quarta-feira, 30 de julho de 2014

EDIR MACEDO E IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS SÃO UMA AMEAÇA AO POVO BRASILEIRO


Templo da IURD em Del Castilho no Rio de Janeiro

O material abaixo é de autoria do sociólogo e pesquisador Johnny Bernardo e foi, originalmente publicado no site Gnotícias.

A Universal é uma ameaça ao povo brasileiro

por Johnny Bernardo

Ao escolher a cidade de São Paulo como a sua nova sede mundial, a Igreja Universal do Reino de Deus dá o tom de seu objetivo de domínio do cenário religioso brasileiro. Maior cidade da América Latina e centro financeiro do Brasil, São Paulo é ponto de entrada para diversos grupos religiosos nativos e estrangeiros pelo o fato de ser um pólo de influência e domínio regional. Neste sentido, é natural que instituições religiosas estabeleçam na capital paulista suas sede-administrativas. Depois de superada pela sede da Igreja Pentecostal Deus é Amor, a catedral da Sé foi novamente superada pelo megaempreendimento da IURD, que fincou no Brás o novo Templo de Salomão. É quatro vezes maior que o Santuário de Aparecida (interior de SP) e consumiu mais de R$ 700 milhões.



Para além de instituição religiosa, a IURD se comporta como uma multinacional com estratégias bem definidas, com centenas de colaboradores sob constante domínio, com rígidas regras. E não somente isso: é uma instituição com profundas semelhanças com a Igreja da Unificação, uma organização religiosa da Coreia do Sul que também possui sede em São Paulo. Assim como a congênere asiática, a IURD desenvolve sua influência por meio da política e de uma ampla rede de canais de comunicação. Não quer apenas superar a Igreja Católica enquanto maior denominação religiosa do Brasil, mas todas as denominações evangélicas e, partir de seu novo empreendimento, estender seu domínio sobre todas as nações. O bispo e líder Edir Macedo padece de uma síndrome messiânica comparável a do fundador da Igreja da Unificação, Sun Myung Moon (1920-2012). Um grande perigo!


Não foi nos EUA — como queriam os mórmons primitivos —, mas no Brasil que a réplica do Templo de Salomão foi construída com o objetivo de “estabelecer a Nova Jerusalém”. Nada melhor do que São Paulo como base mundial da Igreja. Assim como a primeira filial fora do Brasil foi aberta em Nova York, nos EUA, em 1986, a IURD deu um novo passo ao conceber o Templo de Salomão como sua nova base internacional. Há um verdadeiro domínio exercido sobre os mais de 1,8 milhões de adeptos que, de maneira semelhante a movimentos religiosos (destrutivos) dos EUA e Europa, são submetidos a uma programação psicológica que os faz seguir de maneira cega as diretrizes de seu líder maior, mesmo quando em meio a denúncias de exploração religiosa. O Jejum de Daniel é uma das formas de alienação a que os adeptos da IURD automaticamente são levados a se submeter.


O povo brasileiro corre um grande perigo diante do crescimento da Igreja Universal do Reino de Deus pelos fatos já declarados aqui e em outras análises em que apontamos as semelhantes entre a instituição com outras denominações que deixaram profundas marcas na sociedade, com destruição de famílias, manipulação psicológica, pregações destrutivas, incentivo ao proselitismo ofensivo e, em casos extremos, suicídio em massa. Engana-se quem pensa que a IURD é uma denominação religiosa como qualquer outra — há claros indícios do aspecto destrutivo e doentio que emana da cúpula mundial. Edir Macedo segue firme em seu objetivo de dominar o Brasil e, a partir dele, estender seus tentáculos por todas as nações do continente americano e o mundo. Já está na hora de as instituições jurídicas frearem a marcha universal, para evitar uma grande tragédia.

"As opiniões ditas pelo colunista são de inteira e única responsabilidade do mesmo, as mesmas não representam a opinião do Gospel+ e demais colaboradores."

Por Johnny Bernardo que é: pesquisador, jornalista, colaborador de diversos meios de comunicação e licenciando em Ciências Sociais pela Universidade Metodista de São Paulo. Há mais de dez anos dedica-se ao estudo de religiões e crenças, sendo um dos campos de atuação a religiosidade brasileira e movimentos destrutivos. Contato: pesquisasreligiosas@gmail.com Google Plus

O material original do site Gnotícias poderá ser visto por meio do link abaixo:


Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis
PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário