segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

VILA NO NEPAL PROGRIDE DEPOIS DE BANIR O ÁLCOOL E O TABACO


Resultado de imagem para alcool e tabaco

O Nepal é um país incrustado nas cadeias de montanhas do Himalaia. Um vilarejo local, Larumba, tem experimentado um progresso muito distinto no paupérrimo país, depois que baniu o consumo de álcool e tabaco há vinte anos.

A história é a seguinte: os povos das tribus Limbu e Rai são notóriamente conhecidas pelo consumo exagerado de álcool, pela indolência, pela falta de harmonia entre eles mesmos e pela pobreza de caráter do povo. Eles são conhecidos, localmente, como “matwali”, que significa: “bebedores de álcool”.

Todavia os habitantes da vila de Larumba tomaram a decisão de se livrarem desse perverso e ruinoso hábito. Os habitantes do vilarejo seguiram a liderança de seu filho mais famoso, Mahaguru Falgunanda Lingden, que iniciou uma campanha contra o uso de álcool e de tabaco, isso há um século. O resultado é descrito dessa maneira por uma reportagem recente do “The Katmandu Post”: “O banimento do consumo de álcool e de cigarros mudou o estilo de vida do povo do pequeno vilarejo, que se encontrava em constante falta de alimentos e grandes discórdias entre os membros da comunidade. O primeiro grande benefício sentido logo no início foi uma drástica diminuição na violência doméstica. Kehar Singh Yonghang, presidente do Kirat Clotlung Maangena Service Commitee, disse que a vila nunca teria progredido se não tivesse abandonado tais maus hábitos. O banimento não se aplica somente aos residentes locais. A lei vale para todos os que visitam o local também”.

Como sabemos, apesar da Bíblia não proibir o consumo de álcool, o alcoolismo é uma da mais graves nódoas em todas as sociedades. Atos de violência, falta de harmonia no lar, divórcios, amizades arruinadas, acidentes automobilísticos, adultérios, fornicação e outros males e vícios são resultado direto do consumo de álcool e acontecem em números tão grandes que não existe sequer a possibilidade de serem tabulados em uma tábua de estatísticas.

Ao que parece os cidadãos Hindus de Larumba são bem mais inteligentes do que muitos pregadores modernos que em vez de ensinar o que a Bíblia diz, têm assumido o risco de promover o que está sendo chamado de “consumo moderado” de álcool seguindo a poderosa sugestão da propaganda que diz: “Beba com moderação”.

Mas não devemos nos deixar enganar. A Bíblia, como já dissemos, apesar de não proibir, de forma absoluta, o consumo de álcool tem palavras duras para aqueles que gostam de beber e, podem acreditar, existem muitos evangélicos que gostam mesmo é de beber. Desde pastores, verdadeiros pé de cana, até o mais simples dos irmãos.

PARA MEDITAR

Provérbios 20:1

O vinho é escarnecedor, e a bebida forte, alvoroçadora; todo aquele que por eles é vencido não é sábio.

Provérbios 23:29—33

29 Para quem são os ais? Para quem, os pesares? Para quem, as rixas? Para quem, as queixas? Para quem, as feridas sem causa? E para quem, os olhos vermelhos?

30 Para os que se demoram em beber vinho, para os que andam buscando bebida misturada.

31 Não olhes para o vinho, quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo e se escoa suavemente.

32 Pois ao cabo morderá como a cobra e picará como o basilisco.

33 Os teus olhos verão coisas esquisitas, e o teu coração falará perversidades.

Isaías 5:21—22

21 Ai dos que são sábios a seus próprios olhos e prudentes em seu próprio conceito!

22 Ai dos que são heróis para beber vinho e valentes para misturar bebida forte.       
Que Deus abençoe a todos

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário