quarta-feira, 8 de outubro de 2014

JOÃO 17:2-3 - ESTUDO 003 - O SENHOR JESUS E O DOM DA VIDA ETERNA — PARTE 001


Resultado de imagem para vida eterna

Essa é série de estudos baseada em João capítulo 17 que é conhecido como: “A ORAÇÃO SACERDOTAL DE CRISTO” a favor de todos os seus discípulos de todas as épocas. É um estudo bastante aprofundado de João 17 e de todas as suas implicações. É bastante conveniente que o leitor prossiga nesses estudos até o final para poder usufruir melhor do conteúdo dos mesmos. No final de cada estudo o leitor encontrará links para os outros estudos.   

Introdução

I. Esta pergunta tem sido feita muitas vezes: Por que o Senhor Jesus fez esta oração na presença dos seus discípulos? A resposta tem pelo menos três partes.

A. Ao ouvir essa oração eles foram lembrados dos grandes privilégios que possuíam como cristãos. Isto não se refere somente aos dons da graça descritos neste capítulo – mas especialmente em referência à maneira como o Filho falava com o Pai. Através desta oração todos os filhos de Deus podem entrar no “ambiente” do que significa conhecer a Deus.

B. A segunda razão tem a ver com a instrução e o consolo que eles receberam ao ouvir esta oração. Nessa oração está contido o resumo do discurso de despedida que se estende de João 14—18 bem como o ensino básico de todas as epístolas.

C. O terceiro é que nesta oração o Senhor Jesus nos apresenta os princípios básicos da oração. Em particular nós podemos observar como o Senhor Jesus “orou” as promessas de Deus trazendo-as ao cumprimento.

II. A passagem que vamos estudar neste estudo tem tudo a ver com o terceiro ponto acima.

Existe uma relação íntima entre “ser glorificado” e o conteúdo dos versículos 2 e 3. Em primeiro lugar o Senhor Jesus pediu para ser glorificado através do sofrimento redentor e agora ele nos apresenta o motivo daquela oração.

III. Texto Básico.

João 17:2—3

Assim como lhe conferiste autoridade sobre toda a carne, a fim de que ele conceda a vida eterna a todos os que lhe deste. E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.

A. A Autoridade de Jesus para conceder a vida eterna.

1. A base bíblica da autoridade de Jesus

a. As profecias do Antigo Testamento

i. O Pai prometeu dar esta autoridade ao Filho assim que o Filho solicitasse —  

Salmos 2:7—8

Proclamarei o decreto do SENHOR: Ele me disse: Tu és meu Filho, eu, hoje, te gerei. Pede-me, e eu te darei as nações por herança e as extremidades da terra por tua possessão.

ii. Foi prometido ao Senhor Jesus que esta autoridade lhe seria conferida quando ele assumisse a forma humana com o “filho do homem”. O Senhor Jesus entendeu isto claramente —

Mateus 26:64

Respondeu-lhe Jesus: Tu o disseste; entretanto, eu vos declaro que, desde agora, vereis o Filho do Homem assentado à direita do Todo-Poderoso e vindo sobre as nuvens do céu.

Daniel 7:13—14

Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha com as nuvens do céu um como o Filho do Homem, e dirigiu-se ao Ancião de Dias, e o fizeram chegar até ele. Foi-lhe dado domínio, e glória, e o reino, para que os povos, nações e homens de todas as línguas o servissem; o seu domínio é domínio eterno, que não passará, e o seu reino jamais será destruído.

b. A aplicação destas profecias no Novo Testamento.

i. A base para a grande comissão está no fato de que a Jesus foi concedido todo o poder e autoridade —

Mateus 28:18—19

Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.
ii. A autoridade que o Senhor Jesus sabia que possuía tinha a ver com receber honra e executar julgamento —

João 5:22—27

E o Pai a ninguém julga, mas ao Filho confiou todo julgamento, a fim de que todos honrem o Filho do modo por que honram o Pai. Quem não honra o Filho não honra o Pai que o enviou. Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida. Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus; e os que a ouvirem viverão. Porque assim como o Pai tem vida em si mesmo, também concedeu ao Filho ter vida em si mesmo. E lhe deu autoridade para julgar, porque é o Filho do Homem.

iii. A exaltação de Jesus como Senhor estava diretamente relacionada à autoridade que lhe havia sido atribuída pelo Seu Pai —

Filipenses 2:10—11

Para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.

B. Expressões Bíblicas da Autoridade de Jesus.

1. O Senhor Jesus tem autoridade para outorgar vida eterna

João 3:35—36

O Pai ama ao Filho, e todas as coisas tem confiado às suas mãos. Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus.

João 10:27—28

As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão.

a. O Senhor Jesus tem autoridade para passar julgamento com valor eterno. 


João 5:26—27


Porque assim como o Pai tem vida em si mesmo, também concedeu ao Filho ter vida em si mesmo. E lhe deu autoridade para julgar, porque é o Filho do Homem.

Atos 17:31

Porquanto estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça, por meio de um varão que destinou e acreditou diante de todos, ressuscitando-o dentre os mortos.

b. Porque o Senhor Jesus possui esta grande autoridade que lhe foi confiada pelo Pai — Ele, então, ora para que o Pai o glorifique — conduza, proteja, habilite, fortaleça e aceite Seu sacrifício — através da crucificação e ressurreição. Jesus faz esse pedido porque os grandes eventos redentores — morte e ressurreição — são pré-requisitos para que Jesus possa exercitar Sua soberania para a glória de Deus.

OUTROS ESTUDOS EM JOÃO 17

JOÃO 17 — ESTUDO 001 — O SENHOR JESUS — O GRANDE SUMO SACERDOTE — PARTE 001

JOÃO 17 — ESTUDO 001 — O SENHOR JESUS — O GRANDE SUMO SACERDOTE — PARTE 002

JOÃO 17 — ESTUDO 002 — O SENHOR JESUS E A GLÓRIA DE DEUS — PARTE 001

JOÃO 17 — ESTUDO 002 — O SENHOR JESUS E A GLÓRIA DE DEUS — PARTE 002

JOÃO 17 — ESTUDO 003 — O SENHOR JESUS E A VIDA ETERNA — PARTE 001

JOÃO 17 — ESTUDO 003 — O SENHOR JESUS E A VIDA ETERNA — PARTE 002

JOÃO 17 — ESTUDO 004 — O SENHOR JESUS E SUA OBRA TERMINADA — PARTE 001

JOÃO 17 — ESTUDO 004 — O SENHOR JESUS E SUA OBRA TERMINADA — PARTE 002

JOÃO 17 — ESTUDO 005 — O SENHOR JESUS E AQUELES QUE CREEM NELE — PARTE 001

JOÃO 17 — ESTUDO 005 — O SENHOR JESUS E AQUELES QUE CREEM NELE — PARTE 002

JOÃO 17 — ESTUDO 005 — O SENHOR JESUS E AQUELES QUE CREEM NELE — PARTE 003 – FINAL

JOÃO 17 — ESTUDO 006 — O SENHOR JESUS E SUA ORAÇÃO PELOS QUE SÃO SEUS — PARTE 001

JOÃO 17 — ESTUDO 006 — O SENHOR JESUS E SUA ORAÇÃO PELOS QUE SÃO SEUS — PARTE 002


JOÃO 17 — ESTUDO 007 — O SENHOR JESUS E SUA ORAÇÃO PELOS QUE SÃO SEUS — PARTE 003

JOÃO 17 — ESTUDO 007 — O SENHOR JESUS E SUA ORAÇÃO PELOS QUE SÃO SEUS — PARTE 004

JOÃO 17 — ESTUDO 008 — O SENHOR JESUS E O MUNDO — PARTE 001

JOÃO 17 — ESTUDO 008 — O CRENTE E O MUNDO — PARTE 002

JOÃO 17 — ESTUDO 009 — O SENHOR JESUS E SEU SERVIÇO A DEUS — PARTE 001

JOÃO 17 — ESTUDO 009 — O SENHOR JESUS E SEU SERVIÇO A DEUS — PARTE 002 — SOMOS EMBAIXADORES JUNTO COM CRISTO
Que Deus abençoe a todos

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário