira, o casamento não tem mesmo muito futuro. O mesmo irá apenas degenerar.
  • O que leva uma mulher a querer ser dominadora no relacionamento: A INSEGURANÇA. A necessidade de Segurança é uma das maiores necessidades emocionais que as mulheres possuem. De onde procede a segurança da mulher? Basicamente de duas fontes:
Ø  Primeiro do homem que ela ama, admira e confia.
Ø  Da fé inabalável que as mulheres têm si mesmas como pessoas. Esse sentido é muito mais forte na mulher do que no homem.
  • Podemos resumir o que temos dito até aqui da seguinte maneira: Se ao invés de entrar em pânico e querer tomar as rédeas em suas próprias mãos, a mulher assumir seu papel de עֵזֶר èzer – “Auxiliadora”, e oferecer  apoio emocional amoroso, o marido terá uma “chance” muito maior de sucesso. A última coisa que o homem do século XXI está disposto a enfrentar é chegar em casa e encontrar uma inundação de críticas e acusações. Muitos maridos fazem qualquer coisa para não ter que ficar ouvindo suas mulheres ralhando, ao mesmo tempo em que começam a ter idéias acerca do que fazer com aquela situação – de separação até homicídio. Mulheres ouçam isso: a última coisa que você pode querer na vida é se tronar inimiga do seu companheiro. Essa é uma verdadeira armadilha e, geralmente, é muito profunda. Uma vez dentro dela é quase impossível conseguir sair. 
  • Mulheres não são pessoas fáceis. O próprio Freud disse o seguinte: “depois de estudá-las por mais de trinta anos, eu me pergunto: O que é que as mulheres desejam?”
  • A dificuldade de conseguirmos um casamento bem sucedido e feliz é constituída do fato de que homens e mulheres são, por causa do egoísmo intrínseco, completamente incompatíveis no que diz respeito aos seus alvos, necessidades, emoções e impulsos. Esse egoísmo precisa ser liquidado. Jesus diz o seguinte: Lucas 9:23  Dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me.
  • Note as palavras do mestre:
Ø  A si mesmo se negue. Diga não para você mesmo para suas vontades.
Ø  Dia a dia tome sua cruz. É uma metáfora, “por isso poder ser dia a dia”. A cruz é o instrumento terminal da nossa vida egoísta.
Ø  Siga-me. Seguir a Jesus, para a mulher significa assumir o papel de “Auxiliadora” e para o homem de “cabeça” como aquele que está disposto a amar sua esposa até a própria morte.
O Autor Oswald Swarz em seu livro The Psychology of Sex apresenta uma lista de alguns traços femininos que podem ser geralmente observados: passividade, emotividade, falta de interesses abstratos, maior intensidade de relacionamentos pessoais, receptividade, submissão, realismo prático, sexualidade, senso de variedade, inclinação à inveja e ao ciúme, senso moral mais fraco, timidez, acanhamento, pudor, compaixão, espírito brincalhão, amor por crianças, castidade, hipocrisia e modéstia. No próximo estudo iremos abordar essas questões e muitas outras.


ESTUDOS ANTERIORES SOBRE O RELACIONAMENTO A DOIS

000 – NÃO DEIXE SEU CASAMENTO NAUFRAGAR

001 – DIFERENÇAS ENTRE O HOMEM E A MULHER – PARTE 1

002 – DIFERENÇAS ENTRE O HOMEM E A MULHER – PARTE 2

003 – NECESSIDADES E PROBLEMAS DA MULHER – PARTE 1

004 – NECESSIDADES E PROBLEMAS DA MULHER – PARTE 2

005 — NECESSIDADES E PROBLEMAS DO HOMEM — Parte 1

006 — NECESSIDADES E PROBLEMAS DO HOMEM — Parte 2
007 — NECESSIDADES E PROBLEMAS DO HOMEM — Parte 3

008 — NECESSIDADES E PROBLEMAS DO HOMEM — Parte 4

009 — NECESSIDADES E PROBLEMAS DO HOMEM — Parte 5

010 — NECESSIDADES E PROBLEMAS DO HOMEM — Parte 6

011 — NECESSIDADES E PROBLEMAS DO HOMEM — Parte 7 — Final

012 — O HOMEM COM GUARDADOR E CULTIVADOR DO CASAMENTO

013 — ENTENDENDO A SUBMISSÃO DO PONTO DE VISTA BÍBLICO

014 — ENTENDENDO QUE HOMENS E MULHERES SÃO IGUAIS, MAS DIFERENTES

015 — SEGREDOS, SEGREDOS, SEGREDOS: O MAIOR DE TODOS ELES

016 — COMO OS MARIDOS MAGOAM AS ESPOSAS – PARTE 1

017 — COMO OS MARIDOS MAGOAM AS ESPOSAS – PARTE 2

018 — COMO SER A MULHER QUE DEUS DESEJA QUE VOCÊ SEJA — PARTE 1

019 — COMO SER A MULHER QUE DEUS DESEJA QUE VOCÊ SEJA — PARTE 2

020 — COMO AMAR SUA MULHER DO JEITO QUE ELA GOSTARIA DE SER AMADA — Parte 1

021 — COMO AMAR SUA MULHER DO JEITO QUE ELA GOSTARIA DE SER AMADA — Parte 2

022 — COMO AMAR SUA MULHER DO JEITO QUE ELA GOSTARIA DE SER AMADA — Parte 3

023 — CONFLITOS QUE PREJUDICAM O CASAMENTO — PARTE 001 — O CIÚME

024 — CONFLITOS QUE PREJUDICAM O CASAMENTO — PARTE 002 – AS MULHERES E O RELACIONAMENTO COM SEUS PAIS

025 — CONFLITOS QUE PREJUDICAM O CASAMENTO — PARTE 003 – ELEVANDO NOSSO GRAU DE TOLERÂNCIA

026 — CONFLITOS QUE PREJUDICAM O CASAMENTO — PARTE 004 – CUIDANDO DAS NECESSIDADES DO OUTRO PARA EVITAR O DIVÓRCIO

027 — A INCOMPATIBILIDADE NO CASAMENTO PARTE 001 — LIDANDO COM O CIÚME

028 — A INCOMPATIBILIDADE NO CASAMENTO PARTE 002

029 — A INCOMPATIBILIDADE NO CASAMENTO PARTE 003

030 — A INCOMPATIBILIDADE NO CASAMENTO PARTE 004

031 — A INCOMPATIBILIDADE NO CASAMENTO PARTE 005

032 — SEXUALIDADE HUMANA: FATORES QUE NÃO PODEMOS ESQUECER — PARTE 001

033 — SEXUALIDADE HUMANA: FATORES QUE NÃO PODEMOS ESQUECER — PARTE 002

034 — SEXUALIDADE HUMANA: FATORES QUE NÃO PODEMOS ESQUECER — PARTE 003

035 — SEXUALIDADE HUMANA: FATORES QUE NÃO PODEMOS ESQUECER — PARTE 004

036 — SEXUALIDADE HUMANA: FATORES QUE NÃO PODEMOS ESQUECER — PARTE 005 — OS MALES QUE O ADULTÉRIO TRAZ

037 — SEXUALIDADE HUMANA: FATORES QUE NÃO PODEMOS ESQUECER — PARTE 006 — A NECESSIDADE DE VERDADEIRO ARREPENDIMENTO EM CASOS DE ADULTÉRIO

038 — DIFERENÇAS FUNDAMENTAIS ENTRE AS NECESSIDADES DOS HOMENS E DAS MULHERES

039 — A IMPORTÂNCIA DA AUTOIMAGEM NO CASAMENTO — PARTE 001 — COMO VOCÊ SE VÊ?
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2016/10/estudo-040-importancia-da-autoimagem-no.html

Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:]


Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário