quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Atos 5:34—39 — O Conselho de Gamaliel.


Concepção artística do "Parecer de Gamaliel".

Muitas pessoas me escrevem, aqui e ali, com o intuito de corrigir aquilo que consideram ser uma atitude, no mínimo, equivocada da minha parte. Trata-se do fato de eu denunciar e expor, com clareza, os falsos ensinamentos de muitos falsos mestres que inundam o ambiente chamado evangélico no Brasil.

Eu fico muito triste porque observo que na grande maioria das vezes as pessoas que me escrevem não leram nada ou quase nada acerca do artigo onde deixam seus comentários e passam logo para ataques pessoais porque seus ídolos foram criticados. E tem muita gente que acha que existem algumas pessoas, ou entidades e etc., que estão acima de qualquer crítica. NÃO ESTÃO.

Muitos não entendem e desconhecem por completo que o propósito do Blog é, em sua maior parte, exclusivamente, disponibilizar estudos bíblicos e teológicos, esboços de sermões, sermões em forma de áudio, notícia que afetam os cristãos ou lhes dizem respeito e, é claro, apologética ou a defesa da fé verdadeira. O que muitos não estão cientes é que o blog O Grande Diálogo oferece tudo isso gratuitamente, sem exceção. Não oferecemos nenhum número de conta para os leitores ajudarem nesse ministério, nem aceitamos nenhuma propaganda, independentemente da sua origem.

Outra coisa que poucos entendem é que apenas cerca de 15% do material do blog tem caráter apologético de análise — ou crítica — voltada para confrontar os falsos mestres e suas falas doutrinas. Todo o restante do material — 85% — está voltado para as outras áreas alistadas acima. E como o blog está com quase 1000 artigos — esse é o artigo número 990 — publicados, isso quer dizer que cerca de 850 estão na categoria “edificação” e somente 150 na categoria “apologética”.

Em muitos comentários, aqueles que me escrevem pensando que entendem bem a Bíblia, costumam citar o parecer de Gamaliel como se o mesmo fosse um bom parâmetro e algo que nós como cristãos deveríamos seguir. Bem, quero dizer que o parecer de Gamaliel é puro veneno e não serve como argumento entre nós, os cristãos, pelos motivos que deixo, bem claro a seguir:

1. Gamaliel era fariseu e não saduceu — verso 34 — como eram os sacerdotes que controlavam a área do templo.

2. Ele foi o tutor do apóstolo Paulo — ver Atos 22:3.

3. Como fariseu, era inimigo visceral de Jesus e de sua mensagem. Seu conselho parece bom, e muitos cristãos o elogiam abertamente, mas devemos entendê-lo bem:

a. Os exemplos de Gamaliel provam que esses movimentos nunca dão em nada mesmo — versos 36—37. Com isso ele coloca Jesus, o Filho de Deus, no mesmo pacote onde encontramos Teudas e Judas, o Galileu.

b. Gamaliel entendia as implicações de matar pessoas admiradas pelo povo. Esse ato atrairia apenas mais atenção para a mensagem cristã. Por esse motivo não era conveniente agir assim.

c. O conselho de Gamaliel é caracterizado pelas seguintes condições do seu coração incrédulo:

i. Ele era realmente um cético como é tão comum acontecer com os grandes estudiosos — ver Eclesiastes 1:18 e 12:12.

ii. Ele era um cínico ao ousar comparar Jesus com os revolucionários de “meia-pataca” citados por ele.

iii. Ele era um homem pragmático e usa um argumento tão ao gosto das pessoas ingênuas: se uma coisa é de Deus então, prosperará. Mas nós sabemos que isso não é verdade. Como disse Mark Twain: “Enquanto a mentira dá uma volta ao mundo, a verdade ainda está amarrando os seus cadarços”. Falsos ensinamentos se multiplicam bem mais rapidamente do que a verdade.

iv. O conselho de Gamaliel parece lógico, soa bem, mas é puro veneno destilado.

v. Ele se revela um verdadeiro canalha ao sugerir que o Sinédrio adote uma posição de “vamos esperar para ver”, diante de uma verdadeira condição de vida ou morte.

vi. Gamaliel se recusa a encarar as evidências — o testemunho acerca da ressurreição de Jesus, os milagres, a expulsão de demônios e a libertação dos apóstolos da cadeia — ver Atos 4:33; 5:12—16. Gamaliel recusa a salvação oferecida através de Jesus, pois transforma a reunião do Sinédrio não em uma investigação plena das evidências à mão, e sim em uma ridícula discussão acerca de insurretos judeus.

Por tudo isso, meus irmãos, devemos deixar de usar o “CONSELHO DE GAMALIEL” como se fosse algo positivo e sim como uma sutileza mentirosa para enganar as pessoas e fazê-las pensar o que não é certo, enquanto adiam a tomada de uma decisão que envolve, como dissemos, UMA QUESTÃO DE VIDA OU MORTE.       

Que Deus Abençoe a todos

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

6 comentários:

  1. Irmão Alex, não pare um trabalho tão bonito e necessário para verdadeiros Cristão e nem se turbe o vosso coração com comentários maldosos e adversos. Estamos quase chegando no inicio do fim de todas as coisas, satanás sabe disso e tem pressa de levar o máximo de pessoas com ele, então podemos esperar que pessoas contrarias a palavra de Jesus Cristo vão aparecer tentando confundir esse trabalho, mas as pessoas realmente com seu coração voltado para Jesus, ainda que tiverem dificuldades, vão perguntar com educação e agradecer pelo excelente trabalho de vocês. Sabemos que os corações estão esfriando e a maldade proliferando muito rápido. A salvação é individual, quando chegar o grande dia, tenho certeza que brasileiros não vão ter desculpa diante do grande dia!! Ou estrangeiros que vivem aqui, não vão ter desculpa mesmo!! Graça e paz Irmãos. Carlinhos Brasília DF

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Carlinhos,

      Muito obrigado por tuas generosas palavras de incentivo e alento. Queremos mesmo continuar desenvolvendo esse trabalho, amparados pela graça de Deus e as orações de pessoas como você, para que toda a glória seja dada a Deus e apenas o nome do Senhor Jesus seja engrandecido.

      Que Deus te abençoe ricamente e te mantenha com essa capacidade de discernimento.

      Grande abraço fraterno,

      irmão Alex

      Excluir
  2. Amigo! sei que levantou a passagem sobre o conselho de Gamaliel sobre uma certa ótica, mas ao faze-lo você acabou por perder a intenção deste que na verdade propôr um tipo de acordo na reunião entre eles para de alguma forma livrar os apóstolos do pior ou até da morte. Assim não o vejo com maus olhos, ainda que provavelmente o possa ter sido visto que a intenção era ajudar de alguma forma ali, naquele momento, não se sabe o porque. Talvez porque cresse . Este é o espirito da mensagem. Mas canalha é forte demais, ainda que o tivesse sido e bem creio que o possa ter.
    O fato é que expressar isto é no mínimo indelicado, não em se tratando da pessoa de Gamaliel, mas em se tratando de ser um assunto e uma discussão bíblica, e as pessoas não fazem diferenciação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Luiz,

      Obrigado por tomar do teu tempo para ler algo que escrevemos e pelos teus comentários. Ficam ai registrados os mesmos.

      Não é nossa intenção polemizar sobre esse assunto que para nós parece claro, conforme exposto acima.

      Abraço,

      Irmão Alex

      Excluir
  3. Se é tão errônea as palavras de gamaliel
    Por que está contida na bíblia. ??????

    ResponderExcluir
  4. Você está falando sério?

    Palavras do próprio Satanás estão registradas na Bíblia.

    irmão Alex

    ResponderExcluir