domingo, 21 de abril de 2013

Salmos 119:73—80 — A EXPERIÊNCIA PESSOAL DO SALMISTA COM A PALAVRA DE DEUS — Estudo 011


Resultado de imagem para eu e palavra de deus

Esse artigo é parte da série "Exposição do Salmo 119" e é muito recomendável que o leitor procure conhecer todos os aspectos das verdades contidas nesse Salmo, com aplicações para os nossos dias. No final do artigo você encontrará um link para o estudo posterior


I. Exposição do Salmo 119:73 – 80 – A experiência pessoal do Salmista com a Palavra de Deus é um exemplo a ser seguido.

1. Introdução
A décima divisão de oito versículos do Salmo 119 inicia com a letra י – Yod, que significa “mão”. Esta letra era usada para indicar o numeral 10. Normalmente é transliterada como a letra “y” em português e soa como a letra “i” em ilha.

2. Nesta porção nós vamos encontrar uma descrição da importância da experiência pessoal e da força que esta experiência exerce sobre outros. Desejando ensinar a outros, o Salmista busca primeiro ser instruído — verso 73. Ele acredita que será bem recebido por outros crentes — verso 74. Fala do testemunho pessoal que pretende dar — verso 75. O Salmista ora pedindo a Deus por Sua bondade e por Suas misericórdias — versos 76—77 — para que os soberbos sejam envergonhados — verso 78 — para que os crentes estejam sempre unidos — verso 79 – e, finalmente, para que possa manter-se fiel à Palavra de Deus — verso 80.

Esses são os desejos de alguém que foi duramente afligido por cruéis inimigos e que encontra em Deus, Sua palavra e em outros crentes, verdadeiros amigos. Vejamos de maneira mais detalhada o que o Salmista diz.

a. Verso 73

1. O Salmista se lembra que Deus é o nosso criador. E ele o faz com uma atitude de reverência, gratidão e afeição a Deus pela maneira como ele entende que Deus criou o ser humano.

  • Quando lemos o livro do Gênesis no capítulo 1 vemos que Deus criou todas as coisas mediante o poder de sua palavra chamando todas as coisas à existência. 
  • Quando descreve a criação do ser humano, entretanto, lemos o seguinte: Então, formou o SENHOR Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente – Gênesis 2:7. 
  • Todo este cuidado de Deus na criação do ser humano se deve a vários motivos: 
O ser humano é o único ser criado à imagem e semelhança de Deus.

O ser humano foi criado como tal por que um dia o próprio Deus iria assumir a forma humana. O corpo humano precisava ser capaz de acomodar a pessoa de Deus de tal maneira que ele permanecesse 100% Deus e fosse também 100% humano.

Para alcançar esses objetivos Deus se envolveu diretamente “formando” o homem do pó da terra, daí o nome אָדָם Adam — Adão — homem, procedente de אֲדָמָה adamah – solo, e lhe “soprando nas narinas” o נִשְׁמַת nishemat — fôlego da vida. Esta expressão “fôlego da vida” é utilizada na Bíblia exclusivamente para Deus e os seres humanos e nunca para os seres irracionais. Assim, os animais não têm o mesmo tipo de fôlego que os seres humanos têm, como desejam alguns.                                               

Sendo Deus o criador, a Bíblia se torna automaticamente o “manual do fabricante” para todos os seres humanos. Daí o pedido do Salmista: Deus, você me criou, agora, por favor, me ensine! O Salmista deseja:

Ø  Viver de acordo com os mandamentos de Deus, pois sabe que isto é o melhor para ele! 

Ø  Que Deus lhe conceda a capacidade de compreender os mandamentos do Senhor e a capacidade de viver santamente, de modo prático e efetivo. 

b. Verso 74 – Quando uma pessoa alcança graça da parte de Deus para si mesmo esta pessoa se torna uma bênção para os outros ao seu redor especialmente se essa graça transformá-lo em uma pessoa mais inteligente e sábia, concernente às verdades divinas reveladas na Palavra de Deus.

c. Verso 75 — O Salmista reconhece a justiça de Deus nas aflições passadas. Tanto mais se o autor deste Salmo for o rei Davi. Essa é uma verdade que muitos crentes não aceitam: porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe — Hebreus 12:6. É o verdadeiro e puro amor paternal de Deus que O faz nos disciplinar. Porque Deus nos ama é que Ele exerce a disciplina sobre nós. De fato se estamos sem disciplina não somos realmente filhos de Deus — Hebreus 12:8.

d. Verso 76—77 — O salmista mesmo passando pela aflição não está desamparado. Ele pede que Deus venha socorrê-lo com: 

  • A bondade de Deus — Deus é bom! O Salmista possui absoluta confiança na bondade de Deus e esta confiança está baseada na Palavra de Deus. Ele estava se apegando a uma promessa específica de Deus e, como sabia que Deus é tanto bom quanto fiel, aguardava esperançoso o cumprimento da Palavra dada por Deus. A oração do Salmista era conforme a Palavra do próprio Deus. 

  • Com tuas misericórdias — Nós servimos a um Deus que é compassivo. Isto quer dizer que Deus, antropologicamente falando, se contorce ao ver Seus filhos passando por aflições. Este é o motivo porque, ao ver nossas misérias, Deus se “comove” e faz derramar sobre nós suas misericórdias — compaixão suscitada pela miséria alheia. 

O desejo do Salmista de viver se resume em um só objetivo: quero viver, pois na Tua Lei, SENHOR, está o meu prazer.

e. Verso 78 — Os termos, “orgulhosos, arrogantes, perversos e pecadores” são todos sinônimos no salmo 119 e descrevem todas as pessoas que não querem se aproximar ou andar com Deus conforme as normas estabelecidas por Deus mesmo. São pessoas cegas que acham que podem agradar a um Deus santo sem viver uma vida de verdadeira santidade. O Salmista pede que Deus envergonhe os orgulhosos porque o pecado do orgulho é algo realmente vergonhoso. Pessoas orgulhosas estão também em uma condição de fazer mal a outras pessoas, especialmente pessoas inocentes. O Salmista acusa este tipo de golpe baixo. Mas Deus sempre acerta as contas com os orgulhosos, mais cedo ou mais tarde.

Note que o Salmista não procura vingar-se destas pessoas. Ele deixa os orgulhosos nas mãos de Deus e se concentra em meditar nos mandamentos da Palavra de Deus. O Salmista se concentra na Lei de Deus e não na lei da vingança. A pior coisa que os perversos podem fazer conosco é nos afastar da devoção que devemos a Deus.

f. Verso 79 — O Salmista anseia por comunhão com aqueles que temem a Deus e conhecem os mandamentos de Deus. Não podemos nos dar ao luxo de perder a comunhão de nenhum irmão na fé. Este é o motivo porque Deus abomina — literalmente detesta — aqueles que causam divisões entre os irmãos. Só existe um motivo justificado para nos afastarmos de outros que se dizem “cristãos”. A única justificativa é quando estas pessoas estão andando em desacordo com aquilo que está ensinado nas Escrituras Sagradas —

Romanos 16:17—18

17 Rogo-vos, irmãos, que noteis bem aqueles que provocam divisões e escândalos, em desacordo com a doutrina que aprendestes; afastai-vos deles,

18 porque esses tais não servem a Cristo, nosso Senhor, e sim a seu próprio ventre; e, com suaves palavras e lisonjas, enganam o coração dos incautos.


g. Verso 80 — O Salmista termina seus pedidos exatamente onde começou. Quer ser ensinado por Deus porque deseja ter um coração irrepreensível. Quando o coração está em paz, no que diz respeito à obediência aos mandamentos de Deus, tudo vai bem ou tudo irá bem. Como o Salmista, a obediência aos mandamentos de Deus deve ser nossa prioridade número. Sinceridade e verdade são as únicas coisas que irão prevalecer no dia do juízo. Os hipócritas e pretensiosos serão envergonhados aqui e agora e, no dia do juízo, serão envergonhados por toda a eternidade. Que nossos corações sejam como o do Salmista, irrepreensíveis para que não venhamos a ser envergonhados naquele dia.

Conclusão:

1. Devemos reconhecer Deus como nosso criador e a Palavra de Deus como o guia infalível acerca daquilo que é melhor para nós.

2. Nossa esperança precisar estar centrada em Deus e nunca em nenhum homem ou circunstâncias.

3. Deus nos disciplina porque nos ama. Se estamos sem disciplina é melhor reconsiderar nossa condição, se realmente somos filhos de Deus.

4. Devemos entregar aqueles que nos prejudicam nas mãos de Deus e não nos distrair das nossas devoções a Deus e Sua Palavra pensando em como podemos nos vingar.

5. Não devemos nunca desprezar a necessidade que temos de comunhão com todos e com cada um de nossos irmãos.

6. Que Deus nos conceda um coração que seja sincero e irrepreensível quando o assunto é obediência aos mandamentos de Deus.

OUTROS ESTUDOS NA SÉRIE DO SALMO 119

001 — Estudo Introdutório — A Excelência da Palavra de Deus =

002 — Salmos 119:1—8 — Os Bem Aventurados =

003 — Salmos 119:9—16 — A Importância da Palavra de Deus para os Jovens

004 — Salmos 119:17—24 — A Importância da Palavra de Deus para os Seus Servos

005 — Salmos 119:25—32 — A Confiança do Salmista em Deus e em Sua Palavra

006 — Salmos 119:33—40 — Completa Dependência de Deus e Sua palavra

007 — Salmos 119:41—48 — Servindo Deus Nos Termos de Deus

008 — Salmos 119:49—56 — Encontrando Conforto na Palavra de Deus de Deus

009 — Salmos 119:57—64 — Encontrando Plena Satisfação Apenas em Deus

010 — Salmos 119:65—72 — A Bondade de Deus

011 — Salmos 119:73—80 — A Experiência Pessoal do Salmista com a Palavra de Deus

012 — Salmos 119:81—88 — A esperança baseada em Deus e na Palavra de Deus, nas horas de maior angústia

013 — Salmos 119:89—96 — A Fidelidade de Deus Manifestada em Sua Palavra e Por Meio da Criação

014 — Salmos 119:97—104 — Os inúmeros benefícios derivados da leitura e do estudo da Palavra de Deus.

015 — Salmos 119:105—112 — O apego do Salmista a Deus e à Sua Palavra diante das dificuldades da vida.

016 — Salmos 119:113—120 — O Salmista e a Vida íntegra Diante de Deus.

017 — Salmos 119:121—128 — O Salmista e sua Luta por Justiça com o reconhecimento implícito de que Deus é o único, verdadeiro e definitivo Juiz dos seres humanos.

018 — Salmos 119:129—136 — O Salmista reconhece excelência da Palavra de Deus, ao mesmo tempo em que deplora o fato de que “os homens não guardam a Tua Lei”

019 — Salmos 119:137—144 — Deus, Sua Justiça, Sua Palavra e o Salmista

020 — Salmos 119:145—153 — Uma Lição Objetiva Acerca do Ato de Orar

021 — Salmos 119:153—160 — O contraste entre o Salmista que busca a Deus com intensidade cada vez maior e os ímpios que desprezam a Deus

022 — Salmos 119:161—168 — VERDADEIRA PAZ E SEGURANÇA SÓ EXISTEM EM DEUS

023 — Salmos 119:169—176 — A NECESSIDADE DEFINITIVA QUE TEMOS DE CONFIAR EXCLUSIVAMENTE EM DEUS

Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

3 comentários:

  1. Excelente estudo, irmão Alex! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Manoela,

      Obrigado. Suas palavras servem sempre de incentivo para continuar.

      Abraço,

      irmão Alex

      Excluir
  2. Esse estudo consolou tanto o meu coração, que já a tristeza que havia em fim se foi, obrigado e parabéns pelo lindo estudo. Que Deus te abençoe muito irmão Alex

    ResponderExcluir