terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

AMAI-VOS UNS AOS OUTROS - ESTUDO 022 - GÁLATAS 5:25-26 - NÃO PROVOQUEIS UNS AOS OUTROS


Resultado de imagem para SÓ PARA PROVOCAR 

Esse artigo é parte da série "Amai-vos Uns aos Outros" e é muito recomendável que o leitor procure conhecer todos os aspectos dos mandamentos nos quais o Senhor nos ordena demonstrarmos amor uns pelos outros. No final do artigo você encontrará links para outros estudos dessa série.

Texto: Gálatas 5:25—26  
I
Introdução.

·       No meio da comunhão cristã existem poucas coisas que possuem tanta penetração como o orgulho humano.

·       Em Romanos 12:3 Paulo diz: “Porque, pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um”.

·       O Propósito desta admoestação:

Ø  Não era fazer com que os cristãos se rebaixassem e se considerassem inúteis.

Ø  Era fazer com que cada cristão pudesse considerar, diante de Deus, o dom ou dons que possuía e, como melhor usar estes mesmos dons na edificação e para o benefício de toda a Igreja que é o Corpo de Cristo. E fazer isto, com verdadeiro contentamento e gratidão.
·    Agora, todas as vezes que um cristão superestima a si mesmo e tenta ser algo que ele realmente não é, o Corpo de Cristo está destinado a sofrer. Muitas das dificuldades que enfrentamos no dia a dia da comunidade têm muito a ver com estes sentimentos de orgulho e atitudes de superioridade que são percebidas, de modo fácil, por todas as pessoas.

·       As igrejas espalhadas pela região da Galácia estavam sofrendo de muitos males: divisão, conflitos e muitas angústias por causa de falsos mestres e falsos irmãos que estavam compelindo os cristãos a aceitarem a circuncisão e a guardar a Lei de Moisés.

·       Para Paulo esta situação era inaceitável. Ele sabia que o interesses daquelas pessoas que estavam ensinando aquilo que era errado, tinha um único propósito: “Todos os que querem ostentar-se na carne, esses vos constrangem a vos circuncidardes, somente para não serem perseguidos por causa da cruz de Cristo. Pois nem mesmo aqueles que se deixam circuncidar guardam a lei; antes, querem que vos circuncideis, para se gloriarem na vossa carne – Gálatas 6:12—13.

·       Paulo não teve dúvidas em apontar o dedo para estes falsos mestres e falsos irmãos cheios de vanglória e advertiu os crentes de que não deveriam imitá-los.

·       Paulo diz que nós, como crentes, não devemos....   

Provocar uns aos Outros
I. O Mandamento.
Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito. Não nos deixemos possuir de vanglória, provocando uns aos outros, tendo inveja uns dos outros – Gálatas 5:25—26.
II. Definição dos Termos:
·       κενόδοξοι kenódoxoi -  que se gloria sem razão, presumido, vanglorioso, ansioso por glória, mas sem mérito.

·           προκαλέω   prokaléo provocar, irritar.

Diante destas definições nós podemos dizer que: Provocar uns aos outros faz referência ao ato de desafiar o trabalho, a reputação, a posição – com respeito a algo ou alguma coisa – ou crença de um companheiro cristão mediante o uso de palavras ou ações com um duplo propósito:
·       Humilhar o irmão.

·       Exaltar o provocador fazendo ser reconhecido como “melhor”.
  
III. Exemplos e Não Exemplos Bíblicos
A. Não Exemplos
Porque não ousamos classificar-nos ou comparar-nos com alguns que se louvam a si mesmos; mas eles, medindo-se consigo mesmos e comparando-se consigo mesmos, revelam insensatez – 2 Coríntios 10:12.
Porquanto, havendo entre vós ciúmes e contendas, não é assim que sois carnais e andais segundo o homem? Quando, pois, alguém diz: Eu sou de Paulo, e outro: Eu, de Apolo, não é evidente que andais segundo os homens? – 1 Coríntios 3:3—4.
B. Exemplos
Nós, porém, não nos gloriaremos sem medida, mas respeitamos o limite da esfera de ação que Deus nos demarcou e que se estende até vós. Porque não ultrapassamos os nossos limites como se não devêssemos chegar até vós, posto que já chegamos até vós com o evangelho de Cristo;  não nos gloriando fora de medida nos trabalhos alheios e tendo esperança de que, crescendo a vossa fé, seremos sobremaneira engrandecidos entre vós, dentro da nossa esfera de ação, a fim de anunciar o evangelho para além das vossas fronteiras, sem com isto nos gloriarmos de coisas já realizadas em campo alheio. Aquele, porém, que se gloria, glorie-se no Senhor – 2 Coríntios 10:13—17.
IV. Uma Distinção muito Importante

Se por um lado somos exortados a não provocar uns aos outros por motivo de vanglória, por outro lado somos exortados a: Consideremo-nos também uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras – Hebreus 10:24.

Este verso nos ensina que devemos estar sempre prontos a trabalhar no sentido de encorajar outros cristãos a agir de forma rápida e decisiva na demonstração de amor e na disposição de servir uns aos outros.

Este tipo de atitude procede de um coração desinteressado em si mesmo e interessado no bem estar dos outros.

A provocação é destruidora enquanto que o estímulo edifica o Corpo de Cristo.

Conclusão:

1. Um cristão que provoca outros cristãos demonstra uma insatisfação e falta de gratidão para com o dom que recebeu de Deus. Em vez de usar o dom para edificar, usa o mesmo para provocar. Além disso, quando agimos assim, estamos querendo dizer para Deus que não estamos satisfeitos com nossa função no Corpo de Cristo. Estamos como que dizendo: “Senhor eu quero aparecer”. Mas como isto pode ser possível se somos todos iguais diante de Deus.

2. O ato de provocar uns aos outros é a antítese perfeita do mandamento de reciprocidade que nos manda ter “igual cuidado de uns para com os outros” – ver 1 Coríntios 12:25. Ter igual cuidado indica que não existem pessoas “especiais” nem “diferentes” no seio da comunhão cristã. Todos, todos, todos sem exceção devem ser tratados da mesma maneira. Cristãos verdadeiros não têm irmãos “favoritos”. Podemos até ter mais afinidade com um ou com outro, mas isto não nos dá o direito de tratar ninguém de modo diferente. E não justifica, em nenhuma hipótese, maltratar outro irmão.

3. O ato de provocar outros crentes demonstra que esta pessoa está mais preocupada com sua própria reputação do que com a reputação do Senhor Jesus que é o Cabeça do Corpo que é a Igreja.

4. Aqueles que provocam os outros não estão, como é evidente, andando no poder do Espírito Santo. O ministério do Espírito Santo, ao contrário de muito que tem sido ensinado, é produzir a glorificação do Senhor Jesus – ver João 16:12—14. Desta maneira aqueles que procuram glorificar a si mesmos não estão andando no poder do Espírito – Gálatas 5:25.

5. Cada cristão deve buscar descobrir, desenvolver e usar o dom que Deus lhe concedeu para edificar e servir o Corpo de Cristo. Não devemos nunca, usar nossos dons para humilhar outros cristãos, nem para nos engrandecer e muito menos para usurpar o lugar que outros deveriam estar ocupando.

6. Como cristãos devemos cuidar dos outros na nossa comunidade como cuidamos de nós mesmos. Provocar uns aos outros destrói o amor e o cuidado que devemos ter uns para com os outros, o que limita o funcionamento de toda a Igreja como Corpo de Cristo.

Que Deus nos conceda graça para não pensarmos acerca de nós mesmos além do que convém. Somos apenas vasos de barro a serviço do Deus Todo Poderoso. Esforcemo-nos, pois em fazer a vontade do Senhor nesta questão, de não provocar uns aos outros e sim de nos estimular uns aos outros ao amor e às boas obras.



OUTROS ESTUDOS ACERCA DA VIDA COMUM DOS SANTOS DE DEUS.

001 — O Custo do Discipulado =

002 — Uma Proposta de Vida =

003 e 004 — Comunhão e Interdependência =

005 — Os Dons espirituais e a Vida Comum =

006 — Discipulado =

007 — O Amor ao Próximo =

008 — Amai-vos uns aos outros — Parte 1 — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS

009 — Amai-vos uns aos outros — Parte 2 — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS

010 — Romanos 15:1—7 — Acolhei-vos Uns aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 3

011 — Romanos 16:16 — Saudai-vos Uns Aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 04

012 — 1 Coríntios 12:24—25 — Tande o Mesmo Cuidado Uns Para Com os Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 05

013 — Efésios 5:18-21 — Sujeitai-vos ou Submetei-vos Uns Aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 06

014 — Efésios 4:1—3 — Suportai-vos Uns Aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 07

015 — Tiago 5:16 — Confessai Vossos Pecados uns Aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 08

016 — Colossenses 3:12—13 — Perdoai uns Aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 09

017 — Romanos 14:13 — Não Julgueis Uns Aos Outros — Parte A — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 10A

018 — Romanos 14:13 — Não Julgueis Uns Aos Outros — Parte B — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 10B

019 — Tiago 4:11 — Não faleis Mal uns dos Outros — AMAI-VOS UNS AOS AOS OUTROS — Parte 11

020 — Tiago 5:9 — Não Vos Queixeis uns dos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 12

021 — Gálatas 5:14—15 — Não Vos Mordais nem Devoreis uns Aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 13

022 — Gálatas 5:25—26 — Não Provoqueis Uns aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 14

023 — Gálatas 5:25—26 — Não Invejeis Uns aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 15

024 — Colossenses 3:9—10 — Não Mintais uns aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 16

025 — Romanos 14:29 e 1 Tessalonicenses 5:11  — Edificar uns aos outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — PARTE 17

026 — Colossenses 3:16  — Instruí-vos Mutuamente — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — PARTE 18

027 — 1 Tessalonicense 5:1 e Hebreus 3:12—13  — Consolai-vos e Exortai-vos Uns aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — PARTE 19

028 — Romanos 15:14 e Colossenses 3:16 — Admoestai-vos ou Aconselhai-vos uns aos outros —  AMAI-VOS UNS AOS OUTROS – Parte 20 — SERMÃO 028

029 — Efésios 5:18—20 e Colossenses 3:16 — Falando entre vós com... — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS – Parte 21 — SERMÃO 029

030 — Gálatas 5:13—14 — Sede Servos Uns dos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS – Parte 22 — SERMÃO 030

031 — Gálatas 6:2 — Levai as Cargas Uns dos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS – Parte 23 — SERMÃO 031

032 — 1 Pedro 4:7—10 — Sede Mutuamente Hospitaleiros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS – Parte 24 — SERMÃO 032

033 — Efésios 4:31—32 — Sede Benignos Uns Para Com Os Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS – Parte 25 — SERMÃO 033

034 — Tiago 5:16 — Orai Uns Pelos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS – Parte 26 — SERMÃO 034

Que Deus Abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no facebook através do seguinte link:

Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário