sexta-feira, 5 de abril de 2013

EDUCAÇÃO CRISTÃ - ESTUDO 002 - - A Excelência da Vida Pessoal Daqueles que Desejam Ensinar - PARTE 2



IV. A Necessidade da Santificação Pessoal.

As expressões hebraicas קֹּדֶשׁqodesh – santidade e קָדֹשׁqadosh – santo, ocorrem, pela primeira vez em Êxodo 15:11 e 29:21 respectivamente. Mas, como disse Gerhardus Vos: “a santidade de Deus é aplicável e co-extensiva com tudo que seja atributo de Deus”.[1] Sim, o Deus Eterno e Todo Poderoso é também um Deus santo. E esse conceito de santidade é único e exclusivo ao Deus revelado na Bíblia. Não existe nenhum registro histórico, anterior à revelação dada a Moisés, onde uma divindade da Antiguidade definisse a si mesma, como sendo santa, como é o caso específico do Deus Eterno em

Levítico 11:44

Eu sou o SENHOR, vosso Deus; portanto, vós vos consagrareis e sereis santos, porque eu sou santo; e não vos contaminareis por nenhum enxame de criaturas que se arrastam sobre a terra.

Como tal, Deus é intrinsecamente santo e chama seu povo para ser santo também. Para nos ajudar a andar em santidade, Deus nos oferece um padrão pelo qual podemos aferir nosso nível de obediência à Sua santa vontade – Sua Palavra, como revelada em Jesus – a Palavra Viva de Deus - e a Bíblia – a Palavra Escrita de Deus. Como um ser santo, Deus é completamente isento de quaisquer imperfeições e das fraquezas que são comuns aos seres humanos

Oséias 11:9

Não executarei o furor da minha ira; não tornarei para destruir a Efraim, porque eu sou Deus e não homem, o Santo no meio de ti; não voltarei em ira.

E nós podemos contar com seu caráter imutável:

Malaquias 3:6

Porque eu, o SENHOR, não mudo; por isso, vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos.

Bem como com sua fidelidade em santidade:

Salmos 22:3—5.

3 Contudo, tu és santo, entronizado entre os louvores de Israel.

4 Nossos pais confiaram em ti; confiaram, e os livraste.

5 A ti clamaram e se livraram; confiaram em ti e não foram confundidos.

O profeta Habacuque reconhece que a santidade do SENHOR é desde a eternidade:

Habacuque 1:12

Não és tu desde a eternidade, ó SENHOR, meu Deus, ó meu Santo? Não morreremos. Ó SENHOR, para executar juízo, puseste aquele povo; tu, ó Rocha, o fundaste para servir de disciplina.

Muitas vezes, no Antigo Testamento, o Eterno é chamado de קְדוֹשׁ יִשְׂרָאֵלqedosh Israel – o Santo de Israel. Esta expressão é utilizada, de modo muito especial, pelo profeta Isaías – 25 vezes - porque ele desejava contrastar a santidade de Deus com a horrorosa pecaminosidade do povo de Israel daqueles dias. Era a intenção do profeta Isaías, ao utilizar esta expressão, demonstrar a absoluta separação entre Deus e o mal: ver

Isaías 1:2—6
2 Ouvi, ó céus, e dá ouvidos, ó terra, porque o SENHOR é quem fala: Criei filhos e os engrandeci, mas eles estão revoltados contra mim.

3 O boi conhece o seu possuidor, e o jumento, o dono da sua manjedoura; mas Israel não tem conhecimento, o meu povo não entende.

4 Ai desta nação pecaminosa, povo carregado de iniqüidade, raça de malignos, filhos corruptores; abandonaram o SENHOR, blasfemaram do Santo de Israel, voltaram para trás.

5 Por que haveis de ainda ser feridos, visto que continuais em rebeldia? Toda a cabeça está doente, e todo o coração, enfermo.

6 Desde a planta do pé até à cabeça não há nele coisa sã, senão feridas, contusões e chagas inflamadas, umas e outras não espremidas, nem atadas, nem amolecidas com óleo.

Isaías 30:8—11

8 Naquele dia, diz o SENHOR dos Exércitos, eu quebrarei o seu jugo de sobre o teu pescoço e quebrarei os teus canzis; e nunca mais estrangeiros farão escravo este povo,

9 que servirá ao SENHOR, seu Deus, como também a Davi, seu rei, que lhe levantarei.

10 Não temas, pois, servo meu, Jacó, diz o SENHOR, nem te espantes, ó Israel; pois eis que te livrarei das terras de longe e à tua descendência, da terra do exílio; Jacó voltará e ficará tranqüilo e em sossego; e não haverá quem o atemorize.

11 Porque eu sou contigo, diz o SENHOR, para salvar-te; por isso, darei cabo de todas as nações entre as quais te espalhei; de ti, porém, não darei cabo, mas castigar-te-ei em justa medida e de todo não te inocentarei.

Isaías 59:2.

Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça.


          O Sociólogo e Teólogo francês Jaques Ellul

Quando olhamos tantas mentiras, tantas maldades e tantas perversões praticadas em nome de Deus, em nossos dias, não temos como evitar a pergunta: Como foi possível dentro da história do Cristianismo, o surgimento de uma sociedade, de uma cultura e de uma civilização até, que são o exato oposto daquilo que podemos ler na Bíblia, seja na lei de Deus, nos profetas, nos ensinos de Jesus ou nos escritos de Paulo[2]”? Invencionices, bizarrices, contrabando de dólares, roubos de gravatas, práticas de pedofilia e outras verdadeiras loucuras são, pó si mesmas, autoevidentes. Como pode o Deus Santo estar no meio de coisas como estas? No entanto, estas pessoas alegam que Deus está no meio delas abençoando, cuidando, curando e fazendo e acontecendo. Não nos deixemos enganar. Deus exige uma vida de santidade de nossa parte se queremos, de fato, agradá-Lo. Cultos monumentais com grandes concentrações, louvores maravilhosos e manifestações de portentos, não são prova de nada em absoluto, quando o quesito é santidade. O povo de Israel, dos dias de Isaías, oferecia um culto impecável a Deus. Mas o Senhor não aceitava aquela manifestação concreta de hipocrisia, porque conhecia o coração deles. Deus não se deixava enganar como nós e milhões de outros, se deixam enganar com falsas representações externas de devoção e santidade:

Isaías 1:10—17

10 Ouvi a palavra do SENHOR, vós, príncipes de Sodoma; prestai ouvidos à lei do nosso Deus, vós, povo de Gomorra.

11 De que me serve a mim a multidão de vossos sacrifícios? —diz o SENHOR. Estou farto dos holocaustos de carneiros e da gordura de animais cevados e não me agrado do sangue de novilhos, nem de cordeiros, nem de bodes.

12 Quando vindes para comparecer perante mim, quem vos requereu o só pisardes os meus átrios?

13 Não continueis a trazer ofertas vãs; o incenso é para mim abominação, e também as Festas da Lua Nova, os sábados, e a convocação das congregações; não posso suportar iniquidade associada ao ajuntamento solene.

14 As vossas Festas da Lua Nova e as vossas solenidades, a minha alma as aborrece; já me são pesadas; estou cansado de as sofrer.

15 Pelo que, quando estendeis as mãos, escondo de vós os olhos; sim, quando multiplicais as vossas orações, não as ouço, porque as vossas mãos estão cheias de sangue.

16 Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos; cessai de fazer o mal.

17 Aprendei a fazer o bem; atendei à justiça, repreendei ao opressor; defendei o direito do órfão, pleiteai a causa das viúvas.

A santidade em que Deus existe e, para a qual nos chama, é inviolável e nela não pode existir nada que seja profano – não santo. É a santidade de Deus que se constitui na base dos conceitos éticos de santidade aos quais precisamos estar atentos. Pelo fato de Deus ser santo, os israelitas não poderiam servi-Lo imitando as práticas idólatras dos povos que habitavam na terra de Canaã

Josué 24:19—25

19  Então, Josué disse ao povo: Não podereis servir ao SENHOR, porquanto é Deus santo, Deus zeloso, que não perdoará a vossa transgressão nem os vossos pecados.

20 Se deixardes o SENHOR e servirdes a deuses estranhos, então, se voltará, e vos fará mal, e vos consumirá, depois de vos ter feito bem.

21 Então, disse o povo a Josué: Não; antes, serviremos ao SENHOR.

22 Josué disse ao povo: Sois testemunhas contra vós mesmos de que escolhestes o SENHOR para o servir. E disseram: Nós o somos.

23 Agora, pois, deitai fora os deuses estranhos que há no meio de vós e inclinai o coração ao SENHOR, Deus de Israel.

24 Disse o povo a Josué: Ao SENHOR, nosso Deus, serviremos e obedeceremos à sua voz.

25 Assim, naquele dia, fez Josué aliança com o povo e lha pôs por estatuto e direito em Siquém.

Além de deitar fora os ídolos, Deus esperava que eles se separassem, na prática, de tudo aquilo que não era santo:

Levítico 11:45

Eu sou o SENHOR, que vos faço subir da terra do Egito, para que eu seja vosso Deus; portanto, vós sereis santos, porque eu sou santo.

Deuteronômio 28:9

O SENHOR te constituirá para si em povo santo, como te tem jurado, quando guardares os mandamentos do SENHOR, teu Deus, e andares nos seus caminhos.

Deus lhes impôs obrigações para impedi-los de se envolver nas práticas comuns dos povos ao redor:

Levítico 19:2—4

2 Fala a toda a congregação dos filhos de Israel e dize-lhes: Santos sereis, porque eu, o SENHOR, vosso Deus, sou santo.

3 Cada um respeitará a sua mãe e o seu pai e guardará os meus sábados. Eu sou o SENHOR, vosso Deus.

4 Não vos virareis para os ídolos, nem vos fareis deuses de fundição. Eu sou o SENHOR, vosso Deus.

Levítico 20:6—7

6 Quando alguém se virar para os necromantes e feiticeiros, para se prostituir com eles, eu me voltarei contra ele e o eliminarei do meio do seu povo.

7 Portanto, santificai-vos e sede santos, pois eu sou o SENHOR, vosso Deus.
Números 15:37—40

37 Disse o SENHOR a Moisés:

38 Fala aos filhos de Israel e dize-lhes que nos cantos das suas vestes façam borlas pelas suas gerações; e as borlas em cada canto, presas por um cordão azul.

39 E as borlas estarão ali para que, vendo-as, vos lembreis de todos os mandamentos do SENHOR e os cumprais; não seguireis os desejos do vosso coração, nem os dos vossos olhos, após os quais andais adulterando,

40 para que vos lembreis de todos os meus mandamentos, e os cumprais, e santos sereis a vosso Deus.

O chamado deles para uma vida de santidade estava baseado no fato de que eles tinham se tornado uma possessão do Deus Eterno, porque Deus mesmo os havia separado das outras nações:

Levítico 20:26

Ser-me-eis santos, porque eu, o SENHOR, sou santo e separei-vos dos povos, para serdes meus.

Deuteronômio 7:6

Porque tu és povo santo ao SENHOR, teu Deus; o SENHOR, teu Deus, te escolheu, para que lhe fosses o seu povo próprio, de todos os povos que há sobre a terra.

Deuteronômio14:2

Porque sois povo santo ao SENHOR, vosso Deus, e o SENHOR vos escolheu de todos os povos que há sobre a face da terra, para lhe serdes seu povo próprio.

Deuteronômio 26:16—19

16 Hoje, o SENHOR, teu Deus, te manda cumprir estes estatutos e juízos; guarda-os, pois, e cumpre-os de todo o teu coração e de toda a tua alma.

17 Hoje, fizeste o SENHOR declarar que te será por Deus, e que andarás nos seus caminhos, e guardarás os seus estatutos, e os seus mandamentos, e os seus juízos, e darás ouvidos à sua voz.

18 E o SENHOR, hoje, te fez dizer que lhe serás por povo seu próprio, como te disse, e que guardarás todos os seus mandamentos.

19 Para, assim, te exaltar em louvor, renome e glória sobre todas as nações que fez e para que sejas povo santo ao SENHOR, teu Deus, como tem dito.

Deus chama Seu povo para viver em santidade, porque é impossível pensar que um Deus que é triplamente santo

Isaías 6:3

E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, santo, santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória.

possa tolerar o pecado. É exatamente nisso em que consiste a maravilhosa graça de Deus: pegar pecadores como nós somos e nos transformar, dia a dia, em pessoas que reflitam a exata imagem do Senhor Jesus:

Efésios 1:6

Para louvor da glória de sua graça, que ele nos concedeu gratuitamente no Amado,

Efésios 4:13

Até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo.

2 Coríntios 3:18

E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito.

Para garantir que o chamado à santidade seria funcional o Senhor impôs, ao povo de Israel, certas restrições como podemos ver em

Levítico 11:44—45

44 Eu sou o SENHOR, vosso Deus; portanto, vós vos consagrareis e sereis santos, porque eu sou santo; e não vos contaminareis por nenhum enxame de criaturas que se arrastam sobre a terra.

45 Eu sou o SENHOR, que vos faço subir da terra do Egito, para que eu seja vosso Deus; portanto, vós sereis santos, porque eu sou santo.

Levítico 19:2

Fala a toda a congregação dos filhos de Israel e dize-lhes: Santos sereis, porque eu, o SENHOR, vosso Deus, sou santo.

Deuteronômio 14:2, 21

2 Porque sois povo santo ao SENHOR, vosso Deus, e o SENHOR vos escolheu de todos os povos que há sobre a face da terra, para lhe serdes seu povo próprio.

21 Não comereis nenhum animal que morreu por si. Podereis dá-lo ao estrangeiro que está dentro da tua cidade, para que o coma, ou vendê-lo ao estranho, porquanto sois povo santo ao SENHOR, vosso Deus. Não cozerás o cabrito no leite da sua própria mãe.

Números 15:40

Para que vos lembreis de todos os meus mandamentos, e os cumprais, e santos sereis a vosso Deus.

O todo da vida dos Israelitas era visto como parte do processo de santificação. Até mesmo os dejetos humanos precisavam ser dispensados de modo apropriado por causa do Senhor

Deuteronômio 23:13—14

13 Dentre as tuas armas terás um porrete; e, quando te abaixares fora, cavarás com ele e, volvendo-te, cobrirás o que defecaste.

14 Porquanto o SENHOR, teu Deus, anda no meio do teu acampamento para te livrar e para entregar-te os teus inimigos; portanto, o teu acampamento será santo, para que ele não veja em ti coisa indecente e se aparte de ti.

Estas instruções foram dadas aos israelitas através de Moisés entre 1400—1200 a.C. Quanto pensamos que os europeus – aqueles que desejam nos ensinar moral e bons costumes - até o século XVII costumavam fazer suas necessidades fisiológicas dentro das suas casas e depois atirá-las no meio das ruas, não temos como não nos admirar da revelação divina, como manifestada a um povo que se encontrava em pleno deserto, cerca de 3500 anos atrás.

Essas realidades devem nos ajudar a compreender que Deus odeia o pecado e precisa punir o mesmo

Isaías 5:16 e 24

16 Mas o SENHOR dos Exércitos é exaltado em juízo; e Deus, o Santo, é santificado em justiça.

24 Pelo que, como a língua de fogo consome o restolho, e a erva seca se desfaz pela chama, assim será a sua raiz como podridão, e a sua flor se esvaecerá como pó; porquanto rejeitaram a lei do SENHOR dos Exércitos e desprezaram a palavra do Santo de Israel.

Este mesmo profeta, Isaías, quando teve uma gloriosa visão do Deus Santo reagiu da única maneira possível: 

Então, disse eu: ai de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lábios טְמֵאtemeimpuros – no sentido ético e religioso - e habito no meio de um povo de impuros lábios, e os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos! – Isaías 6:5.

Precisamos compreender muito bem a distinção ensinada pela Bíblia entre a doutrina da Justificação, pela qual somo declarados judicialmente justos e santos pelo próprio Deus e da doutrina da Santificação que é um processo que irá nos acompanha durante toda nossa vida sobre a terra, mas que Deus deseja fazer frutificar todos os dias. Aqueles que se apóiam na Justificação e não se importam com a Santificação estão completamente perdidos e não verão a Deus:

Hebreus 12:14

Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.

A justiça de Cristo é imputada a nós, e Deus a considera como pertencente a nós. Devemos deixar claro que não se trata de nossa própria justiça, mas da justiça de Cristo atribuída a nós mediante a abundância da graça de Deus concedida a nós. Esse é o motivo porque Paulo pode afirmar que Deus fez com que Cristo se tornasse, a nosso favor, em “sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção” – ver 1 Coríntios 1:30. O objetivo da justificação é sermos achados em Cristo, “não tendo justiça própria, que procede de lei, senão a que é mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus, baseada na fé” - Filipenses 3:9. Paulo entende que a justiça que ele tem diante de Deus não é fruto de suas próprias ações, e sim, trata-se da justiça de Deus que vem através de Jesus Cristo:

Romanos 3:21—22

21 Mas agora, sem lei, se manifestou a justiça de Deus testemunhada pela lei e pelos profetas;

22 justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo, para todos e sobre todos os que creem; porque não há distinção.

Essa foi a grande redescoberta da verdade do evangelho feita pelos reformadores que insistiram, que Deus nos declara justos não com base em nossa própria condição de justiça ou santidade, mas com base na perfeita justiça de Cristo, que nos é imputada e considerada por Deus como se pertencesse a nós. Independente do que possam afirmar os apologistas do romanismo, esse foi o ensinamento central que provocou a cisão entre o protestantismo e o catolicismo romano durante a Reforma. Desde o tempo de Martinho Lutero, os protestantes têm insistido que a justificação além de não nos transformar internamente não é uma declaração baseada em qualquer bondade que tenhamos em nós mesmos. É somente nossa hipocrisia e dureza de coração que nos faz pensar que podemos experimentar a santificação absoluta – uma vida sem nenhum pecado – enquanto habitamos esse corpo mortal. Se cairmos na tolice de pensar na justificação como baseada em nossos próprios méritos, nunca chegaremos a demonstrar a confiança de Paulo em Romanos 8:1: “Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.” Jamais poderíamos ter certeza do perdão de Deus, nem confiança para nos aproximar dele – ver Hebreus 10:22. Não seríamos capazes de falar sobre o “dom da justiça” – ver Romanos 5:17 – ou de dizer que “o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor” – ver Romanos 6.23.

O apóstolo Paulo deixa bem claro o seguinte:

Pois esta é a vontade de Deus: a vossa santificação, que vos abstenhais da prostituição; que cada um de vós saiba possuir o próprio corpo em santificação e honra – 1 Tessalonicenses 4:3.

Para obtermos a verdadeira santificação em nossas vidas precisamos prestar muita atenção e nos dedicarmos com grande empenho a três áreas: 

  • Leitura, estudo e prática dos ensinamentos da Bíblia — ver Mateus 4:4; 1 Timóteo 4:13; Tiago 1:22 

  • Vida de oração como o Senhor deseja — ver Lucas 18:1—8 e preste muita atenção nas implicação do verso 8 desse texto; 1 Tessalonicenses 5:17; Mateus 7:7. 
  • Prática de Boas Obras — Em Efésios 2:10 Paulo diz o seguinte: Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas. 

E o próprio Senhor nos incentivou com as seguintes palavras em Mateus 5:16:  Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.

Não temos dúvida que as boas obras a que Jesus se refere no verso acima são aquelas que encontramos alistadas nos versículos anteriores e que estamos acostumados a chamar de “bem aventuranças”. Na realidade essas são as BOAS OBRAS por excelência que o Senhor deseja que pratiquemos. Apenas para nos recordar das mesmas aqui estão: Mateus 5:3—15 –

3 Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus.

4 Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados.

5 Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra.

6 Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos.

7 Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.

8 Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus.

9 Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus.

10 Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus.

11 Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós.

12 Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós.

13 Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens.

14 Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte;

15 nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa.

Essas são as Boas Obras preferenciais que devemos praticar todos os dias para aperfeiçoarmos nossa santificação. São essas as características principais que precisamos ensinar nossos alunos a cultivarem, à medida que observam as mesmas sendo cuidadas, com empenho, em nossas próprias vidas.
OUTROS ESTUDOS ACERCA DE EDUCAÇÃO CRISTÃ

001 — A EXCELÊNCIA DA VIDA PESSOAL DAQUELES QUE DESEJAM ENSINAR — PARTE 001

002 — A EXCELÊNCIA DA VIDA PESSOAL DAQUELES QUE DESEJAM ENSINAR — PARTE 002

003 —A EXCELÊNCIA DA VIDA PESSOAL DAQUELES QUE DESEJAM ENSINAR — PARTE 003

004 — A IMPORTÂNCIA DA ALIANÇA COM DEUS

005 — OS ALVOS DA EDUCAÇÃO CRISTÃ

006 — A IGREJA NO PRINCÍPIO DO SÉCULO XXI – PARTE 001 — INTRODUÇÃO — OS COLONIZADORES VÊM EM NOME DE DEUS

007 — A IGREJA NO PRINCÍPIO DO SÉCULO XXI – PARTE 002 — NOSSAS ESCOLAS TEOLÓGICAS

008 — A IGREJA NO PRINCÍPIO DO SÉCULO XXI – PARTE 003 — IGREJAS CORPORATIVISTAS E INSTITUCIONALIZADAS E EDUCAÇÃO CRISTÃ PADRONIZADA

009 — A IGREJA NO PRINCÍPIO DO SÉCULO XXI – PARTE 004 — CONSUMISMO E CELEBRITISMO

010 — O PROPÓSITO SINGULAR DE DEUS PARA OS NOSSOS DIAS

011 — A PALAVRA IGREJA NO NOVO TESTAMENTO

012 — A EXPRESSÃO GREGA “EM CRISTO” — ἐν Χριστῷ

013 — O ENSINO DO NOVO TESTAMENTO ACERCA DA IGREJA

014 — O ENSINO DO NOVO TESTAMENTO ACERCA DA IGREJA — Parte 002

015 — O ENSINO DO NOVO TESTAMENTO ACERCA DA IGREJA — Parte 003
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2016/09/educacao-crista-estudo-015-o-que-o-novo.html
016 — O ENSINO DO NOVO TESTAMENTO ACERCA DA IGREJA — Parte 004 — A IGREJA COMO PLENITUDE
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2016/12/educacao-crista-estudo-016-o-que-o-novo.html
017 — O ENSINO DO NOVO TESTAMENTO ACERCA DA IGREJA — Parte 005 — A UNIDADE DA IGREJA CRISTÃ
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/01/educacao-crista-estudo-017-o-que-o-novo.html
018 — O ENSINO DO NOVO TESTAMENTO ACERCA DA IGREJA — Parte 006 — HUMILDADE E AMOR EM MEIO À DIVERSIDADE DE DONS
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/01/educacao-crista-estudo-018-o-que-o-novo.html
019 — O ENSINO DO NOVO TESTAMENTO ACERCA DA IGREJA — Parte 007 — A IGREJA COMO MISTÉRIO DE DEUS
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/02/educacao-crista-estudo-019-o-que-o-novo.html
020 — O ENSINO DO NOVO TESTAMENTO ACERCA DA IGREJA — Parte 008 — COMO A IGREJA É FORMADA OU CRIADA?
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/03/educacao-crista-estudo-020-o-que-o-novo.html


021 — O ENSINO DO NOVO TESTAMENTO ACERCA DA IGREJA — PARTE 009 — QUANDO A IGREJA COMEÇOU?

Que Deus abençoe a todos e até a terceira parte que será publicada em seguida.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.


[1] Vos, Gerhardus. Biblical Theology. William B. Eerdmans Publishing Company, Grand Rapids, 1980.

[2] Jaques Ellul, La Subversion du Christianisme, Éditions du Seuil, Paris, 1984.

Nenhum comentário:

Postar um comentário