segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

JOÃO 17 - ESTUDO 005 - O SENHOR JESUS E AQUELES QUE CREEM NELE - PARTE 001



Essa é série de estudos baseada em João capítulo 17 que é conhecido como: “A ORAÇÃO SACERDOTAL DE CRISTO” a favor de todos os seus discípulos de todas as épocas. É um estudo bastante aprofundado de João 17 e de todas as suas implicações. É bastante conveniente que o leitor prossiga nesses estudos até o final para poder usufruir melhor do conteúdo dos mesmos. No final de cada estudo o leitor encontrará links para os outros estudos.  

João 17 – Estudo # 5 — Parte 001


Introdução

I – Nessa lição nós vamos analisar uma das facetas mais importantes dessa oração proferida por Jesus — Seu próprio povo.

A. Ultrapassa nossa compreensão o amor que nosso Senhor tem por nós. Enquanto nós éramos transgressores da Sua lei e completamente inimigos, Ele teve compaixão de nós, veio a esse mundo e morreu em nosso lugar para nos salvar.

B. Nessa oração nós temos uma descrição dos muitos benefícios que o Senhor tem nos trazido.

II — Nos próximos momentos nós teremos uma oportunidade única. Nós poderemos desviar nossos olhos dos nossos problemas, falhas, fraquezas e circunstâncias e fixar nossa atenção na maneira como o Senhor Jesus nos vê. Vamos agora mesmo tomar a decisão de aceitarmos o que ele diz como sendo verdadeiro e começarmos a nos enxergar como nós realmente somos que é a forma como Jesus nos vê.

A – A Descrição que Jesus faz do Seu Próprio Povo — doravante chamados de crentes.

1. O Relacionamento dos crentes com o Pai.

a. Os crentes são escolhidos pelo Pai mesmo e pertencem a Ele.

João 17:6

Manifestei o teu nome aos homens que me deste do mundo. Eram teus, tu mos confiaste, e eles têm guardado a tua palavra.

João 17:9—10

9 É por eles que eu rogo; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus;

10 ora, todas as minhas coisas são tuas, e as tuas coisas são minhas; e, neles, eu sou glorificado.

Comentário: Isso quer dizer que esses crentes eram muito mais do que os crentes do Antigo Testamento. Essa expressão do Senhor faz referência ao grande mistério da eleição divina. Todos aqueles que acreditam no Senhor Jesus, o fazem porque foram escolhidos pelo Pai para tal —

João 6:37 e 44

37 Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora.

44 Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia.

Efésios 1:3—5

3 Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo,

4 assim como nos escolheu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor

5 nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade.

2 Tessalonicenses 2:13

Entretanto, devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados pelo Senhor, porque Deus vos escolheu desde o princípio para a salvação, pela santificação do Espírito e fé na verdade.

Essa é umas das verdades que podemos chamar de avassaladora. Nós pertencemos a Deus! Quando entendemos exatamente o que isto significa nós podemos começar a experimentar, de maneira mais profunda e intensa, o conforto espiritual, a segurança, a provisão de Deus e a verdadeira humildade.

b. O crente conhece Deus, o Pai.

João 17:3

E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.

Comentário: A palavra “conhecer” nesse contexto significa muito mais do que adquirir conhecimento. O termo grego γινώσκω ginósko — conhecer, quer traduzir uma experiência profunda, íntima e pessoal com Deus, bem como a certeza de ser aceito e aprovado. Este conhecimento é de mão dupla: Deus nos conhece e nós conhecemos a Deus —

1 Coríntios 8:3

Mas, se alguém ama a Deus, esse é conhecido por ele.

Deus tornou possível conhecê-lo. Ele deseja entrar em todas as áreas da nossa vida com Sua sabedoria, graça, proteção e abundância de suprimentos. Apesar disto tudo, nós não damos a menor importância a esses fatos, para não falar de que muitas vezes nós deliberadamente tomamos a decisão voluntária de viver fora de comunhão com Ele. Nós precisamos corrigir isto de uma vez por todas.

c. O crente é guardado pelo poder do pai

João 17:11

Já não estou no mundo, mas eles continuam no mundo, ao passo que eu vou para junto de ti. Pai santo, guarda-os em teu nome, que me deste, para que eles sejam um, assim como nós.

Comentário: Esse verso nos ensina que o Senhor Jesus confia a preservação e a proteção de Seu próprio povo as mão do Pai, o Deus Todo Poderoso. É reconfortante saber que o Pai assumiu total responsabilidade por nós. Assim, o Pai, continuamente nos guarda, preserva e ministra às nossas necessidades. O objetivo desse ministério é que nós sejamos e continuemos a ser um. Note que o verso não diz para que eles “cheguem a ser um”. Nós, pela ação de Deus, somos um. A base pela qual nós somos guardados é o “nome” de Deus. Como com os seres humanos, o nome de Deus representa tudo aquilo que Deus é, incluindo todos os recursos infinitos que ele possui. Deve nos impressionar e dissipar todas as nossas dúvidas entendermos que nosso Pai celestial faz uso da Sua infinita sabedoria, amor, santidade e poder para nos manter como sua propriedade particular —

Êxodo 19:5

Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então, sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos; porque toda a terra é minha.

João 17:15

Não peço que os tires do mundo, e sim que os guardes do mal.

Comentário: Nesse versículo nós somos lembrados que seremos guardados por Deus, apesar de vivermos num mundo caído e cheio de pecados. Não faz parte dos propósitos de Deus para nós, que escapemos das pressões e tentações que temos que enfrentar no mundo. Seu propósito é usar cada situação para nos fazer crescer em discernimento e força resistindo ao pecado —

Hebreus 12:1

Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta.

A palavra “mal” em João 17:15 traduz a expressão grega τοῦ πονηροῦ toû poniroû do mal, que é usada para se referir ao próprio Satanás, de acordo com

2 Coríntios 4:3—4

3 Mas, se o nosso evangelho ainda está encoberto, é para os que se perdem que está encoberto,

4 nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus.

Efésios 2:1—3

1 Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados,

2 nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência;

3 entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais.

Estes versos nos ensinam que por mais que tentem, Satanás e o mundo, jamais conseguirão obter uma vitória definitiva sobre nós. Nossa vida pode estar em frangalhos — se nós permitirmos e nos sujeitarmos — mas nunca poderemos ser removidos da igreja, o corpo de Cristo. Nunca! Pertencemos a Deus!

João 10:27—30

27 As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem.

28 Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão.

29 Aquilo que meu Pai me deu é maior do que tudo; e da mão do Pai ninguém pode arrebatar.

30 Eu e o Pai somos um.

d. O crente é amado pelo Pai

João 17:23

Eu neles, e tu em mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça que tu me enviaste e os amaste, como também amaste a mim.

Comentário: Não existe nada que seja abstrato ou não prático quando o assunto é amor. Nós somos amados pelo Pai da mesma forma que o Pai ama o Senhor Jesus!!! Este é um amor infinito com recursos inesgotáveis. O amor que o Pai nutre por nós é perseverante, pessoal, prático e repleto de propósito. É perseverante como uma atividade, não apenas de palavras. É pessoal no envolvimento, já que Deus nos ama de uma maneira diferente da que Ele ama os pecadores. É pratico no fato de que Deus disponibiliza a Si mesmo bem como a riqueza da Sua graça para nós em amor - ver Filipenses 4:19: “E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades. Desta maneira, suprindo nossa necessidades, o amor de Deus se mostra repleto de propósito. Talvez nós tenhamos tido dúvidas acerca do amor de Deus mas espero que após a leitura destes versículos as mesmas tenham sido completamente dissipadas.

CONTINUA...

OUTROS ESTUDOS EM JOÃO 17

JOÃO 17 — ESTUDO 001 — O SENHOR JESUS — O GRANDE SUMO SACERDOTE — PARTE 001

JOÃO 17 — ESTUDO 001 — O SENHOR JESUS — O GRANDE SUMO SACERDOTE — PARTE 002

JOÃO 17 — ESTUDO 002 — O SENHOR JESUS E A GLÓRIA DE DEUS — PARTE 001

JOÃO 17 — ESTUDO 002 — O SENHOR JESUS E A GLÓRIA DE DEUS — PARTE 002

JOÃO 17 — ESTUDO 003 — O SENHOR JESUS E A VIDA ETERNA — PARTE 001

JOÃO 17 — ESTUDO 003 — O SENHOR JESUS E A VIDA ETERNA — PARTE 002
JOÃO 17 — ESTUDO 004 — O SENHOR JESUS E SUA OBRA TERMINADA — PARTE 001

JOÃO 17 — ESTUDO 004 — O SENHOR JESUS E SUA OBRA TERMINADA — PARTE 002

JOÃO 17 — ESTUDO 005 — O SENHOR JESUS E AQUELES QUE CREEM NELE — PARTE 001

JOÃO 17 — ESTUDO 005 — O SENHOR JESUS E AQUELES QUE CREEM NELE — PARTE 002

JOÃO 17 — ESTUDO 005 — O SENHOR JESUS E AQUELES QUE CREEM NELE — PARTE 003 – FINAL

JOÃO 17 — ESTUDO 006 — O SENHOR JESUS E SUA ORAÇÃO PELOS QUE SÃO SEUS — PARTE 001

JOÃO 17 — ESTUDO 006 — O SENHOR JESUS E SUA ORAÇÃO PELOS QUE SÃO SEUS — PARTE 002


JOÃO 17 — ESTUDO 007 — O SENHOR JESUS E SUA ORAÇÃO PELOS QUE SÃO SEUS — PARTE 003

JOÃO 17 — ESTUDO 007 — O SENHOR JESUS E SUA ORAÇÃO PELOS QUE SÃO SEUS — PARTE 004

JOÃO 17 — ESTUDO 008 — O SENHOR JESUS E O MUNDO — PARTE 001

JOÃO 17 — ESTUDO 008 — O CRENTE E O MUNDO — PARTE 002

JOÃO 17 — ESTUDO 009 — O SENHOR JESUS E SEU SERVIÇO A DEUS — PARTE 001

JOÃO 17 — ESTUDO 009 — O SENHOR JESUS E SEU SERVIÇO A DEUS — PARTE 002 — SOMOS EMBAIXADORES JUNTO COM CRISTO

JOÃO 17 — ESTUDO 010 — O SENHOR JESUS E A REVELAÇÃO DE DEUS — PARTE 001 —


Que Deus abençoe a todos

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.



Um comentário:

  1. bom irmão, em joao 17:11 jesus afirma que o nome de Deus e JESUS e em joao 17:6 ele manifesta este nome aos homens, o conhecimento disto é muito importante para o batismo, pois, todos os apóstolos batizavam em nome de JESUS.

    ResponderExcluir